Autor Tópico: Câmera para fotografar de muito perto  (Lida 7305 vezes)

François Duc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Online: 05 de Maio de 2018, 13:48:26
Tenho uma loja de pedras e joias. Estou precisando de uma câmera que vou usar somente para fotografar pedras e joias, a uma distancia
de 10 a 30cm. Uso estas fotos no meu laptop e mando por mail ou whatsapp.
Faço isto a muitos anos, porem não com a qualidade de um profissional, as minhas fotos não são publicadas. Muitas vezes, tenho poucos minutos pra tirar a foto e as condições de iluminação do meu escritório são bem ruim. Um fator é tempo, o outro é preço.
Das poucas pesquisas que tive tempo de fazer, entendi que o tamanho do sensor e importante.

Que maquina comprar???
Agradeço as sugestões e recomendações. Bem-vindas também umas dicas sobre iluminação. Não tenho espaço para uma tenda de luz, fotografo na miha mesa de trabalho.



nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #1 Online: 05 de Maio de 2018, 14:03:21
Qualquer câmera DSLR pode ser usada pra fotografias macro e closeup, que é o que pretendes.
Desde que a lente seja Macro ou uses adaptadores pra isso.
Uma DSLR de entrada com uma 100mm macro e um filtro polarizador dá pra fazer chover.
É bom ter uma boa iluminação.
Dá até pra fazer uma tenda. Mas a iluminação deve ser bem pensada. Estude isso!
Abraço.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk



Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #2 Online: 05 de Maio de 2018, 14:56:23
...tenho poucos minutos pra tirar a foto
...as condições de iluminação do meu escritório são bem ruim
...Um fator é tempo,
...o outro é preço.
...Não tenho espaço para uma tenda de luz
...fotografo na miha mesa de trabalho.

Vamos lá, referente a fotografia que quer fazer, você não pode dedicar tempo a isso, a luz é ruim e você não tem espaço para uma tenda de luz (que é a coisa mais simples e pequena de todas em termos de iluminar objetos pequenos), e preço é um problema?

Se não quer continuar com os resultados obtidos, e tem todos esses problemas citados, a solução aqui é só uma, contrate um fotógrafo para fazer o trabalho.

Vou te dar um exemplo usando a indicação do Nando.
vamos pegar uma T3i usada, essa vai te custar pelo menos mil reais, mais a lente 100mm macro mais uns 2 mil, aqui já temos 3 mil sem luz, um close de 30cm com uma macro em um objeto pequeno, vai ter apenas uma parte da pedra em foco, para ter a pedra toda focada teria que, ou fechar o diafragma, e para isso precisa muita luz (o que não espaço), ou fazer focus stacking, e para isso precisa tempo, dedicação e conhecimento.

Então amigo, sem ironia, contrate um fotógrafo.


François Duc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #3 Online: 05 de Maio de 2018, 16:40:14
Vamos lá, referente a fotografia que quer fazer, você não pode dedicar tempo a isso, a luz é ruim e você não tem espaço para uma tenda de luz (que é a coisa mais simples e pequena de todas em termos de iluminar objetos pequenos), e preço é um problema?

Se não quer continuar com os resultados obtidos, e tem todos esses problemas citados, a solução aqui é só uma, contrate um fotógrafo para fazer o trabalho.

Vou te dar um exemplo usando a indicação do Nando.
vamos pegar uma T3i usada, essa vai te custar pelo menos mil reais, mais a lente 100mm macro mais uns 2 mil, aqui já temos 3 mil sem luz, um close de 30cm com uma macro em um objeto pequeno, vai ter apenas uma parte da pedra em foco, para ter a pedra toda focada teria que, ou fechar o diafragma, e para isso precisa muita luz (o que não espaço), ou fazer focus stacking, e para isso precisa tempo, dedicação e conhecimento.

Então amigo, sem ironia, contrate um fotógrafo.
  :ponder: :worship: :hysterical:
As vezes uso até o celular !!!
Entendo que aqui é um site de profissionais. As minhas fotos não são publicadas em revistas ou sites. Faço isto ha 14 anos. Estou pensando em comprar uma câmera compacta, que vai servir somente por este uso. Faço isto ha 14 anos. Minha câmera pifou e hoje em dia tem tantos modelos disponíveis! Estou tentando descobrir qual é que vai me dar os melhores resultados a 30 cm, iluminado com duas luminárias led de 50 watts. E artesanato mesmo !
Peço desculpas se estou perguntando no forum errado.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 05 de Maio de 2018, 17:24:10
  :ponder: :worship: :hysterical:
As vezes uso até o celular !!!
Entendo que aqui é um site de profissionais. As minhas fotos não são publicadas em revistas ou sites. Faço isto ha 14 anos. Estou pensando em comprar uma câmera compacta, que vai servir somente por este uso. Faço isto ha 14 anos. Minha câmera pifou e hoje em dia tem tantos modelos disponíveis! Estou tentando descobrir qual é que vai me dar os melhores resultados a 30 cm, iluminado com duas luminárias led de 50 watts. E artesanato mesmo !
Peço desculpas se estou perguntando no forum errado.


