Autor Tópico: Compressão de lente não existe  (Lida 25315 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #150 Online: 18 de Julho de 2018, 13:44:19
Mas, de novo, se vc pega uma lente angular e faz uma foto em f/4 com um assunto e um fundo, depois faz uma foto com uma tele, também em f/4, do mesmo assunto com mesmo fundo, sem sair da posição, depois faz um corte da primeira foto, os fundos vão ficar aproximadamente com mesmo desfoque.

Bom, não tem a ver com o tópico, mas vou ter que discordar nesse ponto... Não vão ficar com o mesmo desfoque não. Uma GA em f/4 desfoca menos o fundo do que uma tele em f/4. Porque o número F não é um valor absoluto, é relativo. Mantendo a mesma distância em relação ao assunto, o que conta para a profundidade de campo é o diâmetro físico do diafragma, e não o valor nominal da abertura. Ou seja, uma 40mm em f/4 tem diâmetro de diafragma de 10mm, enquanto que uma 40mm em f/4 tem o diâmetro de diafragma de 100mm. Então pra ter o mesmo desfoque de fundo, precisa ter diâmetros de diafragma equivalentes... Se você tiver uma lente zoom, dá pra fazer esse teste facilmente.  :ok:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #151 Online: 18 de Julho de 2018, 14:52:49
Bom, não tem a ver com o tópico, mas vou ter que discordar nesse ponto... Não vão ficar com o mesmo desfoque não. Uma GA em f/4 desfoca menos o fundo do que uma tele em f/4. Porque o número F não é um valor absoluto, é relativo. Mantendo a mesma distância em relação ao assunto, o que conta para a profundidade de campo é o diâmetro físico do diafragma, e não o valor nominal da abertura. Ou seja, uma 40mm em f/4 tem diâmetro de diafragma de 10mm, enquanto que uma 40mm em f/4 tem o diâmetro de diafragma de 100mm. Então pra ter o mesmo desfoque de fundo, precisa ter diâmetros de diafragma equivalentes... Se você tiver uma lente zoom, dá pra fazer esse teste facilmente.  :ok:

Vou testar depois. Mas vamos seguir no assunto do tópico.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #152 Online: 18 de Julho de 2018, 16:37:41
Vou testar depois. Mas vamos seguir no assunto do tópico.
http://www.gavtrain.com/?p=4744

tem o video que ilustra bem.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #153 Online: 18 de Julho de 2018, 18:12:50


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #154 Online: 19 de Julho de 2018, 08:51:06
Desculpem aí se ofendi alguém. Só quis dizer que o importante é compreender o que acontece na foto, o nome é secundário.
Penso que vc esta correto.
Muita gente acaba confundindo semantica pensando que estao falando de algo de fato. Mas palavras/nome frequentemente sao mera metaforas.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #155 Online: 19 de Julho de 2018, 09:00:27
Já fiz uma com Lego.

Sent from my SM-N910C using Tapatalk
Eh do tipo que ja vem com tudo medido e pronto, bastando apenas vc montar? Ou vc teve que calcular a distancia focal, tamanho da imagem reproduzida, para saber o diamentro da abertura apropriada para ter a imagem em foco?

Eh nesses calculos e nos textes que fazaemos nessa montagem que passamos a compreender bem essa discussao rolando aqui.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #156 Online: 19 de Julho de 2018, 10:35:55
Não acho que seja questão de semântica.

A "compressão de perspectiva" é um fenômeno observável a olho nu, não tem nada haver com a fotografia, com lentes ou distancias focais.

As pessoas podem chamar esse fenômeno como quiserem, o equivoco discutido aqui é atribuir esse fenômeno como sendo uma característica de lente telefoto.

Essa máxima de que o que importa é o resultado da foto é uma simplificação obscurantista.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #157 Online: 19 de Julho de 2018, 16:04:46
Sim. Por isto recortam e ampliam uma imagem do fundo usando um software. Um processo muito diferente de uma tele...

Ambos processos intensificam... Ajudam o olho a alcancar o inalcansavel, a atimgir o inatingivel, a a desbanalizar o banal. Retira se o veu deste mundo que como uma noiva se esconde. Lembrei da pintura "o nascimento do mundo"
« Última modificação: 19 de Julho de 2018, 16:15:27 por Leonardo Tonin »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #158 Online: 19 de Julho de 2018, 17:14:48
Eh do tipo que ja vem com tudo medido e pronto, bastando apenas vc montar? Ou vc teve que calcular a distancia focal, tamanho da imagem reproduzida, para saber o diamentro da abertura apropriada para ter a imagem em foco?

Eh nesses calculos e nos textes que fazaemos nessa montagem que passamos a compreender bem essa discussao rolando aqui.

Fiz tudo.

Eu sou formado em Engenharia eletrônica e Física pela UFPR (isso em 1988).
Piece of cake.

« Última modificação: 19 de Julho de 2018, 17:15:19 por Claudio Rombauer »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #159 Online: 19 de Julho de 2018, 17:17:58
Não acho que seja questão de semântica.

A "compressão de perspectiva" é um fenômeno observável a olho nu, não tem nada haver com a fotografia, com lentes ou distancias focais.

As pessoas podem chamar esse fenômeno como quiserem, o equivoco discutido aqui é atribuir esse fenômeno como sendo uma característica de lente telefoto.

Essa máxima de que o que importa é o resultado da foto é uma simplificação obscurantista.

Aleluia.

Tem que recortar este texto, criar um pop-up no fórum com aquele checkbox: "li e entendi este texto, não vou mais ficar azucrinando".


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #160 Online: 19 de Julho de 2018, 17:48:24
Aleluia.

Tem que recortar este texto, criar um pop-up no fórum com aquele checkbox: "li e entendi este texto, não vou mais ficar azucrinando".

Pelo amor de Deus tranquem esse tópico...


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #161 Online: 19 de Julho de 2018, 19:02:22
Só acho que qq um consegue testar em casa...

Não sei pq questionar, por treze páginas, algo tão simples de testar em casa...

Sent from my Hasselblad using Tapatalk

O post do BRFoto (ou fotografia brasil, sei lá) teve umas 50 paginas, briga, suspensão, banimento e ameaça de morte. Esse tá tranquilaço.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #162 Online: 20 de Julho de 2018, 03:11:59
Não acho que seja questão de semântica.

A "compressão de perspectiva" é um fenômeno observável a olho nu, não tem nada haver com a fotografia, com lentes ou distancias focais.

As pessoas podem chamar esse fenômeno como quiserem, o equivoco discutido aqui é atribuir esse fenômeno como sendo uma característica de lente telefoto.

Essa máxima de que o que importa é o resultado da foto é uma simplificação obscurantista.

Como vc mesmo disse: o equivoco discutido aqui é atribuir esse fenômeno como sendo uma característica de lente telefoto.

Sera que esse equivoco nao eh perpetuado por causa do nome "Compressao de lente"?

Entao as pessoas discutem se ha compressao de lente ou nao. A resposta eh nao. Nao ha compressao de lente. Mas ha compressao de pespectiva no sentido de que quanto mais distante o objeto, mais proximo aparentara que ele estara do segundo plano. Mas o desentendimento as vezes acaba sendo por causa da semantica por que as pessoas chamam compressao de perspectiva de compressao de lente como se fossem a mesma coisa ou como se a lente fosse a causa da compressao de perspectiva.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #163 Online: 20 de Julho de 2018, 03:13:38
Fiz tudo.

Eu sou formado em Engenharia eletrônica e Física pela UFPR (isso em 1988).
Piece of cake.
Otimo.
Mas a dica ainda vale aos demais nao formado na area, interessados no assunto.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #164 Online: 20 de Julho de 2018, 03:14:55
Só acho que qq um consegue testar em casa...

Não sei pq questionar, por treze páginas, algo tão simples de testar em casa...




Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Eh que eu tenho dito. Menos papo teorico e mais pratica.