Autor Tópico: Tamanho do sensor faz a diferença???  (Lida 11078 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 30 de Maio de 2018, 13:51:51
Bom, eu posso revelar o link no Flickr em alta resolução, mas aí você seria influenciado pelo EXIF.

Além disso ambas estão com perda de resolução equivalente.

Mas ver assim em um monitor ou tela de celular questões como resolução é bem difícil se não impossivel, restam as questões mais evidentes com as relativas à estética (ex. dof)
« Última modificação: 30 de Maio de 2018, 13:52:31 por cfcsosa »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 30 de Maio de 2018, 13:53:19
Bom, eu posso revelar o link no Flickr em alta resolução, mas aí você seria influenciado pelo EXIF.

Além disso ambas estão com perda de resolução equivalente.
éhhhhh esse tal de exif, mas, sim, imagino que seja difícil tbm...
Conhecimento importa mais que equipamento.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 30 de Maio de 2018, 13:54:31
Procurem pelo usuário zedpromedia NO flickr.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #18 Online: 30 de Maio de 2018, 14:12:39
Um experimento com a nova A7 Mark III e a câmera de 2 anos atrás, X-T2, se puderem dizer qual é qual eu fico agradecido:
Acho que você não entendeu bem o que estamos falando...
Talvez na prática o tamanho do sensor não faça diferença. Mas HIPOTÉTICAMENTE FALANDO.. Numa mesma tecnologia, considerando as outras variáveis NULAS, o sensor maior = sensor melhor.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 30 de Maio de 2018, 14:33:29
Eu entendi e estou demonstrando que não é tão preto no branco.
Acho que você não entendeu bem o que estamos falando...
Talvez na prática o tamanho do sensor não faça diferença. Mas HIPOTÉTICAMENTE FALANDO.. Numa mesma tecnologia, considerando as outras variáveis NULAS, o sensor maior = sensor melhor.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 30 de Maio de 2018, 14:33:39
Tô acompanhando o tópico e esperando...
Só tá faltando alguém entrar falando que médio formato vale cada centavo...  :assobi: :assobi: :assobi:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #21 Online: 30 de Maio de 2018, 16:19:38
Eu particularmente não acho que essas fotos servem como base para qualquer comparação, já que elas estão no ISO mínimo de ambas as máquinas.

Me mostre fotos com ISO 12800 com ambas e aí a gente julga... Se for pra fotografar na golden hour e em ISO base, com lentes de abertura e comprimento praticamente equivalentes, aí não faz diferença o sensor mesmo.

A única coisa que dá pra ver é que aquele negócio de "Sony = cor ruim" é coisa do passado.

"Sensores de mesma geração o ganho será maior para o maior sensor."

Um experimento com a nova A7 Mark III e a câmera de 2 anos atrás, X-T2, se puderem dizer qual é qual eu fico agradecido:





Enviado de meu SM-G930F
« Última modificação: 30 de Maio de 2018, 16:29:37 por davi_ssilva »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 30 de Maio de 2018, 16:28:38
As fotos foram tratadas no LR aplicando o mesmo mesmo preset para ajustes mínimos de ambos os fabricantes.

Sobre ISO, a menos que você necessite fotografar em alta velocidade e na mão isso não representa um problema ao fotógrafo habilidoso.

O legal de observar aí é que como se pode ver é imperceptível a diferença em qualidade e para ver em tamanho maior, basta ver o usuário zedpromedia no Flickr.

Obviamente você pode buscar chifre em cabeça de cavalo para justificar sua preferência, mas importante aqui é ver que de modo geral a diferença é "desprezível".
Eu particularmente não acho que essas fotos servem como base para qualquer comparação, já que elas estão no ISO mínimo de ambas as máquinas.

Me mostre fotos com ISO 12800 com ambas e aí a gente julga.

A única coisa que dá pra ver é que aquele negócio de "Sony = cor ruim" é coisa do passado.



Enviado de meu SM-G930F


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #23 Online: 30 de Maio de 2018, 16:34:10
De acordo 100%.

Mas fotografar em alta velocidade, na mão e em luz difícil é algo que todos mundo que faz evento e fotojornalismo faz. Tem bastante gente que precisa disso, e por isso o full frame ainda faz sentido pra muita gente.

As fotos foram tratadas no LR aplicando o mesmo mesmo preset para ajustes mínimos de ambos os fabricantes.

Sobre ISO, a menos que você necessite fotografar em alta velocidade e na mão isso não representa um problema ao fotógrafo habilidoso.

O legal de observar aí é que como se pode ver é imperceptível a diferença em qualidade e para ver em tamanho maior, basta ver o usuário zedpromedia no Flickr.

Obviamente você pode buscar chifre em cabeça de cavalo para justificar sua preferência, mas importante aqui é ver que de modo geral a diferença é "desprezível".



Enviado de meu SM-G930F



fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 30 de Maio de 2018, 16:52:16
Obviamente você pode buscar chifre em cabeça de cavalo para justificar sua preferência, mas importante aqui é ver que de modo geral a diferença é "desprezível".

Concordo com o Sosa em duas coisas que ele sempre diz, a primeira, tamanho do sensor não é tudo e segundo, equipamento caro não quer dizer equipamento bom.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #25 Online: 30 de Maio de 2018, 17:03:44
Eu particularmente não acho que essas fotos servem como base para qualquer comparação, já que elas estão no ISO mínimo de ambas as máquinas.

Me mostre fotos com ISO 12800 com ambas e aí a gente julga... Se for pra fotografar na golden hour e em ISO base, com lentes de abertura e comprimento praticamente equivalentes, aí não faz diferença o sensor mesmo.

No artigo original deste tópico se fala sobre comparação de câmeras de "sensor grande" com celulares. Se for entrar neste mérito (vantagens específicas de um determinado formato), eu pediria pra mostrar fotos de câmeras de sensor grande que:
- foram feitas embaixo d'água sem caixa estanque;
- foram capturadas, editadas e publicadas em menos de 1 minuto;
- tiveram fundo processado pra escurecimento/bokeh melhorado;
- foram feitas imersas na ação (salto, corrida, bicicleta, surfe, etc).

Fica difícil, concorda? Cada formato vai ter suas vantagens e desvantagens. Se a gente só enxerga as vantagens de um único sistema, a gente deixa de enxergar as vantagens de outros, e fica achando que as desvantagens do nosso sistema são incontornáveis (e.g. é impraticável filmar uma corrida de mtb em primeira pessoa com uma full frame, embora ela tenha o melhor desempenho em ISO elevado). A grande coisa (que já chegamos à conclusão em outros tópicos) é que hoje, mesmo as câmeras de sensor pequeno dão um resultado bastante competente. Tanto que, se não for necessário olhar o resultado com uma lupa, em vários casos, uma FF é jogar dinheiro fora.
« Última modificação: 30 de Maio de 2018, 17:08:52 por felipemendes »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 30 de Maio de 2018, 17:26:24
Faz, mas como já foi dito, depende muito da aplicação, no entanto a solução full frame é vendida como se resolvesse bem qualquer situação e sabemos bem que não é assim, como o Ernesto colocou bem, só dá pra ver quando uma Land é boa na lama.
De acordo 100%.

Mas fotografar em alta velocidade, na mão e em luz difícil é algo que todos mundo que faz evento e fotojornalismo faz. Tem bastante gente que precisa disso, e por isso o full frame ainda faz sentido pra muita gente.



Enviado de meu SM-G930F


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #27 Online: 30 de Maio de 2018, 17:41:48
Entendi o seu ponto de vista. Realmente FF não é solução pra tudo, principalmente se falando em custo benefício.
Faz, mas como já foi dito, depende muito da aplicação, no entanto a solução full frame é vendida como se resolvesse bem qualquer situação e sabemos bem que não é assim, como o Ernesto colocou bem, só dá pra ver quando uma Land é boa na lama.

Enviado de meu SM-G930F



lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #28 Online: 30 de Maio de 2018, 17:49:14
bem informativo. Vou ler com calma.

qualquer aspecto tecnico da coisa sou zero a esquerda. Gosto mais de discutir outros aspectos da fotografia mas não deixa de ser curioso

esse em particular chamou atenção
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 30 de Maio de 2018, 18:10:06
Pois é, o marketing das FF insiste em dizer que nada presta, além delas.

FF é o Corinthians dos sensores.