Autor Tópico: Velocidade da cortina é fixa?  (Lida 5294 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Online: 08 de Maio de 2018, 21:53:54
Pergunta bem direta, para não confundir com velocidade do obturador:


A velocidade das cortinas, o abrir e fechar, é o mesmo para qualquer velocidade do obturador?
O que muda é apenas o tempo em que a segunda cortina começa a se mover?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 08 de Maio de 2018, 21:57:44
A velocidade das cortinas, o abrir e fechar, é o mesmo para qualquer velocidade do obturador?
O que muda é apenas o tempo em que a segunda cortina começa a se mover?

Eu vi alguns vídeos em câmera lenta do obturador, a impressão que me dá é que é isso sim, a velocidade do movimento das cortinas é sempre a mesma, ou pelo menos bem parecida. Mas não posso afirmar com certeza...


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 08 de Maio de 2018, 22:02:08
Outro dia fiquei curioso sobre isso, tinha um cara vendendo uma camera e afirmando que o obturador está em ótimas condições porque ele só fotografava em baixas velocidades.
Como se 1/4000 ou 1/8000 desse "pau" no obturador.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 08 de Maio de 2018, 23:47:01
A velocidade das cortinas em sí, sim, são constantes.
O que varia é o tempo em que a segunda cortina é solta.



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 09 de Maio de 2018, 08:43:11
afirmando que o obturador está em ótimas condições porque ele só fotografava em baixas velocidades.

É, isso não faz o menor sentido mesmo...


Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 09 de Maio de 2018, 09:07:42
Sempre tive para mim, que o obturador de cortina permanecia completamente aberto até a velocidade de sincronismo do flash.

E variava o tempo de abertura até essa velocidade.

Para velocidades mais altas, passava a abrir em "pedaços", permitindo que o filme fosse exposto em frações de tempo.


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #6 Online: 09 de Maio de 2018, 09:27:05
O funcionamento é simples: a primeira cortina desce e abre, após o tempo escolhido a segunda cortina desce e fecha.

A velocidade deve ser a mesma (era a mesma nas máquinas analógicas, com as cortinas movidas por um sistema de corda e molas, como os relógios a corda). O que varia é o tempo que leva entre a primeira e a segunda cortina. Por isso em velocidades acima da designada para o sincronismo de flash ocorre a formação da fenda: a segunda cortina começa a fechar antes da primeira cortina terminar de abrir.

Não me parece nenhuma vantagem a "fotografia em baixa velocidade". Pelo contrário, velocidades muito baixas podem até ser prejudiciais, pelo menos em tese, pelo longo tempo que o sensor permanece exposto, sem a proteção do obturador.
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #7 Online: 09 de Maio de 2018, 09:40:32
Não me parece ter mesmo o menor sentido isso de fotografar em baixa velocidade..
A abertura / fechamento das cortinas acontece na mesma velocidade..
O que varia é somente a fatia exposta do sensor / filme.

Abaixo dois vídeos sobre o assunto que eu acho legais.

Vejam aos 3:00 a comparação entre as velocidades..


 :ok: ;)
« Última modificação: 09 de Maio de 2018, 09:42:44 por nandoespinosa »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 09 de Maio de 2018, 13:05:23
Como se 1/4000 ou 1/8000 desse "pau" no obturador.

É, isso não faz o menor sentido mesmo...

Também acho...

Fico na dúvida só de uma coisa que vai causar problema é se fizer fotos com o shutter no talo (no máximo de fps) em longos períodos como em esporte por exemplo, como qualquer equipamento mecânico vai fadigar o sistema.
Seguindo essa linha se analisar as impressoras que são feitas para 50 mil impressões mas que só pode imprimir mil páginas por mês.

Neste caso, do shutter no máximo de fps será que poderia dar problema, independente da velocidade do obturador?

D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #9 Online: 09 de Maio de 2018, 14:14:41
https://youtu.be/CmjeCchGRQo


Enviado de meu XT1650 usando o Tapatalk

Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #10 Online: 09 de Maio de 2018, 17:09:01
Obturador de folha para deixar o topico mais completo:



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #11 Online: 09 de Maio de 2018, 17:24:02
Também acho...

Fico na dúvida só de uma coisa que vai causar problema é se fizer fotos com o shutter no talo (no máximo de fps) em longos períodos como em esporte por exemplo, como qualquer equipamento mecânico vai fadigar o sistema.
Seguindo essa linha se analisar as impressoras que são feitas para 50 mil impressões mas que só pode imprimir mil páginas por mês.

Neste caso, do shutter no máximo de fps será que poderia dar problema, independente da velocidade do obturador?

Não creio que fotografar no máximo de fps vai ser significantemente pior que o mesmo número de fotos, uma de cada vez. Mesmo em uma câmera capaz de 20 fps, a velocidade entre os cliques é muito menor que a velocidade das cortinas. Logo, a cortina vai abrir, fechar e aguardar o próximo clique; só o tempo que a cortina vai aguardar vai ser diferente. Claro que o calor gerado pelo atrito entre tantas partes móveis não é considerado neste caso...

Sobre as impressoras, aquilo é um parâmetro que diz a vida útil esperada da impressora, de uma forma facilmente aplicável ao dia a dia. Claro que o usuário precisa saber quantas cópias por mês ele precisa fazer...


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #12 Online: 09 de Maio de 2018, 17:38:06
Obturador de folha para deixar o topico mais completo:


Boa, me ajudou a tirar algumas dúvidas sobre o assunto...


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #13 Online: 10 de Maio de 2018, 10:18:12
Pelos videos que postaram já obteve sua resposta, a velocidade da cortina é fixa, assim como a velocidade de captura do sensor (para os sensores CMOS comuns). A segunda também influencia muito no resultado final, apesar de poucos se darem conta por aparecer só em situações especificas.

A velocidade da cortina mecânica é o limite mostrado pela própria camera, por exemplo 1/8000 (Acaba sendo um pouco obvio). Podem ver pelo video colocado pelo nando que independente da velocidade do obturador a cortina passa em pouco mais de 1s numa gravação de 10000fps, fazendo a conta tem que dar 1/8000 s para correr todo o sensor :ok:

A velocidade do sensor é percebida com objetos em movimento, por isso temos rolling shutter eletrônico e o global electronic shutter para resolver isso. É algo muito mais comum nas mirrorless por terem a opção de electronic shutter. Essa velocidade é bem mais baixa e depende de camera pra camera, o mais comum é na casa de 1/80s.
Um teste que seria legal de se fazer é tirar uma foto com flash usando o ES, mas as fabricantes devem ter pensado nisso e não deixam a camera disparar o flash com o ES ativado, ficaria muito evidente  :hysterical:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 10 de Maio de 2018, 11:20:49
A velocidade da cortina mecânica é o limite mostrado pela própria camera, por exemplo 1/8000 (Acaba sendo um pouco obvio). Podem ver pelo video colocado pelo nando que independente da velocidade do obturador a cortina passa em pouco mais de 1s numa gravação de 10000fps, fazendo a conta tem que dar 1/8000 s para correr todo o sensor :ok:

Creio que não. A partir de uma certa velocidade, uma cortina começa a fechar enquanto a outra ainda não terminou de abrir (tá lá no primeiro post). Então o 1/8000 garante somente que cada ponto da imagem fica exposto por 1/8000 do segundo, não que a cortina passe sobre o sensor durante somente este tempo. Haveria teoricamente como fazer com que se conseguisse 1/8000 em uma cortina que varresse o sensor em 1/100, mas o espaço entre a primeira e a segunda cortinas seria muito pequeno pra ser controlado mecanicamente.