Autor Tópico: O "Marketing" das câmeras fotográficas  (Lida 9149 vezes)

fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 18 de Maio de 2018, 13:48:31
Claro que paga... A mídia não dá ponto sem nó.  :assobi: :shock:

Exatamente...

E não deve ter pago pouco...

O canal Off por exemplo o que tem de gravações com Go Pro é quase praticamente todos os programas.
No caso do Off eles tem muitos freelancers como já foi até tema de um dos programas deles... ou seja, a pessoa faz um documentário ou uma série de documentários manda para eles e se for interessante eles compram... nestes casos certeza que tem investimentos por parte das fabricantes... bom para as fabricantes e bom para os produtores de vídeos amadores...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #46 Online: 19 de Maio de 2018, 07:05:36
Aqui mostra um típico marketing internautico feito por uma das maiores revistas de tecnologia dos EUA, a Wired (que tem mais de 30 anos de mercado)

Reportagem de 2010!!! Dois anos após a "revolução ML" :doh:, já insinuando que DSLR era coisa do passado  :hysterical:  OITO ANOS ATRÁS  :snack:

O artigo abre com:

There's a new camera category in town. It's EVIL, and it's going to kick your DSLR's ass.

Há uma nova categoria de câmeras na cidade.
Ela é má (trocadilho com o nome das ML, na época Electronic Viewfinder, Interchangeable Lenses) e está indo (going- trocadilho com alguém na cidade andando a pé e indo) chutar a bunda da sua DSLR


https://www.wired.com/2010/01/five-reasons-you-should-ditch-your-dslr/


Pois é...

E se fossem as DSLR dizendo que chutam a bunda das ML, há 10 anos ?  :ponder:


É só mais um exemplo de marketing ML...agressivo, deselegante, antiético e, pior, mentiroso




Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Eu li a materia eu nao vi nada que esteja escrito que nao seja verdade.

Eu chamaria isso mais de PR do que de Marketing. Diferente dos anos anteriores dessa materia em que convenciam publico a comprar cameras DSLR baseado em numero de MP e capacidade de DOF para fins esteticos, no lugar de real qualidade de imagem e praticidade de portabilidade.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #47 Online: 19 de Maio de 2018, 07:39:12
Puts, eu discordo um pouco. Acho que existem profissionais que gostam de ler, pesquisar, conversar sobre o assunto e arrumam tempo pra isso, fuçam livrarias, internet, etc.

Mas realmente, está cada vez mais difícil achar bons materiais on-line sobre fotografia, hoje só se encontra Youtubers fazendo comparativos vagos de equipamentos usando uma linguagem mesclada de Tiago Leifert e comediante de stand up comedy. Mas é algo do Youtube, em todas as áreas vc vai achar esse tipo de vídeo, não só na fotografia.

E concordo com os amigos que explicaram a potência dessa "soft" publicidade em mídias sociais, para influenciar a compra de equipamentos funciona muito bem.

Depende do profissional. Boa parte dos profissionais mal sabem de equipamentos e novidades. Muitos que tem tempo livre acabam entrando em bate papos e se informando, mas com os anos tal conteudo enxe o saco se vc nao for mais apegado as questoes tecnologicas do que a fotografia ou o trabalho em si. Fotografos amadores quando "enxem o sao" de ficar pesquisando e lendo do mesmo assuntos da area, simplesmente vao fazer outra coisa e deixam a fotografia um pouco de lado, ou so para os finais de semana ou ferias.

Um exemplo isolado, a maioria dos estudios que eu entro que vendem filme negativos, ou fotografos que eu vejo vendendo fotos com efeito visual de filme negativos aplicado em pos edicao, quando converso com eles fica evidente que em geral eles nao sabem que existem muitas opicoes de filmes negativos disponivel no mercado, ou que mesmo que eh possivel fazer fotos com filme negativo hoje em dia.

Em um estudio por exemplo, ao ver que so vendiam dois tipos de filmes Kodak, eu perguntei pq ele so vendia esses dois, e a resposta dele foi que hoje em dia nao existe mais filmes negativos, e que a Kodak eh a unica empresa que ainda faz filmes negativos. E em uma exhibicao de fotografias, vendo umas fotos todas com efeitos de filmes negativos, para confirmar eu perguntei se sao todas fotos digitais ou se havia algumas feitas com filme negativo de verdade, e a resposta do fotografo foi que era tudo digital pq hoje em dia filme negativo eh muito caro e nao existe mais como revelar filmes negativos (o que seria verdade se o cara morasse no Brasil, mas o cara eh Espanhol e mora na Alemanha onde filme negativos nao sao tao caros e tem muitas lojas e mercados que revelam fotos).

Muitas pessoas vem me perguntar de cameras, programas de edicao, quimicas fotograficas e eu normalmente nao sei responder nem a metade do que perguntam. Eu tenho o que funciona para mim, estou satisfeito e nao me interesso com demais informacoes.

Foi uma constatação (ainda que divertida) sobre meus amigos fotógrafos: tenho a impressão de entender mais de equipamento que eles, embora todos ganhem a vida com fotografia, e eu, não... Claro que há profissionais que fazem questão de se manter atualizados sobre equipamento. Mas mesmo alguns destes fazem isso como uma "blindagem" contra a concorrência. Muito cliente tem mais interesse nos Mp que no estilo do fotógrafo. Daí, conheço gente que diz que perdeu cliente porque trabalhava com D700 na época que a D800 foi lançada, e o cliente usou isso como critério de desempate.

Acho que, no fim das contas, todo mundo acha que atualiza equipamento por necessidade. Pra alguns profissionais (nem todos), esta necessidade é real; pra maioria dos amadores, essa necessidade é puramente justificativa pra comprar brinquedos novos.

Essa necessidade "real" da atualizacao do equipamento, como vc indicou, tende mais por causa da imagem vendida ao cliente do que com a fotografia em si. E o mesmo eh para os nao profissionais que atualizam equipamentos mais por imagem pessoal ou crenca (dele mesmo e dos que se relacionam com ele) de que fara fotos melhor, do que com uma real necessidade em relacao a fotografia em si.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 31 de Maio de 2018, 09:09:50
Trazendo isso pro meu mundo, que é dos casamentos (e eventos rm geral).

O Mansano é daqui de Maringá. E usava 5d III.
Depois de um tempo, apareceu na internet com podcast (ou video, não lembro)

"PORQUE PASSEI A USAR FUJI"

Foi um boom na cidade, todo mundo orçando Fuji, os muambeiros do PY cotando Fuji, etc.
Aí  uma caralhada de gente trocou Canon/Nikon por Fuji.
E eu ouvi, não foi uma, nem duas vezes, "AH, SE O ANDRÉ TÁ USANDO É PORQUE É BOM, NÉ!"



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 31 de Maio de 2018, 09:50:35
Trazendo isso pro meu mundo, que é dos casamentos (e eventos rm geral).

O Mansano é daqui de Maringá. E usava 5d III.
Depois de um tempo, apareceu na internet com podcast (ou video, não lembro)

"PORQUE PASSEI A USAR FUJI"

Foi um boom na cidade, todo mundo orçando Fuji, os muambeiros do PY cotando Fuji, etc.
Aí  uma caralhada de gente trocou Canon/Nikon por Fuji.
E eu ouvi, não foi uma, nem duas vezes, "AH, SE O ANDRÉ TÁ USANDO É PORQUE É BOM, NÉ!"
Isso rola mesmo e todo dia vejo gente saindo de Fuji e voltando pro Fuifreimi ou saindo de Nikon/Canon Fuifreimi e indo pra Fuji.

Só que agora todo mundo tá indo pra Sony por causa do Everton Rosa... kkkkkkkk


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #50 Online: 31 de Maio de 2018, 10:52:44
Essa necessidade "real" da atualizacao do equipamento, como vc indicou, tende mais por causa da imagem vendida ao cliente do que com a fotografia em si. E o mesmo eh para os nao profissionais que atualizam equipamentos mais por imagem pessoal ou crenca (dele mesmo e dos que se relacionam com ele) de que fara fotos melhor, do que com uma real necessidade em relacao a fotografia em si.

Claro. Tem a impressão (incorreta) que se o cliente tem equipamento melhor que o fotógrafo, o cliente achar que as fotos do fotógrafo vão ficar (ruins) igual às do cliente. E tem aquela coisa, "se esse cara investiu tanto dinheiro em equipamento, ele tem que ser bom!".


