Autor Tópico: Sensor maior não tem menos profundidade de campo  (Lida 5379 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 04 de Junho de 2018, 12:55:09
Esse erro é ao menos didático, não sei se alguém aqui já começou na fotografia entendendo os diversos conceitos corretamente. Depois de um certo volume de estudos acaba-se entendendo melhor como funcionam  as coisas.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #31 Online: 04 de Junho de 2018, 18:03:01
Pois é. Na prática é melhor a gente aceitar que teleobjetiva comprime plano e que sensor maior desfoca.
Senão vira uma discussão sem fim.

Tipo, quer fazer um retrato com compressão de planos, pega logo uma tele. Quer fazer um retrato com profundidade de campo bem curta, pega logo a Médio formato. Por mais que a teoria prove que não são estas escolhas que causaram o resultado desejado.

Quem liga, afinal?

Acho que a confusão está justamente nesse embate de teoria versus prática.

Particularmente, entendo as relações citadas aqui (e nos outros tópicos) e concordo com as variáveis básicas de perspectiva. Mas vamos lá, ver se entendi o problema e tentar descontrair um pouco:

ENEM 2019 - Conhecimentos gerais - Ao usar a câmera do meu celular, como devo visualizar a imagem?

a) com seu ângulo equivalente de aproximadamente 28mm em formato "full-frame" e continuar a vida
b) fazer todo o raciocínio inverso, lembrando que na verdade a objetiva tem comprimento focal de aproximadamente 4mm mas que a imagem final terá um "crop" devido ao menor sensor quanto comparado ao padrão "full-frame", sendo que este "crop" é conhecido como "fator de corte"
c) nenhuma das anteriores
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #32 Online: 04 de Junho de 2018, 20:55:06
Acho que a confusão está justamente nesse embate de teoria versus prática.

Mas acho que a questão toda do tópico é simplesmente a teoria por trás, e não a prática...

Eu particularmente acho bem interessante saber a parte teórica das coisas mais básicas e tal, mas sei que pra muita gente isso não é muito atrativo, kkkk.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #33 Online: 04 de Junho de 2018, 21:17:32
pior q essa treta só existe pq dão importância demais em algo q não é tão importante assim na fotografia. Aliás tem pouquíssima importância. É legal? É (principalmente no começo se vc é amador). Tem seu propósito? Tem, com certeza... mas é mto overrated.  :doh:

já li umas barbaridades como "minha razão de fotografia é por causa do bokeh" (ou seja. Bokeh >>> vida). Nunca escutei uma justificativa tão superficial. Menor profundidade de campo virou um "benchmark" pra algumas pessoas. Passando a ser quase ou mais relevante que o objeto em foco.

tem gente que foca em coisas não mto relevantes/básicas e fica totalmente bitolado no assunto. Não gosto desse caminho pois vira um atraso pq a pessoa não cresce/amadurece no meio. Já briguei mto aqui por causa dessas coisas

« Última modificação: 04 de Junho de 2018, 21:20:03 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 05 de Junho de 2018, 07:34:12
A morte da fotografia?
« Última modificação: 05 de Junho de 2018, 07:38:53 por Leonardo Tonin »