Autor Tópico: Nikon F100 - Botão ON/OFF não desliga a câmera na posição OFF  (Lida 7948 vezes)

Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Bom dia pessoal!  :ok:

Adquiri uma Nikon F100 à alguns dias. Fiz todos os testes com a câmera e parecia estar tudo OK! Porém percebi que quando a chave seletora para ligar\desligar a câmera está na posição "OFF" a câmera continua funcionando normalmente, inclusive disparando!  :eek: Só não acessa a função de seleção de modo (Se P, S, A ou M). Para desligá-la totalmente só retirando as pilhas!

Após um período de inatividade a câmera entra em standby, sendo necessário pressionar o botão de disparo para ela acionar o sistema de medição novamente. Até aí normal! Segundo vi no manual esse é o modo de operação, mas na minha ela só retorna do período de inatividade após retirar as pilhas e ligá-la novamente. Não é toda hora que isso acontece.

Esses 2 problemas ao meu ver estão relacionados à parte do botão de disparo e a chave seletora ON/OFF! Não achei praticamente nada na Internet sobre isso. Alguém já passou por esse problema na F100 ou outras similares que têm o mesmo esquema de funcionamento?  :snack:

« Última modificação: 17 de Maio de 2018, 09:32:49 por Joabe Juliano »
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 17 de Maio de 2018, 11:47:01
Já fez o reset dela pressionando os botões CSM e MODE juntos por 3 segundos ?

Se não resolver, está com defeito.


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #2 Online: 17 de Maio de 2018, 12:10:34
Já fez o reset dela pressionando os botões CSM e MODE juntos por 3 segundos ?

Se não resolver, está com defeito.

Obrigado pela dica!  :ok: Farei assim que chegar em casa e posto aqui. Se não funcionar vou devolver. Falei com 2 técnicos mas o pessoal nem pegou a câmera, já alegando que não tem peça.  :shock:
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 17 de Maio de 2018, 12:33:02
Camera eletronica antiga é sempre um risco enorme, não interessa qual marca. As únicas que eu arriscaria ainda são as EOS de filme, as Rebel mesmo. São baratissimas e sem a menor duvida as que duram mais.

Fiquei tentado a comprar uma Maxxum 800 mas desisti. Hoje em dia nem mesmo as OM-4 valem o risco a não ser que pague muito, muito barato.


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #4 Online: 17 de Maio de 2018, 20:39:21
Camera eletronica antiga é sempre um risco enorme, não interessa qual marca. As únicas que eu arriscaria ainda são as EOS de filme, as Rebel mesmo. São baratissimas e sem a menor duvida as que duram mais.

Fiquei tentado a comprar uma Maxxum 800 mas desisti. Hoje em dia nem mesmo as OM-4 valem o risco a não ser que pague muito, muito barato.
Pois é. Sabia desse risco, mas como estava muito bonita e barata resolvi arriscar. Fiz o reset agora à noite, mas não resolveu.

Ela fotometra, avança e rebobina  filme, dispara, self timer OK, consigo alterar os modos, tudo o que preciso para se tirar uma foto funciona perfeitamente, porém com a chave seletora em OFF ela continua funcionando normalmente, e às vezes quando entra em standby só volta após recolocar as pilhas.

Fiz o reset, limpei contato, mas esse probleminha continua

Enviado de meu Moto E (4) usando o Tapatalk

INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #5 Online: 17 de Maio de 2018, 20:49:33
Aqui ela entrou em standby por inatividade, e parou. Só volta recolocando as pilhas...

Enviado de meu Moto E (4) usando o Tapatalk

INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 17 de Maio de 2018, 22:49:09
Aí lascou. Pode ser desde um mau contato até uma coisa mais séria. Para não ter dor de cabeça, melhor devolver.


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #7 Online: 17 de Maio de 2018, 23:11:50
Aí lascou. Pode ser desde um mau contato até uma coisa mais séria. Para não ter dor de cabeça, melhor devolver.
Com uma p... dor no coração. Gostei bastante dela, mas, realmente pode ser algo simples ou algo bem pior. Não foi dessa vez.

Valeu pela ajuda!

Enviado de meu Moto E (4) usando o Tapatalk

INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 18 de Maio de 2018, 10:52:59
Joabe, bom dia. Tudo bem contigo?

Uma dúvida: Você está usando pilhas de 1,5V mesmo?

Ou colocou baterias recarregáveis?
« Última modificação: 18 de Maio de 2018, 10:53:22 por Marcelo Sakamoto »


Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 18 de Maio de 2018, 11:02:27
Confesso que fazem muitos anos, desde a ultima vez em que usei a F100.

Tive um problema com a trava da tampa traseira da camera e a deixei parada um tempão.

Lembro-me que utilizava a camera com um grip, e com ele, utilizava seis pilhas AA.

Mas confesso que não me recordo de como utilizava sem o grip.

Estou no trabalho agora, mas li rapidamente  em alguns foruns, que a F100 parece "sofrer" com variações de voltagem.

SE estiver utilizando baterias recarregáveis ao invés de pilhas, talvez a camera apresente alguma irregularidade com o 1,35 V ao invés do 1,5 V.


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #10 Online: 18 de Maio de 2018, 11:10:20
Joabe, bom dia. Tudo bem contigo?

Uma dúvida: Você está usando pilhas de 1,5V mesmo?

Ou colocou baterias recarregáveis?
Bom dia Marcelo! Tudo bem e você?

Eu estou usando 6 pilhas alcalinas da Duracell de 1,5V (Utilizo o grip MB-15). Li alguma coisa sobre o problema de compatibilidade com alguns tipos de pilhas, mas não me esclareceu ainda pois não tem praticamente informação sólida de alguém que conseguiu resolver isso na Internet.

O que achei são informações bem vagas com sugestões de possíveis problemas, que pode ser: Problemas com alguns tipos de pilha, sujeira nos contatos dos compartimentos de bateria (Limpei  todos eles), sujeira nos contatos internos ou problema no circuito mesmo.

Abraço,

Enviado de meu Moto E (4) usando o Tapatalk

INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #11 Online: 18 de Maio de 2018, 11:21:53
...mas li rapidamente  em alguns foruns, que a F100 parece "sofrer" com variações de voltagem.

SE estiver utilizando baterias recarregáveis ao invés de pilhas, talvez a camera apresente alguma irregularidade com o 1,35 V ao invés do 1,5 V.

Acho que vimos a mesma coisa...haha. Tem pouca informação sobre isso. Posso estar falando besteira, mas das 6 pilhas que estou utilizando 4 são TOTALMENTE novas, comprei só pra isso. Já tinha outras também da Duracell e também alcalinas, que já tinha utilizado com flash, mas muito pouco. Não sei se isso tem a ver, porque de qualquer forma na indicação de carga de bateria mostra totalmente cheio.

Mas o que mais me deixa sem saber o que fazer é que todas as funções estão OK. Só esse problema de ela ficar continuamente ligada e de às vezes ela só voltar de standby quando se retira as pilhas é que está me perturbando...

Enviado de meu Moto E (4) usando o Tapatalk
« Última modificação: 18 de Maio de 2018, 11:23:22 por Joabe Juliano »
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 18 de Maio de 2018, 15:29:54
JJ,

A câmera está com problema, simplesmente isso.


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #13 Online: 18 de Maio de 2018, 18:41:14
JJ,

A câmera está com problema, simplesmente isso.
Estava tentado a não me convencer disso...KKK. Enfim, acertei a devolução. Quem sabe mais pra frente quando as coisas melhorarem não pego outra. Por enquanto acabei optando  por uma Elan7s que vou ver na próxima semana. Com ela posso usar minhas lentes que já uso na digital. Abraço
« Última modificação: 18 de Maio de 2018, 18:44:28 por Joabe Juliano »
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 18 de Maio de 2018, 19:16:19
Estava tentado a não me convencer disso...KKK. Enfim, acertei a devolução. Quem sabe mais pra frente quando as coisas melhorarem não pego outra. Por enquanto acabei optando  por uma Elan7s que vou ver na próxima semana. Com ela posso usar minhas lentes que já uso na digital. Abraço


Pra filme ? A Elan é excelente mas se fosse eu compraria uma EOS300 , Rebel G ou EOS 500N, custa 1/3 e faz exatamente a mesma coisa.