Autor Tópico: Sony A5100 x Smartphones  (Lida 2803 vezes)

Heavy Metal

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 27 de Abril de 2018, 09:50:16
Bom dia, amigos!

Recentemente comprei uma A5100 esperando fazer um upgrade para as minhas fotos de viagens, após ver vários reviews mostrando as vantagens da lente, sensor maior, equipamento dedicado, etc.
Porém, ao fazer a comparação com o meu atual smartphone ( Oneplus 5 ), não percebi nenhuma melhora, sendo que em alguns momentos, a fotos parece até ficar menos bonita/impactante na câmera.
Mesmo usando o RAW, após processar no Ligthroom e comparar com o resultado do JPG do smartphone, não consigo ( ainda ) identificar as vantagens da mirrorless.
Estou usando o modo automático em ambos os dispositivos, pois não quero, nas minhas férias, ficar perdendo muito tempo configurando o modo manual. Afinal, o tempo nas viagens é limitado e tenho sempre muitos lugares para visitar.
As perguntas para os mais experientes:
1- O que eu devo verificar para atestar que a minha mirrorlees realmente é superior ao meu smartphone?
2- Existe algo que possa fazer para melhorar o modo automático da câmera?
3- Qual a vantagem do modo Automático Superior para o modo Automático Normal?

Muito obrigado!


MarcusVM

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
Resposta #1 Online: 27 de Abril de 2018, 15:26:45
Olá amigo,

Citar
Estou usando o modo automático em ambos os dispositivos, pois não quero, nas minhas férias, ficar perdendo muito tempo configurando o modo manual.

- Começou perdendo o seu tempo comprando uma câmera, se é pra usar no automático, qualquer coisa serve, já que a "inteligencia" do sistema é só manter a exposição OK, não tirar a melhor imagem, apenas fazer a fotometria basica.
- Se não tem paciencia para "configurar o manual", pode vender a 5100 que perdeu tempo mesmo. Após estudar, o modo manual vc altera configuração em 3 segundos e tira fotos MARAVILHOSAS.
- O ponto principal de tirar fotos excelentes é entender a LUZ, como ajustar a tríplice entre ISO (sensibilidade), Obturador (velocidade) e Abertura da lente. Sem entender isso, qualquer coisa da o mesmo resultado (fraco).


Citar
1- O que eu devo verificar para atestar que a minha mirrorlees realmente é superior ao meu smartphone?

- Primeira coisa a verificar é o fotógrafo, no seu caso vc está começando, só usa automático, não faça a mesma coisa, com um equipamento mais caro esperando resultado diferente. Se fosse o equipamento que fazia a foto, todo mundo com dinheiro seria fotógrafo de profissão.

Citar
2- Existe algo que possa fazer para melhorar o modo automático da câmera?

- O modo automático da camera vai te entregar aquelas fotos nada satisfatórias que você viu, mas mesmo assim, um bom conhecimento em Lightroom pode fazer umas imagens "Ok" virarem imagens fantásticas, mas não é só pós-processamento também.

Citar
3- Qual a vantagem do modo Automático Superior para o modo Automático Normal?

- Não faço ideia... Acho que a maioria nesse forum nem entra nesse modo nas cameras deles.





Sei que parece um pouco grosso, mas leve isso como uma crítica construtiva.
Primeira coisa é estudar e sair do automático, depois é pensar em lentes, pois quando se sabe o que faz, você consegue tirar fotos INCRIVEIS com corpos simples e lentes boas. Lentes de kit normalmente atendem, mas são de longe excepcionais.


Espero ter ajudado.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 27 de Abril de 2018, 23:05:07
Já tive um OnePlus 5, e realmente a câmera dele é bem bacana. Mas estou achando estranho tanto a câmera quanto o celular estarem no modo automático, e o celular dar melhores resultados. Vc está comparando as duas imagens no mesmo monitor? Lembre que o OP5 usa tela AMOLED, que costuma exagerar na saturação. Logo, comparar a imagem da câmera no PC, e do celular no celular, as imagens vão ficar bem diferentes.

Depois, como anda a calibração do monitor? O ideal seria vc ter um calibrador, mas sei que isto é meio caro pra quem quer fotografar bem de vez em quando. Neste caso, veja pelo menos uma calibração gratuita dessas online, onde você ajusta brilho e cor visualmente e manualmente. Isso já deve ajudar alguma coisa. 

Você não precisa usar a câmera sempre no modo manual, mas é importante você saber o que está fazendo. Ao tirar uma foto de neve no modo automático, por exemplo, a neve vai parecer cinzenta, e não branca como deveria ser. Logo, vc precisa pelo menos saber como compensar a exposição, pra que a imagem fique clara/escura de acordo com o que deve ser.


Heavy Metal

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #3 Online: 29 de Abril de 2018, 11:30:14
Bom dia, amigos!

MarcusVM, eu tenho um conhecimento bem básico sobre a sensibilidade ISO, abertura do diafragma e a velocidade do obturador.
Eu agradeço as suas palavras, gosto de receber críticas construtivas, elas me fazem querer melhorar.
A partir delas resolvi estudar mais, fiquei intrigado com os 03 segundos para configurar os três pilares ( sempre demorei bem mais que isso ).
Enfim, deixe eu tentar me explicar.
Resolvi fazer as fotos de viagem no modo automático pois pensei que estaria incomodando as outras pessoas, perdendo o meu tempo, tentando configurar a câmera no modo manual.
Por isso resolvi fazer os testes no modo automático.
Porém, estando os dois no mesmo modo de foto ( A5100 e smartphone ), independente do modo de captação de imagem, não era para o maior sensor e melhor lente mostrar vantagem?
Por que, se eu seguir esse mesmo raciocínio, também posso configurar o celular no manual ( ele só não deixa configurar a abertura do diafragma )...
Então, pergunto novamente, um sensor maior e uma lente melhor não deveriam dar melhores imagens?


FelipeMendes,

A tela Amoled é linda e realmente aumenta a saturação.
Mas eu fiz os testes olhando no IPS LCD do meu notebook, enviei as imagens da câmera e do Oneplus, todos para o meu notebook. Aí fiz a comparação.

Muito obrigado pelo feedback de vocês. Gostaria de ir evoluindo na conversa.

Um grande abraço!



Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #4 Online: 18 de Maio de 2018, 15:48:03
Vamos tentar entender o que acontece....
O celular normalmente processa as imagens em jpg de forma bem intensa. Puxa shadows e highlights, satura, dá um punch em nitidez e estrutura, acentua no clarity, etc. Enfim, ele faz um processamento pesado das imagens, e isso pode agradar ou não, depende de quem está vendo, mas para a imensa parte do público, agrada (por isso que é assim).
Na Sony o default dela, mesmo em jpg, não chega aos pés do tratamento pesado do telefone. O que você pode fazer é alterar os pictures profiles, que nada mais é que você falar para a câmera o jeito que você quer que a imagem seja processada. Pode ser mais nitidez, saturação, mexer no contraste, etc. Mexendo nisso, os resultados já devem ser bem melhores. Agora, se quiser um outro patamar de imagem e entender como a Sony é melhor que seu celular, baixe o software Capture One. Ele é grátis para quem tem Sony e a qualidade final do raw exportado nele é maior que no Lightroom.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 18 de Maio de 2018, 16:22:04
Gostaria de complementar dizendo que uma forma bem rápida e bacana de fotometrar é usando os modos semi-automaticos da câmera.

A Sony não tem jpegs maravilhosos, mas se quer fotografar sem essa preocupação talvez uma Fuji seja mais indicada pra você.

De qualquer forma é possível em casa ajustar a imagem do jpeg de sua câmera completamente para deixar a seu gosto mesmo na Sony. Isso dá um certo trabalho, mas é possível.

A Foto abaixo foi feita com um Sony similar a sua, mas obviamente eu trabalhei a imagem na Pós produção no Lightroom.
« Última modificação: 18 de Maio de 2018, 16:22:38 por cfcsosa »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 21 de Maio de 2018, 08:42:52
De 2016 para cá (exatamente 2016), os últimos iPhones, Galaxy S7, Note 8, Moto Z (testei todos pessoalmente), e outros TOP de linha, como o seu telefone, tem se aproximado demais do modo automático das compactas/mirrorless.

A fotografia em celular evoluiu demais de 2016 pra cá (nos modelos TOP).

Acho que, hoje em dia, só nas fotos COM FLASH e nas fotos em movimento é que a coisa muda bastante (principalmente em baixa luz) e se você colocar teleobjetivas (esportes, shows e pássaros) ou precisar de ampliações impressas acima de 20cm x 20cm... mas aí você já vai querer uma DSLR ou Compacta SuperZoom.

Para todo o resto, o telefone TOP de linha atende o usuário comum perfeitamente. (o que não acontecia há 3 (TRÊS) anos atrás)

Os celulares de duas câmeras, estão competindo  pesado com qualquer coisa usando lentes 18-55mm (24-70mm).



Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Fiz ontem uma foto com meu celular e outra com a câmera.

Segue a foto com o celular:


Os celulares de fato estão com muita qualidade, mas a edição automática aplicada por software é o grande diferencial.

Ainda assim o resultado obtido deixa halos e artefatos indesejáveis nos gradientes da imagem.

Além disso o alcance dinâmico é bem fraquinho ainda.
« Última modificação: 21 de Maio de 2018, 08:45:10 por cfcsosa »


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 21 de Maio de 2018, 12:25:25

Ainda assim o resultado obtido deixa halos e artefatos indesejáveis nos gradientes da imagem.

Além disso o alcance dinâmico é bem fraquinho ainda.

Sempre tive interesse em fotografia, mas a prática em si começou através dos smartphones. Porém, mesmo os celulares mais modernos da atualidade ainda sofrem nesses pontos que você falou, e é por essas e outras (baixa luz / ISO, auto foco contínuo) que eu ainda prefiro uma boa e velha máquina fotográfica.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 21 de Maio de 2018, 14:20:23
Estou usando o modo automático em ambos os dispositivos, pois não quero, nas minhas férias, ficar perdendo muito tempo configurando o modo manual. Afinal, o tempo nas viagens é limitado e tenho sempre muitos lugares para visitar.

Vende a Sony e compra uma Go Pro  :ok:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 21 de Maio de 2018, 14:21:09
Olá amigo,

- Começou perdendo o seu tempo comprando uma câmera, se é pra usar no automático, qualquer coisa serve, já que a "inteligencia" do sistema é só manter a exposição OK, não tirar a melhor imagem, apenas fazer a fotometria basica.
- Se não tem paciencia para "configurar o manual", pode vender a 5100 que perdeu tempo mesmo. Após estudar, o modo manual vc altera configuração em 3 segundos e tira fotos MARAVILHOSAS.
- O ponto principal de tirar fotos excelentes é entender a LUZ, como ajustar a tríplice entre ISO (sensibilidade), Obturador (velocidade) e Abertura da lente. Sem entender isso, qualquer coisa da o mesmo resultado (fraco).


- Primeira coisa a verificar é o fotógrafo, no seu caso vc está começando, só usa automático, não faça a mesma coisa, com um equipamento mais caro esperando resultado diferente. Se fosse o equipamento que fazia a foto, todo mundo com dinheiro seria fotógrafo de profissão.

- O modo automático da camera vai te entregar aquelas fotos nada satisfatórias que você viu, mas mesmo assim, um bom conhecimento em Lightroom pode fazer umas imagens "Ok" virarem imagens fantásticas, mas não é só pós-processamento também.

- Não faço ideia... Acho que a maioria nesse forum nem entra nesse modo nas cameras deles.


Sei que parece um pouco grosso, mas leve isso como uma crítica construtiva.
Primeira coisa é estudar e sair do automático, depois é pensar em lentes, pois quando se sabe o que faz, você consegue tirar fotos INCRIVEIS com corpos simples e lentes boas. Lentes de kit normalmente atendem, mas são de longe excepcionais.


Espero ter ajudado.

Falou tudo...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 21 de Maio de 2018, 14:24:47
3- Qual a vantagem do modo Automático Superior para o modo Automático Normal?
Muito obrigado!

Automático superior é para aqueles dias da viagem que você acorda atrasado e precisa de maior velocidade ainda para tirar as fotos, neste modo não precisa nem olhar a paisagem só clicar e ir para outro ponto turístico para dizer que visitou tudo.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.