Autor Tópico: Lente 100mm F/2.8 macro IS USM X Lente 100mm F/2.8 macro USM na canon t6i  (Lida 4453 vezes)

Danielparente

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
  • Sexo: Masculino
Meu irmão é dentista e Tem uma câmara t6i. Esta na dúvida com relação a lente macro 100mm. SE comprA uma a EF 100mm f/2.8L macro IS USM ou a EF 100mm f/2.8 macro USM. Sei q a USM é superior mas NÃO SABE  se câmara com sensor cropado vai absolver todos os recursos dela.

Objetivos:

Fotografia odontológica





Enviado de meu LG-H840 usando o Tapatalk

“A beleza pode ser vista em todas as coisas, ver e compor a beleza é o que separa a simples imagem da fotografia”
Matt Hardy


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 29 de Abril de 2018, 00:08:49
Compra a sem IS.

Qualidade de imagem é a mesma praticamente.

Se ele vai fotografar odontologia muito provavelmente vai usar tripé.



Danielparente

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 29 de Abril de 2018, 00:36:39
Pelo contrário ele não vai usar tripé e a fotografia é da boca dos pacientes. Ele quer saber se nesta câmera cropada vai ter perda de qualidade usada a lente mais cara.
Compra a sem IS.

Qualidade de imagem é a mesma praticamente.

Se ele vai fotografar odontologia muito provavelmente vai usar tripé.

Enviado de meu LG-H840 usando o Tapatalk

“A beleza pode ser vista em todas as coisas, ver e compor a beleza é o que separa a simples imagem da fotografia”
Matt Hardy


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #3 Online: 29 de Abril de 2018, 06:37:05
Vai na mais barata com um flash yongnuo (exemplo) próprio de macrofotografia.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.133
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 29 de Abril de 2018, 08:25:29
O IS é fundamental nesta distância focal, mas pode ser prescindido em outras menores e aí eu pensaria também na 60mm EF-S 2.8. Já tive esta última e atualmente trabalho com uma 100 mim L, mas posso garantir que ambas são excelentes. A única diferença importante (eu fotografo olhos de animais, às vezes bravos) é a distância maior que a 100mm permite, mas em odontologia isto pode não ser significativo. Leia um comparativo interessante em https://versus.com/br/canon-ef-100mm-f-2-8-macro-usm-vs-canon-ef-s-60mm-f-2-8-macro-usm.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 29 de Abril de 2018, 09:31:25
Pelo contrário ele não vai usar tripé e a fotografia é da boca dos pacientes. Ele quer saber se nesta câmera cropada vai ter perda de qualidade usada a lente mais cara.
Enviado de meu LG-H840 usando o Tapatalk

Não vai??

Nunca imaginei fotografia odontológica sem tripé. Tomei por base meu vizinho da agência que é dentista estético especializado e faz um trabalho espetacular de fotografia odontológiga. Me pediu uma consultoria em iluminação e não faz foto sem tripé.

Ele prefere a 100mm à 60mm pela questão da perspectiva mais comprimida, pois faz a foto com maior distância.

Se vai ser uma foto menos precisa, com a mão, talvez o colega acima tenha razão e a 60mm macro seja a ideal.

Neste caso, obviamente, tem que se descartar a mais barata, independente da qualidade de imagem.

« Última modificação: 29 de Abril de 2018, 09:36:05 por Claudio Rombauer »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 29 de Abril de 2018, 11:06:05
Já fiz uma maratona de exames passando por dentistas e o modelo era eu.
Nenhum usou tripé.....
Eles aproveitam que você está na cadeira, deitado com a boca aberta e fazem a foto.
O tripé iria limitar eles.
A camera teria que ficar numa grua para funcionar legal.
Imagino que seu vizinho tenha montado alguma coisa que consiga se aproximar da boca da pessoa sem nenhum obstáculo.
Teve um que praticamente enfiou um ipad na minha boca para fotografar um dente siso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 29 de Abril de 2018, 12:13:42

Imagino que seu vizinho tenha montado alguma coisa que consiga se aproximar da boca da pessoa sem nenhum obstáculo.

Ele posicionou um tripé manfrotto, de frente para o rosto do paciente, a uma distância de 2 metros. Ele tem uma cadeira onde o paciente senta especialmente para fazer a foto. Mandamos imprimir dois fundos, um preto fosco e um branco fosco, ele troca de acordo com a pele da pessoa ou destino da imagem.

Ele usa um software que comprou só pra isso.

O cara é especializado em facetas de última geração e odontologia estética avançada.

Mas pra maioria dos dentistas acredito que uma compacta com um bom macro já resolva, nem sei se precisa de DSLR.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #8 Online: 29 de Abril de 2018, 12:42:19
Acho que pra dentistas uma boa opção de estabilização seria um daqueles suportes articulados pra monitor ou até mesmo um magic arm.
Coloca ele em algum dos equipamentos que ficam na cadeira de atendimento, adapta uma quickrelease qualquer e boom, muita flexibilidade e agilidade.
E sai mais barato que muito tripé por aí que ocuparia mais espaço e seria mais complicado de trabalhar.
« Última modificação: 29 de Abril de 2018, 12:45:25 por Di Torres »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 29 de Abril de 2018, 12:48:11
Acho que pra dentistas uma boa opção de estabilização seria um daqueles suportes articulados pra monitor ou até mesmo um magic arm.
Coloca ele em algum dos equipamentos que ficam na cadeira de atendimento, adapta uma quickrelease qualquer e boom, muita flexibilidade e agilidade.
E sai mais barato que muito tripé por aí que ocuparia mais espaço e seria mais complicado de trabalhar.

Não acho que a cadeira odontológica seja a melhor para fotografia. O ideal é a pessoa ficar sentada normal com o tronco ereto. A cadeira é pra tratamento. Se for fazer a foto ali a câmera tem mesmo que ficar voando, em movimento, impossível usar um tripé.

Em fotos estéticas, muitas vezes é necessário, além do close no tratamento, analizar todo o conjunto, dentes, boca, maxilar, face. É uma composição afinal. Por isso a necessidade de um fundo que contraste com a forma do rosto.

« Última modificação: 29 de Abril de 2018, 12:50:35 por Claudio Rombauer »


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #10 Online: 29 de Abril de 2018, 12:57:02
Não acho que a cadeira odontológica seja a melhor para fotografia. O ideal é a pessoa ficar sentada normal com o tronco ereto. A cadeira é pra tratamento. Se for fazer a foto ali a câmera tem mesmo que ficar voando, em movimento, impossível usar um tripé.

Em fotos estéticas, muitas vezes é necessário, além do close no tratamento, analizar todo o conjunto, dentes, boca, maxilar, face. É uma composição afinal. Por isso a necessidade de um fundo que contraste com a forma do rosto.
Sim, concordo plenamente, mas precisamos analisar o objetivo também.
A maioria dos dentistas não teriam nem espaço para montar o mini estúdio que seu cliente montou e suas fotos seriam apenas closes do tratamento mesmo, como o dentista do iPad que o Vangelism citou.

No mais, poderia postar os trabalhos do dentista que você citou?
Fiquei curioso pra conferir, parece ser bem high end e interessante.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 29 de Abril de 2018, 12:59:19
Sim, concordo plenamente, mas precisamos analisar o objetivo também.
A maioria dos dentistas não teriam nem espaço para montar o mini estúdio que seu cliente montou e suas fotos seriam apenas closes do tratamento mesmo, como o dentista do iPad que o Vangelism citou.

No mais, poderia postar os trabalhos do dentista que você citou?
Fiquei curioso pra conferir, parece ser bem high end e interessante.
Vou pedir pra ele.

Antes deste sistema ele usava uma Rebel na mão com flash macro e uma 100mm macro sem IS.

Sent from my SM-N910C using Tapatalk



Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 29 de Abril de 2018, 13:11:13
Independente disso, fica claro que a opção com IS é a mais indicada no caso do seu irmão.

Sent from my SM-N910C using Tapatalk



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 29 de Abril de 2018, 20:34:58
Não acho que a cadeira odontológica seja a melhor para fotografia. O ideal é a pessoa ficar sentada normal com o tronco ereto. A cadeira é pra tratamento. Se for fazer a foto ali a câmera tem mesmo que ficar voando, em movimento, impossível usar um tripé.

Em fotos estéticas, muitas vezes é necessário, além do close no tratamento, analizar todo o conjunto, dentes, boca, maxilar, face. É uma composição afinal. Por isso a necessidade de um fundo que contraste com a forma do rosto.

Interessante.

No meu caso era para documentar o estado do dente para acompanhamento futuro, era só close do dente mesmo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Danielparente

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 30 de Abril de 2018, 21:21:28
No caso a posição é essa na primeira fotos. Na segunda foto é um dos objetivos dele.

Enviado de meu LG-H840 usando o Tapatalk

“A beleza pode ser vista em todas as coisas, ver e compor a beleza é o que separa a simples imagem da fotografia”
Matt Hardy