Autor Tópico: Tamanho do sensor faz a diferença???  (Lida 11143 vezes)

hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 30 de Maio de 2018, 18:51:54
Seria tipo assim:

Sensores da mesma geração, feitos pelo mesmo fabricantes, o sensor maior sempre vai ser melhor.

Concordo totalmente, logo, sensor maior é melhor. Desde que a densidade de pixels seja a mesma, claro.
Agora, o gargalo será a qualidade do que a lente é capaz de entregar ao sensor.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 30 de Maio de 2018, 22:14:37
Pois é, o marketing das FF insiste em dizer que nada presta, além delas.
Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Lógico que sim. Por causa do Look Full Frame. Kkkkk
Quem lembra dessa pérola?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #32 Online: 31 de Maio de 2018, 04:03:41
No artigo original deste tópico se fala sobre comparação de câmeras de "sensor grande" com celulares. Se for entrar neste mérito (vantagens específicas de um determinado formato), eu pediria pra mostrar fotos de câmeras de sensor grande que:
- foram feitas embaixo d'água sem caixa estanque;
- foram capturadas, editadas e publicadas em menos de 1 minuto;
- tiveram fundo processado pra escurecimento/bokeh melhorado;
- foram feitas imersas na ação (salto, corrida, bicicleta, surfe, etc).

Fica difícil, concorda? Cada formato vai ter suas vantagens e desvantagens. Se a gente só enxerga as vantagens de um único sistema, a gente deixa de enxergar as vantagens de outros, e fica achando que as desvantagens do nosso sistema são incontornáveis (e.g. é impraticável filmar uma corrida de mtb em primeira pessoa com uma full frame, embora ela tenha o melhor desempenho em ISO elevado). A grande coisa (que já chegamos à conclusão em outros tópicos) é que hoje, mesmo as câmeras de sensor pequeno dão um resultado bastante competente. Tanto que, se não for necessário olhar o resultado com uma lupa, em vários casos, uma FF é jogar dinheiro fora.

Faz todo o sentido  :ok:

Você observa a superipridadede  um Land Rover, usando ele na lama.

Não vale colocar ele em pista e comparar com Ecosport



Sent from my Hasselblad using Tapatalk



Sent from my Hasselblad using Tapatalk


O artigo original compara celular com outras cameras, mas ai vai alem do assunto sobre sensores e entra no aspecto da camera como um todo.

A comparacao da Land Rover e Ecosport nao eh sobre a potencia do motor mas do carro como um todo.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 31 de Maio de 2018, 05:11:58
Infelizmente depende...

        Li em um outro topico um relato de uma fotografa colocando sua frustracao ao perceber como potenciais clientes ficaram impressionados com tamanhos de cameras e lentes de outro fotografo, que praticamente comunicaram profissionalismo, o que ia contra a visao dela, focada na tecnica, e como foi o fracasso dela naquela situacao. Entao, para o marketing ate entao produzido, quando se fala em trabalho, tamanho pode fazer alguma diferenca. Francamente, nao sei qual sao as atuais exigencias no mercado atual quando se trabalha em agencias, empresas, mas acho cada vez mais dificil culpar uma camera aps-c. 





 

         


             







 

 



   

« Última modificação: 31 de Maio de 2018, 05:14:02 por Leonardo Tonin »


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 31 de Maio de 2018, 08:21:43
"Tamanho do sensor faz diferença?"

Faz, especialmente nas rodas de bate-papo de fotógrafo.

Fulano acha que comprar uma fufreime é tipo vencer na vida, tem isso como meta para o próximo ano!
"Ah, vou usar essa cropadinha aqui esse ano, e já vou juntar dinheiro pra pegar uma fufreime ano que vem!"
Isso quando os caras te vêem de câmeracom sensor APS-C e dizem: "Oloco, ainda tá usando cropada"?
Meus clientes não tão nem aí pro equipamento que eu uso, e o equipamento que eu uso, para mim está bom!
Ah, caso alguém queira saber, troquei as 60d por 80d.  :D  :D



Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 31 de Maio de 2018, 08:24:57
Nao que eu concorde...pelo contrario.

Se o cliente tiver equipamento mais caro que o fotografo?
« Última modificação: 31 de Maio de 2018, 08:28:35 por Leonardo Tonin »


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 31 de Maio de 2018, 09:15:20
Nao que eu concorde...pelo contrario.

Se o cliente tiver equipamento mais caro que o fotografo?

E daí? Meu equipamento tem que me dar lucro. Simples. É minha enxada.

Se uma 300d com 550ex me desse o resultado que quero/preciso hoje, eu usaria.
Fotógrafo tem que parar de se preocupar com os outros.

Vamos imaginar dois fotógrafos. Ambos cobram 10 mil reais, têm bons trabalhos e fecham a mesma quantidade.
Um gastou 30 mil de equupamentos.
Outro gastou 15 mil.

Quem tá ganhando mais dinheiro?




Meu carro é melhor que o carro do meu mecânico. Significa que manjo mais de mecânica que ele?


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 31 de Maio de 2018, 09:47:43
Perfeito! Não vejo essa maturidade em muita gente, saber o que precisa e especialmente que a fotografia é um negócio para profissionais.

Gente, cada um faz o que quer com seu dinheiro, não é isso que estou debatendo aqui ok? A questão toda é que simplesmente não há diferença, eu duvido que seu cliente vá olha a foto abaixo e dizer:

"Pô cara, que serviço porcaria você fez aqui com sua cropadinha, não vou te pagar".



Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 31 de Maio de 2018, 10:18:00
Grande parte da fotografia vive de equipamentos e hobby. 


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 31 de Maio de 2018, 10:43:43
Eu penso que tudo se resume ao conjunto camera-objetiva. Uma Canon 5DS vai te entregar uma imagem tão boa quanto qualquer médio formato de sensor maior, já comprovei isso.

No entanto, uma Canon APS não vai ter objetivas dedicadas de qualidade como tem a Fuji, neste caso eu prefiriria mudar pra fuji ou pra canon fullframe.



Sent from my SM-N910C using Tapatalk



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #40 Online: 31 de Maio de 2018, 10:56:24
E daí? Meu equipamento tem que me dar lucro. Simples. É minha enxada.

Se uma 300d com 550ex me desse o resultado que quero/preciso hoje, eu usaria.
Fotógrafo tem que parar de se preocupar com os outros.

Vamos imaginar dois fotógrafos. Ambos cobram 10 mil reais, têm bons trabalhos e fecham a mesma quantidade.
Um gastou 30 mil de equupamentos.
Outro gastou 15 mil.

Quem tá ganhando mais dinheiro?




Meu carro é melhor que o carro do meu mecânico. Significa que manjo mais de mecânica que ele?

Penso que vc esta correto. Boa parte das cameras de filme como Hasselblad e Leica entre outros, encontramos no mercado em otimo estado pq eram cameras mais compradas por medicos, engenheiros, etc que fotografavam apenas nas ferias ou dias especiais, do que por fotografos. A maioria dos fotografos estavam com as suas Minoltas, Contax, Canon, Pentax e Olimpus, etc. (me corrijam se eu estiver errado).

Mas penso tambem que essa questao depende do tipo de cliente que vc tem. Tem clientes que confiam totalmente em como o fotografo faz seu trabalho e seus resultados. Sendo assim, o fotografo nao tem que se preocupar em impressionar o cliente com seu equipamento.

Mas tem publico que nao tem total confianca e assim avalia o equipamento e demais detalhes para julgar se o fotografo consegue fazer um bom trabalho. Ou para julgar tambem se o fotografo eh bem sucedido, no sentido que se o fotografo nao tem uma camera cara, para tais clientes eh pq poucas pessoas contratam tal fotografo e assim ele nao tem dinheiro para comprar equipamento melhor.

Vc como ja esta bem estabilizado no mercado e as pessoas ja sabem de antemao que vc eh muito procurado, os clientes entao ja nao se preocupam em tentar te avaliar nesse quisito e assim nao se importam com a camera que vc usa.

Eu ja tive uma pessoa que disse admirar meu trabalho e pediou para eu dar umas aulas basicas de fotografia. Eu aceitei, mas quando ela viu que minha camera era velha, sensor cropado, etc. Eu nunca mais ouvi falar dela.

Para um grande publico, eh a camera que faz boa foto e nao o fotografo.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 31 de Maio de 2018, 11:00:49
E daí? Meu equipamento tem que me dar lucro. Simples. É minha enxada.
Vamos imaginar dois fotógrafos. Ambos cobram 10 mil reais, têm bons trabalhos e fecham a mesma quantidade.
Um gastou 30 mil de equupamentos.
Outro gastou 15 mil.

Quem tá ganhando mais dinheiro?

Isso está acontecendo com os desiners e agências de design/publicidade, quem usa Mac tem menos lucro com certeza.
Na minha agência é meio a meio, não dá diferença na produtividade, mas o custo dos Macs é muito maior. Então é melhor usar PC mesmo.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 31 de Maio de 2018, 11:02:01
Isso está acontecendo com os desiners e agências de design/publicidade, quem usa Mac tem menos lucro com certeza.
Na minha agência é meio a meio, não dá diferença na produtividade, mas o custo dos Macs é muito maior. Então é melhor usar PC mesmo.

mas nas reuniões com os clientes vocês vão com os macs né?  8-)
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 31 de Maio de 2018, 11:03:35
mas nas reuniões com os clientes vocês vão com os macs né?  8-)

Evidente. Existe um mito de que Apple é melhor em tudo.

Atualmente em reuniões a gente usa um iPad Pro, é mais fácil do pessoal passar pela mesa e olhar os trabalhos.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 31 de Maio de 2018, 11:04:22
Apple é uma espécie de "fullframe".