Autor Tópico: Duvida: Ainda vale a pena comprar uma Camera Full Frame?  (Lida 36137 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #120 Online: 18 de Junho de 2018, 09:20:01
Em tempo: Se você já tem lentes a-mount talvez seja uma boa a a6500, em uma segunda opção eu estou colocando à venda minha D7200 com a Sigma 150-600 Contemporary para adquirir uma 100-400 da Fuji, já que parti completamente pra este sistema.
Foi o que pensei até agora, daí surgiu a dúvida sobre uma FF mais antiga (a D610 tem um preço aceitável) ou uma crop mais nova.
Com relação à escolha da Nikon, eu só comparei alguns reviews sobre a D610 e a 6D e alguns detalhes me fizeram tender para a Nikon (não entendi ainda se a diferença no tamanho do sensor entre as duas marcas é mensurável).

Hoje eu uso uma Sony A77 e gosto muito dela, mas não consigo fotos feitas dentro da mata por conta do ruído.


cquevedo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.749
  • Sexo: Masculino
    • Todas as Minhas Fotos
Resposta #121 Online: 18 de Junho de 2018, 09:28:20
Em tempo: Se você já tem lentes a-mount talvez seja uma boa a a6500, em uma segunda opção eu estou colocando à venda minha D7200 com a Sigma 150-600 Contemporary para adquirir uma 100-400 da Fuji, já que parti completamente pra este sistema.

A a6500 não é e-mount?
"O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem."


cquevedo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.749
  • Sexo: Masculino
    • Todas as Minhas Fotos
Resposta #122 Online: 18 de Junho de 2018, 09:36:17
A a6500 não é e-mount?

Acabei de ler um review que mostra bastante ruído em ISO 800. Num outro review da D610, indicavam ruídos desprezíveis em ISO 2600.
 Dúvida cruel!!! :aua: :aua: :aua:
"O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem."


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #123 Online: 18 de Junho de 2018, 09:38:50
Existe um adaptador que faz o foco automático, transfere exif e a a6500 é uma bela câmera com estabilização e velocidade de foco muito boa.

Por outro lado câmeras como D7200 e especialmente a D500 terão desempenho de ISO superior a sua A77, você só ganha com a troca seja qual for.

FF eu acho furada no primeiro momento, depende muito do seu uso atual, técnica e distância focal de uso costumeiro para poder recomendar, em apsc eu tenho hoje 900mm a disposição, faço fotos (pra aves) em no máximo 2500 de ISO, mas a estabilização é muito boa e não tenho perdido fotos nestas condições.

As vezes penso em pegar uma 300mm f/4, mas hoje com a mudança de sistema pra Fuji irei na 100-400 4.5-5.6 pois também não tenho passarinhado mais com frequência.

Então a escolha é sempre abdicar do alcance em prol da luminosidade ou conviver com o ruído em prol do alcance.

Uma FF poderia ser uma segunda escolha pra você, mas não sei qual a lente que tem em mente, isso ajudaria muito na escolha.
A a6500 não é e-mount?


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #124 Online: 18 de Junho de 2018, 09:40:42
Não confie tanto em reviews.

Acabei de ler um review que mostra bastante ruído em ISO 800. Num outro review da D610, indicavam ruídos desprezíveis em ISO 2600.
 Dúvida cruel!!! :aua: :aua: :aua:
https://flic.kr/p/W9QDVB


cquevedo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.749
  • Sexo: Masculino
    • Todas as Minhas Fotos
"O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem."


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #126 Online: 18 de Junho de 2018, 10:14:18
Não confie tanto em reviews.
https://flic.kr/p/W9QDVB
Exatamente, se eu fosse por reviews a 6DII que eu to gostando um monte não serviria nem pra peso de papel...o que importa é na prática, não analisar as fotos pixel a pixel...assim não tem câmera que seja boa (que não custe um rim, ou os dois). :ok:
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Samir

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 83
Resposta #127 Online: 19 de Junho de 2018, 09:02:12
Acabei de ler um review que mostra bastante ruído em ISO 800. Num outro review da D610, indicavam ruídos desprezíveis em ISO 2600.
 Dúvida cruel!!! :aua: :aua: :aua:

cquevedo, tome muito cuidado com essa coisa de "imagem limpa em ISO alto no escuro". Isso é uma ilusão, não existe.
Li seus posts e vi que vc quer uma FF e quer que a resposta seja uma FF. Mas tome cuidado.

Dependendo das condições, uma FF vai te dar ruído com gosto.
Tenho uma 6D e te digo, tem situações em que tudo o que vc não quer é chegar aos 4 mil de ISO.
Então tome cuidado, existem situações e situações...Não são todas as fotos em que vc vai colocar ISO 8 mil e a imagem vai sair boa em termos de ruído. Esses reviews e mais reviews por aí são complicados...

E no fundo todos queremos fotofrafar no ISO mais baixo possível.
Imagem limpinha com cacetada de ISO em lugar escuro não existe.

« Última modificação: 19 de Junho de 2018, 09:11:49 por Samir »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #128 Online: 19 de Junho de 2018, 09:10:11
Cara, tome muito cuidado com essa coisa de "imagem limpa em ISO alto". Isso é uma ilusão, não existe.
Li seus posts e vi que vc quer uma FF e quer que a resposta seja uma FF. Mas tome cuidado.

Dependendo das condições, uma FF vai te dar ruído com gosto.

Tenho uma 6D, e te digo, tem situações em que tudo o que vc não quer é chegar aos 4 mil de ISO.

No fundo todos queremos fotofrafar no ISO mais baixo possível.
Imagem limpinha com cacetada de ISO em lugar escuro não existe.

x2....

Tenho a D750 que muitos dizem ser a câmera da Nikon com menos ruído...  :assobi:
mas na prática é o que o Samir disse, depende muito do que você está fazendo e o que espera da imagem final, pra mim o ISO dela acima de 1600 fica muito granulado para a maioria das aplicações. E já li que ISO nela é muito bom até 6400  :eek:
Depende muito do que quer mas principalmente do que seu cliente espera...
Eu prefiro manter o ISO baixo e colocar mais luz com flash mas muitos preferem usar luz ambiente (moda da vez...) aí não tem jeito a luz ambiente muitas vezes é péssima, não digo de ser pouca mas de ser ruim.

Lampada LED para ambiente por exemplo é uma porcaria muitas vezes pois o LED bom custa caro, aí se não iluminar a cena com flash vai cada hora ter uma tonalidade de foto. Enfim vai muito além do sensor e considero que a expertise do fotógrafo é muito mais importante.
« Última modificação: 19 de Junho de 2018, 09:10:51 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #129 Online: 19 de Junho de 2018, 09:46:27
cquevedo, tome muito cuidado com essa coisa de "imagem limpa em ISO alto no escuro". Isso é uma ilusão, não existe.

Dependendo das condições, uma FF vai te dar ruído com gosto.
Tenho uma 6D e te digo, tem situações em que tudo o que vc não quer é chegar aos 4 mil de ISO.

x2....

Tenho a D750 que muitos dizem ser a câmera da Nikon com menos ruído...  :assobi:
...pra mim o ISO dela acima de 1600 fica muito granulado para a maioria das aplicações. E já li que ISO nela é muito bom até 6400  :eek:

Tenho a D610 e engrosso o coro aqui, pra mim passar de ISO1600 só se for uma situação muito extrema.

Mas isso é bem pessoal, tem gente que não liga para o ruido gerado em um ISO mais elevado, mas a mim incomoda.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #130 Online: 19 de Junho de 2018, 12:07:07
Eu desejo para vcs uma d80.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #131 Online: 19 de Junho de 2018, 12:27:44
Fiquei realmente curioso sobre montar um set aps-c mais barato que FF.

Quanto fica um set equivalente de:

6D mk II
24mm 2.8 IS
35mm f/2 IS
50mm STM 1.8
85mm 1.8

Não precisa fazer equivalência de DOF, só não vale vir com lente f/4.

Porque aps-c da Canon é cilada:

80D
14mm 2.8 L
20mm 2.8 ou Ef-s 24mm 2.8
28mm 1.8 ou 35mm f/2
50mm STM 1.8

Só a 14mm compra todas as lentes do set FF, e as outras, nenhuma tem equivalência exata de DF.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #132 Online: 19 de Junho de 2018, 12:35:45
Na Nikon seria uma D7200 com 18-35 1.8 e  50-100 1.8 da Sigma.

D7200 nova: 3.5k - 4k
Sigma 50-100 1.8: 5k
Sigma 18-35 1.8: 3k

Fiquei realmente curioso sobre montar um set aps-c mais barato que FF.

Quanto fica um set equivalente de:

6D mk II
24mm 2.8 IS
35mm f/2 IS
50mm STM 1.8
85mm 1.8

Não precisa fazer equivalência de DOF, só não vale vir com lente f/4.

Porque aps-c da Canon é cilada:

80D
14mm 2.8 L
20mm 2.8 ou Ef-s 24mm 2.8
28mm 1.8 ou 35mm f/2
50mm STM 1.8

Só a 14mm compra todas as lentes do set FF, e as outras, nenhuma tem equivalência exata de DF.


cquevedo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.749
  • Sexo: Masculino
    • Todas as Minhas Fotos
Resposta #133 Online: 19 de Junho de 2018, 12:52:57
Agradeço muito as explicações de todos.

Eu realmente estou pensando em uma FF, e pensei isso por conta de reviews (me servem apenas como ponto de referência) e informações de outras fontes também. Eu realmente não espero milagres quanto à ruídos em altos ISO (nem sequer pretendo usar mais de 1600), mas pelo que andei apurando, e agradeço mais uma vez as elucidações prestadas, as FF têm uma relação ISO/ruído bem melhor do que as cropadas. No meu caso terei algumas situações de pouca luz, principalmente quando estiver em mato fechado, sempre durante o dia.

A minha questão prima foi, na verdade, sobre se seria melhor adquirir uma FF mais velha (acredito que o projeto da D610 seja de 2013, evoluído da D600 que é de 2012) ou uma cropada mais nova. Não estou pensando em usar minhas lentes atuais porque estou realmente convencido a mudar de plataforma (da sony SLT para a Nikon ou Canon), de forma que terei que comprar as lentes também.

Estou realmente agradecido pelos comentários e pela vontade de ajudar de todos vocês. Nunca paro de pensar em como foi bom me unir a essa comunidade e, em momentos como esse, fico realmente feliz de tê-lo feito.

Obrigado novamente.

Ainda em tempo, não sou profissional e achei uma D610 por um preço bem barato (por isso a referência ao modelo). Minhas lentes básicas seriam as mais longar (300 e 500mm).
« Última modificação: 19 de Junho de 2018, 12:57:50 por cquevedo »
"O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem."


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #134 Online: 19 de Junho de 2018, 13:43:19
Na Nikon seria uma D7200 com 18-35 1.8 e  50-100 1.8 da Sigma.

D7200 nova: 3.5k - 4k
Sigma 50-100 1.8: 5k
Sigma 18-35 1.8: 3k

Sai mais caro.
Preços de loja Canon BR:
24mm 2.300
35mm 2.700
85mm 1.500
50mm 500

Minha esperança era a Fuji por ser a unica que se preocupa com fixas equivalentes, mas sai mais caro que montar qualquer set FF.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs