Autor Tópico: Horizonte Vertical: a identidade dos Aparados da Serra  (Lida 2843 vezes)

Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Online: 13 de Maio de 2018, 19:12:42
Caros, enfim, depois de quase 2 anos, com alegria iniciamos a divulgação desse para nós importante e ousado projeto, que pretende concretizar 2 livros sobre os Aparados da Serra, um sobre o do Rio Grande do Sul, e outro sobre o de Santa Catarina.

Para aqueles que não conhecem ou não sabem exatamente do que se trata, de maneira bem resumida, os Aparados da Serra são o resultado de sucessivos derrames basálticos, ocorridos aproximadamente a 138 milhões de anos, quando os continentes americano e africano ainda eram unidos ( Gondwana ). O peso desse maciço também contribuiu para às forças da tectônica de placas lentamente separarem os continentes, e essa separação, nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, criou o declive abruptamente cortado popularmente conhecido como Aparados da Serra, que representa o maior conjunto de cânions da América do Sul.

Essa imagem que compartilho simboliza o início do projeto, pois ocorreu exatamente na primeira expedição em busca de imagens para ele.

Amanhecer no cânion Monte Negro, com o plus de, naquela madrugada, um nevoeiro baixo que planava sobre os campos de cima da serra despencar para os abismos, fazendo com que ficássemos literalmente dentro da veloz corrente de nuvens, como na beira de uma cachoeira. Foi assustador e fantástico ao mesmo tempo!

Em breve iremos publicar um vídeo - uma sequencia de fotos com uma introdução sobre o projeto - além de algumas atualizações sobre todas as atividades que envolveram e envolvem essa busca, afim de concluir o maior documento até então registrado sobre esse lugar.

Caso desejarem, acompanhem nosso trabalho nas redes sociais: facebook.com/projetohorizontevertical - 500px.com/projetohorizontevertical

HORIZONTE VERTICAL: A identidade dos Aparados da Serra.
 



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 13 de Maio de 2018, 19:41:41
Muito legal, parabéns pelo projeto!  :clap: :clap: :clap:

Tive o prazer de passar pelo parque uns muitos anos atrás. Os cânions são muito impressionantes, uma paisagem inesquecível, certamente que renderam lindas fotos para esses livros!  :ok:


marcelo.leme

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.863
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/marceloleme/
Resposta #2 Online: 13 de Maio de 2018, 19:50:53
Muito bom, parabéns pelo projeto  :clap: :clap: :clap:
Sucesso na divulgação  :ok:
Nikon D7000
Nikkor 18-105 VR
Tokina 12-28 mm


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 13 de Maio de 2018, 20:13:39
Parabéns Rapha, se me permite uma crítica construtiva, 500px é ferramenta pra fotógrafos, não para o público final.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 13 de Maio de 2018, 20:53:59
Muito legal! Parabéns mesmo!

E meio que concordo com o que o Carlos disse acima. Talvez seria interessante também criar um Instagram para o projeto, pra ter um maior alcance em termos de público geral. Eu com certeza seria um seguidor!

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 14 de Maio de 2018, 00:16:34
Parabéns pelo projeto! Pergunta de leigo: este fenômeno geológico não criaria penhascos à beira-mar?  :ponder:


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #6 Online: 14 de Maio de 2018, 04:37:01
Sensacional a ideia do projeto, Rafa! Conhecendo a qualidade da fotografia e também a beleza do local ja estou ansioso pelas imagens.

Seguindo pelo Face e repassando a amigos.  :ok:

Um Instagram seria legal também, compartilhe aqui com a gente se criar um.

Sucesso!  :ok:


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #7 Online: 14 de Maio de 2018, 08:35:57
Muito legal, parabéns pelo projeto!  :clap: :clap: :clap:

Tive o prazer de passar pelo parque uns muitos anos atrás. Os cânions são muito impressionantes, uma paisagem inesquecível, certamente que renderam lindas fotos para esses livros!  :ok:


Muito bom, parabéns pelo projeto  :clap: :clap: :clap:
Sucesso na divulgação  :ok:

Obrigado! O lugar é promissor, rendeu e renderá bons resultados, creio, e há muito a ser feito ainda.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #8 Online: 14 de Maio de 2018, 08:41:17
Parabéns Rapha, se me permite uma crítica construtiva, 500px é ferramenta pra fotógrafos, não para o público final.

Obrigado Carlos!

Então, a criação de um perfil no 500px é mais para eu divulgar alguns resultados do projeto ( nada de make off ou fotos de celular, etc ), pois agora o que estou produzindo será destinado ao projeto, e não ao meu portfólio. Dessa forma eu vinculo o resultado do trabalho com algum perfil, e melhor que seja o de destino, assim pensei. Mas com certeza o 500px não é o carro chefe da divulgação.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #9 Online: 14 de Maio de 2018, 08:43:21
Muito legal! Parabéns mesmo!

E meio que concordo com o que o Carlos disse acima. Talvez seria interessante também criar um Instagram para o projeto, pra ter um maior alcance em termos de público geral. Eu com certeza seria um seguidor!

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk

Valeu Davi! Cara, eu esqueci de mencionar que toda a divulgação do projeto tbm irá passar pelo meu instagram, @raphasombrio.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #10 Online: 14 de Maio de 2018, 08:53:49
Parabéns pelo projeto! Pergunta de leigo: este fenômeno geológico não criaria penhascos à beira-mar?  :ponder:

Valeu Felipe!

Sim, seu raciocínio está certo, porém, o que vemos hoje de planícies costeiras aqui no sul, que tem em média uns 50 km de extensão, entre a serra e o mar, teve início a partir de sucessivas regressões e transgressões do mar. Este processo acumulou na costa sedimentos continentais e marinhos. Muitas montanhas litorâneas são puro sedimento, acúmulo de material. Esses sedimentos são denominados terras baixas formando em sua grande maioria por um enorme sistema de lagos e lagunas costeiras.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #11 Online: 14 de Maio de 2018, 09:00:31
Show de bola, Rapha!

Creio que fui um dos poucos que já sabiam, ainda que bem vagamente, sobre este projeto. Ansioso por vê-lo publicado por completo... :)
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #12 Online: 14 de Maio de 2018, 09:00:36
Sensacional a ideia do projeto, Rafa! Conhecendo a qualidade da fotografia e também a beleza do local ja estou ansioso pelas imagens.

Seguindo pelo Face e repassando a amigos.  :ok:

Um Instagram seria legal também, compartilhe aqui com a gente se criar um.

Sucesso!  :ok:

Muito obrigado Leandro!

Na verdade esse projeto foi ideia de um conhecido virtual, que detém não só conhecimento sobre, como o maior conjunto de documentos, imagens e informações sobre os Aparados da Serra. Nos conhecemos através de um amigo em comum, e depois de muitas trocas de email, conversas e tudo mais, decidimos por a mão na massa.

Reforçando, eu criei um instagram profissional que está vinculado a nossa página do face, então tudo o que eu compartilhar no insta será sobre o projeto, mas eu ainda não sei se o que compartilharmos na página do face irá passar pelo insta, se alguém puder dar uma luz, eu até agradeço.

instagram.com/raphasombrio



Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #13 Online: 14 de Maio de 2018, 09:03:32
Show de bola, Rapha!

Creio que fui um dos poucos que já sabiam, ainda que bem vagamente, sobre este projeto. Ansioso por vê-lo publicado por completo... :)

Valeu guri! Sim, até alguns parentes meus ainda não sabem. Sei que parece estranho e desnecessário, mas pensamos muito antes de decidir divulgar o projeto, por diversos e importantes motivos, mas agora vai.

No entanto, ainda falta muito ( anos ) para a conclusão do primeiro livro, que é o do Rio Grande do Sul, depois será a vez de Santa Catarina.
Mas, vambora!


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #14 Online: 14 de Maio de 2018, 12:03:02
Oi Rapha!!! Nossa! Que legal!! Parabéns pelo projeto que já sei que será incrível... pelas fotos e pelas histórias que conta sobre elas. Acompanhando... comecei a seguir pelo insta e sou sua primeira seguidora no 500px...  :clap:

Muita Luz nessa empreitada, meu amigo...


E bela foto, como sempre...


Ah! Vai ter alguma em P&B? 8-)