Autor Tópico: Tamanho do sensor faz a diferença???  (Lida 11006 vezes)

Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #75 Online: 02 de Junho de 2018, 11:53:23
Se uma imagem com 300ppi significa ter sido feita com uma camera de 300mp.

Não, uma imagem pra impressão grande vista a 1m, impressa a 180ppi.

Ninguém vai imprimir 300ppi, aí seria muito desperdício.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #76 Online: 02 de Junho de 2018, 11:55:30
Vejam

https://vastphotos.com

E aqui, impressora de 100.000 dpi
https://www.pcworld.com/article/260804/highest_resolution_photo_printer_makes_microscopic_color_prints.html

O padrão Epson pra fine art é 2880dpi de base.
« Última modificação: 02 de Junho de 2018, 12:12:11 por Claudio Rombauer »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #77 Online: 02 de Junho de 2018, 12:04:42
Uma fotografia deve ser apreciada. Seja à distância, seja de perto. O que importa é a apreciação. Quanto tempo o observador fica ali, a emoção que ele sente. Se você imprime um painel gigante em fine art 300dpi, de um panorama de uma cidade como NY, por exemplo, as pessoas vão chegar pertinho e analisar no detalhe, tudo depende de onde estiver a arte, como estiver impressa. Da mesma forma, elas podem analisar de longe, em um papel na mão, ou no instagram.

A maior vantagem de ter um equipamento com mais definição, em comparação com as nossas antigas digitais de 5MP, é que, com mais definição eu posso atenter todo tipo de saída. Que mal tem isso? Eu canso de fazer fotos com a 5DSr e já converto em 30MP, 20MP, 10MP, pois sei que não vou precisar de tudo. Mas quando eu precisar, está lá ao meu dispor.






C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #78 Online: 02 de Junho de 2018, 12:15:06
O fato de a maioria não ter necessidade não significa que ninguém precise.

Obviamente. Tanto eh que vc nem precisou dizer isso antes e por isso eu tambem nao preciso dizer. Pq todos ja sabemos.

Mais uma vez, o video foi apenas para complementar o que vc ja havia dito antes:

Ainda assim, se imprime muito menos do que antigamente. A imensa maioria das imagens nunca sai do digital.
E pra várias aplicações profissionais não vale a pena ter muitos mp. Casamentos, por exemplo, não faz sentido uma D850. O próprio Photoshop não aguenta os arquivos, tem limite de 2GB pra PSD. Praticamente qualquer composição a partir de uma imagem de 50MP ultrapassa isso. Mas será que, com a evolução da capacidade dos sensores em relação ao seu tamanho físico, teremos sensores APS com resoluções de 50MP?


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #79 Online: 02 de Junho de 2018, 12:22:02
Uma fotografia deve ser apreciada. Seja à distância, seja de perto. O que importa é a apreciação. Quanto tempo o observador fica ali, a emoção que ele sente. Se você imprime um painel gigante em fine art 300dpi, de um panorama de uma cidade como NY, por exemplo, as pessoas vão chegar pertinho e analisar no detalhe, tudo depende de onde estiver a arte, como estiver impressa. Da mesma forma, elas podem analisar de longe, em um papel na mão, ou no instagram.

A maior vantagem de ter um equipamento com mais definição, em comparação com as nossas antigas digitais de 5MP, é que, com mais definição eu posso atenter todo tipo de saída. Que mal tem isso? Eu canso de fazer fotos com a 5DSr e já converto em 30MP, 20MP, 10MP, pois sei que não vou precisar de tudo. Mas quando eu precisar, está lá ao meu dispor.

No supermercado aqui perto de casa tem uma foto panoramica enorme da cidade. Quem quiser pode colar a cara na foto para ver os detalhes. Mas a verdade eh que como a foto ja eh muito grande, ninguem precisa se aproximar mais do que 3 metros para ver os detalhes. Nao tem nada que vc vera a mais se aproximando mais. A nao ser que a pessoa queira ler uma placa qualquer em alguma rua. Mas ai a pessoa ja nao esta mais vendo a foto ela esta procurando o Wally. Se for para isso eh mais vantagem olhar a imagem de uma cidade pelo google maps.

A unica vez que vejo alguem se aproximando para ver detalhes em uma imagem gigante, eh para ver o movimento/extura da pincelada da pintura ou para ver os pixels ou textura do material em que a foto foi imprimida. Ou seja, nao eh mais para ver a obra em si. Para ver uma imagem gigante, todos sempre acabam tomando distancia, mesmo para ver detalhes. A aproximacao acaba sendo para ver o detalhe dos detalhes e nao mais a foto.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #80 Online: 02 de Junho de 2018, 12:28:04
Mais uma vez. O vídeo mostra que, dependendo da situação, qualidade de impressão x distancia do observador, é preciso mais que 50, 100MP, inclusive vários cliques.

É uma minoria das situações que tiram proveito disso, mas elas existem.

Pra observar grandes impressões com pouca distância, vai precisar sim.

Isso nem precisa de tabela de calculadora, vídeo do fstoppers, etc., a gente descobre na prática.

Eu já imprimi mais de 200 gigantografias, muitas ficaram muito mal impressas, até eu aprender como fazer.

Você precisa? Não? Ótimo. Não perca tempo com isso. Tenho certeza que, para o seu trabalho, 2MP bastam. São belas fotos de apreciação como um todo.
« Última modificação: 02 de Junho de 2018, 12:32:16 por Claudio Rombauer »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #81 Online: 02 de Junho de 2018, 12:30:36
Mais uma vez. O vídeo mostra que, dependendo da situação, qualidade de impressão x distancia do observador, é preciso mais que 50, 100MP, inclusive vários cliques.

É uma minoria das situações que tiram proveito disso, mas elas existem.

Pra observar grandes impressões com pouca distância, vai precisar sim.

Isso nem precisa de tabela de calculadora, vídeo do fstoppers, etc., a gente descobre na prática.

Eu já imprimi mais de 200 gigantografias, muitas ficaram muito mal impressas, até eu aprender como fazer.

Você precisa? Não? Ótimo. Não perca tempo, dinheiro e nem saliva.

Vc ja disse isso e eu ja respondi isso:



O fato de a maioria não ter necessidade não significa que ninguém precise.

Eu:
Citar
Obviamente. Tanto eh que vc nem precisou dizer isso antes e por isso eu tambem nao preciso dizer. Pq todos ja sabemos.

Mais uma vez, o video foi apenas para complementar o que vc ja havia dito antes:

Ainda assim, se imprime muito menos do que antigamente. A imensa maioria das imagens nunca sai do digital.
E pra várias aplicações profissionais não vale a pena ter muitos mp. Casamentos, por exemplo, não faz sentido uma D850. O próprio Photoshop não aguenta os arquivos, tem limite de 2GB pra PSD. Praticamente qualquer composição a partir de uma imagem de 50MP ultrapassa isso. Mas será que, com a evolução da capacidade dos sensores em relação ao seu tamanho físico, teremos sensores APS com resoluções de 50MP?


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #82 Online: 02 de Junho de 2018, 12:33:21
Ok, pra o seu trabalho eu sei que bastam 2MP, vc já me convenceu. E garanto que você tem uma câmera com mais de 2MP.

Eu preciso de muito mais.

Ficamos assim.
« Última modificação: 02 de Junho de 2018, 12:35:51 por Claudio Rombauer »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #83 Online: 03 de Junho de 2018, 07:02:29
Ok, pra o seu trabalho eu sei que bastam 2MP, vc já me convenceu. E garanto que você tem uma câmera com mais de 2MP.

Eu preciso de muito mais.

Ficamos assim.

Nao foi o que eu falei. O que eu disse foi o que vc ja havia dito:
Citar
O fato de a maioria não ter necessidade não significa que ninguém precise.
Citar
Obviamente. Tanto eh que vc nem precisou dizer isso antes e por isso eu tambem nao preciso dizer. Pq todos ja sabemos.

Mais uma vez, o video foi apenas para complementar o que vc ja havia dito antes:

Vc:
Ainda assim, se imprime muito menos do que antigamente. A imensa maioria das imagens nunca sai do digital.
E pra várias aplicações profissionais não vale a pena ter muitos mp. Casamentos, por exemplo, não faz sentido uma D850. O próprio Photoshop não aguenta os arquivos, tem limite de 2GB pra PSD. Praticamente qualquer composição a partir de uma imagem de 50MP ultrapassa isso. Mas será que, com a evolução da capacidade dos sensores em relação ao seu tamanho físico, teremos sensores APS com resoluções de 50MP?


Ainda nao entendo pq vc insiste tanto em ver discordancia em uma conversa em que jamais houve discordancia.