Autor Tópico: Vi a láctea!!!  (Lida 2262 vezes)

Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Online: 21 de Maio de 2018, 08:57:14
Bom dia, amigos!!!

Nova aventura... não tenho experiência no tema e há 1 semana comecei a experimentar configurações e o foco... e a edição... o que acham? Críticas, sugestões são super bem-vindas...  :)




1

DSC_0249
by Pris WerSo (Priscila Werneck), no Flickr

2

DSC_0154
by Pris WerSo (Priscila Werneck), no Flickr

3 - e estas últimas de ontem... a Lua estava se pondo do outro lado...

DSC_0259
by Pris WerSo (Priscila Werneck), no Flickr

4

DSC_0264
by Pris WerSo (Priscila Werneck), no Flickr




 :snack:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 21 de Maio de 2018, 09:02:47
Acho que você está pegando o jeito, só precisa garantir maior brilho na cena aumentando o ISO.

Pode aumentar o ISO e reduzir um pouco o tempo de exposição.

O ISO nesses sensores possui invariancia, ou seja, tanto faz você colocar ISO 1600 ou 3200, o que afeta o ruído na imagem não é o ISO mas a abertura e o tempo de exposição.

No caso específico, 30" é muito tempo e com o ISO 1600 você teve de levantar a exposição no computador, aumente a exposição na câmera subindo o ISO e depois edite no computador, obterá melhores resultados.


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 21 de Maio de 2018, 09:16:03
Oi Carlos!! Valeu pelo retorno... não cheguei a aumentar a exposição não... mexi em realces e brancos como vi em um tutorial... ainda estou testando e a vantagem que não preciso sair de casa para isso... rsrs...


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 21 de Maio de 2018, 10:06:34
Oi Carlos!! Valeu pelo retorno... não cheguei a aumentar a exposição não... mexi em realces e brancos como vi em um tutorial... ainda estou testando e a vantagem que não preciso sair de casa para isso... rsrs...
Existe uma conta pra evitar que o tempo de exposição gere rastros. Divida 500 pelo valor da distância focal de sua lente (* 1.5).

500/22.5 = 22.2s, podemos arredondar pra 22s.

Isso evitará rastros.

Sobre aumentar a exposição, acho que você deveria experimentar, existem gases que ficam ao redor da Via lactea e são bastante interessantes.


(A Foto não é minha)



Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 21 de Maio de 2018, 10:23:06
Linda foto! E entendi... e fiz a conta com 600 e não 500... essa foto fiz com 30", mas as outras fiz com 20... vou aumentar o ISO...


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #5 Online: 21 de Maio de 2018, 10:32:57
Eu gostei mais da última, a via láctea está mais vistosa. Eu particularmente gosto das edições mais exageradinhas de via láctea, gosto de ver aquilo que os olhos jamais verão.
E o local que vc fotografou, tem bastante poluição luminosa. Os melhores resultados sempre serão obtidos no breuzão.


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 21 de Maio de 2018, 10:50:54
Eu gostei mais da última, a via láctea está mais vistosa. Eu particularmente gosto das edições mais exageradinhas de via láctea, gosto de ver aquilo que os olhos jamais verão.
E o local que vc fotografou, tem bastante poluição luminosa. Os melhores resultados sempre serão obtidos no breuzão.

Oi!!! Eu ainda estou tentando ver o que me agrada mais em relação à edição.
Em relação à poluição luminosa, quando der vou para algum lugar melhor... por enquanto, só fotos domésticas  :D
« Última modificação: 21 de Maio de 2018, 10:51:21 por Pris WerSo »


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 21 de Maio de 2018, 11:56:00
Concordo com todas as dicas acima. O tempo de obturador deve ser o menor possível de acordo com a distancia focal da sua lente e a resolução do seu sensor. Por isso, o ISO acaba começando a ficar bom a partir de 3200 em diante,então vai tenha medo de fazer testes e subir até 6400 ou mais. Você pode tirar várias fotos e fazer um stack depois pra reduzir o ruído, mas nunca poderá voltar atrás em uma foto subexposta demais.

Dicas como só fotografar pelo menos 15 minutos antes de a lua nascer ou 15 minutos depois de ela se pôr tbm garantem um céu mais escuro. E tem vários sites e apps que te ajudam a prever os horários e trajetórias dos astros.

Acho legal quando os app fornecem o mapa de poluição luminosa tbm. Caso o seu não forneça, vc pode ir nesse site e checar onde é o melhor legar mais perto de vc:

http://darksitefinder.com/maps/world.html


Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk



davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 21 de Maio de 2018, 12:05:49
Além disso, acho que vc percebeu que 15mm em APS-C às vezes não são amplos o suficiente para fazer caber no enquadramento todo o núcleo da galáxia, as áreas interessantes ao redor dele e uma cena interessante no solo... Então às vezes é legal ir na região que vc quer fotografar de dia e ficar estudando as composições possíveis com a ajuda de um app que te diga onde o núcleo vai estar, e qual a angulação dele em relação ao solo. Se você conseguir fazer isso antes, com certeza suas fotos vão ficar ainda mais bonitas.

E mais pra frente você pode arriscar pegar uma lente mais wide que, além de te flexibilizar nas composições, vai permitir um maior tempo de exposição sem criar rastros nas estrelas.

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk



Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 21 de Maio de 2018, 12:33:58
Além disso, acho que vc percebeu que 15mm em APS-C às vezes não são amplos o suficiente para fazer caber no enquadramento todo o núcleo da galáxia, as áreas interessantes ao redor dele e uma cena interessante no solo... Então às vezes é legal ir na região que vc quer fotografar de dia e ficar estudando as composições possíveis com a ajuda de um app que te diga onde o núcleo vai estar, e qual a angulação dele em relação ao solo. Se você conseguir fazer isso antes, com certeza suas fotos vão ficar ainda mais bonitas.

E mais pra frente você pode arriscar pegar uma lente mais wide que, além de te flexibilizar nas composições, vai permitir um maior tempo de exposição sem criar rastros nas estrelas.

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk


Oi Davi!! Verdade mesmo! Não sabia que dava tanta diferença assim, mesmo sendo uma fish eye... com o tempo, tento ver outra lente para usar na minha cropada que espero que dure muiiiiitooooo tempo... rsrs...


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #10 Online: 21 de Maio de 2018, 22:37:46
gostei mais da terceira
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #11 Online: 22 de Maio de 2018, 10:34:44
Oi Pris!

Sendo bem crítico, já que o teu trabalho tem sempre uma alta qualidade, eu diria que a primeira, embora esteja tudo certo, focada, com uma exposição até aparentemente maior do que é necessário mostrar ( não fazer ), acho que faltou uma composição mais interessante, algo difícil, eu sei, principalmente se deixarmos pra pensar em meio a escuridão.
Acho que essa poderia ter tido na pós uma redução das luzes artificiais para destacar ainda mais as estrelas.

As demais, embora estejam, ao meu ver, corretas nos sentido de que mostram muito bem a Via Láctea, o fato de ser só das estrelas a imagem, não me agrada. Mas, gosto pessoal.


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 22 de Maio de 2018, 12:04:22
Oi Pris!

Sendo bem crítico, já que o teu trabalho tem sempre uma alta qualidade, eu diria que a primeira, embora esteja tudo certo, focada, com uma exposição até aparentemente maior do que é necessário mostrar ( não fazer ), acho que faltou uma composição mais interessante, algo difícil, eu sei, principalmente se deixarmos pra pensar em meio a escuridão.
Acho que essa poderia ter tido na pós uma redução das luzes artificiais para destacar ainda mais as estrelas.

As demais, embora estejam, ao meu ver, corretas nos sentido de que mostram muito bem a Via Láctea, o fato de ser só das estrelas a imagem, não me agrada. Mas, gosto pessoal.

Oi Rapha! Obrigada por comentar... concordo completamente com você. No momento, estou buscando treino das configurações e da edição, como o nível da exposição. Como estou fazendo estas fotos do meu quintal, não tenho muitas alternativas de composição, sobretudo devido às luzes das ruas, mas tem uma árvore e uma construção em outra rua que estou de olho. Só não faço nesses dias pois a Lua mudou. Obrigada!!  :)


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 06 de Junho de 2018, 11:37:53
Na minha T5 APS-C a conta fica assim:

500 / 18 x 1,6 = 44 s   ou   600 /18 x 1,6 = 53 s. Pessoal, isso não é tempo demais ?
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #14 Online: 06 de Junho de 2018, 12:00:42
Pri, gostei muito da última foto.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales