Autor Tópico: Compressão de lente não existe  (Lida 25233 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #45 Online: 24 de Maio de 2018, 14:27:02
Fiz muito isso. Certa vez tive que fotografar umas empilhadeiras no meu estúdio, bem altas, e o cliente precisava imprimir um painel gigante delas. Fiz diversas fotos com uma 50mm e depois emendei no software de panorama. Mas precisei, obviamente, usar a nodal ninja com a paralaxe ajustada. Ficou perfeita, só precisei anular bem as vinhetas e deixar uma boa margem de redundância.

No seu caso, vc só pegou a porção central da foto? Fiquei curioso.
« Última modificação: 24 de Maio de 2018, 14:28:48 por felipemendes »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 24 de Maio de 2018, 15:13:27
No seu caso, vc só pegou a porção central da foto? Fiquei curioso.

Não, você mantém a camera girando no ponto nodal e vai fazendo umas 10 fotos do produto, dos pés à cabeça. O software junta depois. Existe o problema da distorção, então devemos fazer muitos cliques e sobrepondo bastante.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #47 Online: 24 de Maio de 2018, 15:19:51
Não, você mantém a camera girando no ponto nodal e vai fazendo umas 10 fotos do produto, dos pés à cabeça. O software junta depois. Existe o problema da distorção, então devemos fazer muitos cliques e sobrepondo bastante.

Qual projeção você fez depois ? Cilindrica ou esferica ?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #48 Online: 24 de Maio de 2018, 15:20:53
Não, você mantém a camera girando no ponto nodal e vai fazendo umas 10 fotos do produto, dos pés à cabeça. O software junta depois. Existe o problema da distorção, então devemos fazer muitos cliques e sobrepondo bastante.
Então a câmera fica sempre no mesmo tripé, na mesma altura. O que eu havia sugerido era colocar câmeras paralelas (ou quase) em diferentes alturas. Com isso, daria pra fazer um panorama paralelo, similar a um scanner. Pra ficar bom, teriam que ser com muitas câmeras, e só a porção central de cada foto seria aproveitável.

Sent from my Pixel 2 XL using Tapatalk



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #49 Online: 24 de Maio de 2018, 16:14:05
uia...estaria a inteligência fotográfica, finalmente, chegando na internet ?  :ponder:
ou não ?  :ponder:



Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Se esse video existe e tem pessoas dizendo que sao apedrejadas, entao eu acho que nao.

Eu sinceramente nao me lembro de alguma vez ter ouvido falar de compressao de lente, mas sim sempre sobre distorcao de lente para amadores e distorcao perspectiva para os nao tao amadores.

E ate onde eu lembro sempre foi concenso de que tal distorcao eh exatamente a mesma que vemos a olho nu. Eu nao sabia que haviam religiosos defendendo a pedrada que a distorcao eh criada pela lente. Ta ai mais um time para juntar-se aos terra-planistas, ufologistas, anarco-capitalistas e por ai em diante.

Mas o video eh legal com os efeitos e tal.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #50 Online: 24 de Maio de 2018, 16:19:12
Isso tudo tem muito a ver com a época do filme que a pessoa fazia duas fotos no mesmo tamanho da mesma cena com uma GA e uma tele e tinha a impressão de que havia realmente uma compressão dos planos porque o primeiro plano aparecia no caso da GA e não aparecia no caso da tele, sendo o caso mais extremo aquelas fotos do por do sol ou da lua e montanhas ao longe. A impressão que dá é que realmente houve uma compressão porque a nossa experiencia sabe que a lua não é daquele tamanho.

Aprendi um termo novo hoje... Comprenssao de lente. Agora entendi o que significa.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 24 de Maio de 2018, 18:00:07
Já fiz assim também. Existe uma foto famosa de uma árvore gigante da natureza geo feita assim.
Então a câmera fica sempre no mesmo tripé, na mesma altura. O que eu havia sugerido era colocar câmeras paralelas (ou quase) em diferentes alturas. Com isso, daria pra fazer um panorama paralelo, similar a um scanner. Pra ficar bom, teriam que ser com muitas câmeras, e só a porção central de cada foto seria aproveitável.

Sent from my Pixel 2 XL using Tapatalk

Sent from my SM-N910C using Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #52 Online: 24 de Maio de 2018, 18:23:27
Essa aqui foi feita do jeito que o Cláudio falou, nodal e composta por 10 ou 12 imagens, não lembro.
A projeção é do tipo esférica já que a cilíndrica deu uma distorção estranha nas beiradas.
Não havia espaço para enquadrar tudo com a objetiva que eu tinha em mãos.



Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 24 de Maio de 2018, 20:44:18
Essa aqui foi feita do jeito que o Cláudio falou, nodal e composta por 10 ou 12 imagens, não lembro.
A projeção é do tipo esférica já que a cilíndrica deu uma distorção estranha nas beiradas.
Não havia espaço para enquadrar tudo com a objetiva que eu tinha em mãos.



A cilíndrica, que usei em produtos mais compridos, daria certo se voce estivesse fotografando apenas o objeto central. Acredito que ambas sejam equivalentes se desprezarmos as bordas.

As primeiras vezes que fiz isso, pra te falar a verdade, foi em 1998 acho, a camera tinha muito pouca resolução e eu fiz na mão, juntei manualmente no "Corel Photo Paint" da empresa em que eu trabalhava. Pensa no desespero.

Hoje é tudo rápido e automático.
« Última modificação: 24 de Maio de 2018, 20:44:37 por Claudio Rombauer »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 24 de Maio de 2018, 20:46:48
Mas resumindo. Compressão de planos já sabemos como fazer, mesmo sem câmera, mesmo sem objetiva. Basta andar.

E compressão de objetiva, vc pega uma 24-105mm em 105mm e recolhe o zoom pra 24mm. Ela fica bem menor, ou seja, comprime bastante!

Caraca, finalmente entendi!
 :hysterical:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #55 Online: 24 de Maio de 2018, 21:16:18
Pois eu cheguei a fazer exatamente isso em algum tópico de algum fórum, mas mesmo assim teve gente que não ficou convencida...  :doh:

Ué ! Tem como ficar na dúvida se as imagens estavam lá? Só se alguém achou que fosse trapaça, sei lá.



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #56 Online: 24 de Maio de 2018, 21:20:36
A cilíndrica, que usei em produtos mais compridos, daria certo se voce estivesse fotografando apenas o objeto central. Acredito que ambas sejam equivalentes se desprezarmos as bordas.

As primeiras vezes que fiz isso, pra te falar a verdade, foi em 1998 acho, a camera tinha muito pouca resolução e eu fiz na mão, juntei manualmente no "Corel Photo Paint" da empresa em que eu trabalhava. Pensa no desespero.

Hoje é tudo rápido e automático.

Acho que esses mosaicos com mais de uma linha de fotos ficam melhores com a esférica, geometricamente falando faz mais sentido, mas sinceramente só remontando pelas duas projeções para ter certeza. Costumo usar o PTGui.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 24 de Maio de 2018, 21:26:30
Sim, a esférica é pra isso mesmo. Importante minimizar a paralaxe com um bom ajuste nodal e conservar uma boa intersecção entre as fotos.

Não tenho usado muito, aproveitei o POST pra dar uma limpada na Ninja.



Sent from my SM-N910C using Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #58 Online: 24 de Maio de 2018, 22:06:11
A Pentax domina a compressão de lentes como nenhuma outra !



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #59 Online: 24 de Maio de 2018, 22:10:40
 :hysterical:

Essa de 52g é praticamente uma tampa de sensor.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs