Autor Tópico: 40mm pancake + Full Frame. Relato  (Lida 5823 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #15 Online: 27 de Abril de 2018, 17:12:24
Para cinema, o angulo de visão é tremendamente importante. Sempre achei o ideal usar uma normal verdadeira para uso geral, e tele ou wide só quando realmente necessário, para manter mais ou mesmo a mesma perspectiva da visão humana.

A normal verdadeira em um filme de 35mm não é 50mm, e sim 43mm, o que é muito mais perto da 40 do que da 50.

Nas cropadas a melhor opção acaba sendo a 24 STM


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #16 Online: 28 de Abril de 2018, 10:09:29
O texto que mencionei sobre a distância focal e filmes: http://noamkroll.com/28mm-lenses-the-secret-ingredient-for-achieving-a-film-look/
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #17 Online: 28 de Abril de 2018, 12:48:15
O texto que mencionei sobre a distância focal e filmes: http://noamkroll.com/28mm-lenses-the-secret-ingredient-for-achieving-a-film-look/

Interessante:

Citar
A final thought that I’ll leave you with is that shooting on a wide lens is a great way to make sure you don’t get lazy as a DP or Director. If you have a poorly lit scene or a crappy location, it’s pretty easy to just slap on a long lens, frame out all the ugliness. make the background blur out and get a pretty decent image.

Teve um tópico que falei justamente isso sobre fotografar sempre com a lente aberta e quase me mataram aqui.  :hysterical:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #18 Online: 28 de Abril de 2018, 12:56:29
Em tempo, eu não acho que a DF normal tenha cara de cinema.
Minha impressão é que o cinema foge da normal, geralmente para o lado wide.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #19 Online: 28 de Abril de 2018, 12:57:57
Minha impressão é que o cinema foge da normal, geralmente para o lado wide.

Minha sensação também, sempre que imagino uma cena de cinema, logo vem um ângulo aberto na cabeça...


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 28 de Abril de 2018, 16:11:32
Em tempo, eu não acho que a DF normal tenha cara de cinema.
Minha impressão é que o cinema foge da normal, geralmente para o lado wide.

Talvez pelo fato de terem desconsiderado completamente a visão periférica quanto atribuíram à normal a semelhança com o olho humano.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #21 Online: 28 de Abril de 2018, 16:21:41
Talvez pelo fato de terem desconsiderado completamente a visão periférica quanto atribuíram à normal a semelhança com o olho humano.

Isso é outra coisa que nunca entendi, falar que uma lente normal é equivalente ao olho humano... Primeiro que o ângulo de cobertura do olho humano é muito maior, seria algo mais próximo de 20mm. Segundo que, mesmo se considerarmos só o que enxergamos pelo viewfinder, uma 50mm tem aumento menor do que o olho humano (uma 40mm então, menos ainda). Então eu nunca entendi em que aspecto uma normal seria equivalente ao olho humano...  :ponder:

Enfim, independente disso, eu sempre me senti confortável com 40mm em FF, assim como 28mm em cropada. Curiosamente, também gosto muito de 28mm em FF e de 40mm em cropada  :D


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #22 Online: 28 de Abril de 2018, 16:55:54
Quem sou eu pra afirmar alguma coisa, mas a opinião de um leigo é que talvez esse conceito diga respeito exatamente à equivalência da distância considerando em linha reta no ponto central do frame e não referente ao ângulo de visão/abertura!

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #23 Online: 28 de Abril de 2018, 16:57:21
talvez esse conceito diga respeito exatamente à equivalência da distância considerando em linha reta no ponto central do frame

E isso quer dizer o que, exatamente?


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #24 Online: 28 de Abril de 2018, 17:09:25
E isso quer dizer o que, exatamente?
Ué, que a comparação em relação ao olho humano é feita referente à visão em linha reta e não quanto ao ângulo de visão!

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #25 Online: 28 de Abril de 2018, 17:10:24
Como disse: ideia minha sem nenhum fundamento técnico!

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #26 Online: 28 de Abril de 2018, 17:37:12
Ué, que a comparação em relação ao olho humano é feita referente à visão em linha reta e não quanto ao ângulo de visão!

Sim, eu entendi o que você escreveu, mas não sei como isso se traduz na prática...

Coloque uma 50mm na câmera e foque em algum objeto distante uns 2m. Continue olhando para esse objeto e tire a câmera do olho. As duas imagens (câmera e olho) não ficam iguais. O olho tem um "aumento" maior que da lente 50mm.

Agora foque em algum objeto na distância mínima de foco da lente. A imagem feita pela lente 50mm tem um aumento maior que a feita pelo olho. Dos teste que fiz aqui, as imagens só ficam em aumentos parecidos entre 60cm e 70cm de distância, de resto não tem equivalência com o olho humano...

Enfim, são divagações "inúteis" da minhas parte, bem off topic e que não levam a nada, rsrs.  :assobi:
« Última modificação: 28 de Abril de 2018, 17:38:00 por Humberto Yoji »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #27 Online: 28 de Abril de 2018, 17:45:19
Isso é outra coisa que nunca entendi, falar que uma lente normal é equivalente ao olho humano... Primeiro que o ângulo de cobertura do olho humano é muito maior, seria algo mais próximo de 20mm. Segundo que, mesmo se considerarmos só o que enxergamos pelo viewfinder, uma 50mm tem aumento menor do que o olho humano (uma 40mm então, menos ainda). Então eu nunca entendi em que aspecto uma normal seria equivalente ao olho humano...  :ponder:

Enfim, independente disso, eu sempre me senti confortável com 40mm em FF, assim como 28mm em cropada. Curiosamente, também gosto muito de 28mm em FF e de 40mm em cropada  :D


Não é o angulo de abertura, e sim a perspectiva aparente.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #28 Online: 28 de Abril de 2018, 17:48:06

Coloque uma 50mm na câmera e foque em algum objeto distante uns 2m. Continue olhando para esse objeto e tire a câmera do olho. As duas imagens (câmera e olho) não ficam iguais. O olho tem um "aumento" maior que da lente 50mm.

Agora foque em algum objeto na distância mínima de foco da lente. A imagem feita pela lente 50mm tem um aumento maior que a feita pelo olho. Dos teste que fiz aqui, as imagens só ficam em aumentos parecidos entre 60cm e 70cm de distância, de resto não tem equivalência com o olho humano...

Enfim, são divagações "inúteis" da minhas parte, bem off topic e que não levam a nada, rsrs.  :assobi:


Isso depende do fator de ampliação do próprio visor e não unicamente da objetiva.

Por exemplo, pegue uma canon de filme, tipo uma EOS Rebel G e uma Olympus OM-1 com a mesma 50mm.
O aumento aparente é completamente diferente, embora o angulo e a perspectiva seham os mesmos.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 28 de Abril de 2018, 18:02:07

Não é o angulo de abertura, e sim a perspectiva aparente.

Ok professor, mas perspectiva não é característica da objetiva, é da posição apenas, né?