Autor Tópico: Ampliação/redução de imagens  (Lida 3188 vezes)

Claudio_2009

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Online: 03 de Maio de 2018, 10:45:25
Pessoal,
Dúvida técnica. Ao aumentar a quantidade pixels de uma imagem no PS (ou outros), o programa gera novos pixels interpolando entre os existentes? Por exemplo, se minha imagem é de 5 MP e eu aumentar para 8 MP, o programa irá gerar 3 MP "novos"? Com isso eu posso aumentar o tamanho da impressão? Inversamente, se eu reduzir (por exemplo para enviar por email, postar na internet, etc), o programa "retira" pixels da imagem?
Abraços
Claudio_2009


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2018, 11:08:26
Pessoal,
Dúvida técnica. Ao aumentar a quantidade pixels de uma imagem no PS (ou outros), o programa gera novos pixels interpolando entre os existentes? Por exemplo, se minha imagem é de 5 MP e eu aumentar para 8 MP, o programa irá gerar 3 MP "novos"? Com isso eu posso aumentar o tamanho da impressão? Inversamente, se eu reduzir (por exemplo para enviar por email, postar na internet, etc), o programa "retira" pixels da imagem?
Abraços

Tecnicamente sim.

Só que ao inventar novos pixels o software não tem como repor aqueles pixels faltantes que resolveriam a imagem para uma grande impressão, ele faz isso usando cálculos matemáticos, ele inventa. Deixa algumas áreas nítidas demais e outras borradas.

Por exemplo, se você pegar uma imagem perfeita de um quadrado branco em um fundo preto, pode interpolar pra cima à vontade, dependendo do método usado o software sempre manterá a imagem nítida. No caso de um rosto de uma pessoa não tem jeito, vai ficando sem definição.

O novo método "preserve details 2.0" é muito eficiente em algumas situações. Por exemplo, eu trabalho com design gráfico e muitas vezes recebo de um cliente uma logo em JPG e ele me pede pra transformar em curvas sem redesenhar. O Adobe Illustrator faz isso, mas quase sempre obtenho melhores resultados quando, antes de transformar em vetor no AI, eu entro no Photoshop e aumento a imagem em 200%, 400%, 800%, usando interpolação inteligente.

Já para reduzir, o software sempre acerta, pois ele faz uma média dos pixels que retira. Em geral a imagem fica até mais nítida.

Em grandes impressões, pode ser produtivo interpolar de forma pensada, antes de enviar pra impressão, pois em algum momento algum sistema vai realizar esta interpolação.

Imprimo muita gigantografia para feiras de eventos, recentemente fiz uma foto impressa em 15 metros quadrados, a 240 DPI, pra ser vista de perto. Como eu fotografei já sabendo do fim a que a imagem se destinava, usei stack pra criar uma imagem de 200 megapixel com várias imagens de 50 megapixel (resolução da 5D) compostas.

« Última modificação: 03 de Maio de 2018, 11:09:28 por Claudio Rombauer »


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #2 Online: 03 de Maio de 2018, 13:03:41
...

Excelente resposta. Uma dúvida, esse stack vc faz tirando várias fotos iguais (sem mover a camera) e depois joga no PS pra fazer a mágica por lá, é isso? É diferente daquele Pixel Shift que andou saindo em algumas das Sony?

Lembro que tinha visto usarem o Stacking pra remover ruído de ISO alto e pra dar + nitidez pra algumas imagens.

@Claudio_2009: Caso interesse saber, eu faço muitas fotos com a Canon 5Dc que tem só 12.8 megapixels, e já mandei fazer álbuns 30x30cm com as fotos dela, então a não ser que vc precise de impressões REALMENTE grandes como o Rombauer disse, essa quantidade de mpx basta na maioria das ocasiões  ;)
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 03 de Maio de 2018, 13:11:33
Excelente resposta. Uma dúvida, esse stack vc faz tirando várias fotos iguais (sem mover a camera) e depois joga no PS pra fazer a mágica por lá, é isso? É diferente daquele Pixel Shift que andou saindo em algumas das Sony?

