Autor Tópico: Lentes manuais na Pentax - Anti-Shake,  (Lida 1379 vezes)

Aneopa

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 338
Online: 12 de Janeiro de 2007, 19:23:31
Deve ser noticia velha para muita gente, mas para mim foi a primeira vez, e a primeira vez vcs sabem como é, né?

Em um rolo com o Trolhos peguei um KM 50mm f/1.7, totalmente manual e fui usar na K100D. Selecionei a opção para utilizar anel de abertura, até aí sem novidades, a lente funcionava normalmente sem fotometria, só com confirmação de foco. Primeira surpresa foi ao verificar a profundidade de campo no optical preview , eis que surgiu a fotometria!!! Depois ainda descobri que é só definir para o anti-shake os 50mm e ele fará a correção normalmente.

Estou muito feliz e mais apaixonado que nunca pela K100D. As únicas coisas que a câmera não faz são o foco automático (que para mim não faz falta nenhuma) e controlar a abertura (chatinho mas nada preocupante)...



Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 12 de Janeiro de 2007, 19:27:04
Voce usou que lente?
Como faz para fechar a abertura?
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2007, 19:27:52 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Aneopa

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 338
Resposta #2 Online: 12 de Janeiro de 2007, 19:28:36
Salve Paulo, usei a Pentax KM 50mm f/1.7.

A abertura vc comanda no anel mesmo, nesta lente de 1.7 até 22.

[]ss
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2007, 19:29:56 por Aneopa »


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 12 de Janeiro de 2007, 19:44:19
Então ela tem auto ou faz stop-down metering?
Pelo que eu li voce teve que fazer o DOF preview então deve ser stop-down metering.
É isso aí, grande câmera com um infinidade de lentes de excelente qualidade a disposição.
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2007, 19:48:06 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Aneopa

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 338
Resposta #4 Online: 12 de Janeiro de 2007, 20:35:15
Ih Paulo, se deu mal, agora vai ter de me explicar o que é stop-down metering! ; - ) é sério!

 


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 12 de Janeiro de 2007, 21:04:32
Coisa de antigamente.
Voce tinha que apertar o botão do DOF preview para ligar o fotômetro, que só fazia a medição com a lente fechada na abertura escolhida.
Depois inventaram as lentes que se comunicam com a câmera e então não precisava apertar o DOF para fazer a medição.

Umas lentes destas antigas tem um controle que voce pode colocar no auto ou manual. No auto voce a medida que vai rodando o anel de lente ela vai fechando, sem precisar apertar o botão do DOF, na manual isto não acontece.
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2007, 21:05:10 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #6 Online: 12 de Janeiro de 2007, 22:40:22
Paulo é isso mesmo, é este tal de "stop-down metering" :-) , s´não sabia o nome, mas isso é usado apenas nas lentes K e M, nas lentes A em diante a abertura pode ser ajustada na camera mesmo.
Marcelo - POA/RS



dantonvb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
    • http://
Resposta #7 Online: 14 de Janeiro de 2007, 23:16:42
Citar
Primeira surpresa foi ao verificar a profundidade de campo no optical preview , eis que surgiu a fotometria!!!
No modo M se voce pressionar o AE-L a camara fechará o diafragma por um instante e ajustará a velocidade necessária em função da luminosidade. Uma espécie de "prioridade de abertura manual".
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2007, 23:17:27 por dantonvb »


Aneopa

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 338
Resposta #8 Online: 15 de Janeiro de 2007, 10:35:59
Citar
Citar
Primeira surpresa foi ao verificar a profundidade de campo no optical preview , eis que surgiu a fotometria!!!
No modo M se voce pressionar o AE-L a camara fechará o diafragma por um instante e ajustará a velocidade necessária em função da luminosidade. Uma espécie de "prioridade de abertura manual".
 :mf_w00t2:  :mf_w00t2:  :mf_w00t2:

Valeu Danton, esta não está no manual!!!