Autor Tópico: Smartphones da linha J da Samsung possuem modo manual de fotografia ?  (Lida 6938 vezes)

maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Estou colocando essa dúvida sobre o J7 Pro, mas ela é válida para toda a linha J.

O Galaxy J7 PRO possui Modo Manual de Fotografia, incluindo controle de exposição e de velocidade do obturador ?

Obrigado pela atenção,

Max Carvalho
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 02 de Maio de 2018, 14:32:12
Olá Max. Possuo um J7 Pro. Ele possui uma função pro, onde é possível controlar balanço de branco, iso e compensação de exposição em EV. Sem a opção de controle direto se velocidade do obturador.
Excelente aparelho e pelo preço que paguei acho a camera excelente para um celular e com as limitações comuns a todos os celulares que pude testar até o momento...dificuldade com fotos noturnas, excesso de processamento e Sharpen....
Não possui o foco seletivo que simula um desfoque em retratos... presente no S8 e também não possui nativamente a possibilidade de salvar arquivos raw/DNG como ocorre no S8. Abraços e boas fotos. 
« Última modificação: 02 de Maio de 2018, 14:34:16 por ronaldom1 »
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 02 de Maio de 2018, 14:53:49
Indo direto na tecnicalidade, smartphones Android com modo manual têm suporte ao api camera2 permite controle de exposição, ISO e gravação em RAW. Dito isto, normalmente o app original da câmera não dá acesso a estas configurações, sendo necessário um app de terceiros. Eu uso o Open Camera, mas mesmo este app tem que ser configurado pra usar o camera2, nas configurações do app.

Procurei sobre o J7 Pro, enão achei informação. Mas se o ronaldom1 tem este celular, pode verificar com a informação acima. Meu Galaxy S6 Active é compatível.


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 02 de Maio de 2018, 21:26:28
Tentei o open camera aqui e nas configurações ativo o camera api2 mas não consegui gerar o raw... informa que este modo ainda é experimental... Tentei outros apps mas também não consegui gerar Raw/DNG.  As outras funções de controle exposição, velocidade e ISO estão disponíveis no Open Camera.
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 03 de Maio de 2018, 11:06:12
Tentei o open camera aqui e nas configurações ativo o camera api2 mas não consegui gerar o raw... informa que este modo ainda é experimental... Tentei outros apps mas também não consegui gerar Raw/DNG.  As outras funções de controle exposição, velocidade e ISO estão disponíveis no Open Camera.

Pra gerar o raw, é em configurações, Photo settings, RAW. Não é habilitado junto com o camera2.

Mas pode ser que não funcione no J7 mesmo. No OnePlus 5, Xiaomi Mi A1 e Pixel 2 XL, funciona.


GutoOliveira

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
Resposta #5 Online: 04 de Maio de 2018, 09:55:14
Fui ver se consigo no meu z2 play, sequer aparece opção de escolher api diferente... Tristeza...

Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk



maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 04 de Maio de 2018, 18:19:10
Olá Max. Possuo um J7 Pro. Ele possui uma função pro, onde é possível controlar balanço de branco, iso e compensação de exposição em EV. Sem a opção de controle direto se velocidade do obturador.
Excelente aparelho e pelo preço que paguei acho a camera excelente para um celular e com as limitações comuns a todos os celulares que pude testar até o momento...dificuldade com fotos noturnas, excesso de processamento e Sharpen....
Não possui o foco seletivo que simula um desfoque em retratos... presente no S8 e também não possui nativamente a possibilidade de salvar arquivos raw/DNG como ocorre no S8. Abraços e boas fotos.

ronaldom1,

É exatamente este o problema que vejo nas câmeras dos smartphones das linhas J e A da Samsung, o pós-processamento excessivo "dá uma lavada" nas imagens.
Acredito que nos smartphones da linha S, o pós-processamento seja bem menor, mas são modelos fora do meu orçamento.
A linha G da Motorola me parece entregar imagens meno lavadas e com um pouco mais de preservação da de detalhes.
Eu queria muito o Moto G5 Plus, mas ele está custando caro.
Até o modelo de entrada, o Moto G5s possui um modo manual, incluindo até a velocidade do obturador.
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 08 de Maio de 2018, 14:13:03
Indo direto na tecnicalidade, smartphones Android com modo manual têm suporte ao api camera2 permite controle de exposição, ISO e gravação em RAW. Dito isto, normalmente o app original da câmera não dá acesso a estas configurações, sendo necessário um app de terceiros. Eu uso o Open Camera, mas mesmo este app tem que ser configurado pra usar o camera2, nas configurações do app.

Procurei sobre o J7 Pro, enão achei informação. Mas se o ronaldom1 tem este celular, pode verificar com a informação acima. Meu Galaxy S6 Active é compatível.

Felipe,

Será que com o Open Camera, eu consigo usar controle de velocidade do obturador na linha J ?
Estou pensado em pegar um J5 Pro.
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 08 de Maio de 2018, 17:21:08
Felipe,

Será que com o Open Camera, eu consigo usar controle de velocidade do obturador na linha J ?
Estou pensado em pegar um J5 Pro.

O ronaldom1 já tinha respondido:

As outras funções de controle exposição, velocidade e ISO estão disponíveis no Open Camera.


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 08 de Maio de 2018, 20:42:58
Tentei o open camera aqui e nas configurações ativo o camera api2 mas não consegui gerar o raw... informa que este modo ainda é experimental... Tentei outros apps mas também não consegui gerar Raw/DNG.  As outras funções de controle exposição, velocidade e ISO estão disponíveis no Open Camera.

ronaldom1,

O que é o "camera api2" ?
Enquanto eu não compro o J5 PRO (irei fazê-lo no fim deste mês), baixei o Open Camera e instalei no meu smartphone "meia-boca" Alcatel Pixi 4.

Fui em configurações e não vi essa opção "camera api2".
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 09 de Maio de 2018, 12:25:35
ronaldom1,

O que é o "camera api2" ?
Enquanto eu não compro o J5 PRO (irei fazê-lo no fim deste mês), baixei o Open Camera e instalei no meu smartphone "meia-boca" Alcatel Pixi 4.

Fui em configurações e não vi essa opção "camera api2".

Fica lá embaixo nas configurações. Já expliquei o que é camera2 api lá em cima. Ele só foi implementado a partir do Android Lollipop (5.0), embora nem todos os dispositivos tenham esta funcionalidade implementada. Se não tiver (normalmente é o caso com aparelhos mais baratos), não tem muito o que se possa fazer.



Sent from my Pixel 2 XL using Tapatalk

« Última modificação: 09 de Maio de 2018, 12:43:43 por felipemendes »