Autor Tópico: Speedlight usando Live View x Viewfinder  (Lida 3047 vezes)

andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Online: 27 de Maio de 2018, 16:22:44
Em trabalhos uso o flash sempre em modo TTL, e frequentemente, a exposição não sai como deveria. Uma hora
 (grande maioria das vezes) superexposta e outras vezes subexposta, meio que ignorando as compensações! Pra terem ideia, às vezes chego a colocar -2 e ainda assim o flash/câmera ignora essa compensação.
Mas uma coisa que já havia percebido antes, mas esquecido, e lembrei ontem é que em algumas situações que preciso tirar uma foto de cima/baixo e preciso utilizar o Live View a exposição sai perfeita em TODOS os disparos.
Meu único palpite é que seja a tal incompatibilidade das câmeras mais novas com equipamentos paralelos. Já relatei, em alguns tópicos os problemas que tive com flashes e rádios Yongnuo, e por isso migrei pra Godox. Os problemas diminuíram drasticamente, sendo totalmente aceitável quando acontece (salvo raríssimas exceções).

Alguém sabe explicar o porquê disso, onde está o problema e como solucionar?
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 27 de Maio de 2018, 16:29:22
Os flashes da Yongnuo são "famosos" por quase sempre superexpor no TTL, muitas vezes chegando a +1EV.

Mas nunca vi isso de no live view ele funcionar diferente de no visor. Acredito que deva ter alguma configuração aí de fotometria que esteja dando essa diferença. Também nunca tive esse problema de colocar a compensação em -2EV e não fazer diferença, me lembro de que sempre respeitava a compensação... Esse comportamento é muito estranho. Não tenho mais flashes YN, senão faria o teste aqui pra ver.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #2 Online: 27 de Maio de 2018, 16:37:04
Os flashes da Yongnuo são "famosos" por quase sempre superexpor no TTL, muitas vezes chegando a +1EV.

Mas nunca vi isso de no live view ele funcionar diferente de no visor. Acredito que deva ter alguma configuração aí de fotometria que esteja dando essa diferença. Também nunca tive esse problema de colocar a compensação em -2EV e não fazer diferença, me lembro de que sempre respeitava a compensação... Esse comportamento é muito estranho. Não tenho mais flashes YN, senão faria o teste aqui pra ver.
Como disse, apesar de ainda ter 1 YN600RT II, o flash principal é o Godox TT685..
Mas com os YN aconteciam tbm, e muito pior, pq mais davam problema do que funcionavam direito!

As configurações de medição do TTL uso matricial e na medição câmera também matricial. No evento de ontem que resolvi usar parcial, e aparentemente funcionou um pouco melhor. Não tenho como ter certeza pq, como dito no outro tópico, perdi as fotos!  :aua:
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 27 de Maio de 2018, 16:43:39
Cara, tem algo errado aí, porque não era pra ser tão ruim assim. Durante um tempo, usei YN como flash principal e sempre consegui resultados consistentes dentro do possível. O flash sempre disparava mais forte que os da Canon, mas era sempre uma diferença constante, que se resolvia na compensação de exposição.

E esse negócio de pelo live view a exposição sair correta é ainda mais estranho.  :ponder:


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #4 Online: 27 de Maio de 2018, 16:57:08
Se conseguir recuperar as fotos de ontem, posto exemplos sem fazer correção alguma!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #5 Online: 27 de Maio de 2018, 20:05:24
Faça um teste da mesma foto, no mesmo momento e sem mover a camera ou o flash, utilizando os dois modos e poste aqui pra gente ver essa diferença :ok:


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.676
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 28 de Maio de 2018, 08:45:56
Uso os flashs da Yongnuo e sempre fotometra bem em TTL, com exceções que não dispara ou não sei se é o flash ou eu quem erra na distância.
Uma coisa a ser considerada é que o TTL mede a distância média e te dá um range de distância máxima e mínima, se ficar muito perto vai explodir mesmo.
O que pode ser uma possibilidade é que quando você usa o Liveview você deixa a câmera mais longe do assunto mesmo que por alguns centímetros e isso faz o TTL trabalhar dentro do range.

Edit: mais de 90% das vezes eu uso ele rebatido ou com a cabeça em pé.
« Última modificação: 28 de Maio de 2018, 08:47:41 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #7 Online: 28 de Maio de 2018, 09:54:29
Uso os flashs da Yongnuo e sempre fotometra bem em TTL, com exceções que não dispara ou não sei se é o flash ou eu quem erra na distância.
Uma coisa a ser considerada é que o TTL mede a distância média e te dá um range de distância máxima e mínima, se ficar muito perto vai explodir mesmo.
O que pode ser uma possibilidade é que quando você usa o Liveview você deixa a câmera mais longe do assunto mesmo que por alguns centímetros e isso faz o TTL trabalhar dentro do range.

Edit: mais de 90% das vezes eu uso ele rebatido ou com a cabeça em pé.

Cara, a chance do TTL suberexpor ou subexpor é grande quando tiramos fotos de certas cenas que tem muito branco ou cenas muito escuras. Usar o fotômetor no "meio" as vezes dá nisso, o flash se confunde.

Pra entender melhor, vou deixar um PDF do excelente fotógrafo Armando Vernaglia Junior, que tem um ebook que circula pela internet sobre fotometria avançada com TTL. O ebook dele é, na verdade, uma compilação de artigos escritos pela internet sobre TTL e sua ligação com a fotometria da câmera para fazer a exposição correta do flash TTL. Segue o link:

https://leandronunesfoto.files.wordpress.com/2011/03/ebook-fotometria-flash.pdf


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.676
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 28 de Maio de 2018, 10:16:13
Cara, a chance do TTL suberexpor ou subexpor é grande quando tiramos fotos de certas cenas que tem muito branco ou cenas muito escuras. Usar o fotômetor no "meio" as vezes dá nisso, o flash se confunde.

bem lembrado tem essa também!

mas aí fiquei curioso, alguém que tenha os flashs da marca original (canon... nikon...) será que o TTL deles são tão melhores assim ou é tudo questão de técnica?

sinceramente acho um absurdo que não fecha a conta um flash nikon custar 2 mil reais enquanto tem os chineses que custam 300, fico pensando será que vale a diferença por mais absurda que seja?

em lentes sabemos que a ótica, o cristal e qualidade se sobressai às chinesas mas em flash realmente me causa dúvida.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 28 de Maio de 2018, 10:18:49
Eu estava esperando as fotos para comentar.

Só é defeito do flash se bater 02 fotos seguidas, sem alterar nada no enquadramento e sairem com exposição diferente.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #10 Online: 28 de Maio de 2018, 10:35:44
bem lembrado tem essa também!

mas aí fiquei curioso, alguém que tenha os flashs da marca original (canon... nikon...) será que o TTL deles são tão melhores assim ou é tudo questão de técnica?

sinceramente acho um absurdo que não fecha a conta um flash nikon custar 2 mil reais enquanto tem os chineses que custam 300, fico pensando será que vale a diferença por mais absurda que seja?

em lentes sabemos que a ótica, o cristal e qualidade se sobressai às chinesas mas em flash realmente me causa dúvida.

Pra mim é mais técnica e conhecimento de fotometria do que defeito no flash.

Sobre valer a pena, vamos ser sinceros: a Youngnuo usa mão de obra chinesa, por isso seus produtos são baratos.

Se formos analisar apenas o benefício, pra mim flash da Youngnuo é um excelente custo-benefício. Acho que vale, e raramente, esses erros serão defeitos de flash, pode acontecer, mas ...


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.676
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 28 de Maio de 2018, 10:42:14
Pra mim é mais técnica e conhecimento de fotometria do que defeito no flash.

Sobre valer a pena, vamos ser sinceros: a Youngnuo usa mão de obra chinesa, por isso seus produtos são baratos.

Se formos analisar apenas o benefício, pra mim flash da Youngnuo é um excelente custo-benefício. Acho que vale, e raramente, esses erros serão defeitos de flash, pode acontecer, mas ...

Então mas a Nikon também usa mão de obra chinesa e tailandesa kkkk

a questão no tópico é mais focada na compatibilidade, se for defeito de uma unidade ou de um lote blz, mas ainda fico curioso se o flashs da marca são superiores na assertividade do TTL.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #12 Online: 28 de Maio de 2018, 10:57:02
Então mas a Nikon também usa mão de obra chinesa e tailandesa kkkk

a questão no tópico é mais focada na compatibilidade, se for defeito de uma unidade ou de um lote blz, mas ainda fico curioso se o flashs da marca são superiores na assertividade do TTL.

Os testes que fiz com TTL foram ótimos nos poucos flashes da Youngnuo que testei. Na minha opinião são equivalentes aos da Canon.

Não posso falar de Nikon, porque usei Nikon muito pouco até hoje.

Penso que, na prática, não há grandes diferenças entre os originais e genéricos. 


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.676
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 28 de Maio de 2018, 11:08:23
Os testes que fiz com TTL foram ótimos nos poucos flashes da Youngnuo que testei. Na minha opinião são equivalentes aos da Canon.

Não posso falar de Nikon, porque usei Nikon muito pouco até hoje.

Penso que, na prática, não há grandes diferenças entre os originais e genéricos.

também acho...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #14 Online: 28 de Maio de 2018, 11:50:24
Corri o olho rápido nas notificações e por causa da greve o serviço tá uma bomba, impossibilitando uma resposta mais detalhada, tanto que respondi aos poucos.
Mas eis alguns pontos.
Não sei se não leram, ou eu não fui claro: hoje meu flash principal é Godox e não YN e apesar de acontecer com o Godox, com os YN era muito pior!
Outra coisa, que já foi debatido algumas vezes aqui e bem mais em fóruns estrangeiros, é a incompatibilidade das marcas paralelas com câmeras Canon mais recentes (80D, 5D Mk4, 77i, 7i, etc), inclusive reconhecida pela própria YN.
Quando tinha a T5 não tinha problemas ou qdo tinha era culpa minha pq ainda estava aprendendo (e continuo pq não sei nada ainda, mas bem mais que antes).

Quis apenas abrir uma discussão de um suposto "problema" que talvez mais alguém tivesse percebido, mas pelo jeito deve ser só incompetência minha mesmo!

Caso achem válido trancar o tópico, por mim tudo bem, pq acho que meio começou a fugir do cerne.



Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm