Autor Tópico: Compressão de lente não existe  (Lida 25665 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #135 Online: 08 de Junho de 2018, 10:53:11
Planificacao do fundo vindo em direcao ao primeiro plano perdendo intensidade.

Volume em primeiro plano indo em direcao ao fundo perdendo intensidade

A maioria das lentes desequilibram esta profundidade normal de campo

Isto vai contra a distorcao de perspectiva? Nao, um fator nao anula necessariamente outro.

Leo, isso que vc está dizendo nas duas primeiras frases é exatamente a distorção de perspectiva.  :ok:

Quanto a terceira, eu realmente não entendi (como já não estava antes) o que vc quis dizer. Se vc puder explicar melhor (sem ser com o teste do binóculo), pode ser que ajude.

Se eu entendi, vc quer dizer que duas lentes diferentes vão fazer dois objetos O1 e O2, a distâncias D1 e D2 do observador, parecerem de tamanhos relativamente diferentes entre as lentes, não há como isso acontecer. Sempre O1/O2=D1/D2. A única maneira de ser diferente seria fotografando um dos objetos através de uma lente (ou de um buraco negro, que também é capaz de desviar raios luminosos).


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #136 Online: 08 de Junho de 2018, 19:05:33
Leo, isso que vc está dizendo nas duas primeiras frases é exatamente a distorção de perspectiva.  :ok:

Quanto a terceira, eu realmente não entendi (como já não estava antes) o que vc quis dizer. Se vc puder explicar melhor (sem ser com o teste do binóculo), pode ser que ajude.

Se eu entendi, vc quer dizer que duas lentes diferentes vão fazer dois objetos O1 e O2, a distâncias D1 e D2 do observador, parecerem de tamanhos relativamente diferentes entre as lentes, não há como isso acontecer. Sempre O1/O2=D1/D2. A única maneira de ser diferente seria fotografando um dos objetos através de uma lente (ou de um buraco negro, que também é capaz de desviar raios luminosos).

Felipe, obrigado por sua atencao e sua postura aqui no forum, me desculpe mas eu perdi o interesse por esta discussao entre outras. Abraco!   





vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #137 Online: 17 de Julho de 2018, 16:34:58
Não virou nem o ano e temos mais um artigo para os teimosos:

https://petapixel.com/2018/07/17/is-lens-compression-fact-or-fiction/
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #138 Online: 17 de Julho de 2018, 17:23:01
Não virou nem o ano e temos mais um artigo para os teimosos:

https://petapixel.com/2018/07/17/is-lens-compression-fact-or-fiction/

Não esqueça, sempre pode existir a possibilidade de haver um buraco negro (sem trocadilhos) atrás do assunto. Esse vai desviar os raios luminosos causando uma compressão do fundo.  :D
« Última modificação: 17 de Julho de 2018, 17:23:12 por felipemendes »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #139 Online: 17 de Julho de 2018, 19:10:45
Deus misericordia...





Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #140 Online: 17 de Julho de 2018, 19:54:12
Boa noite pessoal!

Venho acompanhando essa discussão, e resolvi dar meu pitaco de quem é da fotografia de outrora.

Nos tempos em que se usavam filmes, as câmeras não focavam automaticamente e a medição de luz tinha que ser obrigatoriamente manual, os flashes não tinham TTL e a gente aprendia as coisas nos livros, a principal fonte de conhecimento para o fotógrafo era o livro da Kodak, uma empresa que dominou o mercado (creio que 80%) de filmes e hoje só existe na Wikipédia:

IMG_3568 by dpfMiguel, no Flickr

Sobre o assunto, esse livro, que está ultrapassado em muitos pontos, explica:

"Além de seu efeito ampliador, todas as lentes telefoto compartilham várias características em comum. A mais dramática delas é a COMPRESSÃO DE DISTÂNCIAS que elas APARENTAM CAUSAR."

Assim, gostaria apenas de ressaltar que antigamente, quando as câmeras usavam filme e os flashes eram apenas manuais e obrigatórios, o termo técnico era Compressão de Distâncias, como provam as fotos a seguir:

IMG_3567 by dpfMiguel, no Flickr

IMG_3566 by dpfMiguel, no Flickr

Isto posto, quero finalmente ressaltar que se alguém quiser inventar um termo mais técnico, como, por exemplo, "esdruluxismo estruturante das teleobjetivas", estou plenamente de acordo, desde que eu entenda o que está sendo discutido.

De resto, sugiro gastar nosso tempo com outras coisas mais interessantes, como fotografias de gatinhos, do sol nascendo ou da lua cheia...

Peace!
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #141 Online: 17 de Julho de 2018, 20:18:25
Achei o texto bem feliz no termo, aparenta causar, logo não causa.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #142 Online: 17 de Julho de 2018, 20:31:26
E para responder uma "Argumentum ad antiquitatem" com outra, a citação da minha assinatura é de um livro da época do filme e mais antigo que essa revista.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #143 Online: 17 de Julho de 2018, 20:33:17
Vish. Voltamos. Esse assunto é tipo aquele motor de lancha da pantera cor de rosa. Nunca morre.

A questão não é se existe ou não a compressão aparente. É que existe uma corrente que atribui isso às objetivas e outra corrente que atribui à posição do observador.

É simples, basta voltar ao tempo em que objetivas não existiam. Os pintores representavam a compressão de planos sem elas. Bastava se afastarem do objeto.

É um simples discussão sobre o que causa. Na prática cada um usa o conceito que quiser.



Sent from my SM-N910C using Tapatalk
« Última modificação: 17 de Julho de 2018, 20:38:44 por Claudio Rombauer »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #144 Online: 18 de Julho de 2018, 06:49:50
Ficar falando de marcas, equipamentos e debatendo teorias xulas na frente de uma tela todo mundo quer. Levantar a bunda da cadeira experimentar fotografia elas mesmas ninguem quer.

Contruam suas proprias cameras com uma caixa de sapato, e descubra por si mesmo.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #145 Online: 18 de Julho de 2018, 08:54:25
Ficar falando de marcas, equipamentos e debatendo teorias xulas na frente de uma tela todo mundo quer. Levantar a bunda da cadeira experimentar fotografia elas mesmas ninguem quer.

Contruam suas proprias cameras com uma caixa de sapato, e descubra por si mesmo.
Já fiz uma com Lego.

Sent from my SM-N910C using Tapatalk



Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #146 Online: 18 de Julho de 2018, 11:12:01
A melhor explicação que eu já vi, sobre isso, foi em um video da Nikon.

Pelo que eu me lembro, é algo assim:

Tokiso monowa kagaki tanasura mano te
Kibiwa togewa no nipatoni kabaquikibe
Sejiro namamura kageshi nabuki saka
Panjika no boro



Sent from my Hasselblad using Tapatalk

 :hysterical:


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #147 Online: 18 de Julho de 2018, 12:38:02
Desculpem aí se ofendi alguém. Só quis dizer que o importante é compreender o que acontece na foto, o nome é secundário.

Ficar falando de marcas, equipamentos e debatendo teorias xulas na frente de uma tela todo mundo quer. Levantar a bunda da cadeira experimentar fotografia elas mesmas ninguem quer.

Contruam suas proprias cameras com uma caixa de sapato, e descubra por si mesmo.
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #148 Online: 18 de Julho de 2018, 13:25:07
Desculpem aí se ofendi alguém. Só quis dizer que o importante é compreender o que acontece na foto, o nome é secundário.

Não estressa, não. O pessoal tá azedo sobre este assunto, mas a maioria é gente boa.

Sobre o assunto que vc colocou, uma outra coisa que confunde as pessoas é o fato de lentes longas desfocarem mais o fundo que lentes curtas: aparentemente, sim, e em fotografia, aparência conta muito. Mas na verdade o que ocorre é que a lente mais longa "dá um zoom" no fundo desfocado, fazendo parecer que está mais desfocado. Mas, de novo, se vc pega uma lente angular e faz uma foto em f/4 com um assunto e um fundo, depois faz uma foto com uma tele, também em f/4, do mesmo assunto com mesmo fundo, sem sair da posição, depois faz um corte da primeira foto, os fundos vão ficar aproximadamente com mesmo desfoque.
« Última modificação: 18 de Julho de 2018, 13:25:51 por felipemendes »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #149 Online: 18 de Julho de 2018, 13:38:35
Desculpem aí se ofendi alguém. Só quis dizer que o importante é compreender o que acontece na foto, o nome é secundário.

Não ofendeu não, o que o pessoal discute é outra coisa. O seu texto está correto, pois (como o vangelis disse) ele fala em compressão que a lente aparenta causar.

A questão é simplesmente isso que o Claudio falou:
A questão não é se existe ou não a compressão aparente. É que existe uma corrente que atribui isso às objetivas e outra corrente que atribui à posição do observador.

 :ok: