Autor Tópico: Qual melhor Camera Cropada Canon ?  (Lida 28886 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #15 Online: 16 de Maio de 2018, 09:58:32
As APS-C têm fator de corte, então nada mais correto que serem chamadas de cropadas. Eu particularmente não vejo nada de pejorativo no termo "cropada". Durante muitos anos, a série 1D foi a top de linha da Canon, sendo que são câmeras cropadas (APS-H, com fator de corte de 1.3x). Sempre foram consideradas superiores às da série 5D, full frame.

Sobre o assunto do tópico, é bem como os colegas falaram, a 80D possui sensor mais atual que a 7D II, então em teoria vai te entregar qualidade de imagem ligeiramente melhor. Mas a 7D II tem um corpo mais completo, com mais recursos, principalmente de AF e disparos contínuos. Ambas são câmeras excelentes.


Samir

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 83
Resposta #16 Online: 16 de Maio de 2018, 11:48:50
Creio que ele concorda com você e que ele perguntou porque chamar a câmera de "cropada" se todas tem um fator de corte. Que ele falou que a cropada é incapaz apenas como forma de mostrar o que a camera parece ser quando é chamada de "cropada". Acho que ele quis dizer isso (como uma espécie de ironia) e você entendeu o oposto kkkk

Exatamente. A galera lê de forma literal...
A discussão não tem nada a ver com o significado de "crop" (ou "to crop"). Eu sei exatamente o que é um "crop". Não estou falando disso.

 A questão é a forma pejorativa que carrega o termo "cropada". Como se estivesse referindo a uma câmera inferior.

Falar "Fuji cropada", aí ninguém quer, né? Tá, parei. :assobi:

Só acho que "câmera cropada" carrega um ar pejorativo ao se referir a um equipamento. Isso que eu quis dizer.
« Última modificação: 16 de Maio de 2018, 11:50:44 por Samir »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 16 de Maio de 2018, 11:55:33
Eu nunca uso este termo. Nunca usei.

Pra mim, o correto mesmo é APS e 35mm, pois o termo "Fullframe" também é completamente equivocado, pois, em relação às suas objetivas, a Fuji X também é quase "fullframe", mas se você coloca uma objetiva manual 35mm ela funciona como "'cropada".

Nenhuma é completamente "fullframe", sempre tem um pouco de "crop". Pra otimizar isso o sensor teria que ser quadrado.

Discussão sem fim, parecida com as TVs de tubo, onde "fullframe" era o formato 4:3 e cropado era o widescreen...
« Última modificação: 16 de Maio de 2018, 11:56:21 por Claudio Rombauer »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #18 Online: 16 de Maio de 2018, 12:02:52
O termo pode não ser dos melhores, mas não acho nem um pouco que seja usado de forma pejorativa.
« Última modificação: 16 de Maio de 2018, 12:04:15 por Humberto Yoji »


eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #19 Online: 16 de Maio de 2018, 12:16:03
O termo pode não ser dos melhores, mas não acho nem um pouco que seja usado de forma pejorativa.

Pensando bem, você está certo também. Se você não acha perjorativo, é justamente porque não menospreza os sensores 24mm. Você não vê a palavra cropada como algo negativo. Infelizmente muitos não pensam como você. É o mesmo que acontece com o preconceito racial. Se você chamar alguém de preto na rua, mesmo que ela seja preta mesmo, e ela não gostar, é porque ela negativa o fato de ser preta, alimentando racismo. Tem gente que defende que o termo certo não é preto, e sim negro. Eu particularmente não acho que haja diferença.

O mesmo acontece com o termo empregada. Foi tão negativado que se criou uma lei que deveria ser oficialmente trocada pelo termo secretária (do lar). Só defende que deve haver a mudança se a pessoa tem preconceito (não vejo outro motivo).

Se alguém me disser que sou portador de uma câmera cropada (e de fato sou), não me sentirei ofendido. Vou sentir orgulho kkkk

Então minha opinião é que não discordo que se chame de cropada as câmeras, mas discordo que alguém veja esse nome com maus olhos.
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 16 de Maio de 2018, 12:39:27
É o mesmo que acontece com o preconceito racial. Se você chamar alguém de preto na rua, mesmo que ela seja preta mesmo, e ela não gostar, é porque ela negativa o fato de ser preta, alimentando racismo. Tem gente que defende que o termo certo não é preto, e sim negro. Eu particularmente não acho que haja diferença.


Ninguém é preto, ninguém é branco.
Todas as cores de pele são variações tonais intermediárias.
Posso provar isso, tenho um colorímetro de contato.
« Última modificação: 16 de Maio de 2018, 12:40:10 por Claudio Rombauer »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 16 de Maio de 2018, 12:45:42
Estes termos, cropada, câmera de entrada, etc., são criados pro usuário ficar sonhando em, assim que tiver condições, fazer um "upgrade".

Tivemos isso na década de 80/90 com os contrabaixos. Na época quem dominava o mercado eram os simplórios Fenders Jazz Bass e Precision. Aí uns infelizes inventaram os chamados "baixos ativos", com um monte de controles de tons, cortes de frequências, um monte de coisa inútil. Todo mundo fez "upgrade" para os ativos e não durou uma década, todo mundo fez "downgrade" para os Fenders. Hoje, pra maioria dos baixistas, nada substitui um velho, bom e simplório Precision Bass.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #22 Online: 16 de Maio de 2018, 12:48:57
Estes termos, cropada, câmera de entrada, etc., são criados pro usuário ficar sonhando em, assim que tiver condições, fazer um "upgrade".

"Câmera de entrada" sim, eu acho um termo pejorativo, mas aí é uma decisão comercial das marcas, com um objetivo claro.


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #23 Online: 16 de Maio de 2018, 12:51:22
"Câmera de entrada" sim, eu acho um termo pejorativo, mas aí é uma decisão comercial das marcas, com um objetivo claro.

Tem também os carros de entrada.... vc usa, se arrepende e dá de entrada num melhor  :D
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #24 Online: 16 de Maio de 2018, 12:54:09
Tem também os carros de entrada.... vc usa, se arrepende e dá de entrada num melhor  :D
:D


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 16 de Maio de 2018, 14:31:21
Pior é o carro "completo".

Tipo, prefiro comprar um incompleto mesmo e com o que sobrar de grana compro umas lentes.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #26 Online: 16 de Maio de 2018, 18:56:35
Pior é o carro "completo".

Tipo, prefiro comprar um incompleto mesmo e com o que sobrar de grana compro umas lentes.

Se hoje eu fosse comprar um carro de 60k a vista, eu compraria um de 40k e uma 200mm F2


dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
Resposta #27 Online: 16 de Maio de 2018, 19:15:58
Estes termos, cropada, câmera de entrada, etc., são criados pro usuário ficar sonhando em, assim que tiver condições, fazer um "upgrade".

Tivemos isso na década de 80/90 com os contrabaixos. Na época quem dominava o mercado eram os simplórios Fenders Jazz Bass e Precision. Aí uns infelizes inventaram os chamados "baixos ativos", com um monte de controles de tons, cortes de frequências, um monte de coisa inútil. Todo mundo fez "upgrade" para os ativos e não durou uma década, todo mundo fez "downgrade" para os Fenders. Hoje, pra maioria dos baixistas, nada substitui um velho, bom e simplório Precision Bass.

Óóóóóiiaaa, esse fórum apesar de ser de fotografia também tem baixistas rondando por aí.... hehe

Desculpa, mas a história que eu conheço é pouco diferente, hehe. Music Man, Warwick, Ibanez, Yamaha, Tobias, as linhas american deluxe e signature da Fender (que tem diversos modelos com circuito ativo - por ex o do Marcus Miller).... entre outros... não vingaram os modelos de circuito ativo? Music man, btw, desde primóridios é tudo com circuito ativo. Eu tenho 2 baixos e um baixolao com.... circuito ativo!!!! Estaria eu remando contra a maré??  :shock: :shock:
Mas com brincadeiras e ironias a parte, concordo com vc em uma coisa, circuito ativo não é um upgrade pra "melhorar" a qualidade do som fato. Ele  proporciona uma maior flexibilidade pra equalizar o som e melhorar, no máximo,  a relação sinal ruído , e só. Ah, também serve pra acabar a bateria no meio de um show, como já aconteceu comigo, kkkkk!!

E galera, desculpa o comentário off tópic, mas esse exemplo acho da pra fazer uma boa analogia com esse tópico. De repente, respondendo a pergunta , falando estritamente da qualidade de imagem do sensor, a T7i , ou de repente até Sl2, tem a mesma qualidade de imagem da 80D, sendo a vantagem dessa última uma maior flexibilidade de configurações, como o circuito ativo do baixo. Aliás, recentemente eu estava exatamente com essa mesma indagação do autor do tópico e..... virei a casaca !!! mais um canonzeiro na área..hehehe . não digo que vou largar, mas a sony agora vai ser meu backup... hehe


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 16 de Maio de 2018, 20:24:13
Óóóóóiiaaa, esse fórum apesar de ser de fotografia também tem baixistas rondando por aí.... hehe

Desculpa, mas a história que eu conheço é pouco diferente, hehe. Music Man, Warwick, Ibanez, Yamaha, Tobias, as linhas american deluxe e signature da Fender (que tem diversos modelos com circuito ativo - por ex o do Marcus Miller).... entre outros... não vingaram os modelos de circuito ativo? Music man, btw, desde primóridios é tudo com circuito ativo. Eu tenho 2 baixos e um baixolao com.... circuito ativo!!!! Estaria eu remando contra a maré??  :shock: :shock:


Falo do meu universo de músicos, gravações, gigs. Voce pode ter outra visão, sem problemas. Acabei adquirindo dezenas de contrabaixos na minha carreira, de todos eles, apenas 6 são ativos, e são muito bons sim, entre eles, American Elite, Lakland, Spector, Peavey Cirrus e Music Man. Mas eu definitivamente obtenho resultados infinitamente melhores quando ligo meus passivos em preamps externos, ou seja, o conjunto final é ativo obviamente, a vantagem é que posso variar entre diversos preamps, valvulados, transistorizados, etc., o conjunto fica mais poderoso, mas o instrumento ativo é mais pratico.

Mas expliquei mal, quis dizer que nos anos 80, não sei se você tocava nessa época, houve uma corrida maluca pelos ativos e os Passivos foram considerados lixo, vi gente trocando de mano Precision anos 70 por Washburn ativo que hoje não vale 500 reais. 

Desculpem o off, mas é raríssimo encontrar baixistas com entendimento em equipamento pra conversar, tem que aproveitar a oportunidade.
« Última modificação: 16 de Maio de 2018, 20:35:46 por Claudio Rombauer »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 16 de Maio de 2018, 20:44:55
Sobre as câmeras "cropadas", tive algumas, 20D, XT350, 30D, ...

Eu ficaria na 80D, corpo de magnésio, boa pegada, e um viewfinder bom. O que não aguentava na linha Rebel era o viewfinder túnel com pouca magnificação, realmente me atrapalhava.

Nunca testei a 80D, mas me parece excelente.