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 31 de Maio de 2018, 10:58:33
E nessa toada o que conta mesmo é o tamanho, que pro cliente, não quer nem saber e nem sabe a diferença de marcas ou quais marcas existem...

O que conta mesmo pro cliente é o tamanho da câmera, quanto maior melhor pra ele.

Já vi vários comentários do tipo, a câmera do fulano é boa, olha só o tamanho dela.

Acredito que na cabeça pensante do cliente o que conta mesmo é se for pequeno tem a mesma qualidade do meu celular então pra que eu pago o fotógrafo profissa se ele tem uma câmera do tamanho da minha? eu mesmo vou fotografar então...

Verdade ou não é?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 31 de Maio de 2018, 11:08:46
E nessa toada o que conta mesmo é o tamanho, que pro cliente, não quer nem saber e nem sabe a diferença de marcas ou quais marcas existem...

O que conta mesmo pro cliente é o tamanho da câmera, quanto maior melhor pra ele.

Já vi vários comentários do tipo, a câmera do fulano é boa, olha só o tamanho dela.

Acredito que na cabeça pensante do cliente o que conta mesmo é se for pequeno tem a mesma qualidade do meu celular então pra que eu pago o fotógrafo profissa se ele tem uma câmera do tamanho da minha? eu mesmo vou fotografar então...

Verdade ou não é?

E Uma situacao dificil concorrer com o marketing para massas e automatismo. Na real arte sempre foi motivo para elogios e pouco pagamento.  Mas nao da pra vicar negative, bola pra frente.
« Última modificação: 31 de Maio de 2018, 11:11:32 por Leonardo Tonin »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #53 Online: 31 de Maio de 2018, 11:23:36
E Uma situacao dificil concorrer com o marketing para massas e automatismo. Na real arte sempre foi motivo para elogios e pouco pagamento.  Mas nao da pra vicar negative, bola pra frente.

O mundo comercial e o mundos da arte sao mundos bem distintos. Por mais que muitos fotografos comerciais se achem uns artistas.  :assobi: E alguns "artistas" achem que subir na vida como artista eh fazer trabalho comercial.  8-)


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #54 Online: 31 de Maio de 2018, 13:01:41
O que conta mesmo pro cliente é o tamanho da câmera, quanto maior melhor pra ele.

Já vi vários comentários do tipo, a câmera do fulano é boa, olha só o tamanho dela.

Subjetivo (como normalmente o cliente é), mas sim.

Ele parte do princípio que todo fotógrafo é igual (porque não sabe reconhecer as diferenças entre eles), e que o diferencial é o equipamento. Ou que um fotógrafo medíocre vai tirar fotos melhores porque tem um melhor equipamento.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 31 de Maio de 2018, 13:59:47
O mundo comercial e o mundos da arte sao mundos bem distintos. Por mais que muitos fotografos comerciais se achem uns artistas.  :assobi: E alguns "artistas" achem que subir na vida como artista eh fazer trabalho comercial.  8-)


Bem... enfim... o mundo das percepcoes tende a nao ser valorizado ou percebido com certa frequencia...

 




fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 31 de Maio de 2018, 16:59:02
Subjetivo (como normalmente o cliente é), mas sim.

Ele parte do princípio que todo fotógrafo é igual (porque não sabe reconhecer as diferenças entre eles), e que o diferencial é o equipamento. Ou que um fotógrafo medíocre vai tirar fotos melhores porque tem um melhor equipamento.

exatamente!
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


saguena

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
Resposta #57 Online: 22 de Junho de 2018, 19:19:52
Infelizmente é inquestionável o poder da mídias na influencia direta sobre o consumo das pessoas, basta ver aqui mesmo no fórum a quantidade de pessoas que trocam suas câmeras para ficar atualizado, apesar de melhorias o equipamento continua a fazer o de sempre  :assobi: :assobi: :assobi:     


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #58 Online: 23 de Junho de 2018, 03:48:03
Infelizmente é inquestionável o poder da mídias na influencia direta sobre o consumo das pessoas, basta ver aqui mesmo no fórum a quantidade de pessoas que trocam suas câmeras para ficar atualizado, apesar de melhorias o equipamento continua a fazer o de sempre  :assobi: :assobi: :assobi:   

Vc esta com inveja de quem faz foto melhor por ter o melhor equipamento com as tecnologias mais novas.  8-)