Autor Tópico: Rich Photographer vs Poor Photographer  (Lida 2299 vezes)

Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Online: 04 de Maio de 2018, 22:02:07


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 04 de Maio de 2018, 22:18:29
E ai, oque acham ?

https://www.youtube.com/watch?v=G2HpKJbIakM

A vantagem dos flashes profissionais não é a forma da luz, é durabilidade, potência, velocidade de carga, intervalo, resistência, temperatura de luz, etc. Qualidade quem dá é a forma do modificador.

Veja este vídeo, uma foto feita na hora com uma lâmpada caseira de 60W, se usasse um Profoto de 20 mil reais o resultado seria praticamente o mesmo.

https://www.youtube.com/watch?v=aPdFOrWLcSw
A foto: https://www.flickr.com/photos/rombauer/5411076992/sizes/l

Mas não vou sair por aí fotografando produtos com uma lâmpada caseira.

Mas o vídeo serve sim pra mostrar que a qualidade da iluminação não depende de dinheiro e sim da aplicação dos conceitos básicos de iluminação. O melhor modificador de luz que existe, na minha opinião, pelo controle que oferece, é um simples papel difusor.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 04 de Maio de 2018, 23:05:37
A vantagem dos flashes profissionais não é a forma da luz, é durabilidade, potência, velocidade de carga, intervalo, resistência, temperatura de luz, etc. Qualidade quem dá é a forma do modificador.

Veja este vídeo, uma foto feita na hora com uma lâmpada caseira de 60W, se usasse um Profoto de 20 mil reais o resultado seria praticamente o mesmo.

https://www.youtube.com/watch?v=aPdFOrWLcSw
A foto: https://www.flickr.com/photos/rombauer/5411076992/sizes/l

Mas não vou sair por aí fotografando produtos com uma lâmpada caseira.

Mas o vídeo serve sim pra mostrar que a qualidade da iluminação não depende de dinheiro e sim da aplicação dos conceitos básicos de iluminação. O melhor modificador de luz que existe, na minha opinião, pelo controle que oferece, é um simples papel difusor.
Essa foto foi editada depois ? Pois ao meu ver, que até é leigo, faltou contraste.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 04 de Maio de 2018, 23:09:42
Essa foto foi editada depois ? Pois ao meu ver, que até é leigo, faltou contraste.
Não tem nenhum tratamento. Que eu me lembre é um jpg direto da câmera em modo neutro. Ela foi feita só pra demonstrar o esquema. Não é uma foto apresentável sob o ponto de vista técnico.

Sent from my SM-N910C using Tapatalk
« Última modificação: 04 de Maio de 2018, 23:16:32 por Claudio Rombauer »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 04 de Maio de 2018, 23:16:10
Quando se faz este tipo de teste ou comparativo, é ideal mostrar o resultado direto da câmera, para não confundir o público com o que é tratamento e o que é luz. Senão o exemplo perde totalmente a validade.

Veja como as fotos do exemplo do post são lavadas e sem graça. Se o sujeito enfia um monte de tratamento depois, o resultado da luz fica submerso.

No caso da minha foto da objetiva, houve exposição um pouco acima do ideal, erro de fotometria. O contraste seria melhorado com o aumento da placa de acrílico inferior, diminuindo os feixes de luz.

Ou um simples ajuste no Photoshop, mas fiz questão de manter o JPG da câmera.

E também eu não tinha uma Fuji na época.

Sent from my SM-N910C using Tapatalk

« Última modificação: 04 de Maio de 2018, 23:26:02 por Claudio Rombauer »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 05 de Maio de 2018, 19:59:40
Se a pessoa for sempre fotografar coisas parecidas em tamanho e posição (jóias, relógios), até vale a pena ter um setup baratinho, que não precisa (e nem aguenta) ficar sendo mexido. Mas a pior coisa que tem é ficar ajustando o setup e nada fica parado no lugar porque não tem mais pega (porque é barato).


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #6 Online: 05 de Maio de 2018, 20:56:19
Se a pessoa for sempre fotografar coisas parecidas em tamanho e posição (jóias, relógios), até vale a pena ter um setup baratinho, que não precisa (e nem aguenta) ficar sendo mexido. Mas a pior coisa que tem é ficar ajustando o setup e nada fica parado no lugar porque não tem mais pega (porque é barato).

Caramba, to tentando entender isso...   :ponder:

O que seria "pega"?

"ajustar o setup e nada fica parado no lugar", seria movimento do assunto? Se o assunto se move e eu estou usando um setup "caro" eu não preciso ajustar?
« Última modificação: 05 de Maio de 2018, 20:56:48 por Roberto Dellano »


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #7 Online: 05 de Maio de 2018, 21:03:06
Caramba, to tentando entender isso...   :ponder:

O que seria "pega"?

"ajustar o setup e nada fica parado no lugar", seria movimento do assunto? Se o assunto se move e eu estou usando um setup "caro" eu não preciso ajustar?

Penso que ele esta se referindo ao fato de itens batatos nao ficarem fixos, terem sistemas de fixação ruins e etc...tripes vagabundos...encaixes frouxos...o próprio encaixe do flash YN (sapata) que e ruim (O canon e bem mais rapido e seguro) ...eu pensei nisso quando li.

Procede ?



Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #8 Online: 05 de Maio de 2018, 21:08:15
Penso que ele esta se referindo ao fato de itens batatos nao ficarem fixos, terem sistemas de fixação ruins e etc...tripes vagabundos...encaixes frouxos...o próprio encaixe do flash YN (sapata) que e ruim (O canon e bem mais rapido e seguro) ...eu pensei nisso quando li.

Procede ?

Ah é, faz sentido, tipo ficar mexendo com coisa barata "escangalha" tudo!


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #9 Online: 05 de Maio de 2018, 21:11:27
Ah é, faz sentido, tipo ficar mexendo com coisa barata "escangalha" tudo!

Com certeza! Da nervoso! Mas...agente fazemos oque podemos com o que temos :hysterical:


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #10 Online: 05 de Maio de 2018, 22:23:18
A vantagem dos flashes profissionais não é a forma da luz, é durabilidade, potência, velocidade de carga, intervalo, resistência, temperatura de luz, etc. Qualidade quem dá é a forma do modificador.

Principalmente consistência de potência e temperatura de cor.


A Godox lançou um strobe agora que vai tirar muitas vendas dessas fabricantes chiques, o AD600PRO (só 75k de variação de temperatura de cor) e recarga 1/1 em 0.9s.



Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 05 de Maio de 2018, 22:35:21
Principalmente consistência de potência e temperatura de cor.


A Godox lançou um strobe agora que vai tirar muitas vendas dessas fabricantes chiques, o AD600PRO (só 75k de variação de temperatura de cor) e recarga 1/1 em 0.9s.
Com certeza. Eu vi as especificações destes godox, são impressionantes. Eu tenho ainda aqueles Digiflashes antigos, quadradinhos, são copiados de elinchron acho. Como tenho 6 unidades há uns 15 anos que nunca dão defeito, fico com elas.
Agora, modificadores eu mesmo fabrico.

Sent from my SM-N910C using Tapatalk