Autor Tópico: Salar de Tara  (Lida 3301 vezes)

Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 06 de Maio de 2018, 22:40:22
Acabo de voltar de uma "roadtrip" que, dentre alguns destinos, passou por boa parte do deserto do Atacama.

Apesar de não ter um objetivo fotográfico, procurei tirar algumas fotos dos locais, sempre tentando conciliar o tempo curto e sem deixar de "viver o momento".

Compartilho uma das que mais gostei, tirada no Salar de Tara, região de São Pedro do Atacama.

O silêncio e a sensação de paz que esse lugar transmite é indescritível. Dei sorte de chegar ao local sem a companhia de nenhuma outra excursão e pude dividir meu tempo entre registrar o momento com minha namorada, registrar o local (como nesta foto) e admirar tudo em silêncio e meditação.

Salar de Tara by Elder Walker, no Flickr
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Maio de 2018, 08:09:18
Que espetáculo!
Fiz questão de espiar no Flickr. É uma melhor que a outra. Parabéns!  :worship:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 07 de Maio de 2018, 08:30:34
Estive lá há dois anos atrás, de fato o lugar é espetacular.

Um dia volto.


Claudio Barros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 07 de Maio de 2018, 09:17:04
Muito bonito mesmo.
Parabéns!!!!


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #4 Online: 07 de Maio de 2018, 09:39:20
Lindíssimo, Elder!
Aplicou efeito fade? Achei meio fosca... Teria ficado ainda mais linda com tratamento mais vivo (no meu gosto)!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #5 Online: 07 de Maio de 2018, 12:17:34
Lindíssimo, Elder!
Aplicou efeito fade? Achei meio fosca... Teria ficado ainda mais linda com tratamento mais vivo (no meu gosto)!


Concordo!
Também senti falta de vivacidade.
Essa região deve ser mesmo espetacular... ainda hei de conhecer.


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 07 de Maio de 2018, 12:43:42
Concordo!
Também senti falta de vivacidade.
Essa região deve ser mesmo espetacular... ainda hei de conhecer.

Belas imagens, mas também achei meio opacas..
Normalmente a atmosfera no deserto é super translucida pela falta de vapor d'água na atmosfera, que dispersa a luz..
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #7 Online: 07 de Maio de 2018, 16:16:05
Que lugar, que céu!

Tinha como se aproximar mais da água?  :D


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 07 de Maio de 2018, 16:55:13
Que espetáculo!
Fiz questão de espiar no Flickr. É uma melhor que a outra. Parabéns!  :worship:

Poxa, fico lisonjeado com os elogios!  Obrigado por ver e comentar. :D

Estive lá há dois anos atrás, de fato o lugar é espetacular.

Um dia volto.

Realmente, esse é daqueles lugares que não precisam de muito esforço ou técnica para conseguir boas fotos. Mas nós, como fotógrafos (ainda que apenas como hobby), sempre queremos aproveitar mais.

Eu também acabei de chegar de lá e já gostaria de voltar, tanto pelas experiências quanto pelas fotos que não tirei ou que tirei mas gostaria de melhorar (como a do céu noturno que falamos no outro tópico!)  :D

Muito bonito mesmo.
Parabéns!!!!

Obrigado por ver e comentar!  :)
« Última modificação: 07 de Maio de 2018, 16:55:49 por Elder Walker »
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 07 de Maio de 2018, 17:10:50
Lindíssimo, Elder!
Aplicou efeito fade? Achei meio fosca... Teria ficado ainda mais linda com tratamento mais vivo (no meu gosto)!


Obrigado, André!

Com relação ao tratamento, sim, sempre aplico em minhas fotos uma curva-S que acaba resultando nesse efeito esmaecido (apagado, "fade"). Vejo que muitos gostam, outros reparam e não gostam muito.

Talvez o lugar tenha essa característica tão forte de cores e do céu com um azul acentuado que seja válido eu sair dessa linha para explorar melhor a vivacidade. Vou reeditar algumas fotos e vejo como fica.  :ok:

Concordo!
Também senti falta de vivacidade.
Essa região deve ser mesmo espetacular... ainda hei de conhecer.

Quanto ao tratamento, comentei acima.  :)

Com relação a região, recomendo sem medo. Impressionante como o povoado de San Pedro foi favorecido de belezas e extremos numa região tão próxima. Considerando aí um raio de uns 200km, chega-se a todas as atrações, indo desde gêiseres e fontes termais, passando por inúmeros vulcões e cordilheiras de sal, chegando nestas lagoas e salares.

Mas o deserto ainda vai longe, e foi incrível percorrer uma parte maior dele entre estradas margeando o Pacífico e tudo o mais...  :)

Belas imagens, mas também achei meio opacas..
Normalmente a atmosfera no deserto é super translucida pela falta de vapor d'água na atmosfera, que dispersa a luz..

Valeu! Exatamente. Comentei em outro tópico: a sensação é de que estamos com um polarizador nos olhos, tamanha a intensidade do azul do céu.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 07 de Maio de 2018, 17:17:14
Que lugar, que céu!

Tinha como se aproximar mais da água?  :D

Valeu, Rapha! Imagino que você, assim como outros grandes "landscapers" que admiro aqui do forum, fariam um verdadeiro estrago por lá.  :)

Com relação a aproximação, infelizmente não. Quase todas as atrações por lá são bastante protegidas, com demarcações das trilhas que limitam o acesso do público, além de regras específicas quanto as atividades permitidas nos locais que vão até a proibição de drones. Essa foto mesmo, foi feita em 70mm, maior distância focal que eu tinha no momento, e ainda acho que "cropei" ela um pouco. Tudo para não espantar o nosso amigo flamingo que estava se alimentando por lá e para não destruir locais como estes...  ;)
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #11 Online: 07 de Maio de 2018, 20:33:29
Linda foto! Esse lugar também foi um dos que mais me chamou a atenção lá... É tudo muito colorido!

Eu tive dificuldades com o tratamento das cores nas fotos de lá. Os horários em que fiz os passeios e a falta de um filtro polarizador fizeram um bom estrago nas minhas fotos desse lugar. Muitas vezes ao tentar recuperar as cores eu simplesmente acabava com um visual falso demais, por isso acabei deixando muita coisa em P&B.


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.143
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 08 de Maio de 2018, 15:01:56
 :clap: :clap: :clap:


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #13 Online: 09 de Maio de 2018, 09:57:11
Linda foto! Esse lugar também foi um dos que mais me chamou a atenção lá... É tudo muito colorido!

Eu tive dificuldades com o tratamento das cores nas fotos de lá. Os horários em que fiz os passeios e a falta de um filtro polarizador fizeram um bom estrago nas minhas fotos desse lugar. Muitas vezes ao tentar recuperar as cores eu simplesmente acabava com um visual falso demais, por isso acabei deixando muita coisa em P&B.

Realmente, o horário influencia bastante. Também fiz a maioria dos passeios com o sol alto, entre 10h e 15h. Difícil traduzir numa foto toda a beleza destes locais...


:clap: :clap: :clap:

 :ok:
« Última modificação: 09 de Maio de 2018, 09:57:45 por Elder Walker »
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #14 Online: 09 de Maio de 2018, 15:24:34
Valeu, Rapha! Imagino que você, assim como outros grandes "landscapers" que admiro aqui do forum, fariam um verdadeiro estrago por lá.  :)

Com relação a aproximação, infelizmente não. Quase todas as atrações por lá são bastante protegidas, com demarcações das trilhas que limitam o acesso do público, além de regras específicas quanto as atividades permitidas nos locais que vão até a proibição de drones. Essa foto mesmo, foi feita em 70mm, maior distância focal que eu tinha no momento, e ainda acho que "cropei" ela um pouco. Tudo para não espantar o nosso amigo flamingo que estava se alimentando por lá e para não destruir locais como estes...  ;)

Que bom cara! Bom saber que existem lugares onde realmente a conservação da natureza é levada a sério, não queném aqui no Brasil onde muitas UCs são mal cuidadas, mal fiscalizadas e a ignorância dos turistas depreda com tudo. Podem até proibir de fotografar, de acessar, se for pra preservar, que assim seja.