Autor Tópico: Duvida cruel... t3i -> 5Dc/80D  (Lida 2957 vezes)

joaopompeu

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Online: 30 de Maio de 2018, 14:02:27
Olá pessoal, boa tarde!

Sou novo por aqui e gostaria da opinião de vcs. Como diz o título, tenho uma T3i há 4 anos e estava considerando vendê-la pra comprar uma 80D (nova ou usada, em torno de 4000   :ponder: ).

Minha opção pela 80D é pelo uso que faço. Principalmente vida selvagem, surf (portanto x1.6 e velocidade me interessam nesses tópicos), paisagens (faixa dinâmica e recuperação de sombras tb considerei) e coisas do dia a dia. Recentemente estou fazendo alguns eventos e até fotojornalismo, em que a T3i me decepcionou um pouco (ISO e velocidade, principalmente). O WIFi ou qqr outro modo de transmissão rápida das fotos (como um cabinho da cemra direto pro celular que paguei 10 conto no camelô) tb são apreciáveis. 
 
As minhas lentes (além da 18-55 do kit que não uso mais) são uma Tokina 11-20 2.8 para cropadas (estou adorando!), uma Tokina 24-70 2.8, Yongnuo 35 2.0 e a odiada 75-300 que em breve será substituída por uma 70-200 (e pensando num extensor 2x, com todos os poréns dele).

Eis que vendo uns vídeos acho que tb me apaixonei pela 5D clássica! E pelo preço dela (uns 1800) eu até poderia ficar com minha T3i e comprar a 70-200 em menos tempo. Sei que velocidade e ISO não são pontos fortes da 5D, mas a qualidade da imagem (pelo que dizem) me chamou atenção.

O que vcs fariam: ficariam com as duas (5D e T3i) ou venderiam a T3i para comprar a 80D, desconsiderando a coroa?  :aua:

Valeu!!


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #1 Online: 30 de Maio de 2018, 14:25:35
Opa, blza?

Não posso dizer sobre a 80D mas posso dizer sobre a 5Dc hehe.

Acho que vai variar muito do uso, viu? Mas no seu caso em especial eu acho que iria de 80D. A 5Dc entrega imagens incríveis, mesmo com ISO "alto" (o nativo dela é 1600), mas o que pega nela é a resolução que pode atrapalhar dependendo do tipo de foto q vc faz e principalmente se vc precisa fazer crops mais agressivos, o foco em baixa luz também é beeeem complicado, já passei umas situações complicadas com ela em baladas de casamento, e o framerate dela tbm é baixo (3 fps) e não tem Live View (acho que pra paisagem isso deve fazer falta  :ponder:)

Como vc faz Surf, o sensor cropado vai te ajudar muito, e até onde eu sei a 80D tem basicamente as tecnologias mais recentes da Canon, então tem velocidade e precisão de foco bons, desempenho em ISO alto bom, resolução boa, muitos recursos, WIFI...

Sobre a sua preocupação com faixa dinâmica e recuperação de sombras podem ser solucionados de outras formas, não precisa ir pra uma FF pra isso. E outra, o sensor da coroa é velhinho já, ele provavelmente não vai ter essa capacidade de recuperação que vc tá imaginando.

Como não faz evento, pra vc não faz muito sentido manter 2 câmeras. Eu apostaria na 80D  ;)
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 30 de Maio de 2018, 14:47:21
Só vá de 5Dc se você gosta de muito de fixas e por consequência não consegue montar um set legal para aps-c.

Fora isso, vai passar raiva com o AF da 5Dc, vá de 80D.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.135
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 30 de Maio de 2018, 15:15:21
Para vida selvagem, sem dúvida 80D. Cropada, foco mais rápido em determinadas condições, mais fps é um sensor mais moderno...


joaopompeu

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #4 Online: 30 de Maio de 2018, 22:48:30
Legal, gente!
Considerando as respostas de vcs, a duvida acabou  :)

Obrigado mesmo pelos comentários, mês que vem já devo estar com minha 80D!

Abs


joaopompeu

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #5 Online: 07 de Junho de 2018, 10:13:48
Pessoal, vi uma 70D com aproximadamente 12 mil cliques por 2100 (ou 2600 com a 24mm 2.8). Vcs acham que compensa com relação aos mais ou menos 1500 a mais que teria que dar por uma 80D usada?

Vi que a 70D não tem função timelapse nativa (um uso que faço mas que pode ser resolvido com o MagicLantern) nem wifi.

Aliás, alguém sabe da qualidade dos timelapses da 80D?

Valeu!


joaopompeu

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #6 Online: 07 de Junho de 2018, 10:39:03
Ops, parece que tem wifi sim rs

Mas tb tem esse tal de erro 80...


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #7 Online: 07 de Junho de 2018, 11:30:38
80D

5Dc é uma lenda. mas está chegando naquele estágio que seria tipo uma segunda câmera mais pra saborear os clicks do que usá-la no fervor do dia-a-dia.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #8 Online: 09 de Junho de 2018, 23:33:55
Não pense duas vezes, vai da 80D, sem dúvidas a melhor câmera com sensor APSC da Canon. A 70D é uma ótima. Tem o lance do erro, mas todas as câmeras da série D são excelentes, mas a 80D é pau pra toda obra. Além do que, você pode usar lentes feitas apenas para sensores crop, como usar lentes em que se precise de um autofoco rápido (que é seu caso como vida selvagem).

