Autor Tópico: 40mm pancake + Full Frame. Relato  (Lida 5865 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #30 Online: 28 de Abril de 2018, 18:02:51

Isso depende do fator de ampliação do próprio visor e não unicamente da objetiva.

Por exemplo, pegue uma canon de filme, tipo uma EOS Rebel G e uma Olympus OM-1 com a mesma 50mm.
O aumento aparente é completamente diferente, embora o angulo e a perspectiva seham os mesmos.

Você tem razão, nem lembrei do aumento do visor...  :doh:
Testei aqui com minha outra câmera e o aumento aparente fica igual ao do olho humano mais próximo de 50cm.

Mas eu penso que, se o aumento aparente varia de acordo com a distância de foco, é um pouco estranho dizer que existe alguma equivalência. A perspectiva muda de acordo com a distancia. Enfim, como disse, são viagens off topic minhas e que não vão acrescentar em nada, rsrs.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 28 de Abril de 2018, 18:04:06
Na prática meu olho equivale a uma 35mm.

Fiz o teste. Façam vocês, é muito interessante.

Cada um tem uma visão periférica diferente, um espaçamento entre olhos, experiência muito interessante. Não posso deixar de considerar entretanto, que outras pessoas tenham uma percepção da realidade de acordo com uma 50mm. Talvez a maioria das pessoas seja assim, eu sempre fui de enxergar de forma muito ampla.
 
« Última modificação: 28 de Abril de 2018, 18:07:17 por Claudio Rombauer »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #32 Online: 28 de Abril de 2018, 18:15:34
Na prática meu olho equivale a uma 35mm.

Fiz o teste. Façam vocês, é muito interessante.

Como você fez o teste? Sempre achei que meu olho equivalia a uma 65mm, algo do tipo (talvez por ser hipermétrope, kkk...), mas nunca soube como testar.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 28 de Abril de 2018, 18:26:05
Como você fez o teste? Sempre achei que meu olho equivalia a uma 65mm, algo do tipo (talvez por ser hipermétrope, kkk...), mas nunca soube como testar.

Eu fiquei parado olhando para a cena e em seguida fiz várias fotos com diversas distancias focais. O que eu vejo é mais parecido com o resultado da 35mm. Sei que segundo os PHD's em astrofísica nanonuclear cósmica transcendental o correto é enxergar 50mm, mas minha mãe sempre me falou que me achou depois que uma nave espacial visitou a terra, então vai que...

Pode ter a ver com a distância entre os olhos, minha cabeça é grande.

Provavelmente eu estou enxergando errado.
« Última modificação: 28 de Abril de 2018, 18:27:54 por Claudio Rombauer »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #34 Online: 28 de Abril de 2018, 19:04:45
Ok professor, mas perspectiva não é característica da objetiva, é da posição apenas, né?


Tem mais do que isso, por exemplo, tente fazer uma foto com a mesma perspectiva com uma 12mm e uma 200mm.
Já quebrei a cabeça com isso e até hoje não sei se isso é 100% correto.

O que eu acho é que 35 e 40mm são muito mais compatíveis com a visao natural do que uma 50. Pelo menos para mim.
« Última modificação: 28 de Abril de 2018, 19:06:37 por AFShalders »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 28 de Abril de 2018, 19:25:13
Entendo. Entram fatores como distorção na equação.

Mas nada substitui a prática eu acho. Afinal cada um enxerga de uma forma.

Dizem que existe enorme variação na maneira como interpretamos as cores também. O vermelho que eu enxergo pode não ter nada a ver com o que você enxerga.

Sent from my SM-N910C using Tapatalk



Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 28 de Abril de 2018, 19:32:39

tente fazer uma foto com a mesma perspectiva com uma 12mm e uma 200mm.


Sempre faço isso, teacher.

Mas no meu modesto e talvez medíocre entendimento, perspectiva é somente uma questão de ponto de vista. Se eu faço uma foto com uma 35mm e com uma 85mm de um ponto, retirando a parte que a 35mm capta por ter maior angulo de visão, a perspectiva da área capturada em comum é a mesma.

Ou seja, na minha visão de um pobre fotógrafo (não fotógrafo pobre, ainda bem, rsrsrs) sem nome e de conhecimento limitado, objetivas somente cropam a imagem.

Tudo isso desprezando as distorções óticas, esféricas, etc., que podem distorcer objetos completamente em relação ao mundo real.
« Última modificação: 28 de Abril de 2018, 19:33:53 por Claudio Rombauer »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #37 Online: 28 de Abril de 2018, 20:06:43
Sempre faço isso, teacher.

Mas no meu modesto e talvez medíocre entendimento, perspectiva é somente uma questão de ponto de vista. Se eu faço uma foto com uma 35mm e com uma 85mm de um ponto, retirando a parte que a 35mm capta por ter maior angulo de visão, a perspectiva da área capturada em comum é a mesma.

Ou seja, na minha visão de um pobre fotógrafo (não fotógrafo pobre, ainda bem, rsrsrs) sem nome e de conhecimento limitado, objetivas somente cropam a imagem.

