Autor Tópico: Duvida entre lentes nikon 40mm dx micro ou 50mm 1.8g  (Lida 1920 vezes)

lsilvapereira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
Online: 16 de Maio de 2018, 15:55:37
Galera, tudo bem? Tinha uma D5300 e fui para uma D750. Possuo ainda apenas lentes dx e, no caso, gostaria de saber se é vantagem manter a minha 40mm f2.8 micro dx ou vende-la para investir em uma 50mm f1.8g

Desde já agradeço a força ai!

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando o Tapatalk

Nikon D750 - Lentes: 50mm f1.8, 40mm (Macro).


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #1 Online: 16 de Maio de 2018, 16:38:12
Galera, tudo bem? Tinha uma D5300 e fui para uma D750. Possuo ainda apenas lentes dx e, no caso, gostaria de saber se é vantagem manter a minha 40mm f2.8 micro dx ou vende-la para investir em uma 50mm f1.8g

Desde já agradeço a força ai!

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando o Tapatalk

Sugiro vender tudo e ir adquirindo lentes FX. A D750 no modo cropado vai te entregar 10.7 MP salvo engano, o que é menos do que a D5300 te entregava.

Como opção, lembre-se que a D750 aceita lentes da série "D" da Nikon, o que pode baratear bastante seu começo em FX. Se quiser alguma opinião, eu tenho as lentes 20mm F/2.8D, 35mm F/2.0D, 50mm F/1.4D e 180mm F/2.8D, além de duas zoom bastante antigas (AF, pré D) a 35-70 F/3.3-5.6 e a 70-210 F/4.5-5.6. A única problemática é a 35-70, que está com a mola do diafragma "cansada". Todas as outras entregam boas imagens. Ressalto, entretanto, que as lentes das séries G e E são mais apropriadas para os sensores digitais, entregando mais clareza e contraste.

Um abraço, e boa sorte,

Miguel
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


lsilvapereira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Junho de 2018, 02:23:16
Sugiro vender tudo e ir adquirindo lentes FX. A D750 no modo cropado vai te entregar 10.7 MP salvo engano, o que é menos do que a D5300 te entregava.

Como opção, lembre-se que a D750 aceita lentes da série "D" da Nikon, o que pode baratear bastante seu começo em FX. Se quiser alguma opinião, eu tenho as lentes 20mm F/2.8D, 35mm F/2.0D, 50mm F/1.4D e 180mm F/2.8D, além de duas zoom bastante antigas (AF, pré D) a 35-70 F/3.3-5.6 e a 70-210 F/4.5-5.6. A única problemática é a 35-70, que está com a mola do diafragma "cansada". Todas as outras entregam boas imagens. Ressalto, entretanto, que as lentes das séries G e E são mais apropriadas para os sensores digitais, entregando mais clareza e contraste.

Um abraço, e boa sorte,

Miguel

Caro Antonio Miguel, primeiramente me desculpe pela demora!!!

Fiz exatamente o que me aconselhou. Vendi as minhas lentes, inteirei mais um pouco e comprei uma nikkor 105mm f2.8 micro. Estou gostando muito da lente!

Obrigado pela dica e um forte abraço!
Nikon D750 - Lentes: 50mm f1.8, 40mm (Macro).


pedroacerbi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #3 Online: 29 de Junho de 2018, 21:56:55
Boa noite gente!!!
Tenho uma nikon D610, comprei uma lente 50mm 1.8 da nikon... comecei a fotografar e percebi que a foto embaça o rosto, todo o resto do primeiro plano da pessoa fica nítido, mas o rosto não!!! Alguém teve ou sabe o que pode ser?!

Cheguei a pensar que poderia ser problema na câmera e não na lente, mas testei uma linha básica 18-55mm e a nitidez do rosto ficou normal!!!!


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #4 Online: 30 de Junho de 2018, 10:36:16
Boa noite gente!!!
Tenho uma nikon D610, comprei uma lente 50mm 1.8 da nikon... comecei a fotografar e percebi que a foto embaça o rosto, todo o resto do primeiro plano da pessoa fica nítido, mas o rosto não!!! Alguém teve ou sabe o que pode ser?!

Cheguei a pensar que poderia ser problema na câmera e não na lente, mas testei uma linha básica 18-55mm e a nitidez do rosto ficou normal!!!!

Poste a foto pra gente analisar
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


pedroacerbi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #5 Online: 30 de Junho de 2018, 10:48:22
Poste a foto pra gente analisar

Como posto foto?


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


pedroacerbi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #7 Online: 30 de Junho de 2018, 11:00:17
Como postar fotos:

http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=2674.0

As fotos estao no meu computador apenas, teria que posta=las em algum lugar?


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #8 Online: 01 de Julho de 2018, 09:20:47
As fotos estao no meu computador apenas, teria que posta=las em algum lugar?

Sim. Vc salva elas em um website que permita compartilhar, como o flickr.com, cria um link e compartilha aqui. Senão não tem como a gente ver.
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


pedroacerbi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #9 Online: 01 de Julho de 2018, 13:02:33
Sim. Vc salva elas em um website que permita compartilhar, como o flickr.com, cria um link e compartilha aqui. Senão não tem como a gente ver.

Compreendi, bom... segue as fotos amigo!
As fotos estão especificadas com qual lente tirei.... Pode perceber que as tiradas com 50mm, o rosto parece ficar embaçado, encerado, como se tivesse um efeito na textura da pele. Mesmo que você de zoom. A 18-55 eu usei até o flash embutido da câmera nessa foto, mas a nitidez é visível.

https://www.flickr.com/photos/162907382@N02/?


pedroacerbi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #10 Online: 01 de Julho de 2018, 13:04:08
Sim. Vc salva elas em um website que permita compartilhar, como o flickr.com, cria um link e compartilha aqui. Senão não tem como a gente ver.


Essa imagem foi tirada com a 50mm 1.8 , se voce perceber a blusa e todo o corpo do rapaz está nitido, o rosto parece que tem uma cera..

« Última modificação: 01 de Julho de 2018, 13:04:58 por pedroacerbi »


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #11 Online: 01 de Julho de 2018, 13:21:24
50mm-1.8 by PEDRO ACERBI, no Flickr

Nessa foto o foco está mais ou menos no plano das orelhas do rapaz. A lente em f/1.8 tem o campo de foco bastante raso, então essa diferença faz o rosto ficar fora de foco. As orelhas e as costeletas estão focadas.

Na foto abaixo, o foco está na camiseta do rapaz. A camiseta está bem focada, mas o rosto ficou fora de foco pelo mesmo motivo. Você ter reduzido a abertura pra f/2 não foi suficiente para aumentar a profundidade de campo:

50mm 1.8 by PEDRO ACERBI, no Flickr

Sugiro fazer o foco no olho da pessoa (escolha um dos dois) e verifique se o foco ficou correto. Tente eliminar fatores de erro, como movimentos da pessoa ou da câmera.

A foto a seguir fiz hoje para testar uma lente macro 105 f/2.8:

AUT_5754_am by dpfMiguel, no Flickr

Observe que o foco foi feito no olho esquerdo da gata:

AUT_5754_amc by dpfMiguel, no Flickr

O resto da face dela está ligeiramente fora de foco, inclusive o olho direito. Isso é normal nas condições em que a foto foi feita, e cabe ao fotógrafo saber controlar esse fenômeno caso queira mostrar mais detalhes nos diversos planos da foto.
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com