Canon T3 ou outra da linha Rebel (a partir de R$1000) + 60mm macro EF-S (1800)
« Última modificação: 05 de Maio de 2018, 17:26:06 por Claudio Rombauer »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #5 Online: 05 de Maio de 2018, 18:56:44
Não tem erro algum em sua pergunta, amigo.
Buscamos aqui te levar a uma experiência profissional, pois normalmente esse é o caminho que te trará melhores resultados.
Mas com a sua resposta, fica claro que vale mais a pena investir em um bom celular. Um iPhone ou J8 ou 9. Enfim... Um celular top de linha no quesito fotos. Ele vai te trazer praticamente a mesma qualidade de uma câmera compacta com o plus da agilidade na publicação direta.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk



bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 05 de Maio de 2018, 19:25:41

Alo amigo boa noite ...
Seu problema é muito fácil de ser resolvido ...
Infelizmente irá depender 90% de NUMERARIO e 10% de VOCE .
Será necessario voce adquirir uma camera COMPATIVEL com a SUA necessidade .
Posso te sugerir 3 opcoes , ...
Uma canon T3i + lente macro 100mm f 2.8 ... cerca de 3.000
Uma nikon D7000 + lente macro 60mm f 2.8 ... cerca de 3.000
Uma fuji XM 1 + lente 14-50 .............................. cerca de 2500
TODOS ESSES EQUIPAMENTOS são usados em excelente estado .

Alem do mais , voce precisará disto aqui ....

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-890765111-mini-estudio-sitll-fotografia-de-produtos-brinde-_JM ...

Leve e portatil , vai te facilitar demais a vida , custa por volta de 100 reais , novo e com iluminação.

Ai , voce deverá estar pensando , ....
3 mil reais e muito dinheiro .
CONCORDO ... !
Mas pense desta forma ...
Deixe de ser MUQUIRANA ...
VOCE disse que faz isto ha cerca de 14 anos ....  >:(
Levando - se em conta que poderá passar MAIS 14 anos fazendo isto , SERÃO
R$ 214,28 ... por ano , ou  .... R$ 17,85 ... por mes ......  :assobi:
COMPADRE , seu investimento NÃO paga nem a cerveja da sexta feira

TENDO DINHEIRO OU NÃO  , voce terá de investir para melhorar os seus resultados e atingir os seus objetivos .

Um abraço.
Björn
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #7 Online: 05 de Maio de 2018, 20:23:17
Vamos lá, referente a fotografia que quer fazer, você não pode dedicar tempo a isso, a luz é ruim e você não tem espaço para uma tenda de luz (que é a coisa mais simples e pequena de todas em termos de iluminar objetos pequenos), e preço é um problema?

Se não quer continuar com os resultados obtidos, e tem todos esses problemas citados, a solução aqui é só uma, contrate um fotógrafo para fazer o trabalho.

Vou te dar um exemplo usando a indicação do Nando.
vamos pegar uma T3i usada, essa vai te custar pelo menos mil reais, mais a lente 100mm macro mais uns 2 mil, aqui já temos 3 mil sem luz, um close de 30cm com uma macro em um objeto pequeno, vai ter apenas uma parte da pedra em foco, para ter a pedra toda focada teria que, ou fechar o diafragma, e para isso precisa muita luz (o que não espaço), ou fazer focus stacking, e para isso precisa tempo, dedicação e conhecimento.

Então amigo, sem ironia, contrate um fotógrafo.

2X !!!


François Duc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #8 Online: 05 de Maio de 2018, 20:26:28
Agradeço as respostas :ok:

@Björn: Parei de beber e fumar em 2002!
O que voçê acharia deste https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-687213059-tenda-de-luz-40cm-220v-mini-estudio-fotografico-sup-celular-_JM
Achei o sugerido um pouco fragil.

@ Nando : Pensei nisso, (usar um celular) hoje de tarde.  Atualmente, tenho um J7 Pro

Se decidir comprar uma câmera, qual são as características que devo priorizar para ter a melhor nitidez?

Mais uma vez obrigado a todos.
« Última modificação: 05 de Maio de 2018, 20:28:58 por François Duc »


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 06 de Maio de 2018, 00:52:06

@Björn: Parei de beber e fumar em 2002!
O que voçê acharia deste https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-687213059-tenda-de-luz-40cm-220v-mini-estudio-fotografico-sup-celular-_JM
Achei o sugerido um pouco fragil...
 

Sao iguais , so diverem na iluminação e este ai custa 3x mais caro .
Os dois farão o mesmo serviço.
Os dois são frageis sim , mas voce irá colocar o produto do lado de DENTRO , e não
em cima , podem ser frageis mesmo ....  :hysterical:
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


François Duc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #10 Online: 06 de Maio de 2018, 00:54:37
Obrigado
« Última modificação: 06 de Maio de 2018, 00:59:54 por François Duc »


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 06 de Maio de 2018, 00:56:15
Se decidir comprar uma câmera, qual são as características que devo priorizar para ter a melhor nitidez?
....

A NITIDEZ  será obtida pela LENTE não pela camera .
No seu caso , as lentes sugeridas , canon 100mm f 2.8 , nikon 60mm f 2.8 ou fuji 16-50 são as melhores
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 06 de Maio de 2018, 01:00:10

Vai por mim que voce NÃO irá se arrepender .

Procure no
ML uma fuji XM 1 com lente 16-50 , voce depois vai agradecer .
Esse conjunto ai , vc não vai dar nenhum valor , inclusive essa lente NÃO é especificamente uma macro como as outras sugeridas , mas digo de novo , voce NÃO irá se arrepender .  :ponder:
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


François Duc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #13 Online: 06 de Maio de 2018, 01:00:12
Obrigado.
« Última modificação: 06 de Maio de 2018, 01:06:35 por François Duc »


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 06 de Maio de 2018, 01:03:07
Vai por mim que voce NÃO irá se arrepender .

Procure no
ML uma fuji XM 1 com lente 16-50 , voce depois vai agradecer .
Esse conjunto ai , vc não vai dar nenhum valor , inclusive essa lente NÃO é especificamente uma macro como as outras sugeridas , mas digo de novo , voce NÃO irá se arrepender .  :ponder:


Pode ser o conjunto que for ...
Pode inclusive vir de lente macro ...
Essa bichinha ai ( fuji xm 1 + 16-40 ) ganha de todas ...
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !