Autor Tópico: Sensor maior tem menor ruído que sensor menor.  (Lida 12658 vezes)

Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #75 Online: 05 de Junho de 2018, 13:07:10
Isso porque vc usa Canon. Eu, como usava Nikon, me "mandavam" expor à esquerda.

Ainda bem que eu hoje uso Fuji, cuja exposição está sempre correta!  ;)  :assobi:

Não, eles mandavam TODO MUNDO expor à direita. Mesmo sem saber o que a gente usava.

Com a chegada das câmeras de DR tendendo ao infinito, a ordem é expor como quiser. Até aparecer a primeira câmera onde o arquivo raw vai preservar tudo e a exposição poderá ser escolhida tanto antes quanto depois.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #76 Online: 05 de Junho de 2018, 13:12:16
Não, eles mandavam TODO MUNDO expor à direita. Mesmo sem saber o que a gente usava.

Com a chegada das câmeras de DR tendendo ao infinito, a ordem é expor como quiser. Até aparecer a primeira câmera onde o arquivo raw vai preservar tudo e a exposição poderá ser escolhida tanto antes quanto depois.

cade aquele meme de satisfação...  8-)
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #77 Online: 05 de Junho de 2018, 13:58:51
Minha opinião é que ocorre uma equivalencia entre formatos.

Vamos evitar confundir mais o pessoal que já está perdido na yutubice. :ok:


A calibragem (ajuste fino) do fotômetro de uma marca para outra (que aconteceu no digital), não significa que dentro da marca/geração de sensor, as "FullFramizadas" fotografem mais claro que as "cropadas"  :ok: (na mesma abertura, ISO, velocidade e mesma iluminação externa, fazendo a mesma foto)

'Expor a direita", aqui não significa 1 Stop à direita


Isso é igual (na era do filme) ajustar o fotômetro para um tipo de filme Fuji depois ajustar para outro tipo de filme Fuji ou Kodak.

ISO 100 continua sendo ISO 100.




Sent from my Hasselblad using Tapatalk


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #78 Online: 05 de Junho de 2018, 14:27:22

Vamos evitar confundir mais o pessoal que já está perdido na yutubice. :ok:


A calibragem (ajuste fino) do fotômetro de uma marca para outra (que aconteceu no digital), não significa que dentro da marca/geração de sensor, as "FullFramizadas" fotografem mais claro que as "cropadas"  :ok: (na mesma abertura, ISO, velocidade e mesma iluminação externa, fazendo a mesma foto)

'Expor a direita", aqui não significa 1 Stop à direita


Isso é igual (na era do filme) ajustar o fotômetro para um tipo de filme Fuji depois ajustar para outro tipo de filme Fuji ou Kodak.

ISO 100 continua sendo ISO 100.




Sent from my Hasselblad using Tapatalk

É bom não confundirmos "calibração de fotômetro", recurso que só vi na Olympus Em1, com compensação de exposição, presente em todas as câmeras.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #79 Online: 05 de Junho de 2018, 15:17:57
É bom não confundirmos "calibração de fotômetro", recurso que só vi na Olympus Em1, com compensação de exposição, presente em todas as câmeras.

Fiquei curioso aqui. Trabalho com equipamentos de alta pressão. Quando quero calibrar um manômetro ou transdutor, mando pra um laboratório, que vai comparar meu equipamento com a referência deles, que também vai pra uma calibração mais refinada de tempos em tempos, etc.

Como se calibra um fotômetro? É o próprio fotógrafo que calibra arbitrariamente?


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #80 Online: 05 de Junho de 2018, 15:26:16
Fiquei curioso aqui. Trabalho com equipamentos de alta pressão. Quando quero calibrar um manômetro ou transdutor, mando pra um laboratório, que vai comparar meu equipamento com a referência deles, que também vai pra uma calibração mais refinada de tempos em tempos, etc.

Como se calibra um fotômetro? É o próprio fotógrafo que calibra arbitrariamente?

Você pode calibrar para que todas as suas câmeras retornem um jpg neutro com o histograma centralizado, por exemplo. Em uma cena de estúdio controlada e fotômetro de mão como referência. Na época eu deixei a Em1 exatamente igual à 5D.

Como temos margem para ajuste posterior, isso acaba sendo uma neurose desnecessária.

Mas, há quem curta fotometria, afinal, fotografia também é diversão.

É como calibrar aquele nível bolha eletrônico, como vamos saber que está nivelado???


AdrianoQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
Resposta #81 Online: 18 de Junho de 2018, 09:07:28
Dá pra fazer uma analogia à difração do sensor maior x menor onde o efeito da difração é "menor" no sensor maior. No maior, o ruido é proporcionalmente mais "fino" se considerar o quadro todo, numa mesma tecnologia/geração. Mas como a tecnologia muda muito, não levo isso em consideração. A tendência é a diferença ficar irrelevante, pelo menos em relação à ruído.
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior ,favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #82 Online: 18 de Junho de 2018, 18:05:23
Sensores com MESMA TECNOLOGIA* de MESMA DENSIDADE tem a mesma relação sinal/ruido.

Sensores de mesma tecnologia e menor densidade tem pixeis maiores = maior relação sinal/ruido
Sensores de mesma tecnologia e maior densidade tem pixeis menores = menor relação sinal/ruido

Quem duvidar que meça por si mesmo. Se quiserem indico os programas para analise e todo o procedimento, e haja paciência e tempo para fazer. Fiz isso no tempo do meu antigo site e bateu exatamente como disse.

* Entenda por mesma tecnologia exatamente isso. Mesma base eletrônica e mesmo fabricante. Equivalentes de fabricantes diferentes não são a mesma coisa.


AdrianoQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
Resposta #83 Online: 19 de Junho de 2018, 01:11:15
Perfeito  :ok:
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior ,favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"