Autor Tópico: Qual Camera Comprar?  (Lida 3474 vezes)

Dri Guimarães

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Online: 23 de Maio de 2018, 17:59:01
Olá pessoal, estou cursando fotografia e entrando para o mundo profissional, tenho uma Sony A6000 com a lente do Kit e mais uma 55-210mm, estou iniciando com fotografias em eventos equestres, mas notei que o pessoal não me da muita credibilidade enquanto fotografo... gostaria de saber a opnião de vocês sobre qual Camera comprar? Nikon ou Canon? Andei pesquisando bastante, e cada vez mais fico em duvida, li que a Nikon tem mais vantagens sobre fotos, e que o campo das lentes é muito mais amplo, e a Canon só pode ser usada lente Canon mesmo, e quanto a velocidade? Como vou fotografar esportes, a camera também é bastante levada em consideração? Ou eu não preciso me preocupar em pegar uma muito “top” e preciso me preocupar mais com a lente? ( a lente 55-210 me serviu bem nos eventos, mas se ela tivesse um alcance maior, seria melhor ainda) Desde já agradeço!!


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #1 Online: 23 de Maio de 2018, 18:15:23
Olá pessoal, estou cursando fotografia e entrando para o mundo profissional, tenho uma Sony A6000 com a lente do Kit e mais uma 55-210mm, estou iniciando com fotografias em eventos equestres, mas notei que o pessoal não me da muita credibilidade enquanto fotografo... gostaria de saber a opnião de vocês sobre qual Camera comprar? Nikon ou Canon? Andei pesquisando bastante, e cada vez mais fico em duvida, li que a Nikon tem mais vantagens sobre fotos, e que o campo das lentes é muito mais amplo, e a Canon só pode ser usada lente Canon mesmo, e quanto a velocidade? Como vou fotografar esportes, a camera também é bastante levada em consideração? Ou eu não preciso me preocupar em pegar uma muito “top” e preciso me preocupar mais com a lente? ( a lente 55-210 me serviu bem nos eventos, mas se ela tivesse um alcance maior, seria melhor ainda) Desde já agradeço!!
Você ter credibilidade em fotografia depende de diversos fatores, não necessariamente do seu equipamento, mas vamos a sua pergunta, com relação a Nikon e Canon, cada uma tem vantagens e desvantagens, mas qualquer uma das duas vai te atender muito bem... com relação as lentes, eu uso canon, mas tenho lentes tamron, sigma e yongnuo, então essa estória de só lente canon é furada... A canon tem a 7d mki que é muito boa para esporte, a mkii é cara mais vale a pena, a Nikon tem suas equivalentes... :ok: Eu sugeriria uma 7d mki que está com preço mais baixo e aí você pensa talvez na 70-200 f/4, não sei seu orçamento, mais isso estou falando de canon...


Samir

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 83
Resposta #2 Online: 23 de Maio de 2018, 20:34:48
...li que a Nikon tem mais vantagens sobre fotos, e que o campo das lentes é muito mais amplo, e a Canon só pode ser usada lente Canon mesmo...

Nunca mais volte ao lugar em que você leu isto. E continue seu curso, assim como continue com sua A6000.
Se aceita minhas opiniões, são estas.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 23 de Maio de 2018, 20:35:55
EU ficaria na marca. Mudar exige quase sempre uma curva de aprendizado.

Como já foi dito pelo Ernesto, câmeras com maior latitude (DR) exigem menos precisão do fotógrafo, ou seja, você pode errar quase à vontade que consegue "consertar" depois no computador. Ao contrário, câmeras com menor DR, como a Canon, exigem mais destreza do fotógrafo, ou seja, a margem para erros é menor.



« Última modificação: 23 de Maio de 2018, 20:47:37 por Claudio Rombauer »


Dri Guimarães

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #4 Online: 24 de Maio de 2018, 07:43:35
Você ter credibilidade em fotografia depende de diversos fatores..

Eu quis dizer que enquanto fotografo, o pessoal não dá credibilidade porque a câmera é pequena, já sou novata, as pessoas no evento não conhecem o meu trabalho, quando sou eu e um outro fotógrafo no evento, o pessoal acha que eu to lá atoa, já aconteceu ocasiões bem chatas, e olha que só estou começando.
Quanto as Câmeras e a lente que me indicou, vou pesquisar, tenho amigo que está sempre nos Eua, então posso conseguir um pouco mais barato do que no Brasil, Obrigada pela ajuda!  :ok:


Dri Guimarães

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #5 Online: 24 de Maio de 2018, 08:02:05
1. tenha certeza que vai imprimir as fotos em mais que 20cm x 20cm. e que vão te pagar adequadamente.

2. Faz um curso de foto.

3. Se você busca fotografar animais pretos sob forte Sol, vai de Nikon e estude sobre ADL.

4. Faz mais um curso usando ADL

5.  Saiba que vai investir mais de 10mil reais em uma D7200 e na lente Nikon AF-S 300 F4 (não compre a PF. a PF é compacta e não nítida). Ê o mais barato

6. Faça outro curso usando teleobjetivas

7. Seja criativo e explore ângulos exóticos



Senão, fique na Sony.



Sent from my Hasselblad using Tapatalk


 Já faço o curso de Fotografia, o que eu quis dizer sobre as pessoas não darem credibilidade é por questão do tamanho da câmera, quando está com a lente 55-210 no momento da prova, ela fica volumosa, mas antes e depois da prova, com a lente do kit, ela parece uma câmera comum, e o pessoal não da credibilidade mesmo.
 Obrigada pela Sugestão Da Nikon, e dos cursos, não pretendo parar com os cursos, quero ser cada vez melhor, tanto que vim pedir ajuda, para começar com materiais bons, to entrando no ramo para somar, não quero ser só mais uma meia boca que tem por aí  :)


Dri Guimarães

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #6 Online: 24 de Maio de 2018, 08:20:00
EU ficaria na marca. Mudar exige quase sempre uma curva de aprendizado.

Como já foi dito pelo Ernesto, câmeras com maior latitude (DR) exigem menos precisão do fotógrafo, ou seja, você pode errar quase à vontade que consegue "consertar" depois no computador. Ao contrário, câmeras com menor DR, como a Canon, exigem mais destreza do fotógrafo, ou seja, a margem para erros é menor.

 Eu quero evoluir na fotografia, não quero permanecer na estática, como eu disse, não pretendo parar com os cursos, e estou me sentindo mal mesmo nos eventos com uma câmera pequena, mesmo que ela me agrade, sei que há DSLR muito melhores. E trocando a câmera sei que com bastante estudo e treino não há problema que não possa ser contornado.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #7 Online: 24 de Maio de 2018, 08:26:25
Olá pessoal, estou cursando fotografia e entrando para o mundo profissional, tenho uma Sony A6000 com a lente do Kit e mais uma 55-210mm, estou iniciando com fotografias em eventos equestres, mas notei que o pessoal não me da muita credibilidade enquanto fotografo... gostaria de saber a opnião de vocês sobre qual Camera comprar? Nikon ou Canon? Andei pesquisando bastante, e cada vez mais fico em duvida, li que a Nikon tem mais vantagens sobre fotos, e que o campo das lentes é muito mais amplo, e a Canon só pode ser usada lente Canon mesmo, e quanto a velocidade? Como vou fotografar esportes, a camera também é bastante levada em consideração? Ou eu não preciso me preocupar em pegar uma muito “top” e preciso me preocupar mais com a lente? ( a lente 55-210 me serviu bem nos eventos, mas se ela tivesse um alcance maior, seria melhor ainda) Desde já agradeço!!

A credibilidade tem a ver com o relacionamento que formamos com as pessoas, e ZERO a ver com o equipamento. Só pra deixar claro, precisa ver como está o seu relacionamento sincero com as pessoas?

Agora o fator (tamanho) da câmera exerce um fator psicológico ENORME na cabeça de certos clientes. Para outros não faz diferença.

Sobre câmeras: eu penso que você precisa de uma DSLR (para exercer esse fator psicólogico) com uma boa lente teleobjetiva.

Vou dar um exemplo aqui e isso dependerá dos recursos - mas lembre-se você consegue ótimas fotos com câmeras DSLR de entrada, ok?

1. Canon ou Nikon: eu uso Canon e adoro, nada a reclamar. Esse lance das cores e o que você ouviu falar esqueça. Na prática, Canon e Nikon, são equivalentes. Quem fala isso ou aquilo, está apenas repetindo o que ouviu e você sabe: hoje em dia a internet é um centro de espalhar mentiras.

2. No caso de Marcas: escolha sempre Canon ou Nikon. Embora Sony seja ótima, e produza ótimas lentes, você poderá ter mais lentes e equipamentos com Canon e Nikon;

3. Uma opção econômica pra quem precisa de teleobjetiva é a Canon 80D: a melhor câmera Canon com sensor APS-C; possui muitas das características que você precisa como sistema de autofoco contínuo pra tirar várias fotos em sequência de longe. E a Canon, hoje em dia, possui o melhor sistema de autofoco em vídeo: o Dual AutoPixel AF.  Posso te dizer que hoje, é o melhor custo benefício para quem trabalha com distâncias focais teleobjetiva.

Lentes: Creio que você precisará de uma lente teleobjetiva boa. Existem duas opções interessantes: Canon 55-250 (só para sensores crop); possui estabilizador de imagem e é uma lente barata e de bom custo-benefício.

Se você precisar de algo acima de 300MM, uma ótima opção seria a Tamron 150-600 G2 ou a Sigma 150-600 Sports: duas lentes de autofoco preciso e excelente qualidade.

Resumo: 80D + Lente tamron 150-600 ou
80D + Lente Sigma 150-600




« Última modificação: 24 de Maio de 2018, 08:34:24 por cheferson »


Samir

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 83
Resposta #8 Online: 24 de Maio de 2018, 09:10:56
Eu quero evoluir na fotografia, não quero permanecer na estática, como eu disse, não pretendo parar com os cursos, e estou me sentindo mal mesmo nos eventos com uma câmera pequena, mesmo que ela me agrade, sei que há DSLR muito melhores. E trocando a câmera sei que com bastante estudo e treino não há problema que não possa ser contornado.

Então com uma câmera grande significa que num passe de mágica vc terá credibilidade, vão te olhar com outros olhos, de repente enxergarão em vc uma fotógrafa incrível, fechará contratos diários e tudo dará certo pra vc?

Uma "câmera grande" vai te dar tudo isso?

Imagine que vc tem uma câmera gigante e um portfólio com fotos ruins, fora de foco, com composição tosca e seu e-mail pra contato é driiih_guimaraes123@hotmail.com e vc não se relaciona com as pessoas de forma profissional, não se posiciona nos eventos. Mas vc tem a tal da câmera gigante. Ok

Aí sua colega tem uma mirroless, uma câmera pequena, mas nos eventos tá enfiada em tudo quanto é canto pra pegar o melhor ângulo, a melhor foto, e ela tem um portfólio com ótimas fotos em um site com domínio próprio, e quando perguntam algo ela diz olhando nos olhos da pessoa com convicção: "sou fotógrafa profissional, toma aqui meu cartão", e nesse cartão tá o contato dela, falecomigo@adrianaguimaraes.com.
E de quebra diz, "ali no carro tenho um álbum impresso com minhas melhores fotos, quer dar uma olhada?"

Mas sua amiga tem uma câmera pequena, coitada...

Qual das duas teria mais credibilidade?  :ponder:


Samir

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 83
Resposta #9 Online: 24 de Maio de 2018, 09:14:00
Ter uma câmera grande por questão de ergonomia, recursos úteis que a outra não tem, maravilhoso. Isso é muito válido.

Agora, ter uma câmera grande por achar que isso te trará credibilidade...
Essa credibilidade vai ser colocada à prova quando vc publicar suas fotos, apenas isto.

Em tempo: a tendência é termos câmeras menores e mais leves. O futuro não é das câmeras grandes.


