Autor Tópico: Declarar equipamentos fotográficos no IPRF 2018 ?  (Lida 4246 vezes)

rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Online: 26 de Abril de 2018, 20:18:42
Galera, vocês declaram os equipamentos fotográficos ?

Comprei algumas lentes aqui no brasil, site da Canon, com nota fiscal em meu nome e meu CPF. Devo declarar ?   :ponder: :ponder: :ponder:


tiagonn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
Resposta #1 Online: 26 de Abril de 2018, 20:25:56
Eu declaro... Mesmo se tiver comprado sem nota...

Acabei optando por declarar mais para de for parado em viagem tenho a declaração já reportando o bem, inclusive com o número de série...

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk



rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #2 Online: 26 de Abril de 2018, 20:28:12
Eu declaro... Mesmo se tiver comprado sem nota...

Acabei optando por declarar mais para de for parado em viagem tenho a declaração já reportando o bem, inclusive com o número de série...

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

Mas digo a declaração para fins de imposto de renda e não para viagens. Quanto a esse último eu não teria problema, pois está eu meu nome.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #3 Online: 26 de Abril de 2018, 20:45:57
Ué... Equipamento fotográfico abate IR? :shocked:

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


tiagonn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
Resposta #4 Online: 26 de Abril de 2018, 21:02:57
Eu não estava falando de declaração de viagem... Estava falando de declaração de IR mesmo.

Não abate, mas o equipamento é um bem... dependendo do equipamento pode ser mais caro do que um carro por exemplo. Se declaramos o carro porque não declaramos os nossos equips?



Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk



rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #5 Online: 26 de Abril de 2018, 22:33:57
Eu não estava falando de declaração de viagem... Estava falando de declaração de IR mesmo.

Não abate, mas o equipamento é um bem... dependendo do equipamento pode ser mais caro do que um carro por exemplo. Se declaramos o carro porque não declaramos os nossos equips?



Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

Sim, exatamente. Meu "medo" é que essas notas fiscais tem o meu CPF, sendo assim, do meu lado devo declarar também. Algum contador: procede ?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 26 de Abril de 2018, 23:36:20
Citar
Gastos com veterinário, cursos de idiomas e bens de consumo não duráveis como computador e televisão não precisam ser informados à Receita Federal, mas são erros frequentes dos contribuintes.

https://g1.globo.com/economia/imposto-de-renda/2018/noticia/imposto-de-renda-2018-veja-lista-de-bobagens-que-as-pessoas-declaram.ghtml
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs




vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 27 de Abril de 2018, 07:12:13
Maniqua de fotrogafar nao e bobagem... :(

Maquina então é tão descartável como um celular.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #9 Online: 27 de Abril de 2018, 08:05:31
Ué... Equipamento fotográfico abate IR? :shocked:

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Seria lançado na aba BENS E DIREITOS. Essa aba é exclusivamente para acompanhar a evolução patrimonial, bem como justificar futuramente um aumento de dinheiro/saldo bancário proveniente da venda desses.
Para abater no imposto, deverá ser lançado em PAGAMENTOS EFETUADOS ... hipoteticamente comparando com dentista, médico, escola, plano de saúde (que não é o caso).




Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 27 de Abril de 2018, 15:53:54
Computador e televisão são bens de consumo não duráveis?  :eek:

Normalmente "bens duráveis" se refere a itens que têm seu nome registrado em algum lugar. Colocar câmeras não atrapalha, mas não ajuda em nada.

Sobre os números de série, acho que também não ajuda muito, porque a qualquer momento se pode fazer uma declaração retificadora pra incluir aqueles números. Duvido bastante que o  pessoal da alfândega perca tempo investigando este tipo de coisa. Vão cobrar e pronto.


tiagonn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
Resposta #13 Online: 27 de Abril de 2018, 17:02:36


Sobre os números de série, acho que também não ajuda muito, porque a qualquer momento se pode fazer uma declaração retificadora pra incluir aqueles números. Duvido bastante que o  pessoal da alfândega perca tempo investigando este tipo de coisa. Vão cobrar e pronto.

Mas é uma prova que eu não adquiri o equipamento na viagem já que ele está na minha declaração de imposto de renda como Bem.


Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 27 de Abril de 2018, 18:20:15
Computador e televisão são bens de consumo não duráveis?  :eek:

No contexto da declaração de imposto de renda, com certeza.

A justiça quando vai bloquear bens só vai em cima de dinheiro, joias, carros e imoveis. Nunca vi ninguém ter a geladeira bloqueada.

Os políticos são obrigados a declarar os bens, tirando os fanfarrões, ninguém declara a maquina de lavar.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs