Autor Tópico: Sony e-mount: Design das lentes; O desafio e o problema.  (Lida 5492 vezes)

rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #15 Online: 17 de Maio de 2018, 11:38:36
A nova Sigma 70mm f/2.8 DG Macro Art não tem o fatídico colo dos outros modelos, talvez por se tratar de um desenho mais novo, que já era pensado simultaneamente para mounts da Canon, da Nikon e da Sony. Então, as adaptações foram feitas desde o projeto inicial, sem tubos de extensão ou adapadores improvisados depois que a lente já existia... Talvez por isso, as lentes são idênticas entre essas três mounts.



E também pela própria fórmula ótica das lentes de macro. Os elementos traseiros geralmente ficam bem mais perto do plano do sensor que as lentes "normais". Tanto que as macro não conseguem usar teleconversores/extensores, pois geralmente os elementos ficam perto demais da porção inferior/traseira da lente.

Eu percebi que até a lente do Kit da A7III (28-70) tem esse colarinho.
Canon 5D MK III - Sony A7III


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 17 de Maio de 2018, 11:41:54
E também pela própria fórmula ótica das lentes de macro. Os elementos traseiros geralmente ficam bem mais perto do plano do sensor que as lentes "normais". Tanto que as macro não conseguem usar teleconversores/extensores, pois geralmente os elementos ficam perto demais da porção inferior/traseira da lente.

Eu percebi que até a lente do Kit da A7III (28-70) tem esse colarinho.
A 28-75 da Tamron optou por iniciar em 28mm justamente para ficar menor, além de remover a estabilização. Isso barateou o custo de desenvolvimento, porém afetou a ótica e o range.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #17 Online: 17 de Maio de 2018, 11:43:24
A 28-75 da Tamron optou por iniciar em 28mm justamente para ficar menor, além de remover a estabilização. Isso barateou o custo de desenvolvimento, porém afetou a ótica e o range.

Afetou o range sim, mas daí a afetar a óptica eu não vejo relação.

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk
« Última modificação: 17 de Maio de 2018, 11:44:25 por davi_ssilva »


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #18 Online: 18 de Maio de 2018, 11:18:47
A 28-75 da Tamron optou por iniciar em 28mm justamente para ficar menor, além de remover a estabilização. Isso barateou o custo de desenvolvimento, porém afetou a ótica e o range.

Fora que essa fórmula ótica da Tamron existe desde a 28-75mm f/2.8 XR Di, para Nikon e Canon. Possivelmente só adaptaram para servir na Sony, sempre foi uma opção de baixo custo às 24-70mm tradicionais.
Canon 5D MK III - Sony A7III


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #19 Online: 18 de Maio de 2018, 11:25:41
Fora que essa fórmula ótica da Tamron existe desde a 28-75mm f/2.8 XR Di, para Nikon e Canon. Possivelmente só adaptaram para servir na Sony, sempre foi uma opção de baixo custo às 24-70mm tradicionais.
Não foi o que a Tamron disse. Desde o começo ela alegou que fez o projeto do zero. Mas daí a isso ser verdade, só pegando a lente e vendo. Os gráficos de MTF são bons, mas tem gente já falando em padrões complexos de distorção nos modelos de pré produção.

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk
« Última modificação: 18 de Maio de 2018, 11:26:03 por davi_ssilva »


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #20 Online: 18 de Maio de 2018, 13:11:53
Não foi o que a Tamron disse. Desde o começo ela alegou que fez o projeto do zero. Mas daí a isso ser verdade, só pegando a lente e vendo. Os gráficos de MTF são bons, mas tem gente já falando em padrões complexos de distorção nos modelos de pré produção.

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk

Pode ser, as especificações são bem parecidas entre o modelo para Sony (https://www.imaging-resource.com/lenses/tamron/28-75mm-f2.8-di-iii-rxd/specifications/) e o antigo Canon/Nikon (https://www.the-digital-picture.com/Reviews/Lens-Specifications.aspx?Lens=366), mas efetivamente os agrupamentos das lentes internas são diferentes.

Mas eu também estava me referindo à distância focal 28-75mm e ao tamanho compacto e ao baixo custo. A Tamron tem essa lente faz muito tempo. Pessoalmente conheço somente uma pessoa que tem o modelo antigo e gosta muito.
Canon 5D MK III - Sony A7III