Autor Tópico: Sony e-mount: Design das lentes; O desafio e o problema.  (Lida 5496 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 07 de Maio de 2018, 21:31:17
É um desafio mesmo, mas isso já ta mais do que provado que é possível de ser superado. A Tamron, a Zeiss, a Laowa, e a própria Sony já deixaram claro que a opção de colocar aquele verdadeiro "tubo de extensão" atrás da linha ART pra e-mount foi meramente financeira.

Tamron 28-75mm f/2.8


Sony FE 85mm f/1.8


ZEISS Batis 85mm f/1.8


Sony FE 100mm f/2.8


Laowa 105mm f/2.0


ZEISS Batis 135mm f/2.8



PS: Esse Ken é a uma das pessoas mais prolixas que eu já vi na vida... O cara faz um vídeo de 10 minutos pra falar algo que pode ser falado em 2. É uma pena, porque ele tem razão em muita coisa que ele fala, mas eu particularmente não consigo assistir a quase nada que ele posta.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 07 de Maio de 2018, 23:20:47
É um desafio mesmo, mas isso já ta mais do que provado que é possível de ser superado. A Tamron, a Zeiss, a Laowa, e a própria Sony já deixaram claro que a opção de colocar aquele verdadeiro "tubo de extensão" atrás da linha ART pra e-mount foi meramente financeira.

Tamron 28-75mm f/2.8


Sony FE 85mm f/1.8


ZEISS Batis 85mm f/1.8


Sony FE 100mm f/2.8


Laowa 105mm f/2.0


ZEISS Batis 135mm f/2.8



PS: Esse Ken é a uma das pessoas mais prolixas que eu já vi na vida... O cara faz um vídeo de 10 minutos pra falar algo que pode ser falado em 2. É uma pena, porque ele tem razão em muita coisa que ele fala, mas eu particularmente não consigo assistir a quase nada que ele posta.

Eu acho divertido o cidadão e duvido que seja puramente financeiro, o Presidente da Sigma andou dizendo que é complicado fazer lentes pra e-mount dado justamente o projeto atual, que foi pensado pra aps-c.

Ele tem razão também quando diz que até 40mm é fácil dispensar o tubo de extensão das Sonys, o problema é pra lentes com maiores distâncias focais.
« Última modificação: 07 de Maio de 2018, 23:21:58 por cfcsosa »


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 07 de Maio de 2018, 23:39:13
Eu acho divertido o cidadão e duvido que seja puramente financeiro, o Presidente da Sigma andou dizendo que é complicado fazer lentes pra e-mount dado justamente o projeto atual, que foi pensado pra aps-c.

Ele tem razão também quando diz que até 40mm é fácil dispensar o tubo de extensão das Sonys, o problema é pra lentes com maiores distâncias focais.

Sim, mas eu acabei de postar trocentas lentes com mais de 50mm, de todas as faixas de preço, com e sem AF e feitas por vários fabricantes diferente... E nenhuma delas apresenta aquele tubo de extensão ridículo, mas sim apenas um colo discreto, o qual é comum em muitas lentes e-Mount, inclusive em algumas lentes APS-C.

Alíás, esse tal "tubo" da Sigma está presente inclusive em todos os modelos com comprimento focal abaixo de 40mm, como se pode ver abaixo, o que fala mais a favor de ser uma opção de corte de custos da Sigma (simplesmente embutir um MC-11 melhorado na baioneta) do que uma limitação física do e-Mount:

Sigma 14mm f/1.8 DG HSM Art


Sigma 20mm f/1.4 DG HSM Art


Sigma 35mm f/1.4 DG HSM Art


Nas imagens das lentes isoladas pode ficar difícil notar a diferença no comprimento do colo das baionetas da Sigma com o colo destas outras lentes que eu postei antes, mas se vc for comparar imagens das lentes reais montadas nas câmeras, aí essa diferença fica bem clara.
« Última modificação: 07 de Maio de 2018, 23:42:30 por davi_ssilva »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 07 de Maio de 2018, 23:42:27
Mas é justo esse "colo" ao que me refiro, todas tem.

Eu tinha uma zeiss touit, uma 19mm 2.8 e outras, todas bem grandinhas e eram pra aps-c.

Se pegar a 55 1.8 é enorme, só pra citar uma aqui...

A 85mm 1.8 não é pequena e se formos pra 1.4, aí a coisa degringola de vez.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 07 de Maio de 2018, 23:46:03
Mas é justo esse "colo" ao que me refiro, todas tem.

Eu tinha uma zeiss touit, uma 19mm 2.8 e outras, todas bem grandinhas e eram pra aps-c.

Se pegar a 55 1.8 é enorme, só pra citar uma aqui...

A 85mm 1.8 não é pequena e se formos pra 1.4, aí a coisa degringola de vez.

Sim, mas aí é que está. Ele alega que esse colo se deve ao fato de serem lentes full frame projetadas para encaixar em uma mount APS-C, o que não é verdade, já que mesmo as próprias lentes APS-C já têm esse colo. E raramente esse colo fica do tamanho dos que são vistos nessa série ART da Sigma, em que eles se tornaram verdadeiros tubos de extensão...

Uma coisa é o colo característico desse mount. Outra coisa é o colo da Sigma, que nada mais é do que um MC-11 disfarçado e fundido ao fundo das lentes.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 07 de Maio de 2018, 23:50:02
Na 85mm f1.4 eu já acho que é a soma de 3 problemas distintos: o colo natural que todas as lentes e-Mount tem + a necessidade de se ter um elemento traseiro maior para cobrir um sensor full frame + a necessidade de se ter espaço para os dedos entre o grip e a lente. Veja, se você tirar aquele colo, simplesmente não há espaço para colocar os dedos entre o grip e a lente. Isso é um problema de ergonomia do corpo, que a Sony insiste em manter pequeno, e não só da mount em si. É o resultado das escolhas que a Sony fez.

Às vezes as coisas dão certo, mas às vezes não.

Por exemplo: nem sempre esse colo determina uma lente maior, mesmo se considerarmos uma lente tele. É só ver a comparação entre as 100-400mm pra FE-Mount e para a X-mount. A lente da Sony tem a mesma abertura, o mesmo range, cobre um sensor bem maior, e ainda assim é até mais curta, embora seja mais pesada.
« Última modificação: 07 de Maio de 2018, 23:56:45 por davi_ssilva »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 07 de Maio de 2018, 23:53:51
Eu acho que eles tinham que ter feito logo um corpo grande, o gordo fala isso no vídeo e cita a gfx como exemplo.
Na 85mm f1.4 eu já acho que é a soma de 3 problemas distintos: o colo natural que todas as lentes e-Mount tem + a necessidade de se ter um elemento traseiro maior para cobrir um sensor full frame + a necessidade de se ter espaço para os dedos entre o grip e a lente. Veja, se você tirar aquele colo, simplesmente não há espaço para colocar os dedos entre o grip e a lente. Isso é um problema de ergonomia do corpo, que a Sony insiste em manter pequeno, e não só da mount em si. É o resultado das escolhas que a Sony fez. Às vezes as coisas dão certo, mas às vezes não.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 07 de Maio de 2018, 23:59:02
Eu acho que eles tinham que ter feito logo um corpo grande, o gordo fala isso no vídeo e cita a gfx como exemplo.

Concordo que isso é uma opção que a Sony deveria considerar mesmo. Mas eles preferem manter um tamanho único, que fica compacto com lentes até 50mm, para tentar se apoiar no velho mito da vantagem de tamanho que o sistema mirrorless dá.

Quem perde são os consumidores da marca.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 08 de Maio de 2018, 12:56:53
A nova Sigma 70mm f/2.8 DG Macro Art não tem o fatídico colo dos outros modelos, talvez por se tratar de um desenho mais novo, que já era pensado simultaneamente para mounts da Canon, da Nikon e da Sony. Então, as adaptações foram feitas desde o projeto inicial, sem tubos de extensão ou adapadores improvisados depois que a lente já existia... Talvez por isso, as lentes são idênticas entre essas três mounts.





dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
Resposta #10 Online: 08 de Maio de 2018, 15:45:17
Enfim..... é impressão minha ou no final das contas a Sony nem precisava ter descontinuado a baioneta  A Mount?

Enviado de meu SM-G935F usando o Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 08 de Maio de 2018, 15:47:20
Exato, eles podiam ter feito a Mirrorless com o formato a-mount, no entanto fizeram e-mount pra vender como sendo pequeno e com alta qualidade.

Até que veio o FF, eles poderiam ter feito o FF com a-mount, mas insistiram na falácia de leveza e tamanho.
Enfim..... é impressão minha ou no final das contas a Sony nem precisava ter descontinuado a baioneta  A Mount?

Enviado de meu SM-G935F usando o Tapatalk


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #12 Online: 08 de Maio de 2018, 16:01:55
Exato, eles podiam ter feito a Mirrorless com o formato a-mount, no entanto fizeram e-mount pra vender como sendo pequeno e com alta qualidade.

Até que veio o FF, eles poderiam ter feito o FF com a-mount, mas insistiram na falácia de leveza e tamanho.
Infelizmente sim.

O curioso é que a e-mount tem diametro maior do que a mount full frame da Nikon e da Leica M!

Sony e-mount = 46,1mm de diâmetro
Nikon F e Leica M = 44mm

Então acho que tem outras coisas em jogo também.

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk



dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
Resposta #13 Online: 08 de Maio de 2018, 16:10:08
Vdd. Tem o próprio flange distance (que nao lembro como escreve em português...) do e mount ser mais raso. Mas também não sei ao certo se isso esta sendo um problema , ja que na teoria isso justamente deveria ser  uma solução pra melhores projetos ópticos de lente.
Infelizmente sim.

O curioso é que a e-mount tem diametro maior do que a mount full frame da Nikon e da Leica M!

Sony e-mount = 46,1mm de diâmetro
Nikon F e Leica M = 44mm

Então acho que tem outras coisas em jogo também.

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk

Enviado de meu SM-G935F usando o Tapatalk



davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 08 de Maio de 2018, 16:18:16
O flange distance da e-mount é justamente o motivo de ela ser uma receptora quase que universal de lentes. Acho que apenas as lentes da Fuji não podem ser adaptadas na e-mount, justamente pelo flange distance da Fuji ser ainda menor que o da Sony.

Talvez foi por isso que resolveram manter a e-mount, para aproveitar as lentes dos outros sistemas enquanto suas próprias lentes eram escassas.

Ps: Teoricamente, a Fuji tem potencial pra ser a receptora universal, recebendo até lentes da e-mount.
Vdd. Tem o próprio flange distance (que nao lembro como escreve em português...) do e mount ser mais raso. Mas também não sei ao certo se isso esta sendo um problema , ja que na teoria isso justamente deveria ser  uma solução pra melhores projetos ópticos de lente.
Enviado de meu SM-G935F usando o Tapatalk

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk