Autor Tópico: Fotografia de esportes aquáticos  (Lida 5442 vezes)

eualmeidamateus

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 30 de Maio de 2018, 17:02:12
Olá pessoal, tudo certo? atualmente trabalho fotografando fotos de surf com uma canon 7D, lente 50mm 1.8 e caixa de estanque ice.Frequentemente venho tendo problemas com "cravar o foco" e ouvi de alguns fotógrafos que é um problema particular da lente citada que no caso de um upgrade para a 1.4 ou trocando para 35mm ou 24mm resolveria.
O que vocês recomendam para melhorar velocidade e precisão de foco? quais são as melhores lentes no mercado para essa necessidade? alguém teria um feedback com relação a velocidade de foco da 50mm 1.8 x outras lentes?
Agradeço desde já.
Att: @woalsurf


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #1 Online: 30 de Maio de 2018, 17:35:41
Vou dar minha opinião com base no que já usei da Canon, logo não vou falar da 35mm e 24mm, mas em relação a 50mm F1.4, se o seu problema é foco, esqueça ela, pelo menos os exemplares que passaram na minha mão eram quase tão ruins de cravar o foco quanto a F1.8
Já uma lente que é rápida e cravada, mas não sei se lhe serviria é a 85mm F1.8, essa é afiadíssima.

Agora eu to curioso para saber como você trabalha com uma 50mm fotografando surf. A que distancia você fica dos surfistas?


eualmeidamateus

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #2 Online: 30 de Maio de 2018, 17:48:43
Vou dar minha opinião com base no que já usei da Canon, logo não vou falar da 35mm e 24mm, mas em relação a 50mm F1.4, se o seu problema é foco, esqueça ela, pelo menos os exemplares que passaram na minha mão eram quase tão ruins de cravar o foco quanto a F1.8
Já uma lente que é rápida e cravada, mas não sei se lhe serviria é a 85mm F1.8, essa é afiadíssima.

Agora eu to curioso para saber como você trabalha com uma 50mm fotografando surf. A que distancia você fica dos surfistas?


Obrigado pelo feedback Roberto! a 85mm fica bem complicado, o ideal seria entre 22 e 55. Quanto a distância do surfista é bem variável por conta da composição, não tem um posicionamento prefixado... varia do tipo de onda, tamanho da ondulação, habilidade do surfista em assunto, paisagem no entorno, etc.


eualmeidamateus

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #3 Online: 30 de Maio de 2018, 18:04:55
Você precisa de uma lente USM.



Sent from my Hasselblad using Tapatalk

A 50mm 1.4 é USM e ainda vejo muita gente comentando sobre não ter velocidade e precisão de foco boa, o que você acha?


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #4 Online: 02 de Junho de 2018, 08:01:10
Na casa dos 35mm, tem a Canon e Sigma ART

Enviado de meu XT1650 usando o Tapatalk

Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #5 Online: 02 de Junho de 2018, 13:06:24
E por que não uma zoom? Como é tua caixa? Não dá pra usar uma zoom?
Tem a 24-70 ou até a 24-105...


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #6 Online: 02 de Junho de 2018, 13:08:04
A 50mm 1.4 é USM e ainda vejo muita gente comentando sobre não ter velocidade e precisão de foco boa, o que você acha?
Eu tenho uma.. Não tenho queixas sobre velocidade ou precisão de foco dela.. Acho que a galera reclama por que vive usando em 1.4, aí acha é a lente que tá errando foco :doh:.


eualmeidamateus

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #7 Online: 03 de Junho de 2018, 15:20:00
E por que não uma zoom? Como é tua caixa? Não dá pra usar uma zoom?
Tem a 24-70 ou até a 24-105...

Dá sim, inclusive seria até melhor. Dentre as zooms custo beneficio com prioridade em velocidade e precisão de foco qual me indicaria?


eualmeidamateus

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #8 Online: 03 de Junho de 2018, 15:22:08
Na casa dos 35mm, tem a Canon e Sigma ART

Enviado de meu XT1650 usando o Tapatalk

Dei uma olhada mas não curti muito a faixa de preço (avaliando lentes usadas) beirando quase o preço de uma zoom série L


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #9 Online: 03 de Junho de 2018, 15:45:00
Dá sim, inclusive seria até melhor. Dentre as zooms custo beneficio com prioridade em velocidade e precisão de foco qual me indicaria?
Dizem que a 24-70 f/2.8 II é o bicho.
Mas eu, pobre que sou, estou bem satisfeito com a 24-105 f/4

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk
« Última modificação: 03 de Junho de 2018, 15:45:41 por nandoespinosa »


eualmeidamateus

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #10 Online: 03 de Junho de 2018, 16:09:37
Dizem que a 24-70 f/2.8 II é o bicho.
Mas eu, pobre que sou, estou bem satisfeito com a 24-105 f/4

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk

kkkkkk sofremos do mesmo problema! a alguns minutos atrás um amigo me questionou e falou que eu não escolhesse zoom porque a qualidade seria bem inferior a fixa, é tanto assim?


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #11 Online: 03 de Junho de 2018, 18:01:36
kkkkkk sofremos do mesmo problema! a alguns minutos atrás um amigo me questionou e falou que eu não escolhesse zoom porque a qualidade seria bem inferior a fixa, é tanto assim?
Acredito que sim, vamos pela lógica.
Para se fazer um zoom na lente é necessário alguns vidros que se afastam ou aproximam, quanto mais vidros mais obstáculos a imagem irá ter.

Já lentes fixas possuem bem menos vidros sendo assim menos obstáculos.

Obs: conte mais um vidro caso a lente possua estabilizador...

Obs2: caso esteja falando algo totalmente desconexo, me corrijam.

Enviado de meu XT1650 usando o Tapatalk

Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #12 Online: 03 de Junho de 2018, 18:19:21
Acredito que sim, vamos pela lógica.
Para se fazer um zoom na lente é necessário alguns vidros que se afastam ou aproximam, quanto mais vidros mais obstáculos a imagem irá ter.

Já lentes fixas possuem bem menos vidros sendo assim menos obstáculos.

Obs: conte mais um vidro caso a lente possua estabilizador...

Obs2: caso esteja falando algo totalmente desconexo, me corrijam.

Enviado de meu XT1650 usando o Tapatalk
Pode ser, Martinez. Teu raciocínio tá certo... Mas quanta interferência esses vídeos vão realmente gerar? Cara. A 24-105 é uma baita lente...
Além disso, o que vale mais pra um cara que quer fotografar esportes, dentro d'água ainda, essa possível nitidez a mais ou o fato de ter uma lente com DF variável, que te faz conseguir enquadramentos mais aprimorados?

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk



lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #13 Online: 03 de Junho de 2018, 18:31:41
Pode ser, Martinez. Teu raciocínio tá certo... Mas quanta interferência esses vídeos vão realmente gerar? Cara. A 24-105 é uma baita lente...
Além disso, o que vale mais pra um cara que quer fotografar esportes, dentro d'água ainda, essa possível nitidez a mais ou o fato de ter uma lente com DF variável, que te faz conseguir enquadramentos mais aprimorados?

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk
Concordo com você, hoje as lentes mais tops da Canon são as 16-35 e 24-70, tanto pela qualidade de construção quanto o material usado, dependendo do uso elas são perfeitas. Agora o fotógrafo que busca uma situação mais "posada", aí pensamos em ensaios, vida selvagem, etc., nesses casos acredito que o mínimo de nitidez que se ganha já é um abismo de diferença.

Cada caso um caso...

Enviado de meu XT1650 usando o Tapatalk

Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #14 Online: 03 de Junho de 2018, 18:56:22
...hoje as lentes mais tops da Canon são as 16-35 e 24-70, tanto pela qualidade de construção quanto o material usado...

Caramba, estou desatualizado de Canon, eu jurava que lentes como a 200mm F2L ou a 300mm F2.8L estavam no topo da lista.