Autor Tópico: Filmagens-Açao, turismo e aventura- qual DSLR?  (Lida 2067 vezes)

Jerre Rocha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 09 de Maio de 2018, 17:57:19
Olá pessoal,
Sou novato aqui no Forum e estou dúvidas de equipamentos. Estou querendo me aprimorar em equipamentos.
Preciso de ajuda na definição de compra de uma DSLR e lentes para meu trabalho ou a Super Zoom Canon SX 60HS.
Fiz pesquisas em varios sites relacionados, levando em conta que sou leigo no uso deste tipo de equipamento e possuo orçamento limitado.
Pretendo em um primeiro estagio adquirir a DSLR e após as lentes,
Foco de utilização será FILMAGENS de turismo, natureza e paisagens, bem como motocicletas em ação na natureza, derrapagens, turismo de aventura com diversidades de tipo de luzes.
Média de distancia do objeto a ser filmado é de 30 a 70m em ação.
Outro fato é que na edição uso Slow Motion então gostaria que tivesse a capacidade de filmar em 60fps. Creio que já seja o suficiente.
Tambem internamente em hoteis e restaurantes com pouca luz, mas filmagens, rarissimo fotos.
Orçamento: R$ 2.300,00 reais no corpo. Mas vou tentar aumentar este valor.
A NIKON D5300/ D3300 e a Canon SX 60hs na parte tecnica foram as que mais se encaixaram no que nescessito e orçamento, as Canon não possuem os 60fps, somente as de maiores valores.
Mas tambem descobri que a NIKON não esta mais pelo Brasil desde final de 2017. Como fica o pós venda?
Uso para tudo que faço atualmente uma Gopro Hero 2.
Se quiserem ter uma ideia do que faço, segue o link:
https://www.facebook.com/pg/ridebrasilmototurismo/videos/?ref=page_internal
Desde já agradeço a atenção.



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 10 de Maio de 2018, 11:02:30
Me parece que, além da câmera, vc precisa pensar bastante nas lentes a serem usadas, pois elas serão essenciais na atividade como um todo. Não vou indicar marca, mas tentar enumerar as coisas que vc precisa ter em mente:
- Devido à distância de trabalho, vc deve precisar de uma lente zoom. Vc não disse se vai filmar de dia ou de noite; assumindo dia, a lente não precisa ser excepcionalmente clara.
- Provavelmente vc precisará de um foco rápido, e um bom tracking. Tem como prescindir deste requisito, mas exige experiência e planejamento.
- Ainda sobre o foco, caso vc capture áudio ao vivo, ou vai precisar de uma lente silenciosa, ou de uma câmera com entrada de microfone. Obviamente o microfone tem que caber no seu orçamento.
- Você provavelmente vai precisar de um bom tripé com gimbal. Estabilização de imagem na lente não vai te ajudar muito neste caso.
- Pelas filmagens, parece que ser resistente a respingos e areia é essencial.

Dito isso tudo, eu diria que o pós-venda vai ser um problema menor.



Jerre Rocha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #2 Online: 10 de Maio de 2018, 11:35:28
Olá Felipe,
-Voce esta correto quanto ao momento da filmagens, serão durante o dia.
- Sim, o zoom esta na lista das lentes e como a natureza tambem esta junto a ação, esta é outra situação que vou com calma na compra da lente para obter bons rendimento.
-Na questão de captação de audio durante filmagens algumas situações existirão sim. Nesta parte estou colocando no segundo estagio da compra. Mas vou optar pelo microfone.
- Na questão de respingos e areia ate que nao é exatamente meu problema.
Por isso comentei da DSLR, que ela possa receber estes acessórios. Aliado a isso venho pensando na questão transporte, pois em algumas situações levarei o material acondicionado na motocicleta. Sao motos de viagem, com espaço de bagagem e pretendo preparar espaço expecifico para acomodar.
Obrigado pelo seu retorno.


Jr_Perinotto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo/Cinegrafista
Resposta #3 Online: 10 de Maio de 2018, 12:14:49
Nesse valor de orçamento é difícil uma opção com 60fps... Uma opção que me veio à mente foi a Nikon D7200 que é cropada que se sai muito bem em ISO 2500 e filma em 30fps no modo normal (DX), mas se vc alternar para o modo 1.3x ela passa a filmar em 1920x1080 à 60fps. Nesse caso, vc teria como fator de crop 1.5x + 1.3x, e como vc mencionou uma grande distância do objeto, isso pode ser uma vantagem, tipo, se usar uma lente 50mm, ela passaria a ter um alcande de quase 100mm. Mas a D7200 tem uma grande desvantagem de ter um lcd fixo.
Fotógrafo e Cinegrafista Freelancer


Jerre Rocha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #4 Online: 10 de Maio de 2018, 13:28:14
E as NIKON D5300 e ou D3300?
Na faixa de valores da D7200, existem a Canon 80D e a Sony A6300 que para videos são bem indicadas. Mas o valores ficam na casa dos R$ 4.800,00. E tambem na questão de zoom, uma das soluções é minha aproximação do que desejo filmar.
Para fotos observei que é mais tranquilo a escolha.
Por isso cheguei a comentar da Canon SX60HS.
Não é DSLR, mas possui em filmagens vai em 1920 x 1080 e 60fps, além de ja possuir um grande zoom.
Mas não sei exatamente como fica a qualidade, tentei observar por alguns videos no Youtube e a maioria eram ruins. Mas observei tambem alguns excelentes, creio que era a mão do cidadão que usava.


Jerre Rocha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #5 Online: 21 de Maio de 2018, 15:59:46
Valeu Ernesto,
A primeira dica que me repassaram foi justamente a 80D.
E vou verificar as lentes.
Pois é, os 2500 não vai dar para nada, vamos ter que aumentar a grana.
Grato pela respósta.
Abs