Autor Tópico: Nikon tem lucro alto e parece estar no caminho da recuperação.  (Lida 6525 vezes)

peccioli

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
Tudo indica que os cortes feitos, incluindo o fechamento de uma fábrica na China e o fim das operações no Brasil, e uma política voltada para melhorar a lucratividade por meio de reestruturação estão dando certo. Ajudou também o lançamento da popular DSLR Nikon D850 em julho de 2017, que teve vendas excelentes. A Nikon registrou um grande lucro de 776% no período entre março de 2017 e abril de 2018.

http://fotografemelhor.com.br/equipamentos/nikon-tem-lucro-alto-e-parece-estar-no-caminho-da-recuperacao/
« Última modificação: 21 de Maio de 2018, 14:54:13 por DMZamora »
Nikon Z6II, Nikon Z7II, D7100, D7000, D200  Objetivas:  Z 24-70mm F/2.8 + Z 20mm F/1.8 + Z 85mm F/1.8 + Nikkor 70-200mm F/2.8 + Nikkor105mm F/2.8 + Nikkor300mm F/2.8 + TCs 1.4x & 1.7x + Flash: 03 SB-900 + 01 SB-910 + 01 Godox V860II + Godox V1
http://www.istockphoto.com/portfolio/RogerioPeccioli
www.linkedin.com/in/rogerio-peccioli www.instagram.com/rogeriopeccioli/


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 21 de Maio de 2018, 13:37:51
Blz lucro alto legal... só não precisa escrever o título do post em caixa alta...  :ok: :ok: :ok:

Se analisar bem este lucro gigante é a diferença do lucro, não o aumento dele.

Tem post falando sobre isso aqui no MF.

Importante salientar que até microempresa dá lucro, ou seja, não é pq deu lucro que ficou bom para os clientes.
« Última modificação: 21 de Maio de 2018, 13:39:22 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 21 de Maio de 2018, 14:23:15
Eu já havia mencionado em outro tópico, é importante ler a notícia original, e com atenção. Se olhar qualquer site em inglês, a notícia diz que o lucro aumentou 776%, não que o lucro foi de 776%.

Primeiro de tudo, o que é lucro: se eu fabrico um produto a um custo de 10, e vendo por 10.1, meu lucro é de 1%. Há diferenças entre lucro e margem, mas não vamos entrar neste detalhe aqui.

O aumento do lucro: Se no ano seguinte eu vendo meu produto por 11, para o mesmo custo de produção, meu lucro seria de 10%. Mas note: o aumento do meu lucro foi de fabulosos 900% (de 1% pra 10% são 900% de aumento).

Na interpretação simplista e incorreta, a Nikon venderia uma câmera (considerando a D850) por 3300 doáres, sendo que o custo pra ela seria de aproximadamente 375 dólares. Isto sim geraria um lucro de 776%, e é completamente inverossímil.
« Última modificação: 21 de Maio de 2018, 14:27:02 por felipemendes »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 21 de Maio de 2018, 14:26:04
Eu já havia mencionado em outro tópico, é importante ler a notícia original, e com atenção. Se olhar qualquer site em inglês, a notícia diz que o lucro aumentou 776%, não que o lucro foi de 776%.

Primeiro de tudo, o que é lucro: se eu fabrico um produto a um custo de 10, e vendo por 10.1, meu lucro é de 1%.

O aumento do lucro: Se no ano seguinte eu vendo meu produto por 11, para o mesmo custo de produção, meu lucro seria de 10%. Mas note: o aumento do meu lucro foi de fabulosos 1000%.

Na interpretação simplista e incorreta, a Nikon venderia uma câmera (considerando a D850) por 3300 doáres, sendo que o custo pra ela seria de aproximadamente 375 dólares. Isto sim geraria um lucro de 776%, e é completamente inverossímil.

Falou tudo...
Não dá pra entender, pessoal nem procura nos tópicos antigos para ver se já tem um tópico. E olha que este foi discutido semana passada...  :(
« Última modificação: 21 de Maio de 2018, 14:27:02 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 21 de Maio de 2018, 14:37:06
Recuperação do que?
Gripe?

Quem precisa se recuperar é a gente, não a Nikon.

« Última modificação: 21 de Maio de 2018, 14:37:19 por Claudio Rombauer »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 21 de Maio de 2018, 18:07:29
Lucro de 318Milhões de dólares não é pouco...me dá só esses 18mi de USD ao lado do 300 que eu viro um mega milhonário !


Seria ótimo, mas este dinheiro pertence aos acionistas que podem forçar a Nikon tomar uma atitude estrategicamente alinhada ao mercado (do tipo lançar uma câmera ML).


Pelas mesmas fontes por você citadas:
Citar
While overall unit sales fell—due to the continued demise of the compact camera segment—strong demand for the D850 is said to have increased the sales of "high-class" cameras "significantly," leading to a 76.2% year-on-year increase in operating profit.

 :ponder: E se eu não quiser uma D850? Se eu só quiser uma câmera APS-C, mas com um bom conjunto de lentes?
 Neste caso, prefiro uma das 8000 Fujis que vc citou. Ou seja, a Nikon, pra aumentar o lucro, está abdicando da faixa de entrada. Correta a interpretação?

Citar
Despite revenue dropping by approximately 3.2 billion yen (~$29 million USD), Nikon's profits managed to jump by more than 34 billion yen (~$318 million USD).

Claro, a Nikon focou no produto que traz mais lucro, e deixou o resto (inclusive sua câmera DX) pra lá. Note ainda que houve queda de receita. Ou seja, no geral, vendeu menos em valor absoluto, mas focando no que tem maior margem (produtos todo de linha), aumentou o lucro. O grande problema disso é a diminuição de presença de mercado. Se a tendência continuar, quando vc quiser trocar sua câmera, se quiser continuar com Nikon, provavelmente terá que ter uma câmera de ponta. Mas não vai ser problema, pois o lucro da Nikon vai ter crescido 9500%.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 21 de Maio de 2018, 18:37:55


A empresa não tem tradição em produtos para mochileiros (que focam em preco baixo, espaço pequeno e tamanho pequeno). Ela voltou as origens que é o mercado profissional que tem alto valor agregado (parcela % alta de lucro ao invés que brigar por % baixa e alta produção no mercado amador e mochileiro, com mais de 8 concorrentes)


É o que parece. Tomara que a estratégia dê certo. Como eu sou "mochileiro", estou fora. Ainda assim, estou satisfeito.


Sent from my Pixel 2 XL using Tapatalk



Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 21 de Maio de 2018, 19:54:20

É o que o texto indica. Agora é aguardar 2019. Porque esse ano, parece que não sairá nada (D620, D760...de "só" 2mil USD), pois isso pode dividir o público da D850 de 3.300USD  :eek:

Não se mexe em time que está ganhando e que acabou de sair da M....




Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Todo ano ouço que a Canon vai falir. Já nem dou bola.

Segue o jogo.

Sent from my SM-N910C using Tapatalk



cirinho

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.139
  • Sexo: Masculino
  • Luz , é Quase tudo.
    • watts 82988505385
Resposta #8 Online: 21 de Maio de 2018, 20:56:37
O sucesso da Nikon está na D750. A D850 ,com todo RESPEITO, pegou uma CARONA na calda do Cometa.
« Última modificação: 21 de Maio de 2018, 20:57:13 por cirinho »
Ciro Barbosa
Nikon D850 + Nikon 24 70 2.8ED +  + Sgma 70 -200 APO EX DG HSM ll   ++SB800 + SB900 + 2 SB 700 + radios Flashs
instagran @cyrobarboza.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 22 de Maio de 2018, 07:47:54
Todo ano ouço que a Canon vai falir. Já nem dou bola.

Segue o jogo.

Sent from my SM-N910C using Tapatalk

Também já ouvi que a Volkswagen ou a Fiat também vão falir, mas a verdade é se vende muito carro popular não tem como quebrar, e a tecnologia para fabricar os superesportivos vem para complementar. Quem fala este tipo de coisa é pq não gosta da marca/fabricante.

Como o pessoal já disse, a Canon sabe trabalhar o Marketing mas não é só isso, ela trabalha também a estratégia de negócio coisa que parece que a Nikon está agora repensando e teve que fechar fábricas e pontos de vendas para garantir.

A Canon vem nessa toada já faz tempo, propaganda para os iniciantes e estratégia de negócio com produtos de ponta para os profissionais.
« Última modificação: 22 de Maio de 2018, 07:49:21 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


peccioli

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
Resposta #10 Online: 22 de Maio de 2018, 08:58:20
Blz lucro alto legal... só não precisa escrever o título do post em caixa alta...  :ok: :ok: :ok:

Se analisar bem este lucro gigante é a diferença do lucro, não o aumento dele.

Tem post falando sobre isso aqui no MF.

Importante salientar que até microempresa dá lucro, ou seja, não é pq deu lucro que ficou bom para os clientes.

Eu não escrevi o TÍTULO em caixa alta... estava com preguiça e fiz CTRL C + CTRL V.
Nikon Z6II, Nikon Z7II, D7100, D7000, D200  Objetivas:  Z 24-70mm F/2.8 + Z 20mm F/1.8 + Z 85mm F/1.8 + Nikkor 70-200mm F/2.8 + Nikkor105mm F/2.8 + Nikkor300mm F/2.8 + TCs 1.4x & 1.7x + Flash: 03 SB-900 + 01 SB-910 + 01 Godox V860II + Godox V1
http://www.istockphoto.com/portfolio/RogerioPeccioli
www.linkedin.com/in/rogerio-peccioli www.instagram.com/rogeriopeccioli/


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #11 Online: 22 de Maio de 2018, 08:58:51
Também já ouvi que a Volkswagen ou a Fiat também vão falir, mas a verdade é se vende muito carro popular não tem como quebrar, e a tecnologia para fabricar os superesportivos vem para complementar. Quem fala este tipo de coisa é pq não gosta da marca/fabricante.

Como o pessoal já disse, a Canon sabe trabalhar o Marketing mas não é só isso, ela trabalha também a estratégia de negócio coisa que parece que a Nikon está agora repensando e teve que fechar fábricas e pontos de vendas para garantir.

A Canon vem nessa toada já faz tempo, propaganda para os iniciantes e estratégia de negócio com produtos de ponta para os profissionais.

Se você entrar na página da Canon USA verá que eles tem modelos de câmeras para vídeo e foto que agradam públicos diversos. O grande segredo da Canon é que eles sabem fazer marketing e dão todo o apoio para quem quer aprender fotografia e dominar os equipamentos que ela usa. O canal Canon College é muito legal. Não é à toa que a Canon é líder mundial do mercado de fotografia e compete, quase que igualmente, com a Sony.

Vejo com alegria essa recuperação da Nikon - prova que sua reestruturação e foco em produtos mais lucrativos, atendendo a demandas de mercado mais específicas (afinal geralmente só fotógrafos profissionais possuem uma D850 da vida ) e lucrativas, com certeza surtiram resultados.

Espero, de coração, que a Nikon se recupere e seja cada dia mais próspera. A Canon precisa de uma concorrência e não ter a Nikon no mercado seria algo negativo pra todo mundo.

A Nikon fabrica ótimas câmeras e lentes. Até acho acho a D90 um tanque de guerra, uma baita câmera. A 750 e 850 nem precisa comentar, é chover no molhado dizer a qualidade de ambas. Creio que a Nikon se focar mais em câmeras DSLR e Mirrorless é lucrativa para ela e bom para o mercado em geral.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 22 de Maio de 2018, 09:09:01
Se você entrar na página da Canon USA verá que eles tem modelos de câmeras para vídeo e foto que agradam públicos diversos. O grande segredo da Canon é que eles sabem fazer marketing e dão todo o apoio para quem quer aprender fotografia e dominar os equipamentos que ela usa. O canal Canon College é muito legal. Não é à toa que a Canon é líder mundial do mercado de fotografia e compete, quase que igualmente, com a Sony.

Vejo com alegria essa recuperação da Nikon - prova que sua reestruturação e foco em produtos mais lucrativos, atendendo a demandas de mercado mais específicas (afinal geralmente só fotógrafos profissionais possuem uma D850 da vida ) e lucrativas, com certeza surtiram resultados.

Espero, de coração, que a Nikon se recupere e seja cada dia mais próspera. A Canon precisa de uma concorrência e não ter a Nikon no mercado seria algo negativo pra todo mundo.


Exatamente. a Canon sempre fez uma propaganda mais popular, mas não deixando o desenvolvimento e marketing para os profissionais. Sou usuário de Nikon e percebo muito isso. A Canon consegue atingir todos os níveis de usuários de seu equipamento.


Citar
A Nikon fabrica ótimas câmeras e lentes. Até acho acho a D90 um tanque de guerra, uma baita câmera. A 750 e 850 nem precisa comentar, é chover no molhado dizer a qualidade de ambas. Creio que a Nikon se focar mais em câmeras DSLR e Mirrorless é lucrativa para ela e bom para o mercado em geral.

Tomara, mas não sei se as novas serão tão tanque de guerra quanto as D300 ou D90. Tomara...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #13 Online: 22 de Maio de 2018, 11:42:16
Exatamente. a Canon sempre fez uma propaganda mais popular, mas não deixando o desenvolvimento e marketing para os profissionais. Sou usuário de Nikon e percebo muito isso. A Canon consegue atingir todos os níveis de usuários de seu equipamento.


Tomara, mas não sei se as novas serão tão tanque de guerra quanto as D300 ou D90. Tomara...

Na realidade as fábricas não ganham nada na prática com câmeras já vendidas. O lucro está na venda de câmeras novas e não na assistência técnica ou venda de peças de reposição.

Para aumentar o lucro, elas precisam aumentar a rotatividade do equipamento na mão do público, sem perder o freguês com equipamento muito frágil.

Eu só comprei uma D3400 porque minha D90 foi furtada. Se não fosse isso, estaria usando a D90 para as fotos de hobby, e deixando o equipamento top pra ocasiões especiais. Não fossem os ladrões, a Nikon teria vendido uma câmera a menos.

Por isso a tal da obsolescência programada: vc tem um equipamento top, mas a fábrica lança um mais top que é pra vc ficar com vontade do novo e aposentar o velho. Da mesma forma, vc já sabe que a câmera chegou num determinado número de cliques, tá bom de comprar outra, pq a qualquer momento pode quebrar. Não fosse pra ficar obsoleta, seria mais fácil obter peças pras câmeras antigas.

Eu tenho um N4004S, SLR analógica. Um dia eu estava fazendo a mala para viajar e a câmera caiu de mau jeito no chão, entortando a tampa traseira, onde coloca o filme dela. Na época a assistência técnica da Nikon era o T. Tanaka. Levei lá e o cara do balcão queria porque queria que eu comprasse uma câmera nova, embora minha câmera velhinha atendesse perfeitamente minhas necessidades. O argumento? "Já quebrou essa tampa, qualquer hora quebra outra coisa... Leve uma nova que vc não fica na mão". Isso foi em 2003, a câmera já tinha quase vinte anos de uso. Até hoje não quebrou outra coisa pra eu consertar. Ainda bem, pq acho que se quebrar, não vai ter peça. Só parei de usar pq pra tirar foto e revelar o filme virou um bicho de 7 cabeças.

A D3400 produz excelentes imagens e é bem levinha com a lente do kit. Aposto que se cair, abre no meio igual um melão maduro. Mas é nova e tecnologicamente bastante avançada. Creio que no preço dela não tem competição em termos de qualidade de imagem.

A Nikon tem câmeras DSLR para todos os gostos, desde o iniciante de tudo até o profissional. Em cada faixa de consumo, um lançamento recente: D3400, D5600, D7500, D750, D500, D850 e D5. Deve estar trabalhando na renovação da D750, D5 e D500, que são as da vez, embora eu acredite que a D500 ainda dura uns anos, pois é bem recente e cheia de recursos.

O grande argumento da Nikon sempre foi a durabilidade do equipamento. Talvez eles tenham percebido que esse papo de "tanque de guerra" acaba dando prejuízo. Vamos ver o que vem por aí.
« Última modificação: 22 de Maio de 2018, 11:48:20 por Antonio Miguel »
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 22 de Maio de 2018, 12:00:27
A Nikon tem câmeras DSLR para todos os gostos, desde o iniciante de tudo até o profissional. Em cada faixa de consumo, um lançamento recente: D3400, D5600, D7500, D750, D500, D850 e D5. Deve estar trabalhando na renovação da D750, D5 e D500, que são as da vez, embora eu acredite que a D500 ainda dura uns anos, pois é bem recente e cheia de recursos.

Então, o interessante desdta notícia são seus desdobramentos:
- Nikon fecha fábrica na China: Equipamentos têm custo menor quando produzidos na China que no Japão. Ocorre uma ineficiência por causa de componentes em dois países diferentes, mas normalmente a M.O. mais barata compensa.
- Nikon obtém aumento no lucro por focar em câmeras com maior margem, o exemplo foi a D850.

Ambas notícias me dão a entender que, em um futuro próximo, ou as câmeras de entrada Nikon não vão mais existir, ou serão substituídas por produtos feitos no Japão, porém com maior margem. Ora, qual o tipo de câmera pode oferecer uma margem melhor que uma DSLR de entrada? Uma ML de entrada. Menos material, menos peças móveis, menos necessidade de intervenção manual.

Sei que vai ter gente tapando os ouvidos e gritando bem alto "DSLR É MELHOR!!!" pra não ouvir nada disso, mas sabemos que não adianta nada.