Uma dica plus: pega a 80D com a Tamron 150-600 G2, tem autofoco rápido e é uma lente pesada e perfeita pra vida selvagem. Detalhe: prepare as costas, porque carregar 3 kilos de equipamento o dia todo é osso rs


Samir

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 83
Resposta #9 Online: 10 de Junho de 2018, 10:11:29
Pelo o que vc escreveu e suas necessidades não vejo um motivo sequer pra escolher a 5dc ao invés da 80D.
Se fosse a 5dmkii aí até daria briga, mas mesmo assim eu iria de 80D.
« Última modificação: 10 de Junho de 2018, 10:13:01 por Samir »


YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Resposta #10 Online: 10 de Junho de 2018, 18:16:26
Olá pessoal, boa tarde!

Sou novo por aqui e gostaria da opinião de vcs. Como diz o título, tenho uma T3i há 4 anos e estava considerando vendê-la pra comprar uma 80D (nova ou usada, em torno de 4000   :ponder: ).

Minha opção pela 80D é pelo uso que faço. Principalmente vida selvagem, surf (portanto x1.6 e velocidade me interessam nesses tópicos), paisagens (faixa dinâmica e recuperação de sombras tb considerei) e coisas do dia a dia. Recentemente estou fazendo alguns eventos e até fotojornalismo, em que a T3i me decepcionou um pouco (ISO e velocidade, principalmente). O WIFi ou qqr outro modo de transmissão rápida das fotos (como um cabinho da cemra direto pro celular que paguei 10 conto no camelô) tb são apreciáveis. 
 
As minhas lentes (além da 18-55 do kit que não uso mais) são uma Tokina 11-20 2.8 para cropadas (estou adorando!), uma Tokina 24-70 2.8, Yongnuo 35 2.0 e a odiada 75-300 que em breve será substituída por uma 70-200 (e pensando num extensor 2x, com todos os poréns dele).

Eis que vendo uns vídeos acho que tb me apaixonei pela 5D clássica! E pelo preço dela (uns 1800) eu até poderia ficar com minha T3i e comprar a 70-200 em menos tempo. Sei que velocidade e ISO não são pontos fortes da 5D, mas a qualidade da imagem (pelo que dizem) me chamou atenção.

O que vcs fariam: ficariam com as duas (5D e T3i) ou venderiam a T3i para comprar a 80D, desconsiderando a coroa?  :aua:

Valeu!!

Pesquisou também a 7D Mark II? Dizem que o foco dela é fantástico.


joaopompeu

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #11 Online: 11 de Junho de 2018, 11:04:27
Pesquisou também a 7D Mark II? Dizem que o foco dela é fantástico.

Pesquisei sim e até estava decidido por ela. Mas a 80D me chamou atenção primeiramente pelo preço. E depois pela faixa dinâmica que que talvez seja mais vantajosa em fotografias de paisagens. Por fim, não acho que 7 fps seja limitante pra mim ao ponto de precisar de 10.

Mas ainda estou aberto à mais considerações sobre ela  :)


joaopompeu

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #12 Online: 11 de Junho de 2018, 11:10:12
Não pense duas vezes, vai da 80D, sem dúvidas a melhor câmera com sensor APSC da Canon. A 70D é uma ótima. Tem o lance do erro, mas todas as câmeras da série D são excelentes, mas a 80D é pau pra toda obra. Além do que, você pode usar lentes feitas apenas para sensores crop, como usar lentes em que se precise de um autofoco rápido (que é seu caso como vida selvagem).

Uma dica plus: pega a 80D com a Tamron 150-600 G2, tem autofoco rápido e é uma lente pesada e perfeita pra vida selvagem. Detalhe: prepare as costas, porque carregar 3 kilos de equipamento o dia todo é osso rs

Legal, obrigado pela dica! Essa 150-600 está na lista de desejos hehe. Sei que o não é o tópico, mas parece que existe uma pequena diferença ela a Tamron e Sigma. E minha única experiência com uma Tamron não foi das melhores  :(

Mas o fato de a 80D ser um pouco mais leve que as XD tb foi um dos motivos por ter chegado nela. Depois de algumas horas, qualquer 200g devem fazer diferença


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #13 Online: 11 de Junho de 2018, 13:47:07
Brother.. Tive as 3 T3i, 70D e 80D.
Agora meu set é formado por uma 5DMKIII e a 80D de corpos.
Entre a 70D e a 80D não verás muito ganho de ISO.
Enrte a T3i e elas, mais ou menos 1-1,5 stop aproveitável.
Agora tem uma coisa que a 80D é imbatível... O burst dela..
Nem a 5D mk III é tão boa... Pra esportes isso conta bastante.
Outra coisa que perceberás absurdamente melhor é o AF.. A 80D é uma monstra! Cata foco até no breu. E tem pouquíssimos erros de AF, mesmo quando em AI-Servo.
Eu iria nela, pelo teu uso... Dá pra usar um ISO de 3200-4000, com algum esforço pra reduzir ruido na pós.
Fora isso, com luz, ela é a melhor das que você citou.  ;)


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 12 de Junho de 2018, 08:44:17
Eu iria de 80D.