Tudo isso desprezando as distorções óticas, esféricas, etc., que podem distorcer objetos completamente em relação ao mundo real.


Se você cropar uma área de uma imagem feita com uma GA para o mesmo angulo de visão de uma tele, a perspectiva aparente fica a mesma, mas aí perde uma barbaridade de resolução. Tem situações que você simplesmente não é pratico fazer o recorte, em vídeo por exemplo.

Quase sempre tem um componente as vezes nada desprezível de distorção que vai comprometer o uso de uma GA em um monte de situações e isso tem que entrar na equação.

As 35-40 tem um bom compromisso com isso, mantendo uma distância confortável da cena. Imagine usar uma 40 a 10m de distancia e tentar fazer o mesmo com uma 15mm colado na cena, é quase certo ter todo tipo de distorções e defeitos a ponto de inviabilizar o uso.



Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 28 de Abril de 2018, 21:41:11

Se você cropar uma área de uma imagem feita com uma GA para o mesmo angulo de visão de uma tele, a perspectiva aparente fica a mesma, mas aí perde uma barbaridade de resolução.


Mas porque eu faria isso?

Eu escolho a perspectiva antes, como desenhista que sou, faço isso sem pensar em objetiva. Faço com o olho.

Depois eu escolho a objetiva de acordo com que desejo incluir/cortar da cena.

A perspectiva eu decidi quando me posicionei, pra desenhar, pintar ou fotografar.
« Última modificação: 28 de Abril de 2018, 21:42:35 por Claudio Rombauer »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 28 de Abril de 2018, 21:48:14

Se você cropar uma área de uma imagem feita com uma GA para o mesmo angulo de visão de uma tele, a perspectiva aparente fica a mesma

Outra coisa, qual é a diferença entre "perspectiva" e "perspectiva aparente"?


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #40 Online: 30 de Abril de 2018, 17:18:47
Puts pq fui ler isso :aua: . Deu vontade de ter uma agora, sempre tive a dúvida se conseguiria fazer os eventos que faço com uma 40mm apenas (e uma 100mm), ou pelo menos faria uns 80% das fotos.

Atualmente com uma 30mm as vezes acho muuuito angular, já pensei em pegar uma 35mm, mas ta caro. Mas uma coisa que me afastou da ideia da 40mm é que a minha 50mm STM (acho que comprei do Humberto até, não lembro) tem sido inconsistente no quesito foco quando o ambiente está com um pouco carente de iluminação, sempre da um front ou back, não é sempre mas acontece. Ai to tentando juntar a grana pra pegar uma lente principal com um foco mais apurado. Em luz decente ela é afiada, e sei que a 40mm tbm vai ser, o que me preocupa é fazer 80% das fotos dum casamento com a 40mm e ter uma "boa" média de fotos fora de foco. Um dia eu ainda vou experimentar ela, nem que seja pra hobby quando levar a coroa pra pedalar.

Off, não é pancake, mas se tudo correr bem no meio de maio estarei com a Tamron 45mm 1.8 pra subistituir a 50 STM. Veremos  :clap:.

Pablo, essa 45 MM 1.8 da Tamron é meu sonho de consumo. Tenho um amigo fotógrafo de Portugal que tem ela e a 35 MM 1.8 também e ele elogia muito a lente pra crop. É claro que ela serve em Fullframe. Essas lentes são da série SP, o equivalente a linha Art da Sigma. Creio que vale a pena pensar em pegá-las.

Não gosto da distância de 40 MM para tirar fotos; prefiro 35 ou algo entre 45-60 MM .


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 30 de Abril de 2018, 19:41:00
Pablo, essa 45 MM 1.8 da Tamron é meu sonho de consumo. Tenho um amigo fotógrafo de Portugal que tem ela e a 35 MM 1.8 também e ele elogia muito a lente pra crop. É claro que ela serve em Fullframe. Essas lentes são da série SP, o equivalente a linha Art da Sigma. Creio que vale a pena pensar em pegá-las.

Não gosto da distância de 40 MM para tirar fotos; prefiro 35 ou algo entre 45-60 MM .
Ela ta encomendada, vamos ver se o cara consegue trazer.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #42 Online: 30 de Abril de 2018, 19:46:33
Outra coisa, qual é a diferença entre "perspectiva" e "perspectiva aparente"?

Sem alongar mais sobre o assunto, tem amplo material por ai.

https://lhsa.org/2017/07/changing-apparent-perspective-with-lenses/#myaccount
http://naturography.com/apparent-perspective-and-focal-length/
https://www.dpreview.com/forums/post/58790499

Conheço um cara gente boa que esta estressado e precisando de umas férias.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 30 de Abril de 2018, 20:31:55
Sem alongar mais sobre o assunto, tem amplo material por ai.

https://lhsa.org/2017/07/changing-apparent-perspective-with-lenses/#myaccount
http://naturography.com/apparent-perspective-and-focal-length/
https://www.dpreview.com/forums/post/58790499

Conheço um cara gente boa que esta estressado e precisando de umas férias.

De mim não está falando, profe, pois não sou gente boa!

 :hysterical:
« Última modificação: 30 de Abril de 2018, 20:41:43 por Claudio Rombauer »