Autor Tópico: O "Marketing" das câmeras fotográficas  (Lida 9151 vezes)

nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #30 Online: 15 de Maio de 2018, 23:33:45
nem ficar em fórum...

ainda mais os melhores (portanto, mais ocupados). Eu sou mediano então vivo em fóruns e youtube  :hysterical:
Idem.

É a Canon financiou aquele reality do Arte 1 também.
Mas é como eu disse... Marketing direcionado ao canal especializado.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk



dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
Resposta #31 Online: 16 de Maio de 2018, 00:58:39

Uma particularidade que vejo no mercado fotográfico, que talvez contribui pro marketing de internet ser tão forte, e em especial aqui no Brasil, que é a carência de lojas físicas de varejo, mesmo em grandes cidades. No caso de instrumento musical (citando pois sou musico também), ou mercado de smartphone por ex, vc encontra lojas fisicas a rodo, com mostruários "a rodo". E claro, muito mais pessoas que possuem , o que aumenta  chance de ter uma experiência real de uso antes sem precisar adquirir e se basear em informações da internet . Raramente eu vejo algum review de  smartphone, já que literalmente qualquer um que se venda no Brasil, eu tenho acesso pra ir em alguma loja testar/fuçar um exemplar de mostruário, ou algum conhecido já tem. Instrumento musical não é tão abundante igual smartphone, mas mesmo assim muitas lojas tem  mostruários, mesmo que de instrumentos de modelos mais modestos.

Já equipamento fotográfico, mesmo aqui no Rio, as opções de lojas são infinitamente mais restritas , afinal se trata de um mercado de nicho. Mostruário... esquece. Por exemplo, quero ver "ao vivo", mas sem compromisso de comprar, uma Fuji....onde???? hehe.

E isso que to usando como exemplo a segunda maior capital do Brasil. Aí confesso que o que vejo na internet sobre equipamento fotográfico acabo dando mais atenção que outros segmentos. La pra 2012 fui influenciado, não nego, hehe, na onda da internet das mirrorless , onde acabei comprando uma sony NEX . E talvez por isso que o marketing na internet de câmeras dslr/mirrorless acaba talvez "batendo com mais força" que outros segmentos.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #32 Online: 16 de Maio de 2018, 06:54:46
Olá amigos. Há um tempo que não logava aqui no MF e hoje dei de cara com esse tópico que achei bastante pertinente. Como sou formado em comunicação social e escrevi minha monografia sobre um tal "mercado fotográfico", vou dar algumas opiniões sobre o assunto.

Primeiro, é preciso distinguir os termos: publicidade, propaganda e marketing, que não significam a mesma coisa.

O que vemos no intervalo da programação de tv, nas revistas, outdoors, banners, anúncios em vídeos anteriores ao que queremos assistir, etc, é propaganda. A propaganda não é velada, tem sempre o objetivo expresso de nos convencer a consumir um produto ou serviço.

A publicidade é mais complicada... ela é tradicionalmente feita por formadores de opinião, como jornalistas ou pessoas influentes. E ao contrário do que alguém disse aí mais acima, um jornalista pode, sim, utilizar sua influência social para vender um produto, desde que em algum canto do anúncio, geralmente colocado em caracteres bem pequenos, esteja figurando "publicidade".

Vejam que há uma diferença significativa aqui. A propaganda não omite o desejo de vender, enquanto a publicidade se traveste de uma facticidade que decorre da confiança atribuída pela sociedade ao jornalista. Os tais "digital influencers" se encaixam mais nessa categoria publicitária. Entretanto, como as transformações culturais acontecem de maneira mais fluida que as legislativas, ainda não existe uma regulamentação clara acerca da atuação de pessoas físicas na formação de opinião (lembrando aqui que o jornalista sempre emite opinião, quando o faz, através de um canal oficial de comunicação) e, portanto, um youtuber não precisa alegar burocraticamente que aquela matéria não se trata de um conteúdo comprometido com a verdade, mas com a venda.

Por fim, marketing é um conjunto de análises e ações que vão desde a avaliação da qualidade na fabricação, logística e distribuição, preço e posicionamento de mercado, ponto de venda, até a comunicação (onde se insere aqui a propaganda e a publicidade) o atendimento, a satisfação do cliente. Assim, a grosso modo, publicidade e propaganda são elementos do marketing, que é basicamente a arquitetura conceitual de uma marca.

Posto isso, prossigo no próximo tópico...

 :clap:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 16 de Maio de 2018, 09:26:09
nem ficar em fórum...

ainda mais os melhores (portanto, mais ocupados). Eu sou mediano então vivo em fóruns e youtube  :hysterical:

Exato Como sou péssimo, não tenho o que fazer mesmo.
« Última modificação: 16 de Maio de 2018, 09:27:18 por Claudio Rombauer »


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 16 de Maio de 2018, 12:38:06
Exato Como sou péssimo, não tenho o que fazer mesmo.

Sem considerar que "os melhores" tem empregados, equipes e equipos q automatizam o trabalho, supondo que deva sobrar tempo livre para o lazer, o mesmo nao se pode dizer daqueles  que lutam ferozmente pela sobrevivencia.. Mas tem os hobbistas desempregados, estudantes, aposentados e dependentes familiares que curtem fotografia, com certeza essas categoriais terão mais tempo para frequentar foruns e youtubes da vida rsrs.. Obviamente que foristas e youtubers contribuem consciente, direta ou indiretamente ou não, nos processos de publicidade, que podem até fazer parte de alguma estratégia de marketing de grandes fabricantes, tipo robos e fanboys em redes sociais..
« Última modificação: 16 de Maio de 2018, 12:50:44 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 16 de Maio de 2018, 12:47:42
Sem considerar que "os melhores" tem empregados, equipes e equipos, supondo que deva sobrar tempo livre para o lazer, o mesmo nao se pode dizer daqueles  que lutam ferozmente pela sobrevivencia.. Mas tem os hobbistas desempregados, estudantes, aposentados e dependentes familiares que curtem fotografia, com certeza essas categoriais terão mais tempo para frequentar foruns e youtubes da vida rsrs..

Eu confesso que fico bastante em canais, principalmente de noite, depois que meu filho pega no sono e dou aquela desacelerada. Mas já sou muito velho, eh eh eh.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #36 Online: 17 de Maio de 2018, 12:10:20
E se fossem as DSLR dizendo que chutam a bunda das ML, há 10 anos ?  :ponder:


É só mais um exemplo de marketing ML...agressivo, deselegante, antiético e, pior, mentiroso



Quando leio isso, penso logo no grupo de vilões ameaçando os bons moços...


O fato é que todo mundo mente. Tanto o "covil do marketing ML" quanto a Nikon, quando diz que o lucro cresceu 8 vezes.

E lembre: a Wired é uma revista de tecnologia, não de fotografia. O negócio deles é escrever sobre novidade. E, acima de tudo, obter cliques.
« Última modificação: 17 de Maio de 2018, 12:11:49 por felipemendes »


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #37 Online: 17 de Maio de 2018, 12:37:25
Olá amigos. Há um tempo que não logava aqui no MF e hoje dei de cara com esse tópico que achei bastante pertinente. Como sou formado em comunicação social e escrevi minha monografia sobre um tal "mercado fotográfico", vou dar algumas opiniões sobre o assunto.

Primeiro, é preciso distinguir os termos: publicidade, propaganda e marketing, que não significam a mesma coisa.

O que vemos no intervalo da programação de tv, nas revistas, outdoors, banners, anúncios em vídeos anteriores ao que queremos assistir, etc, é propaganda. A propaganda não é velada, tem sempre o objetivo expresso de nos convencer a consumir um produto ou serviço.

A publicidade é mais complicada... ela é tradicionalmente feita por formadores de opinião, como jornalistas ou pessoas influentes. E ao contrário do que alguém disse aí mais acima, um jornalista pode, sim, utilizar sua influência social para vender um produto, desde que em algum canto do anúncio, geralmente colocado em caracteres bem pequenos, esteja figurando "publicidade".

Vejam que há uma diferença significativa aqui. A propaganda não omite o desejo de vender, enquanto a publicidade se traveste de uma facticidade que decorre da confiança atribuída pela sociedade ao jornalista. Os tais "digital influencers" se encaixam mais nessa categoria publicitária. Entretanto, como as transformações culturais acontecem de maneira mais fluida que as legislativas, ainda não existe uma regulamentação clara acerca da atuação de pessoas físicas na formação de opinião (lembrando aqui que o jornalista sempre emite opinião, quando o faz, através de um canal oficial de comunicação) e, portanto, um youtuber não precisa alegar burocraticamente que aquela matéria não se trata de um conteúdo comprometido com a verdade, mas com a venda.

Por fim, marketing é um conjunto de análises e ações que vão desde a avaliação da qualidade na fabricação, logística e distribuição, preço e posicionamento de mercado, ponto de venda, até a comunicação (onde se insere aqui a propaganda e a publicidade) o atendimento, a satisfação do cliente. Assim, a grosso modo, publicidade e propaganda são elementos do marketing, que é basicamente a arquitetura conceitual de uma marca.

Posto isso, prossigo no próximo tópico...

Valeu pela explicação.  :ok:
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #38 Online: 17 de Maio de 2018, 12:48:32
Isso. Fotógrafo ativo não tem tempo de ficar olhando youtube!  :)

E tem gente que gosta, como vc falou, da inovação, de fotografar com algo novo, e não necessariamente de fotografia em si. Tem gente que compra equipamento pra se motivar a fotografar.

Eu estou tentando chegar ao Nirvana de ter uma câmera, duas lentes (fixas) e vender o resto todo.

Puts, eu discordo um pouco. Acho que existem profissionais que gostam de ler, pesquisar, conversar sobre o assunto e arrumam tempo pra isso, fuçam livrarias, internet, etc.

Mas realmente, está cada vez mais difícil achar bons materiais on-line sobre fotografia, hoje só se encontra Youtubers fazendo comparativos vagos de equipamentos usando uma linguagem mesclada de Tiago Leifert e comediante de stand up comedy. Mas é algo do Youtube, em todas as áreas vc vai achar esse tipo de vídeo, não só na fotografia.

E concordo com os amigos que explicaram a potência dessa "soft" publicidade em mídias sociais, para influenciar a compra de equipamentos funciona muito bem.
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #39 Online: 17 de Maio de 2018, 13:03:43
Puts, eu discordo um pouco. Acho que existem profissionais que gostam de ler, pesquisar, conversar sobre o assunto e arrumam tempo pra isso, fuçam livrarias, internet, etc.


Foi uma constatação (ainda que divertida) sobre meus amigos fotógrafos: tenho a impressão de entender mais de equipamento que eles, embora todos ganhem a vida com fotografia, e eu, não... Claro que há profissionais que fazem questão de se manter atualizados sobre equipamento. Mas mesmo alguns destes fazem isso como uma "blindagem" contra a concorrência. Muito cliente tem mais interesse nos Mp que no estilo do fotógrafo. Daí, conheço gente que diz que perdeu cliente porque trabalhava com D700 na época que a D800 foi lançada, e o cliente usou isso como critério de desempate.

Acho que, no fim das contas, todo mundo acha que atualiza equipamento por necessidade. Pra alguns profissionais (nem todos), esta necessidade é real; pra maioria dos amadores, essa necessidade é puramente justificativa pra comprar brinquedos novos.


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #40 Online: 17 de Maio de 2018, 13:28:16
Foi uma constatação (ainda que divertida) sobre meus amigos fotógrafos: tenho a impressão de entender mais de equipamento que eles, embora todos ganhem a vida com fotografia, e eu, não... Claro que há profissionais que fazem questão de se manter atualizados sobre equipamento. Mas mesmo alguns destes fazem isso como uma "blindagem" contra a concorrência. Muito cliente tem mais interesse nos Mp que no estilo do fotógrafo. Daí, conheço gente que diz que perdeu cliente porque trabalhava com D700 na época que a D800 foi lançada, e o cliente usou isso como critério de desempate.

Acho que, no fim das contas, todo mundo acha que atualiza equipamento por necessidade. Pra alguns profissionais (nem todos), esta necessidade é real; pra maioria dos amadores, essa necessidade é puramente justificativa pra comprar brinquedos novos.

Concordo totalmente!  :ok:
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


Samir

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 83
Resposta #41 Online: 18 de Maio de 2018, 09:45:43
Quem lembra desse comercial da Canon?


Passava na tv uns anos atrás, acho que em 2014, o ano da copa no Brasil. Volta e meia manhã, tarde e noite tava lá esse comercial na Globo, Band...Eu adorava. Puta clima épico e majestoso na produção, demais, hehe.

A fala do comercial era a melhor (e muito verdadeira, por sinal):

"A lente é a força da câmera reflex  digital Canon EOS."
« Última modificação: 18 de Maio de 2018, 09:46:44 por Samir »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #42 Online: 18 de Maio de 2018, 10:20:37
Ontem vendo uma novela infantil do SBT com a minha filha, vi um menino que interpretava um Youtuber usando uma Rebel, será que a Canon paga por isso como publicidade? Imagina a força que isso não tem.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 18 de Maio de 2018, 10:26:14
Vejam o que a Apple conseguiu só com MKT. Criaram praticamente uma religião.

Sent from my SM-N910C using Tapatalk



nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #44 Online: 18 de Maio de 2018, 11:05:13
Ontem vendo uma novela infantil do SBT com a minha filha, vi um menino que interpretava um Youtuber usando uma Rebel, será que a Canon paga por isso como publicidade?
Claro que paga... A mídia não dá ponto sem nó.  :assobi: :shock: