Autor Tópico: Compressão de lente não existe  (Lida 25458 vezes)

isadoraferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
Resposta #15 Online: 23 de Maio de 2018, 09:46:16
Então significa que a real diferença estará na distancia entre a lente e o assunto. Certo?


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #16 Online: 23 de Maio de 2018, 09:48:03
Então significa que a real diferença estará na distancia entre a lente e o assunto. Certo?

Isso mesmo. Mais especificamente, na distância entre o sensor da câmera e o assunto.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 23 de Maio de 2018, 10:15:48

Pra mim sempre foi claro porque é um efeito observável sem uma lente.

Essa é a chave. E o melhor, o entendimento disso ajuda muito na composição, não ficamos mais dependentes de colocar o olho toda hora na câmera.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #18 Online: 23 de Maio de 2018, 10:37:28
Mas a gente já não tinha discutido e decidido isso?   :doh:

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,89240.15.html

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=98048.0

:hysterical: :hysterical: :hysterical:

Brincadeira.. O vídeo é bem legal!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #19 Online: 23 de Maio de 2018, 10:41:42
Sempre bom dar uma repassada, olhe os comentários nos videos.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 23 de Maio de 2018, 11:20:46
Lendo estes tópicos a gente nota que parte do pessoal não entendeu.

Este é o típico "assunto zumbi".

A gente explica, tenta fechar o caixão. Mas o corpo levanta e sai andando. Sempre.
Mas a gente já não tinha discutido e decidido isso?   :doh:

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,89240.15.html

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=98048.0

:hysterical: :hysterical: :hysterical:

Brincadeira.. O vídeo é bem legal!

Sent from my SM-N910C using Tapatalk



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #21 Online: 23 de Maio de 2018, 11:32:43
Mas a gente já não tinha discutido e decidido isso?   :doh:

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,89240.15.html

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=98048.0

:hysterical: :hysterical: :hysterical:

Brincadeira.. O vídeo é bem legal!

É, pois é, mas acho que esse vídeo é provavelmente o mais didático que já vi sobre o assunto... Acho que vale a pena subir a discussão, rsrs.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 23 de Maio de 2018, 11:47:39
É, pois é, mas acho que esse vídeo é provavelmente o mais didático que já vi sobre o assunto... Acho que vale a pena subir a discussão, rsrs.
Eu acho válido.

Este ano já vi umas 5 vezes gente defendendo "lente compressora" ou "perspectiva de lente", barbaridades do tipo.

Sent from my SM-N910C using Tapatalk



Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 23 de Maio de 2018, 13:22:14
Pois é, eu quebrei o pau com uns 3 caras no BR Foto (ou aqui), faz uns 10 anos, quando ouvi um bossal falando que era impossível obter equivalência entre APS e "FF" justamente pelo fato de que uma 35mm e uma 23mm "comprimem planos" com intensidades diferentes. Quase tive um dano no nervo ótico virando os olhos pra cima.   

« Última modificação: 23 de Maio de 2018, 13:25:18 por Claudio Rombauer »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #24 Online: 23 de Maio de 2018, 13:29:33
Pois é, eu quebrei o pau com uns 3 caras no BR Foto (ou aqui), faz uns 10 anos, quando ouvi um bossal falando que era impossível obter equivalência entre APS e "FF" justamente pelo fato de que uma 35mm e uma 23mm "comprimem planos" com intensidades diferentes. Quase tive um dano no nervo ótico virando os olhos pra cima.

No Digiforum tinham uns desses também. O foda é que quando comecei na fotografia, até cheguei a acreditar e na minha cabeça fazia todo o sentido... Até resolver testar por conta própria.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 23 de Maio de 2018, 13:44:44

Eu adorava ver os fisicos internauticos de forum (com graficos e formulas), dizendo que APS tinha MENOS profundidade de campo que FF ... foi uma verdadeira inquisição  :hysterical:

E os mini-Einstein (com fórmulas sobre photons e seus microns de espessura) que diziam ser impossível passar dos 24Mpix em FF ?  :hysterical:


#GeraçãoMaisMALInformada da história... #aprendji tudo na nétchi

Sent from my Hasselblad using Tapatalk
O tal "gargalo ótico", a maior resolução suportada pelas objetivas, indicado pela variável "G", medida em Megapixels, cujo valor, coincidentemente, era equivalente à máxima quantidade de megapixels oferecida em algum modelo de camera da marca da camera do forista. Ou seja, se o cara usava Nikon e a Canon vinha com 21mp, estaria acima do gargalo ótico de 12MP, máxima resolução oferecida pela nikon na época.

Sent from my SM-N910C using Tapatalk



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #26 Online: 23 de Maio de 2018, 13:47:59
Pois é, eu quebrei o pau com uns 3 caras no BR Foto (ou aqui), faz uns 10 anos, quando ouvi um bossal falando que era impossível obter equivalência entre APS e "FF" justamente pelo fato de que uma 35mm e uma 23mm "comprimem planos" com intensidades diferentes. Quase tive um dano no nervo ótico virando os olhos pra cima.

Foi justamente isso que me motivou a procurar artigos falando sobre o assunto.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


afdavid

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 23 de Maio de 2018, 14:03:55
Caramba, que vídeo legal e didático!

Muito obrigado por ter postado  :clap:

E parabéns aos colegas que sempre defenderam o conceito correto apesar das pedradas hahahahaa


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.528
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #28 Online: 23 de Maio de 2018, 14:16:28
Gostei do vídeo também. Bem didático.

Se eu fosse sugerir uma melhoria seria fazer uma resslava sobre o ponto de rotação no segundo exemplo. Quando se coloca a câmera em um tripé comum, o ponto de rotação não fica no sensor, e sim em um ponto abaixo. Com isso, ao reenquadrar, há uma pequena translação da câmera, e não somente a rotação. Quando se quer fotografar algo muito longe, ok, mas pra fotografar de perto, esta translação fica cada vez mais relevante.

Isso porque sempre que o assunto me vem à cabeça, eu imagino uma esfera ao redor da câmera, e a lente que usamos só define a fração da esfera que vamos fotografar. Mas ao transladar a câmera, a esfera imaginária também se move.

Mas longe de mim dizer que o vídeo é ruim. Muito pelo contrário, achei excelente.
« Última modificação: 23 de Maio de 2018, 14:19:39 por felipemendes »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.528
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #29 Online: 23 de Maio de 2018, 15:17:00
No mundo amador sim, você esta certo.

Mas, as câmeras profissionais (Nikon, Canon, Pentax, ...) tem a marca do sensor externamente e é possivel usá-la para alinhar a cabeça profissional de tripé no tripé profissional (Por ex,: Manfrotto 808RC4 na Manfrotto 055XPROB), anulando a translação.

Eu tinha certeza que alguém iria implicar com a resposta.  :D

Pra fazer isso corretamente é necessário um gimbal, que desloca o eixo de rotação pro centro do sensor. Este tripé/cabeça que vc citou alinha uma das direções, que permite girar a câmera pros lados, mas ainda assim há translação pra cima e pra baixo. Eu falo de algo assim:


Com um destes é possível colocar o sensor exatamente no centro tanto da rotação vertical quanto horizontal (altitude e azimute, respectivamente, se vc preferir).