Só sei que os caminhoneiros contratados, aqueles mais pobres mesmo, que nem caminhão tem, sairão perdendo.
Os que tem um caminhão se beneficiarão um pouco com o "congelamento" do Diesel, mas com mais impostos e produtos mais caros, esse ganho vai se diluir de forma invisível.
Os que tem alguns caminhões e contratam outros motoristas com frete baixo sairão ganhando mais.
E aqueles que nem dirigem, só tem uma frota enorme de caminhões e muitos motoristas contratados a frete baixo sairão ganhando bastante. Inclua aí as grandes empresas que tem frota própria.
As usinas termoelétricas podem se tornar mais produtivas com o subsídio que a população vai dar ao diesel através de impostos e aumentar ainda mais o consumo de diesel, criando uma bola de neve.
Ah, e também sai ganhando um pouco qualquer um que tenha um veículo a Diesel.
O resto da população sairá perdendo. Só a paralisação, caso acabe hoje, vai nos custar 100 bilhões, segundo otimistas.
Infelizmente, o maior problema dos caminhoneiros são duas coisas:
1) o grande número de caminhoneiros em relação ao baixo volume de coisas pra transportar. Isso cria uma espécie de bolha.
2) a consequente baixa remuneração por frete
É parecido com a crise no mercado de fotografia.
Pr resolver isso não tem jeito, ou retira um monte de gente do mercado (tipo o plano do Thanos), ou aumenta o volume de carga (economia precisa melhorar). A paralisação agrava ainda este problema.
Sem falar no que vem por aí... caminhões autônomos, pensa no tamanho da encrenca. Mas neste caso os grandes empresários de transporte vão adorar o frete zero.