Autor Tópico: Sensor maior não tem menos profundidade de campo  (Lida 5353 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Online: 02 de Junho de 2018, 10:53:12

https://fstoppers.com/education/no-larger-sensors-do-not-produce-shallower-depth-field-254158

O teste derradeiro foi fazer uma foto com uma FF e uma M 4/3, usando a mesma lente, abertura e sem alterar a distância entre assunto/camera, e as fotos saíram com a mesma profundidade de campo.

O que acontece na prática é que para ter o mesmo enquadramento, entre sensores diferentes, é preciso mudar a distância focal, que é uma das 03 coisas que influencia a profundidade de campo.

Por isso que é comum lentes f/0.95 no sistema Fuji.
Para compensar o ganho de profundidade de campo com DF menores, é preciso compensar na abertura.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 02 de Junho de 2018, 11:14:25
aí vamos nós.

 :doh:

 :hysterical:


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 02 de Junho de 2018, 11:15:45
aí vamos nós.

 :doh:

 :hysterical:

É a mesma questão da compressão. Ou seja, não é o tamanho do sensor que causa, mas a distancia focal equivalente.

Mas vai ser divertido, fazendo uma pipoca doce.
 :snack:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 02 de Junho de 2018, 11:17:10
Pensei igual.
É a mesma questão da compressão. Ou seja, não é o tamanho do sensor que causa, mas a distancia focal equivalente.

Mas vai ser divertido, fazendo uma pipoca doce.
 :snack:


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 02 de Junho de 2018, 11:18:47
Pra polemizar mais, na verdade sensores maiores, na mesma DF, tem mais profundidade de campo. Isso o Fstoppers ficou com medo de falar.

 :assobi:

Calculem lá

https://www.cambridgeincolour.com/tutorials/dof-calculator.htm
« Última modificação: 02 de Junho de 2018, 11:30:19 por Claudio Rombauer »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #5 Online: 02 de Junho de 2018, 12:59:30
Calculem lá
Mas aí tu tá desconsiderando o fator de corte?


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 02 de Junho de 2018, 13:06:34
Mas aí tu tá desconsiderando o fator de corte?

Eu não, a calculadora desconsidera. Assim como o vídeo.

É o mesmo em relação à compressão de objetivas, na prática, considerando o fator de corte, a gente "obtém mais compressão" com uma 200mm, mas não foi a objetiva que causou isso.

Da mesma forma, a gente "obtém" menor profundidade de campo usando uma "fullframe" em relação à uma APS, através da troca de distâcia focal, ou seja, eu uso uma 50mm na APS e uma 85mm na fullframe pra obter isso. Quem causa menor DOF é a troca de objetiva, não o tamanho do sensor. Só pelo tamanho do sensor, quanto maior o sensor, maior a profundidade de campo, quem diz isso é a ciência, a calculadora, não eu.

Isso vai dar um quebra pau sem fim.


Como o que vale é a prática, o resultado final, alguém pode afirmar de forma leiga que "sensor grande dá mais desfoque assim como objetiva longa comprime planos." Porém, quem causa estes resultados não são sensores nem objetivas, e sim distâncias focais e pontos de vista, respectivamente.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #7 Online: 02 de Junho de 2018, 13:10:47
Eu não, a calculadora desconsidera...
Mas se ajustarmos isso no cálculo, o resultado é menor dof nas FF.  :ponder:

 >:D >:D >:D
Larguei essa e fui editar...  :assobi:
« Última modificação: 02 de Junho de 2018, 13:11:46 por nandoespinosa »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 02 de Junho de 2018, 13:12:51
Mas se ajustarmos isso no cálculo, o resultado é menor dof nas FF.  :ponder:

 >:D >:D >:D

Claro, pela troca de distância focal e não pelo tamanho do sensor.
Na prática, um sensor maior tem menos profundidade de campo, assim como uma objetiva longa comprime planos.

Mas quem está causando isso não são eles.

É o mesmo que dizer que casaco esfria, ora, sempre quando olho na rua e as pessoas estão de casaco, tá frio.

 >:D >:D >:D

Se bem que minha sogra diz que se eu abrir o guarda-chuvas com tempo bom, realmente chove...
« Última modificação: 02 de Junho de 2018, 13:13:55 por Claudio Rombauer »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 02 de Junho de 2018, 13:31:31
Na minha opiniao 50mm e sempre 50mm em apsc, micro 4/3 full frame ....  :assobi:



Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 02 de Junho de 2018, 13:43:04
Na minha opiniao 50mm e sempre 50mm em apsc, micro 4/3 full frame ....  :assobi:

Sim. Perfeita colocação.

Mas o que está em discussão é que, o que faz a "fullframe desfocar mais" não é o tamanho do sensor, mas a distância focal equivalente e relação à APS.

Em geral, comparam-se fotos feitas com distâncias focais equivalentes em comportamento em dois formatos de sensor (distancias focais diferentes em mm) para demonstrar isso.

Quem causa a diferença na profundidade de campo, majoritariamente, é a troca de distância focal e não a troca tamanho do sensor. É isso que o vídeo demonstra.

Tïpico vídeo feito pra criar polêmica e gerar views.

Segue a treta.

« Última modificação: 02 de Junho de 2018, 13:44:13 por Claudio Rombauer »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #11 Online: 02 de Junho de 2018, 14:21:08
Quem causa a diferença na profundidade de campo, majoritariamente, é a troca de distância focal e não a troca tamanho do sensor. É isso que o vídeo demonstra.

E se a gente quiser ser bem exato mesmo, a rigor o que causa a diferença na profundidade de campo não é a abertura física do diafragma (o tamanho da abertura, e não o número f)... Obviamente essas duas coisas estão completamente relacionadas, então mudar uma coisa implica em mudar a outra.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #12 Online: 02 de Junho de 2018, 14:32:24
pô. Essa era umas das armas principais de quem defendia com unhas e dentes FF além da qualidade de imagem (q citaram em outros tópicos que depende mais da qualidade de construção que por ser necessariamente FF - vide diferenças de qualidade entre a série 5D e 6D, por exemplo)

hehehe

pra minha sorte eu to cagando pra isso tudo  :hysterical: Mtas vezes a minha 5D vira backup...  :snack:
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 02 de Junho de 2018, 14:33:24
Pois é. Na prática é melhor a gente aceitar que teleobjetiva comprime plano e que sensor maior desfoca.
Senão vira uma discussão sem fim.

Tipo, quer fazer um retrato com compressão de planos, pega logo uma tele. Quer fazer um retrato com profundidade de campo bem curta, pega logo a Médio formato. Por mais que a teoria prove que não são estas escolhas que causaram o resultado desejado.

Quem liga, afinal?


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #14 Online: 02 de Junho de 2018, 14:37:25
Pois é. Na prática é melhor a gente aceitar que teleobjetiva comprime plano e que sensor maior desfoca.
Senão vira uma discussão sem fim.

Tipo, quer fazer um retrato com compressão de planos, pega logo uma tele. Quer fazer um retrato com profundidade de campo bem curta, pega logo a Médio formato. Por mais que a teoria prove que não são estas escolhas que causaram o resultado desejado.

Quem liga, afinal?

Pois é, vide as reações do pessoal nos tópicos recentes daqui do fórum...