Autor Tópico: Vocês já fotografaram a cor rosa?  (Lida 1757 vezes)

Samir

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 83
Online: 24 de Maio de 2018, 10:02:03
Esses dias fiz um ensaio em um quarto cor-de-rosa, e foi algo inusitado pra mim, pois eu nunca tinha fotografado um ambiente com essa cor dessa forma predominante. Aí eu parei pra perceber que quase não vejo a coloração rosa nas fotografias por aí.

Outra coisa de que me dei conta é que essa cor tem um comportamento estranho na câmera. Ôh, corzinha fácil de saturar. Se não for cauteloso ela explode na tela do pc. Não sei explicar, parece ser uma cor especial, diferente das outras.

Fiquei incucado com isso, e procurei algumas informações no Google. Li que há cientistas que afirmam que não é propriamente uma cor, que o rosa teoricamente não existe.

E o rosa é o tom do charme, da gentileza. É uma cor doce e suave, romântica, sentimental e perfeita para temas infantis.
É provado que pessoas normalmente agressivas sentem-se mais tranquilas e dóceis na presença da cor rosa.

O legal é que minhas fotos passaram exatamente essa sensação de doçura, suavidade, infância, romance.
Só que mais legal ainda é que o ensaio conta uma historinha e vira sensual, e nas fotos aconteceu algo que concorda exatamente com algo que li depois sobre a cor:

"Perto do branco, ela passa inocência. Mas acompanhado de violeta e preto, pode ter um efeito adulto, erótico e de sedução, oscilando entre a imoralidade e a paixão."

Me senti privilegiado em ter essa experiência fotografando um abiente dessa cor e ter descoberto essas coisas.
Rosa realmente é uma cor curiosa.

Assim que aprontar as fotos eu posto elas na seção +18 aqui do fórum.

(Ah, o tópico é estranho, eu sei! Kkkk


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 24 de Maio de 2018, 11:00:51
Só por esse relato dá pra ver que você usa Canon, certo? Rsrs... Os sensores Canon estouram fácil os canais próximos do magenta. O vermelho estoura fácil também, então sempre tem que tomar cuidado com fotos onde tem essa cor predominante.

Sobre os efeitos da cor, não é uma característica exclusiva do rosa, tons alaranjados mais claros também passam essa sensação, de suavidade, de conforto. Existe toda uma "psicologia" por trás das cores, cada conjunto de cor tem seu efeito nas pessoas. Mas claro, isso varia de pessoa pra pessoa, trata-se apenas de uma "média", digamos assim.

Mas isso de não ser propriamente uma cor é polêmico. No meu ponto de vista, cor é comprimento de onda, então a única "cor" que não é cor de verdade é o preto absoluto. Talvez estejam se referindo ao rosa na natureza, daí sim, se não me engano não existe um pigmento rosa, seria mais uma mistura de pigmentos (assim como ocorre com outras cores, como o azul).


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 24 de Maio de 2018, 11:35:23
Mas isso de não ser propriamente uma cor é polêmico. No meu ponto de vista, cor é comprimento de onda, então a única "cor" que não é cor de verdade é o preto absoluto. Talvez estejam se referindo ao rosa na natureza, daí sim, se não me engano não existe um pigmento rosa, seria mais uma mistura de pigmentos (assim como ocorre com outras cores, como o azul).

Eu concordo com a questão do comprimento de onda. Mas a cor rosa não tem este nome por causa da flor rosa?  :ponder:

Eu já li argumentos que o azul não era considerado uma cor até "recentemente". Não que não existisse, mas não era digno de ter um nome:
https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/azul-cor-mais-jovem-15491386#ixzz5GQhbH0s0

Citar
De acordo com "Colors", documentário sobre a origem das cores veiculado pela estação de rádio WNYC, de Nova York, e motivo de uma matéria do "Business insider", as culturas antigas, entre elas a chinesa, a grega e a hebraica, sequer tinham uma palavra para descrever o azul.

Mas é bem diferente não considerar uma cor como tal e não ter um nome pra algo que se sabe que existe.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 24 de Maio de 2018, 11:48:56
Eu concordo com a questão do comprimento de onda. Mas a cor rosa não tem este nome por causa da flor rosa?  :ponder:

Assim como o laranja... Mas não sei se entendi a sua colocação. Se está falando isso por causa da cor da flor na natureza, o lance é que ela é uma mistura de pigmentos vermelhos e brancos. Tanto que tem a rosa branca e a rosa vermelha, daí na mistura fica rosa. Questão de genética, rsrs (ausência de dominância).


Eu já li argumentos que o azul não era considerado uma cor até "recentemente". Não que não existisse, mas não era digno de ter um nome:
https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/azul-cor-mais-jovem-15491386#ixzz5GQhbH0s0

Mas é bem diferente não considerar uma cor como tal e não ter um nome pra algo que se sabe que existe.

Essa é uma questão bem interessante, existe também uma influência cultural na nossa percepção de cores, o que é muito intrigante...


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 24 de Maio de 2018, 12:21:43
Certifique-se de estar usando os espaços de cor mais amplos e perfis corretos. A saturação pode ser culpa do sRGB.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 24 de Maio de 2018, 12:34:32
Assim como o laranja... Mas não sei se entendi a sua colocação. Se está falando isso por causa da cor da flor na natureza, o lance é que ela é uma mistura de pigmentos vermelhos e brancos. Tanto que tem a rosa branca e a rosa vermelha, daí na mistura fica rosa. Questão de genética, rsrs (ausência de dominância).

Captei o que vc queria dizer, e faz sentido. Não vou entrar na questão de qual recebeu o nome primeiro, a rosa-rosa, a rosa-branca ou a rosa-vermelha..



fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 24 de Maio de 2018, 13:14:21
ac
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Samir

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 83
Resposta #7 Online: 25 de Maio de 2018, 09:22:55
Só por esse relato dá pra ver que você usa Canon, certo? Rsrs...

Miserávi, acertô.


Samir

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 83
Resposta #8 Online: 25 de Maio de 2018, 09:30:37
Certifique-se de estar usando os espaços de cor mais amplos e perfis corretos. A saturação pode ser culpa do sRGB.

Interessante isto. No Rawtherapee existe um perfil de cor de saída chamado de RT_sRGB, que na documentação diz ser um sRGB de maior qualidade, indicado pra fotos salvas em 8 bits pra postar na web.
Vou testar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 25 de Maio de 2018, 09:33:13
Satura com vontade, quando aniversario infantil com tema rosa eu não uso o perfil padrão da canon.
Fico com aquele da adobe.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs