Autor Tópico: Duvida: Ainda vale a pena comprar uma Camera Full Frame?  (Lida 36180 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #180 Online: 05 de Março de 2020, 03:39:31
Não acho a comparação válida. As lentes L da Canon são outro patamar de ótica e construção, em relação as lentes mais baratas. E algumas lentes L nem são tão caras assim. Quanto as Mirrorless FF da Canon, concordo, mas nenhum fabricante tem FF baratas. Não dá pra comparar também as lentes da Fuji. É outro fabricante, outra ótica.
Dá sim. São as lentes de melhor qualidade da Fuji, o topo. E assim como na Canon, existem também lentes XF mais em conta.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #181 Online: 05 de Março de 2020, 06:17:26
Dá sim. São as lentes de melhor qualidade da Fuji, o topo. E assim como na Canon, existem também lentes XF mais em conta.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk

Qual o kit Fuji com EVF que seja equivalente em preço a 6D mk II, 35mm IS f/2, 50mm 1.8 e 85mm 1.8?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #182 Online: 05 de Março de 2020, 06:42:18
Qual o kit Fuji com EVF que seja equivalente em preço a 6D mk II, 35mm IS f/2, 50mm 1.8 e 85mm 1.8?
6d = 1.400 usd
35mm is = 350,00
50mm 1.8 = 150 usd
85mm 1.8 = 350 usd

2.300 usd

XT30 = 800 usd
Xc 35mm = 200 usd
Xf 50 f2 = 450
Xf 23 f2 = 450 usd

1.900 usd


E aqui estou considerando uma camera mais moderna da Fuji e lentes seladas, no caso da Canon elas não são seladas. No meu caso a única não selada é a xc 35mm f2.


Sent from my SM-N975F using Tapatalk
« Última modificação: 05 de Março de 2020, 06:43:54 por cfcsosa »


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #183 Online: 05 de Março de 2020, 10:25:09
6d = 1.400 usd
35mm is = 350,00
50mm 1.8 = 150 usd
85mm 1.8 = 350 usd

2.300 usd

XT30 = 800 usd
Xc 35mm = 200 usd
Xf 50 f2 = 450
Xf 23 f2 = 450 usd

1.900 usd


E aqui estou considerando uma camera mais moderna da Fuji e lentes seladas, no caso da Canon elas não são seladas. No meu caso a única não selada é a xc 35mm f2.


Sent from my SM-N975F using Tapatalk

Creio que provasses a afirmação do cheferson, as lentes da Fuji APS-C são mais caras. A diferença de preço está no corpo selecionado.

Afora isso, não são conjuntos equivalentes, essas lentes f2 dão a mesma profundidade de campo que uma lente FF f3 (https://mmcalc.com/). Teria que ir para lentes f1.2 para ter o mesmo efeito de profundidade de campo, aí o kit seria mais caro.

E a X-T30 também não é selada, tem um grip minúsculo, então... Creio que a comparação mais próxima seria a X-T3 para uso semelhante. Só alterando o corpo o kit da fuji fica mais caro.
Canon 5D MK III - Sony A7III


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #184 Online: 05 de Março de 2020, 10:26:41
kkkkk Pablo como tem sido a experiência com as Fuji (pontos fortes e fracos em relação a Canon). Gostaria muito de experimentar alguma Fuji, mas o que desmotiva é o preço salgado dos equipamentos.
Eu ainda não migrei amigo, por enquanto só tenho opinião sobre minha X-E1 e 16-50. Estou adorando o resultado que ele me proporciona, é prazeroso fotografar com ela. Mas não faço trabalhos, é apenas lazer, onde posso não me preocupar tanto. Mas em condições de ISO até 1600 sem reclamação alguma. Tô só por pegar uma X-T2 :wub:


As lentes da Fuji equivalentes as L Canon são mais baratas, são menores, menos vidros, menor custo, igual a possibilidade de maior qualidade mantendo preço baixo. É uma vantagem de investir em um sistema APS-C Nativo, diferente do que acontece com as outras, que o foco é sempre FF e o APS-C fica sempre meio manco de lentes nativas.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #185 Online: 05 de Março de 2020, 10:28:52
Creio que provasses a afirmação do cheferson, as lentes da Fuji APS-C são mais caras. A diferença de preço está no corpo selecionado.

Afora isso, não são conjuntos equivalentes, essas lentes f2 dão a mesma profundidade de campo que uma lente FF f3 (https://mmcalc.com/). Teria que ir para lentes f1.2 para ter o mesmo efeito de profundidade de campo, aí o kit seria mais caro.

E a X-T30 também não é selada, tem um grip minúsculo, então... Creio que a comparação mais próxima seria a X-T3 para uso semelhante. Só alterando o corpo o kit da fuji fica mais caro.
Na verdade a pergunta foi para o conjunto e a comparação foi em termos de lentes que não tem a mesma qualidade ótica. Apenas respondi a pergunta do Vangelism, um setup Fuji consegue ser mais barato que um setup Canon.

Sobre a questão de profundidade de campo, há uma diferença inerente ao tamanho do sensor, mas em termos de alcance dinâmico, ISO e definição, este sensor da Fuji é superior ao da 6D mark II, além da câmera ser melhor como um todo, incluindo vídeo.

As lentes Fuji existentes são melhores em tudo que as respectivas Canon, inclusa aí a construção que é padrão L, o que não ocorre no exemplo Canon.

Sobre grip,  profundidade de campo e afins, é uma questão de escolha, a 6D não tem a mesma portabilidade de uma T30.

Em tempo a 6D não é selada e não tem dois slots de cartão e em termos de vídeo a T30 dá um banho na 6D.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk
« Última modificação: 05 de Março de 2020, 10:35:47 por cfcsosa »


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #186 Online: 05 de Março de 2020, 11:07:40
Na verdade a pergunta foi para o conjunto e a comparação foi em termos de lentes que não tem a mesma qualidade ótica. Apenas respondi a pergunta do Vangelism, um setup Fuji consegue ser mais barato que um setup Canon.

Sobre a questão de profundidade de campo, há uma diferença inerente ao tamanho do sensor, mas em termos de alcance dinâmico, ISO e definição, este sensor da Fuji é superior ao da 6D mark II, além da câmera ser melhor como um todo, incluindo vídeo.

As lentes Fuji existentes são melhores em tudo que as respectivas Canon, inclusa aí a construção que é padrão L, o que não ocorre no exemplo Canon.

Sobre grip,  profundidade de campo e afins, é uma questão de escolha, a 6D não tem a mesma portabilidade de uma T30.

Em tempo a 6D não é selada e não tem dois slots de cartão e em termos de vídeo a T30 dá um banho na 6D.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk

Questão de perspectiva, suponho.

No vídeo não tem como discutir, a fuji tem especificações melhores em resolução. Mas, melhor como um todo? Discordo: tem bateria pior, durabilidade inferior, GPS, o EVF é de baixa resolução, não tem resistência à água e por aí vai.

E a 6DII tem selagem: https://www.usa.canon.com/internet/portal/us/home/products/details/cameras/eos-dslr-and-mirrorless-cameras/dslr/eos-6d-mark-ii => na guia Dust & Water-resistant.

Agora, essas lentes pequenas da Fuji, mesmo da Linha Xf, pelas que tenho acesso, não têm o mesmo nível de construção que linha L da Canon, na minha percepção. São melhores que a linha comum da Canon (EF ou EF-S), isso é certo.

Que o sensor da Fuji é melhor que o da 6DII... Não sei, não encontrei comparações diretas, mas acho difícil. O sensor da 90D/M6II é superior ao da Fuji, performance de ruído e alcance dinâmico similares, maior resolução e autofocus melhor (https://www.dpreview.com/reviews/fujifilm-x-t30-review/7 e https://www.dpreview.com/reviews/canon-eos-m6-ii-review/6).

Canon 5D MK III - Sony A7III


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #187 Online: 05 de Março de 2020, 11:12:11
As lentes Fuji existentes são melhores em tudo que as respectivas Canon, inclusa aí a construção que é padrão L, o que não ocorre no exemplo Canon.
Sent from my SM-N975F using Tapatalk

A XC 35mm tem baioneta de plastico, 50mm STM é de metal.
A 35mm Canon não é L mas não faz feio, é uma lente muito bem construída.
A patinho feio seria a 85mm 1.8 que já mostra a idade na parte ótica, mas é o AF mais rápido que já usei.

Mas minha intenção não era ficar vendo essas minucias.
Era só ver se tinha um kit equivalente, pensando mais nas DF e no EVF, um kit que permita fotografar naturalmente com o que já estou acostumado.

De alternativa para as lentes Fuji, só lente manual ainda?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #188 Online: 05 de Março de 2020, 11:16:39
Questão de perspectiva, suponho.

No vídeo não tem como discutir, a fuji tem especificações melhores em resolução. Mas, melhor como um todo? Discordo: tem bateria pior, durabilidade inferior, GPS, o EVF é de baixa resolução, não tem resistência à água e por aí vai.

E a 6DII tem selagem: https://www.usa.canon.com/internet/portal/us/home/products/details/cameras/eos-dslr-and-mirrorless-cameras/dslr/eos-6d-mark-ii => na guia Dust & Water-resistant.

Agora, essas lentes pequenas da Fuji, mesmo da Linha Xf, pelas que tenho acesso, não têm o mesmo nível de construção que linha L da Canon, na minha percepção. São melhores que a linha comum da Canon (EF ou EF-S), isso é certo.

Que o sensor da Fuji é melhor que o da 6DII... Não sei, não encontrei comparações diretas, mas acho difícil. O sensor da 90D/M6II é superior ao da Fuji, performance de ruído e alcance dinâmico similares, maior resolução e autofocus melhor (https://www.dpreview.com/reviews/fujifilm-x-t30-review/7 e https://www.dpreview.com/reviews/canon-eos-m6-ii-review/6).
A XT30 é uma camera mais capaz de modo geral.

Em relação ao sensor eu pude testar e comprovar, a 6D tem um sensor bem ruim se comparado ao da Fuji.

Durabilidade? Discutível, são muito bem construídas e tem menos partes mecânicas, uso há pelo menos 4 anos, posso afirmar.

Bateria é ponto fraco, mas não é nada demais, a XT30 tem autonomia maior de bateria justamente pelo EVF que é inferior, seria ainda assim melhor que o usado em qualquer Canon ML a exceção da R.

Sobre as lentes não há o que discutir, as F2 são muito bem construídas e sem partes móveis, tudo no seu lugar, sugiro que dê uma olhada em uma, são pequenas, seladas, rápidas e eficientes.

Por fim, você especifica que a 6D é selada, mas as lentes selecionadas não são, então aqui a coisa se inverte.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #189 Online: 05 de Março de 2020, 11:17:59
A XC 35mm tem baioneta de plastico, 50mm STM é de metal.
A 35mm Canon não é L mas não faz feio, é uma lente muito bem construída.
A patinho feio seria a 85mm 1.8 que já mostra a idade na parte ótica, mas é o AF mais rápido que já usei.

Mas minha intenção não era ficar vendo essas minucias.
Era só ver se tinha um kit equivalente, pensando mais nas DF e no EVF, um kit que permita fotografar naturalmente com o que já estou acostumado.

De alternativa para as lentes Fuji, só lente manual ainda?
A lente é muito bem construída. Mas se quiser pode usar a XF 35 f2, ainda assim fica mais barato.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #190 Online: 05 de Março de 2020, 11:20:05
A XC 35mm tem baioneta de plastico, 50mm STM é de metal.
A 35mm Canon não é L mas não faz feio, é uma lente muito bem construída.
A patinho feio seria a 85mm 1.8 que já mostra a idade na parte ótica, mas é o AF mais rápido que já usei.

Mas minha intenção não era ficar vendo essas minucias.
Era só ver se tinha um kit equivalente, pensando mais nas DF e no EVF, um kit que permita fotografar naturalmente com o que já estou acostumado.

De alternativa para as lentes Fuji, só lente manual ainda?
Respondendo a última pergunta:

Viltrox lançou 4 lentes com AF pra Fuji:

16 1.4
33 1.4
56 1.4
85 1.8


Sent from my SM-N975F using Tapatalk



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #191 Online: 05 de Março de 2020, 11:22:23
Só para contextualizar, estou namorando esse kit, o problema é a falta de EVF.
Por isso perguntei sobre a Fuji.

M6 MK ii 850,00
22mm F/2 250,00
32mm 1.4 480,00 ou Sigma 30mm 1.4 300,00
Sigma 56mm 1.4 430,00
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #192 Online: 05 de Março de 2020, 11:30:09
Só para contextualizar, estou namorando esse kit, o problema é a falta de EVF.
Por isso perguntei sobre a Fuji.

M6 MK ii 850,00
22mm F/2 250,00
32mm 1.4 480,00 ou Sigma 30mm 1.4 300,00
Sigma 56mm 1.4 430,00
É um bom kit, porém não terá lentes futuras caso necessite. Esse pra mim é o grande deal breaker no sistema EOS M, sem contar que sempre fica aquela sensação de que é algo fadado à morte.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #193 Online: 05 de Março de 2020, 11:31:41
A XT30 é uma camera mais capaz de modo geral.

Em relação ao sensor eu pude testar e comprovar, a 6D tem um sensor bem ruim se comparado ao da Fuji.

Durabilidade? Discutível, são muito bem construídas e tem menos partes mecânicas, uso há pelo menos 4 anos, posso afirmar.

Bateria é ponto fraco, mas não é nada demais, a XT30 tem autonomia maior de bateria justamente pelo EVF que é inferior, seria ainda assim melhor que o usado em qualquer Canon ML a exceção da R.

Sobre as lentes não há o que discutir, as F2 são muito bem construídas e sem partes móveis, tudo no seu lugar, sugiro que dê uma olhada em uma, são pequenas, seladas, rápidas e eficientes.

Por fim, você especifica que a 6D é selada, mas as lentes selecionadas não são, então aqui a coisa se inverte.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk

Eu estou com uma X-T20 e três lentes comigo (a 23mm, a 18-55mm do kit e a 56mm 1.2). São boas lentes, a 56mm é soberba. São pequenas mesmo, mas me parecem mais lentas para foco. Talvez seja a câmera.
Canon 5D MK III - Sony A7III


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #194 Online: 05 de Março de 2020, 11:36:55
Eu estou com uma X-T20 e três lentes comigo (a 23mm, a 18-55mm do kit e a 56mm 1.2). São boas lentes, a 56mm é soberba. São pequenas mesmo, mas me parecem mais lentas para foco. Talvez seja a câmera.
Sim, a coisa muda muito para a XT30.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk