Autor Tópico: Qual melhor Camera Cropada Canon ?  (Lida 8129 vezes)

Claudio Rombauer

• Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
Resposta #45 Online: 18 de Maio de 2018, 00:56:12
Sim, você está certo, deve ter vindo daí.

A ideia do Photoshop é "colher" a melhor parte da imagem, como a colheita de trigo, por ex. Quando se pega o que interessa e (parte de cima) e se despreza o talo. Então se passava a imagem no Scanner e, depois, se colhia o que interessava. Mas não se traduz por recortar.

Para câmeras digitais, no lugar do APS-C é que é usado só no YouTube e sites nérdicos americanos (não creio que ingleses usem, não sei)

Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Bem, é um termo horroroso para APS. Eu não uso. Full frame tambem é esquisito.

Sent from my SM-N910C using Tapatalk

Claudio Rombauer

• Colaborador(a)
Resposta #46 Online: 18 de Maio de 2018, 00:56:58
Então, minha primeira pergunta foi principalmente pra saber a diferença entre o tamanho. É tão perceptível assim? Tipo, o dobro do tamanho?
É beeeeem melhor pelo que lembro. Não é só tamanho.

vangelismm

• Trade Count: (7)
  • Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #47 Online: 18 de Maio de 2018, 08:13:54
Preconceito ou não, já falei sobre isso.

O termo crop não existe no site de nenhum fabricante.

A menos que você não considere a Canon uma fabricante, o termo crop está lá bonitão no filtro de busca:
https://shop.usa.canon.com/shop/en/catalog/eos-cameras
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs

Claudio Rombauer

• Colaborador(a)
Resposta #48 Online: 18 de Maio de 2018, 08:36:42
A menos que você não considere a Canon uma fabricante, o termo crop está lá bonitão no filtro de busca:
Eu também já li. O termo crop aplicado a câmera digital surgiu quando adaptaram objetivas 35 em câmeras com mídia APS e foi necessário explicar a mudança no comportamento das distâncias focais.

Ernesto

• Mecenas
  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • Trader
Resposta #49 Online: 18 de Maio de 2018, 17:55:55
Eu também já li. O termo crop aplicado a câmera digital surgiu quando adaptaram objetivas 35 em câmeras com mídia APS e foi necessário explicar a mudança no comportamento das distâncias focais.

Pois é... Assim como o M4/3 não é crop de nada, o APS surgiu com o filme Advantix e ele tinha lentes específicas APS e não era crop de nada.

Quando entrou o Digital, aproveitaram os dois formatos: 35mm e APS.

Mas, mudaram o APS, criando o APS-C, que passou a aceitar lentes 35mm e APS-C (rejeitando as lentes APS de filme)

Aí a americanizada (que nunca teve respeito da criação de equipamentos fotográficos), começou a falar em CROP (mesmo na venda, dizendo que o APS-C aproveitava a melhor parte da lente...quem viveu lembra). Por isso usaram o termo colher do Photoshop (de colheita, ver texto do Photoshop acima, na gíria, aproveitando a melhor parte da foto que veio do scanner) e não se usou o termo cut de recortar.

Gíria de nerd photoshoópico ou gíria de nerd youtuber... continua sendo gíria de nerd e erro de inglês e de português

« Última modificação: 18 de Maio de 2018, 18:08:23 por Ernesto »

Di Torres

• Membro Ativo
Resposta #50 Online: 18 de Maio de 2018, 18:26:38
Pra ensaios e retratos, considero a M50 a melhor cropada da Canon atualmente devido ao Eye AF.
Só é preciso pegar junto o adaptador EF-M > EF, ja que a seleção de lentes EF-M ainda deixa a desejar.
Mesmo com o adaptador deve sair mais barato que uma 80D, na Canon Americana o adaptador ta até saindo de brinde na compra da M50.

Pra eventos de longa duração (4h pra cima) eu pegaria uma 80D pela autonomia da bateria e pela maior resistência.

Pra quem procura custo/benefício, a SL2 é imbatível.

E pra esportes ou outras atividades que as vezes se precisa fotografar em condições complicadas, como debaixo de chuva,  tem a 7DII.

Essas 4 são as principais opções atualmente e tem uma qualidade de imagem equivalente.
Outras duas opções com essa qualidade de imagem seriam a t7i e a 77d, mas elas tem um price point estranho atualmente.

eduedmais

• Freqüentador(a)
  • **
Resposta #51 Online: 18 de Maio de 2018, 23:04:35
Pra ensaios e retratos, considero a M50 a melhor cropada da Canon atualmente devido ao Eye AF.
Só é preciso pegar junto o adaptador EF-M > EF, ja que a seleção de lentes EF-M ainda deixa a desejar.
Mesmo com o adaptador deve sair mais barato que uma 80D, na Canon Americana o adaptador ta até saindo de brinde na compra da M50.

Pra eventos de longa duração (4h pra cima) eu pegaria uma 80D pela autonomia da bateria e pela maior resistência.

E pra esportes ou outras atividades que as vezes se precisa fotografar em condições complicadas, como debaixo de chuva,  tem a 7DII.

Essas 4 são as principais opções atualmente e tem uma qualidade de imagem equivalente.
Outras duas opções com essa qualidade de imagem seriam a t7i e a 77d, mas elas tem um price point estranho atualmente.

Gostei muito deste resumo. Parabéns.
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC

Leonardo Tonin

• Colaborador(a)
Resposta #52 Online: 20 de Maio de 2018, 04:37:01
7d ii   :ok:

vangelismm

• Trade Count: (7)
  • Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #53 Online: 20 de Maio de 2018, 09:47:09

Olhe só, a M50 tem funções melhores que a M5!
Vou olhar ela com carinho.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Trader
Resposta #54 Online: 20 de Maio de 2018, 13:18:34

Muito bom.

Já que citamos a M50 e M5, é importante detalharmos casamentos.

A M50 e M5 são mirrorless (cameras voltadas a mochileiros e não são projetadas para uso profissional em casamentos). Motivo:

A diferença ocorre especialmente: na fotometria porque casamento tem muita roupa branca e preta e variação de luz no salão de festa. Impactos:

- na fotometria Spot (a falta de espelho obriga que o fotômetro ocupe alguns pixels da imagem e estes não podem ser muitos e nem podem ter boa área e nem podem cobrir muitos pontos em toda a imagem)
- na fotometria Matrix (7460 pontos na 80D, 150.000 na 7D Mk II contra 384 na M50). (mesmo caso do Spot, a falta de espelho tem seus impactos e aqui se apresenta na quantidade de pixels que seria necessário matar)
- no uso de flash TTL (que depende da fotometría)
- e, principalmente, no White Balance Automático (que depende do sistema de fotometria) (De novo, casamento tem muito branco e preto)
- na velocidade de foco de alguém vindo na direção do fotógrafo (noiva e padrinhos entrando) (a falta de espelho impede a  implantação efetiva de foco phase pois este passaria a ocupar muitos pixels da imagem.)

« Última modificação: 20 de Maio de 2018, 13:34:36 por Ernesto »

Samir

• Conhecendo
  • *
Resposta #55 Online: 21 de Maio de 2018, 09:16:24

Nos filtros você pode escolher "Image Sensor Size" e existe a opção "Full Frame" ou "APS-C (1.6x crop)". Apenas isso. É muito diferente de "câmera cropada". 
Tem um ar pejorativo, sim. Compare as palavras  "Full" e "cropada". Qual é mais bonita, mais impactante? E qual parece "pior"?

Não precisa dizer mais nada...

O termo "cropada" carrega pejoratividade, sim. Fora que é um termo meio ridículo, e seria estranho um profissional utilizando-o (embora fotógrafo casamenteiro Youtuber famosinho couch de workshop de marketing e motivação utilize).

O sensor tem um nome, APS-C, mas chamam de "câmera cropada".
Ué, Full Frame também é "cropado", mas chamam de "Full". Ué...

E além do mais, ninguém diz, "quero comprar uma câmera fullzada", ou "quero uma câmera médio formatada". Mas dizem "câmera cropada".

Estou longe de ser o dono das verdades do mundo, mas não sei do que tanto é possível discordar disso e insistir que o contrário é verdadeiro.
« Última modificação: 21 de Maio de 2018, 09:18:50 por Samir »

Claudio Rombauer

• Colaborador(a)
Resposta #56 Online: 21 de Maio de 2018, 11:37:40
No site da Canon eles usam os termos corretos.

Eu considero os termos "cropada" e "fullframe", ambos completamente equivocados. Procuro não usar, para mim, nada significam.

APS e 35mm são mais corretos. Faltaria, talvez, um nome, uma sigla mais sólida para o formato 35mm para não confundir-se com a distância focal 35mm nas discussões sobre equivalência.

https://www.loja.canon.com.br/pt/canonbr/cameras-eos-e-powershot/cameras-eos

Vejam como a loja Canon se refere. Me corrijam se estou errado ou deixei passar, mas não encontrei ali nenhum termo "cropada", porém, o termo equivocado "fullframe" está ali.

Podemos contribuir aqui no fórum, deixando de usar estes termos.

E, quando adaptamos uma objetiva desenvolvida para outro formato em um corpo de sensor diferente, tipo objetivas EF em corpo APS-C, quem sobra é a objetiva e não quem falta é o corpo.

Voltamos na discussão de que, ao contrário da Fuji, a Canon não investe em APS-C, não produz objetivas de qualidade para o formato (não é a toa que nunca fabricaram uma EF-S L), e investe em adaptações, visando um futuro "upgrade" para o que eles apelidam de "fullframe".

Saberemos que a Canon mudou de idéia em relação a APS-C ou Mirrorless, quando aparecer a primeira L dedicada.
« Última modificação: 21 de Maio de 2018, 11:42:33 por Claudio Rombauer »

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Trader
Resposta #57 Online: 21 de Maio de 2018, 13:49:56
...

E além do mais, ninguém diz, "quero comprar uma câmera fullzada", ou "quero uma câmera médio formatada". Mas dizem "câmera cropada".

...

Muito boa ! Quero uma Fullframezada  :hysterical:

Eu tenho uma m-quarenta-e-trêsada !  :hysterical: Ou seria M-quatro-tercizada ? :ponder:

Show !! :clap:  :hysterical:

Prefiro traduzir zoado igual:
- cropada vai ficar uma câmera colheitada e
- fullframezada é camera de encaixe-cheiado

Dizem que as encaixe-cheiadas são melhores que as colheitadas !! :hysterical:

Vou usar !  :hysterical:
Me aguardem  >:D  :hysterical:

Mania de falar ingRêisch zuadu pra ficar bunitcho  :aua:

É tão fácil falar como sempre se usou antes dos YouTóóóbers:

Câmera 35mm, câmera APS ou 24mm... e M 4/3" (M quatro-terços)

« Última modificação: 21 de Maio de 2018, 14:05:25 por Ernesto »

Claudio Rombauer

• Colaborador(a)
Resposta #58 Online: 21 de Maio de 2018, 14:08:15
O problema do "35mm" é que esbarra em 35mm de distância focal.

Por exemplo:

35mm em 35mm não se comporta da mesma forma que 35mm em APS

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Trader
Resposta #59 Online: 21 de Maio de 2018, 14:24:41
E Mirror-lesada ? É lesada de espelho, né ? :doh:

(como eu nunca pensei nisso antes ?)