Autor Tópico: Qualidade da foto  (Lida 4969 vezes)

Khallil Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Online: 11 de Maio de 2018, 11:11:20
Bom dia!

A minha câmera de ação (custo benefício) tem 12 MP (o qual atende minha necessidade), tem como a imagem não sair ''boa''?
Vou explicar, debaixo da água percebo que ela capta muita a luz branca, até partículas minusculas de resíduos do mar que possuem maior parte/total a cor branca, ''estoura'', e acaba estragando um pouco a imagem, tenho a dúvida se o problema é no sensor da câmera, se é a quantidade de pixels ou se é o diafragma (perguntei porque não sei se até câmeras de ação possuem...).

No aguardo.
Desde, já grato!


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #1 Online: 11 de Maio de 2018, 11:48:07
Bom dia!

A minha câmera de ação (custo benefício) tem 12 MP (o qual atende minha necessidade), tem como a imagem não sair ''boa''?
Vou explicar, debaixo da água percebo que ela capta muita a luz branca, até partículas minusculas de resíduos do mar que possuem maior parte/total a cor branca, ''estoura'', e acaba estragando um pouco a imagem, tenho a dúvida se o problema é no sensor da câmera, se é a quantidade de pixels ou se é o diafragma (perguntei porque não sei se até câmeras de ação possuem...).

No aguardo.
Desde, já grato!

Todas as lentes fotográficas possuem diafragma; que é o ponto de entrada da luz até o filme fotográfico ou sensor eletrônico que registrará a imagem. Esse excesso de branco talvez possa ser resolvido com o uso de algum filtro. Não sei o modelo de sua câmera, mas há muitas lentes DSLR com filtros para passar menos luz pela lente, corrijindo esse excesso de branco.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #2 Online: 11 de Maio de 2018, 11:58:54
Provavelmente é o flash da câmera refletindo nas partículas... Tente fazer umas fotos sem flash pra testar. Eu sei que debaixo d'água é quase impossível fotografar sem flash, mas pelo menos aí você resolve a dúvida.


Khallil Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #3 Online: 11 de Maio de 2018, 12:07:32
Todas as lentes fotográficas possuem diafragma; que é o ponto de entrada da luz até o filme fotográfico ou sensor eletrônico que registrará a imagem. Esse excesso de branco talvez possa ser resolvido com o uso de algum filtro. Não sei o modelo de sua câmera, mas há muitas lentes DSLR com filtros para passar menos luz pela lente, corrijindo esse excesso de branco.


Então... a minha câmera é Câmera 4k Sports Pro Ultra Hd Dv Prova D'agua Wi-fi, está no link abaixo caso não conheça o produto:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1024128075-cmera-4k-sports-pro-ultra-hd-dv-prova-dagua-wi-fi-_JM

Claro que não esperava a melhor captação de uma câmera de custo benefício, mas também não esperava que debaixo d'água ''estourasse'' tanto..



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 11 de Maio de 2018, 12:09:59

Então... a minha câmera é Câmera 4k Sports Pro Ultra Hd Dv Prova D'agua Wi-fi, está no link abaixo caso não conheça o produto:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1024128075-cmera-4k-sports-pro-ultra-hd-dv-prova-dagua-wi-fi-_JM

Claro que não esperava a melhor captação de uma câmera de custo benefício, mas também não esperava que debaixo d'água ''estourasse'' tanto..

Ok, esquece o que eu disse acima, não tinha me ligado que era uma câmera dessas, rsrs...


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #5 Online: 11 de Maio de 2018, 13:38:26
Amigo, não quero parecer chato, mas, uma câmera 4k, aprova d'água, de R$150,00...   :eek:

Tenho quase certeza que é limitação do equipamento isso.


Khallil Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #6 Online: 11 de Maio de 2018, 14:01:14
Amigo, não quero parecer chato, mas, uma câmera 4k, aprova d'água, de R$150,00...   :eek:

Tenho quase certeza que é limitação do equipamento isso.


kkkkkk sem problemas.. sei que que digamos é ''propaganda enganosa'', mas eu não fiz gravações em 4k: 1. pq sei que não grava em 4k / 2. pq consumiria muito mais carga da bateria sendo, que não ia resultar no que é preposto.
Se ela fosse $ 500, não acreditaria, imagine de 150$ ... (ela supri bastante o que faço, fora esse problema que estou tendo..) A questão é queria saber qual seria a ''deficiência'' da foto tecnicamente.


Khallil Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #7 Online: 11 de Maio de 2018, 14:04:33
Ok, esquece o que eu disse acima, não tinha me ligado que era uma câmera dessas, rsrs...

Tranquilo, obrigado pela ajuda..


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 11 de Maio de 2018, 17:53:40
Melhor se conseguíssemos ver o que vc está falando.

As câmeras de ação melhorzinhas usam um sensor Sony genérico, e um processador de imagem Ambarella, também genérico.

Se ela fora d'água produz imagens decentes pra vc, procure uma maneira de corrigir a luz dentro d'água. Por exemplo, algumas câmeras permitem vc selecionar a exposição durante a filmagem. Assim, você consegue, em uma filmagem a 30 fps usar uma exposição de 1/120. Isso vai produzir uma imagem um pouco "estroboscópica", mas mais escura que uma filmagem de 30 fps a 1/30.

Se não tiver nenhum controle, vai restar usar um filtro ND. Comece experimentando com uma lente de óculos escuro.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #9 Online: 15 de Maio de 2018, 12:35:58
Melhor se conseguíssemos ver o que vc está falando.

As câmeras de ação melhorzinhas usam um sensor Sony genérico, e um processador de imagem Ambarella, também genérico.

Se ela fora d'água produz imagens decentes pra vc, procure uma maneira de corrigir a luz dentro d'água. Por exemplo, algumas câmeras permitem vc selecionar a exposição durante a filmagem. Assim, você consegue, em uma filmagem a 30 fps usar uma exposição de 1/120. Isso vai produzir uma imagem um pouco "estroboscópica", mas mais escura que uma filmagem de 30 fps a 1/30.

Se não tiver nenhum controle, vai restar usar um filtro ND. Comece experimentando com uma lente de óculos escuro.

Também pensei o mesmo uma lente de óculos escuro acoplada na lente seria uma boa opção para testes.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 15 de Maio de 2018, 15:34:02
Melhor se conseguíssemos ver o que vc está falando.

Quando eu digo a frase acima, o que quero dizer é "posta algumas fotos pra gente tentar descobrir o que está acontecendo".


Khallil Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #11 Online: 16 de Maio de 2018, 15:14:50
Quando eu digo a frase acima, o que quero dizer é "posta algumas fotos pra gente tentar descobrir o que está acontecendo".
Pronto! Farei e enviarei mais tarde! vlw!


Khallil Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #12 Online: 21 de Maio de 2018, 20:43:40
Não consigo enviar o arquivo.. alguém pode me orientar como anexar?


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #13 Online: 22 de Maio de 2018, 09:11:14


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 22 de Maio de 2018, 09:21:21
Amigo, não quero parecer chato, mas, uma câmera 4k, aprova d'água, de R$150,00...   :eek:

Tenho quase certeza que é limitação do equipamento isso.

x2...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.