Lembro que tinha visto usarem o Stacking pra remover ruído de ISO alto e pra dar + nitidez pra algumas imagens.

@Claudio_2009: Caso interesse saber, eu faço muitas fotos com a Canon 5Dc que tem só 12.8 megapixels, e já mandei fazer álbuns 30x30cm com as fotos dela, então a não ser que vc precise de impressões REALMENTE grandes como o Rombauer disse, essa quantidade de mpx basta na maioria das ocasiões  ;)

Já imprimi painel gigante com foto da 5Dc numa boa. Tudo depende da imagem. Também depende da distância que o público vai ficar do painel, as resoluções podem variar de 300 até 70 dpi.

Eu faço stack dos dois jeitos, a técnica de fazer um monte de fotos iguais, juntar em um smart object e fazer média não dobra o tamanho da imagem, mas aumenta os detalhes, funciona sim. Já tirei 120MP da Fuji XT2 e ficou bem legal.

No caso de uma impressão gigante onde as pessoas vão chegar bem perto e olhar detalhes, pode ser necessário mais definição mesmo. Além da técnica acima, podemos compor a cena, trocar a objetiva por uma mais longa e fazer uma série de imagens, tipo uma panorâmica mesmo, juntando depois. O segredo é girar a câmera no ponto de entrada de pupila da objetiva e não no parafuso do tripé. Pra isso é indicada uma cabeça panorâmica, evitando os problemas de paralaxe.

Eu uso uma Nodal Ninja.



spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #4 Online: 03 de Maio de 2018, 13:27:45
Pessoal,
Dúvida técnica. Ao aumentar a quantidade pixels de uma imagem no PS (ou outros), o programa gera novos pixels interpolando entre os existentes? Por exemplo, se minha imagem é de 5 MP e eu aumentar para 8 MP, o programa irá gerar 3 MP "novos"? Com isso eu posso aumentar o tamanho da impressão? Inversamente, se eu reduzir (por exemplo para enviar por email, postar na internet, etc), o programa "retira" pixels da imagem?
Abraços

Na verdade existem sfw melhores que o PS para este tipo de trabalho, fabricar pixel, dá uma googada que vc acha

Se for usar o PS não interpole a imagem de uma vez só, faça no máximo de 10% por vez, utilizando os parâmetros corretos

O que o colega @Claudio Rombauer escreveu é de grande valia, a utilização da foto e dependendo de onde for utilizar a sua talvez não tenha problema de resolução


Claudio_2009

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #5 Online: 03 de Maio de 2018, 16:27:03
Obrigado pelas respostas, ficou bem claro!
Claudio_2009


Claudio_2009

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #6 Online: 03 de Maio de 2018, 16:46:12
Na verdade existem sfw melhores que o PS para este tipo de trabalho, fabricar pixel, dá uma googada que vc acha

Se for usar o PS não interpole a imagem de uma vez só, faça no máximo de 10% por vez, utilizando os parâmetros corretos

O que o colega @Claudio Rombauer escreveu é de grande valia, a utilização da foto e dependendo de onde for utilizar a sua talvez não tenha problema de resolução

Spositom
Para ficar mais claro para mim: devo aumentar a foto original em 10%, SALVA-LA e sobre este novo arquivo efetuar um novo aumento de 10%, sucessivamente até obter a ampliação desejada ou simplesmente posso aumentar 10% diversas vezes sobre o mesmo arquivo?   
Claudio_2009


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 03 de Maio de 2018, 16:50:14
Spositom
Para ficar mais claro para mim: devo aumentar a foto original em 10%, SALVA-LA e sobre este novo arquivo efetuar um novo aumento de 10%, sucessivamente até obter a ampliação desejada ou simplesmente posso aumentar 10% diversas vezes sobre o mesmo arquivo?   

Eu nunca usei este escalonado. Vou até fazer um teste.

Mas não precisa salvar. A imagem fica na memória e se ficar salvando em algum formato compactado terá perdas.

O ideal é fazer uma outra interpolação depois, direto para o tamanho final, usando os diversos métodos disponíveis e comparar com esta mais trabalhosa para verificar se houve ganho em qualidade que justifique o trabalho a mais.



spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #8 Online: 03 de Maio de 2018, 17:08:44
Spositom
Para ficar mais claro para mim: devo aumentar a foto original em 10%, SALVA-LA e sobre este novo arquivo efetuar um novo aumento de 10%, sucessivamente até obter a ampliação desejada ou simplesmente posso aumentar 10% diversas vezes sobre o mesmo arquivo?   

Não precisa salvar, aliás toda vez que vc salva em jpg dá mais meleca no arquivo, como escrito pelo Roumbauer

Se fosse eu, euzinho, que estivesse colocando o meu na reta interpolaria de 10 em 10% até o minimo possível para a impressão, que vai depender do que vai ser feito com o quadro

Eu nunca usei este escalonado. Vou até fazer um teste.

É mais fácil acertar duas vezes no alvo com distancia curta que uma vez só com maior distância, teoricamente  :D



Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 03 de Maio de 2018, 19:33:37


É mais fácil acertar duas vezes no alvo com distancia curta que uma vez só com maior distância, teoricamente  :D

Sim, faz todo o sentido.

Mas se eu fosse desenvolvedor desses softwares eu faria isso automaticamente, ou seja, se você manda o arquivo dobrar de tamanho, o software interpola de 10 em 10% ou de 1% em 1% até chegar no final. Vai ser muito mais rápido. Acredito que, se é melhor mesmo interpolar em etapas, algum software já faça isso internamente.

Por exemplo, o que é o "preserve details 2.0" do Photoshop, que demora muito mais tempo interpolando se comparado ao "preserve details"? Deve fazer algo assim, pois demora um tempão, e olha que uso um iMac Pro.



spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #10 Online: 04 de Maio de 2018, 14:01:47
Uma boa ferramenta, com certeza

Renderização de imagem é muito trabalhosa mesmo, come um processador danado

Assim que der, vou experimentar


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 04 de Maio de 2018, 14:27:06
E uma coisa a levarmos em conta, sem criar polêmicas, mas já criando uma, é que cada arquivo de uma câmera ou outra pode ser mais ou menos tolerante à interpolação, por exemplo, uma das minhas câmeras permite um upscaling muito bom, não muito nítido, já a outra acaba fornecendo um efeito chamado "watercolor", ou seja, fica parecendo pintura.

Depende do tipo de imagem também. O ideal é fazer um cálculo, usando um monitor de alta definição, simular o tamanho do pedaço da imagem com o resultado impresso e se afastar da tela com a distância do observador final, É o que fazemos aqui na agência.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.674
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 04 de Maio de 2018, 14:45:02
Pessoal,
Dúvida técnica. Ao aumentar a quantidade pixels de uma imagem no PS (ou outros), o programa gera novos pixels interpolando entre os existentes? Por exemplo, se minha imagem é de 5 MP e eu aumentar para 8 MP, o programa irá gerar 3 MP "novos"? Com isso eu posso aumentar o tamanho da impressão? Inversamente, se eu reduzir (por exemplo para enviar por email, postar na internet, etc), o programa "retira" pixels da imagem?
Abraços

Resumindo bem é isso... se quiser aprofundar mais procure pela codificação dos arquivos por exemplo .jpg vai ver como é feita a codificação do mesmo e como funciona a compactação do mesmo. Por exemplo, você pode reduzir o tamanho em disco de uma imagem sem diminuir os MPs da foto... claro vai ficar ruim mas pode...
« Última modificação: 04 de Maio de 2018, 14:46:45 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.