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 24 de Maio de 2018, 09:17:31
Olá pessoal, estou cursando fotografia e entrando para o mundo profissional, tenho uma Sony A6000 com a lente do Kit e mais uma 55-210mm, estou iniciando com fotografias em eventos equestres, mas notei que o pessoal não me da muita credibilidade enquanto fotografo... gostaria de saber a opnião de vocês sobre qual Camera comprar? Nikon ou Canon? Andei pesquisando bastante, e cada vez mais fico em duvida, li que a Nikon tem mais vantagens sobre fotos, e que o campo das lentes é muito mais amplo, e a Canon só pode ser usada lente Canon mesmo, e quanto a velocidade? Como vou fotografar esportes, a camera também é bastante levada em consideração? Ou eu não preciso me preocupar em pegar uma muito “top” e preciso me preocupar mais com a lente? ( a lente 55-210 me serviu bem nos eventos, mas se ela tivesse um alcance maior, seria melhor ainda) Desde já agradeço!!

Minha opnião…

Vantagens da Canon, AF mais rápido e confiável, melhor em ISO alto e ergonomia (os principais controles nas pontas dos dedos).

Vantagens da Nikon, autonomia da bateria, DR, RAW com mais dados, exceto autonomia os outros li em fóruns.

Como vai trabalhar com o equipamento, se for de Canon, comece com a 80D e a 17-55 2.8 da Canon ou a 24-105 F4 L.

Se optar pela Nikon, recomendo começar com a D7200, com a lente 16-80 2.8-4  ou a 24-120 F4, podendo optar por lentes de terceiros como a Sigma 17-70 2.8_4  ou 24-70 2.8 ou lentes da Tanrom.

A Sony, vem com tudo nas mirrorless, tem as melhores lentes e com boa variedades, peca somente no preço, pense bem antes de trocar de marca.

Boa sorte na escolha!!!


eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #11 Online: 24 de Maio de 2018, 16:46:34
Eu não sou profissional mas gosto muito e por isso leio muito.
Contratei fotógrafos para o meu casamento, mas demorei muito para escolher. E o ponto de partida foi o portifólio deles. As fotos faziam meu gosto. Passei dias comparando as fotos deles com as dos outros. Uma vez decidido, quando os vi pela primeira vez logo percebi que eles além de ótimos profissionais eram ótimos amigos. Eles cativaram a mim e a minha noiva. Eles possuem ótima credibilidade conosco, e tudo isso sem eu ver câmera deles nenhuma.
Obviamente se você for fotografar em algum local com várias pessoas e uma câmera grande, vai atrair algumas pessoas que não entendem de fotografia querendo te contratar apenas pelo tamanho da câmera. Isso seria ótimo, mas eu recomendo atrair clientes pela qualidade de suas fotos mais do que por este método.

Quando a minha experiência, tenho praticamente nenhuma a não ser pesquisar muito sobre qual câmera comprar. E no Brasil adianta mesmo pensar em câmeras de três marcas: Canon, Nikon e Sony.
Há realmente um empate entre Canon e Nikon. A Sony ganha ou perde das duas, dependendo de qual tipo de fotografia você irá realizar. Meu conselho é que não mude pelo menos por enquanto de câmera. Busque se profissionalizar com o que você tem que já tem qualidade e com o dinheiro que ganhar, caso queira mudar, compre uma Canon ou Nikon. Não faça dívida com equipamentos se você já tem uma fonte de lucro que pode fazer você comprar seus equipamentos. Pode utilizar câmera sony que tem como backup se precisar.

Eu fui de Canon SL2. Câmera de entrada com ótimo custo benefício, para uso pessoal e familiar, mas que pode ser utilizada para diversas ocasiões profissionais. Escolhi porque sei que há uma gigantesca diversidade de lentes que posso usar nela, pela qualidade de imagem (inclusive a SL2 tem uma ótima DR também) e vários outros fatores, incluindo preço, tamanho e leveza.
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


Dri Guimarães

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #12 Online: 24 de Maio de 2018, 17:40:19
Então com uma câmera grande significa que num passe de mágica vc terá credibilidade, vão te olhar com outros olhos, de repente enxergarão em vc uma fotógrafa incrível, fechará contratos diários e tudo dará certo pra vc?

Uma "câmera grande" vai te dar tudo isso?

Imagine que vc tem uma câmera gigante e um portfólio com fotos ruins, fora de foco, com composição tosca e seu e-mail pra contato é driiih_guimaraes123@hotmail.com e vc não se relaciona com as pessoas de forma profissional, não se posiciona nos eventos. Mas vc tem a tal da câmera gigante. Ok

Aí sua colega tem uma mirroless, uma câmera pequena, mas nos eventos tá enfiada em tudo quanto é canto pra pegar o melhor ângulo, a melhor foto, e ela tem um portfólio com ótimas fotos em um site com domínio próprio, e quando perguntam algo ela diz olhando nos olhos da pessoa com convicção: "sou fotógrafa profissional, toma aqui meu cartão", e nesse cartão tá o contato dela, falecomigo@adrianaguimaraes.com.
E de quebra diz, "ali no carro tenho um álbum impresso com minhas melhores fotos, quer dar uma olhada?"

Mas sua amiga tem uma câmera pequena, coitada...

Qual das duas teria mais credibilidade?  :ponder:
. Querido, eu senti na pele a rejeição, a pessoa que me contratou me conhece e adora o meu trabalho e por isso fui contratada por ela, para focar mais no haras dela durante o evento, porém, ficou nítido, com as pessoas que não me conhecem, e nao conhecem o meu trabalho já que sou nova, que não me davam credibilidade, por mais que eu sempre estivesse bem posicionada, procurava sempre captar bons momentos de todos eles buscavam o outro fotógrafo do evento para pedir que fizesse fotos, porque tinha uma Canon e blá-blá-blá... e nem fotógrafo de eventos equestres o cara é... é isso que estou querendo dizer... A pessoa que me contrata obviamente conhece o meu trabalho! Mas os participantes do evento não... e são eles que não dão credibilidade... eu fotografo cavalos há anos, mas só agora eu quis me profissionalizar fazer cursos e trabalhar na área, o cara é um profissional, mas nunca fez fotos de eventos equestres... e mesmo assim como os participantes julgam?? Pela aparência da câmera sim.. infelizmente!...
« Última modificação: 24 de Maio de 2018, 17:47:27 por Dri Guimarães »


Dri Guimarães

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #13 Online: 24 de Maio de 2018, 17:54:01
A credibilidade tem a ver com o relacionamento que formamos com as pessoas, e ZERO a ver com o equipamento. Só pra deixar claro, precisa ver como está o seu relacionamento sincero com as pessoas?

Agora o fator (tamanho) da câmera exerce um fator psicológico ENORME na cabeça de certos clientes. Para outros não faz diferença.

Sobre câmeras: eu penso que você precisa de uma DSLR (para exercer esse fator psicólogico) com uma boa lente teleobjetiva.

Vou dar um exemplo aqui e isso dependerá dos recursos - mas lembre-se você consegue ótimas fotos com câmeras DSLR de entrada, ok?

1. Canon ou Nikon: eu uso Canon e adoro, nada a reclamar. Esse lance das cores e o que você ouviu falar esqueça. Na prática, Canon e Nikon, são equivalentes. Quem fala isso ou aquilo, está apenas repetindo o que ouviu e você sabe: hoje em dia a internet é um centro de espalhar mentiras.

2. No caso de Marcas: escolha sempre Canon ou Nikon. Embora Sony seja ótima, e produza ótimas lentes, você poderá ter mais lentes e equipamentos com Canon e Nikon;

3. Uma opção econômica pra quem precisa de teleobjetiva é a Canon 80D: a melhor câmera Canon com sensor APS-C; possui muitas das características que você precisa como sistema de autofoco contínuo pra tirar várias fotos em sequência de longe. E a Canon, hoje em dia, possui o melhor sistema de autofoco em vídeo: o Dual AutoPixel AF.  Posso te dizer que hoje, é o melhor custo benefício para quem trabalha com distâncias focais teleobjetiva.

Lentes: Creio que você precisará de uma lente teleobjetiva boa. Existem duas opções interessantes: Canon 55-250 (só para sensores crop); possui estabilizador de imagem e é uma lente barata e de bom custo-benefício.

Se você precisar de algo acima de 300MM, uma ótima opção seria a Tamron 150-600 G2 ou a Sigma 150-600 Sports: duas lentes de autofoco preciso e excelente qualidade.

Resumo: 80D + Lente tamron 150-600 ou
80D + Lente Sigma 150-600

exatamente isso, quem contrata conhece o trabalho, mas os participantes não conhecem, e  o fator psicológico conta muito, quando vêem uma fotógrafa com câmera pequena, logo pensam não ser uma boa profissional infelizmente é assim, pq estou no começo, mas já passei por situações MUITO chatas por causa disso... Mas muito Obrigada pela sugestão da Câmera e das Lentes, vejo mesmo muitas pessoas usando a Canon 80D nesses eventos, já pesquisei sobre ela, e é uma das que estão na lista para decidir.  Obrigada Mesmo!!


Dri Guimarães

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #14 Online: 24 de Maio de 2018, 18:07:18
Eu não sou profissional mas gosto muito e por isso leio muito.
Contratei fotógrafos para o meu casamento, mas demorei muito para escolher. E o ponto de partida foi o portifólio deles. As fotos faziam meu gosto. Passei dias comparando as fotos deles com as dos outros. Uma vez decidido, quando os vi pela primeira vez logo percebi que eles além de ótimos profissionais eram ótimos amigos. Eles cativaram a mim e a minha noiva. Eles possuem ótima credibilidade conosco, e tudo isso sem eu ver câmera deles nenhuma.
Obviamente se você for fotografar em algum local com várias pessoas e uma câmera grande, vai atrair algumas pessoas que não entendem de fotografia querendo te contratar apenas pelo tamanho da câmera. Isso seria ótimo, mas eu recomendo atrair clientes pela qualidade de suas fotos mais do que por este método.

Quando a minha experiência, tenho praticamente nenhuma a não ser pesquisar muito sobre qual câmera comprar. E no Brasil adianta mesmo pensar em câmeras de três marcas: Canon, Nikon e Sony.
Há realmente um empate entre Canon e Nikon. A Sony ganha ou perde das duas, dependendo de qual tipo de fotografia você irá realizar. Meu conselho é que não mude pelo menos por enquanto de câmera. Busque se profissionalizar com o que você tem que já tem qualidade e com o dinheiro que ganhar, caso queira mudar, compre uma Canon ou Nikon. Não faça dívida com equipamentos se você já tem uma fonte de lucro que pode fazer você comprar seus equipamentos. Pode utilizar câmera sony que tem como backup se precisar.

Eu fui de Canon SL2. Câmera de entrada com ótimo custo benefício, para uso pessoal e familiar, mas que pode ser utilizada para diversas ocasiões profissionais. Escolhi porque sei que há uma gigantesca diversidade de lentes que posso usar nela, pela qualidade de imagem (inclusive a SL2 tem uma ótima DR também) e vários outros fatores, incluindo preço, tamanho e leveza.
Pois é... muito difícil na hora da escolha, a princípio escolhi a Sony A6000, pq a intenção era só Hobby, mas fotografia é uma paixão e cavalos  e outra paixão, a partir do momento que fui quebrar um ganho pra um amiga, que ficou sem fotógrafo de última hora, me vi fazendo aquilo profissionalmente, mas depois de alguns eventos, comecei a me sentir mal com esse preconceito, eu particularmente gosto muito da Sony, preciso pensar melhor sobre isso, também existe as câmeras Sony Mirrorless Top de linha, que são um pouco maiores, e tem funcionalidades muito melhores do que a minha, é uma das opções que estou pensando tbm... Ps:( mas acho que se o fotógrafo do seu casamento chegasse com uma câmera pequenininha vc iria estranhar!!! Hahaha)