Autor Tópico: O "Marketing" das câmeras fotográficas  (Lida 9144 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Online: 14 de Maio de 2018, 10:11:43
Pessoal, estava acompanhando o tópico das DSLR x Mirrorless e vi um comentário do Sosa sobre o Marketing de alguns fabricantes de câmeras, até fiz uma postagem lá, mas se continuasse iria desvirtuar o tópico, então achei melhor abrir um exclusivo.

Antes de mais nada quero deixar claro que não entendo nada a respeito do assunto, e vou deixar o que é apenas o meu ponto de vista e minhas duvidas.

Sendo assim vamos lá:

Vejo muita gente aqui no fórum, e apenas aqui (nem em grupos do Facebook vejo), falando a respeito da força do marketing influenciando as escolhas a respeito de câmeras x ou y, e fico pensando, que marketing é esse que eu não vejo? Não vejo propaganda de câmeras fotográficas na TV, nas mídias, nas redes socais, ou em qualquer outro veículo de propaganda. Muito raramente vejo alguma coisa da Canon no meu feed do Facebook, mas muito raro mesmo.

Onde vejo se falar muito, são nos canais dedicados a fotografia na internet, como os sites de Reviews, Youtube e tudo mais, e acredito sim que esses sites são patrocinados para influenciar seus leitores de acordo com quem os paga.
Mas será que funciona?
Pergunto isso por que saindo aqui do fórum, pelo menos aqui na minha região, raramente encontro algum fotógrafo que lê ou segue algum desses sites, a impressão que tenho é que uma parcela muito pequena dos usuários de câmeras ficam na internet atrás de reviews ou coisas do tipo.

Ai fica minha dúvida. Será que esse marketing é tão poderoso assim?


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Maio de 2018, 10:15:23
Acho que é o contrário, veja:

Pessoal, estava acompanhando o tópico das DSLR x Mirrorless e vi um comentário do Sosa sobre o Marketing de alguns fabricantes de câmeras, até fiz uma postagem lá, mas se continuasse iria desvirtuar o tópico, então achei melhor abrir um exclusivo.

Antes de mais nada quero deixar claro que não entendo nada a respeito do assunto, e vou deixar o que é apenas o meu ponto de vista e minhas duvidas.

Sendo assim vamos lá:

Vejo muita gente aqui no fórum, e apenas aqui (nem em grupos do Facebook vejo), falando a respeito da força do marketing influenciando as escolhas a respeito de câmeras x ou y, e fico pensando, que marketing é esse que eu não vejo? Não vejo propaganda de câmeras fotográficas na TV, nas mídias, nas redes socais, ou em qualquer outro veículo de propaganda. Muito raramente vejo alguma coisa da Canon no meu feed do Facebook, mas muito raro mesmo.

Onde vejo se falar muito, são nos canais dedicados a fotografia na internet, como os sites de Reviews, Youtube e tudo mais, e acredito sim que esses sites são patrocinados para influenciar seus leitores de acordo com quem os paga.
Mas será que funciona?
Pergunto isso por que saindo aqui do fórum, pelo menos aqui na minha região, raramente encontro algum fotógrafo que lê ou segue algum desses sites, a impressão que tenho é que uma parcela muito pequena dos usuários de câmeras ficam na internet atrás de reviews ou coisas do tipo.

Ai fica minha dúvida. Será que esse marketing é tão poderoso assim?


UM MILHÃO DE SEGUIDORES.

Se esse cidadão disser amanhã que comer cocô é bom e fizer um review disso, acredito que muitos o seguirão.
« Última modificação: 14 de Maio de 2018, 10:16:24 por cfcsosa »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 14 de Maio de 2018, 10:21:07
O problema desses reviewers é que geralmente são meros analisadores de especificações, não são usuários de X ou Y matéria fotográfica, então eles dão a opinião deles de que A é bom, sendo que pode não ser bom pra todo mundo e a mensagem fica.



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 14 de Maio de 2018, 10:43:53
Pergunto isso por que saindo aqui do fórum, pelo menos aqui na minha região, raramente encontro algum fotógrafo que lê ou segue algum desses sites, a impressão que tenho é que uma parcela muito pequena dos usuários de câmeras ficam na internet atrás de reviews ou coisas do tipo.

Ai fica minha dúvida. Será que esse marketing é tão poderoso assim?

O que já notei é que, fora algumas exceções (aqui tem vários caras que são a exceção), fotógrafo compra um equipamento e segue a vida. Não fica pesquisando minúcias no equipamento. Mas há muitos amadores que (possivelmente pra suprir a falta de técnica, ou por tesão em ter o último equipamento) compram tudo que há de mais avançado. A Sony lançou uma câmera com ISO 400 mil e 85 Mp? É essa que ele quer. Aí aparece outro dizendo "Mp não é tudo, tem que ser pequeno também!", e o cara migra na hora. É esse pessoal que interessa mesmo aos fabricantes. Pra ilustrar, todos meus amigos "ricos" que querem uma câmera, vão de Sony. O marketing dos caras pelos "influenciadores de opinião" está atingindo em cheio.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 14 de Maio de 2018, 10:47:32
Eu vejo reviews, mas o cara começa dizendo...tem tandos megapixels, dual AF e mimimi...porra isso eu vejo no site do fabricante, saio do vídeo na hora.
É raro ver alguém falando da sua "ferramenta de trabalho", eu usou uma 6DII por X tempo e que ela tem esse e outro defeito e os a favores são tais. Foi por isso talvez que tenha ganhado a fama de não ser tudo aquilo que esperava-se. Na prática, no trabalho ela vai ser ótima pra quem não pode comprar uma MKIV e o resultado será o mesmo de uma MKIII. (é só um exemplo acabei de pegar uma 6DMKII, não testei direito ainda e nem farei esse tipo de teste crítico, mas com certeza vai ser melhor que qualquer uma das minhas outras câmeras atuais.).

Pra esse tipo de público a melhor maneira de chegar até ele é realmente por reviews e canais específicos de equipamentos e tecnologia, pois fotografos gostam de ficar analizando a "concorrência" ou possibilidades de troca X vs Y e onde se procura isso? Não é no facebook, nem na TV (nem temos tempo pra isso) quando queremos procuramos e o youtube tá ai pra isso e mesmo que em outras línguas tem muita coisa interessante.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Maio de 2018, 10:57:46
Eu só comprei uma Fuji por causa do marketing, não só do fabricante e da sua loja na época, mas de inúmeros canais que falavam coisas do tipo "porque eu troquei todo meu equipamento Nikon por uma Fuji", "porque as mirrorless vão dominar o mundo", etc., e também dos diversos fóruns, onde usuários formadores de opinião faziam e ainda fazem propaganda intensa (as vezes sem querer) do sistema Fuji X.

Aqui no fórum, quando elogiamos nossos equipamentos, estamos também fazendo marketing.

E fazemos isso, na maioria das vezes, pois o equipamento é bom mesmo.
« Última modificação: 14 de Maio de 2018, 10:59:38 por Claudio Rombauer »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 14 de Maio de 2018, 11:02:09
« Última modificação: 14 de Maio de 2018, 11:03:26 por Claudio Rombauer »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #7 Online: 14 de Maio de 2018, 11:07:05
falando a respeito da força do marketing influenciando as escolhas a respeito de câmeras x ou y, e fico pensando, que marketing é esse que eu não vejo?
Esse é o pior marketing (ou seria melhor  :assobi: :ponder:).
É o que não percebemos. A roupa da mocinha da novela. O carro possante do herói do filme...
Na era de "influencers"- que palavra tosca - vale mais pras marcas de câmeras, um mercado tão direcionado, focar nos canais especializados.
Duvido que tu não tenha entrado no youtube pra pesquisar sobre a última lente que tu comprou. Ou mesmo que tenha vindo aqui no MF pra ver o que a galera fala... A gente pode até filtrar, ponderar, buscar uma análise mais prática sobre certos equipamentos.. Mas vai que tudo isso sofre influência desse tal marketing velado!?


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 14 de Maio de 2018, 11:09:56
Esse é o pior marketing (ou seria melhor  :assobi: :ponder:).
É o que não percebemos. A roupa da mocinha da novela. O carro possante do herói do filme...
Na era de "influencers"- que palavra tosca - vale mais pras marcas de câmeras, um mercado tão direcionado, focar nos canais especializados.
Duvido que tu não tenha entrado no youtube pra pesquisar sobre a última lente que tu comprou. Ou mesmo que tenha vindo aqui no MF pra ver o que a galera fala... A gente pode até filtrar, ponderar, buscar uma análise mais prática sobre certos equipamentos.. Mas vai que tudo isso sofre influência desse tal marketing velado!?

No Brasil a gente só compra câmeras por marketing, por influencia de opiniões de fóruns, por reviews. Não podemos testar, não temos acesso a isso, e muito menos devolver se não gostarmos. Eu tive que comprar uma Sony A7R2, e uma 5DSr pra escolher entre elas. Mas fiz isso com o dólar baixo e depois vendi com dólar muito alto, ou seja, ainda tive lucro. Mas o certo seria eu poder devolver. 
« Última modificação: 14 de Maio de 2018, 11:10:34 por Claudio Rombauer »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 14 de Maio de 2018, 12:26:54
No Brasil a gente só compra câmeras por marketing, por influencia de opiniões de fóruns, por reviews. Não podemos testar, não temos acesso a isso, e muito menos devolver se não gostarmos. Eu tive que comprar uma Sony A7R2, e uma 5DSr pra escolher entre elas. Mas fiz isso com o dólar baixo e depois vendi com dólar muito alto, ou seja, ainda tive lucro. Mas o certo seria eu poder devolver.

Tem casos e casos. Já comprei lentes nos EUA que tive que devolver e comprar de novo umas 3 vezes pra vir uma unidade que prestasse, e no final das contas só paguei o valor de uma lente. Mas também já aconteceu de, pra aceitarem devolução, me cobrarem uma taxa, que pode chegar até 1/3 do valor do equipamento. O frete da devolução também pode ser por conta do cliente, e, pra uma caixa, pode chegar fácil nos 50 dólares.

Pensando assim, pode até valer mais a pena comprar e depois vender do que comprar e devolver.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 14 de Maio de 2018, 14:37:08
O marketing internautico é voltado a amantes da fotografia que não possuem amigos fotógrafos próximos e são tímidos para procurar um ou, não tem mesmo a quem perguntar.

Enfim, o perfeito menino de apto do sec 21 que não sai de casa e que acredita que quanto mais usar a internet, mais inteligente ele fica (desde pequenos, eles são incentivados pelos pais, a fazer isso, assim não saem para a rua e os pais não passam medo de roubo, atropelamento, etc..). Geração que tem vergonha de pagar um curso, pois, acha que é jogar dinheiro fora e acha que a internet é a cultura dos deuses. Não entendem que um site tem custo, receita, paga luz, espaço disco, sistema de backup, etc..

Essas pessoas, ingenuamente acreditam em tudo que acham e caem na mão de marginais virtuais que mentem tudo para os crescidos na geração "sabichão de internet".

Naturalmente, quem vai a vários casamentos e eventos esportivos, sabe que Thom Hogan, Kay, Matt Granger, Ken Rockwell, Froknowsphoto, Zack Arias só falam bobagem

MAS, esses meninos não saem de casa e quando saem, são tímidos para perguntar ao fotógrafo do casamento da tia, do primo, etc.. Vêem elogios às fotos e querem levar algo PROFISSA na próxima viagem com os pais. Assim vão ganhar elogios (efeito explicado pela psicologia onde o filho quer continuar recebendo elogios dos pais igual aos que recebia quando era menor). OU, já conseguiram um emprego que não é no ramo fotográfico e querem fotografar as próprias viagems, a namorada, etc...


Estamos na era da pós-verdade, caracterizada pela confiança cega pela internet e pelo descaso aos livros.

A geração mais mal-informada do mundo pois a cabeça está cheia de informação imprecisa.

Finalmente concordamos!

Só uma observação: quem faz casamento nem sabe quem é Ken Rockwell.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #11 Online: 14 de Maio de 2018, 15:13:38
O marketing internautico é voltado a amantes da fotografia que não possuem amigos fotógrafos próximos e são tímidos para procurar um ou, não tem mesmo a quem perguntar.
Não é o que está sendo discutido, mas vamos lá...

A internet é uma baita fonte de informação... Basta ter alguma capacidade de crítica e raciocínio para filtrar o que presta do que não presta.
Não vejo como uma característica exclusiva dessa nova geração... Minha mãe não sabe como lidar com as informações da internet! Tenho que estar toda hora falando pra ela pensar no que está publicando / compartilhando...

Mas sinceramente... Quem fica perguntando isso ou aquilo pro fotógrafo do casamento da tia / irmã ou seja lá qual for? Deixa o cara trabalhar! E para de ficar indagando coisa técnica que SE PODE BUSCAR NA INTERNET!

A questão aqui é COMO o marketing afeta a decisão de compra. Acho que nos afeta a todos. Seja ele de qual forma for feita.. No site do fabricante, num site de reviews ou num suposto site de análise técnica de equipamentos.. Isso não importa. Não é o vizinho fotógrafo com quem batemos vários papos sobre fotografia e equipamento...
Não é nem o MF, que seguido tem post de "que câmera comprar" cujo autor tem até a cor das suas cuecas/calcinhas perguntadas pra podermos dar a melhor resposta...


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 14 de Maio de 2018, 19:13:02
Quase achei que fosse uma auto-biografia sua.

Mas concordo!

(Brincadeirinha)
O marketing internautico é voltado a amantes da fotografia que não possuem amigos fotógrafos próximos e são tímidos para procurar um ou, não tem mesmo a quem perguntar.

Enfim, o perfeito menino de apto do sec 21 que não sai de casa e que acredita que quanto mais usar a internet, mais inteligente ele fica (desde pequenos, eles são incentivados pelos pais, a fazer isso, assim não saem para a rua e os pais não passam medo de roubo, atropelamento, etc..). Geração que tem vergonha de pagar um curso, pois, acha que é jogar dinheiro fora e acha que a internet é a cultura dos deuses. Não entendem que um site tem custo, receita, paga luz, espaço disco, sistema de backup, etc..

Essas pessoas, ingenuamente acreditam em tudo que acham e caem na mão de marginais virtuais que mentem tudo para os crescidos na geração "sabichão de internet".

Naturalmente, quem vai a vários casamentos e eventos esportivos, sabe que Thom Hogan, Kay, Matt Granger, Ken Rockwell, Froknowsphoto, Zack Arias só falam bobagem

MAS, esses meninos não saem de casa e quando saem, são tímidos para perguntar ao fotógrafo do casamento da tia, do primo, etc.. Vêem elogios às fotos e querem levar algo PROFISSA na próxima viagem com os pais. Assim vão ganhar elogios (efeito explicado pela psicologia onde o filho quer continuar recebendo elogios dos pais igual aos que recebia quando era menor). OU, já conseguiram um emprego que não é no ramo fotográfico e querem fotografar as próprias viagems, a namorada, etc...


Estamos na era da pós-verdade, caracterizada pela confiança cega pela internet e pelo descaso aos livros.

A geração mais mal-informada do mundo pois a cabeça está cheia de informação imprecisa.





Sent from my Hasselblad using Tapatalk


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 14 de Maio de 2018, 19:14:37
Só usa Nikon.

Legal !  :ok:  Que bom ! hehehe Valeu !


Sobre esse Ken:
O vendedor que mais me atende, fala desse cara direto, porque sabe que as pessoas conferem tudo o que ele fala com a internet.

Se ele falar algo diferente da net, ele é que sai de mentiroso... É triste...




Sent from my Hasselblad using Tapatalk


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 14 de Maio de 2018, 20:27:05
O marketing eh todo feito por reviewers, blogueiros e YouTubers.

E eh tudo feito de graca. A fabrica manda uma camera e umas lentes pro sujeito brincar por 1 semana e escrever um review ou fazer um video, e pronto, publicidade feita sem precisar gastar muito -- ate mesmo porque a fabrica nao pode pagar uma pessoa para ela dar uma opiniao jornalistica sobre o produto dela.

Eu gosto de carros e leio/assisto muito conteudo automotivo. Essa eh a mesma estrategia dos fabricantes de carros; eles mandam um veiculo para um YouTuber ou jornalista que usa ele por 1 mes fazendo vlogs, e pronto, publicidade feita.

Uma porrada de gente assiste esses YouTubers, nem sempre pelos carros/cameras em si mas sim pra acompanhar a vida cotidiana dessas pessoas, as opinioes deles, etc. E nos videos o produto mandado pelos fabricantes esta sempre la, presente.

Nao sei se existe um nome pra essa estrategia de publicidade, mas eu vou chamar ela de "soft marketing": ao inves de criar uma campanha claramente publicitaria, a fabrica simplesmente cria situacoes onde o produto aparece de forma natural, sendo usado por pessoas influentes.

Sabe quem faz isso muito bem? A Fuji. A Fuji tem esse programa chamado "X-Photographers" onde ela da equipamentos para profissionais ou amadores famosinhos usarem, e ela nao pede nada em troca. Eu li que eles nem obrigam que os fotografos usem as cameras que eles ganharam, e nem pedem que eles facam propaganda de que estao usando cameras da marca. Muitas vezes eles soh precisam usar o equipamento, e em algum ponto alguem vai perguntar qual camera eles usam ou vao ver eles fotografando com a camera da marca e pronto, publicidade feita. A Leica tambem faz isso, mas num nivel muito maior, com fotografos da Magnum. Ela ja deu cameras para o Josef Koudelka e Bruce Gilden e varios outros usarem em projetos fotograficos. Outro dia eu estava vendo uns documentarios sobres esses fotografos, e la estava a Leica S1 no ombro deles. Novamente, publicidade "soft" feita, e muito eficientemente e discretamente, e nem tem cara de propaganda. No final voce quer comprar a camera, e na sua cabeca a decisao veio de dentro de voce sem nenhuma influencia externa, mas mal voce sabe que voce foi influenciado num nivel muito discreto.
« Última modificação: 14 de Maio de 2018, 20:37:58 por Bucephalus »