Autor Tópico: Sensor maior tem menor ruído que sensor menor.  (Lida 4051 vezes)

felipemendes

• Benfeitor
  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • Fotógrafo, não. Fotografador.
    • Meu Flickr
Resposta #105 Online: 05 de Junho de 2018, 15:17:57
É bom não confundirmos "calibração de fotômetro", recurso que só vi na Olympus Em1, com compensação de exposição, presente em todas as câmeras.

Fiquei curioso aqui. Trabalho com equipamentos de alta pressão. Quando quero calibrar um manômetro ou transdutor, mando pra um laboratório, que vai comparar meu equipamento com a referência deles, que também vai pra uma calibração mais refinada de tempos em tempos, etc.

Como se calibra um fotômetro? É o próprio fotógrafo que calibra arbitrariamente?
Felipe

Claudio Rombauer

• Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
Resposta #106 Online: 05 de Junho de 2018, 15:26:16
Fiquei curioso aqui. Trabalho com equipamentos de alta pressão. Quando quero calibrar um manômetro ou transdutor, mando pra um laboratório, que vai comparar meu equipamento com a referência deles, que também vai pra uma calibração mais refinada de tempos em tempos, etc.

Como se calibra um fotômetro? É o próprio fotógrafo que calibra arbitrariamente?

Você pode calibrar para que todas as suas câmeras retornem um jpg neutro com o histograma centralizado, por exemplo. Em uma cena de estúdio controlada e fotômetro de mão como referência. Na época eu deixei a Em1 exatamente igual à 5D.

Como temos margem para ajuste posterior, isso acaba sendo uma neurose desnecessária.

Mas, há quem curta fotometria, afinal, fotografia também é diversão.

É como calibrar aquele nível bolha eletrônico, como vamos saber que está nivelado???

AdrianoQuatro

• Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
Resposta #107 Online: 18 de Junho de 2018, 09:07:28
Dá pra fazer uma analogia à difração do sensor maior x menor onde o efeito da difração é "menor" no sensor maior. No maior, o ruido é proporcionalmente mais "fino" se considerar o quadro todo, numa mesma tecnologia/geração. Mas como a tecnologia muda muito, não levo isso em consideração. A tendência é a diferença ficar irrelevante, pelo menos em relação à ruído.
5DmkII, T2i, 20D, EOS-M, EOS-1v
8-15 f4L FE, 10-22, 18-55 IS STM, 18-55 IS, 22 f2 STM, 24 f3.5L TS-E, 24-70 f2.8L, 28 f1.8, 40 f2.8 STM, 50 f1.8, 50 f1.4, 65 f2.8 MP-E, 70-200 f2.8L, 75-300, 85 f1.2L, 100 f2.8L IS, 135 f2L

AFShalders

• Trade Count: (27)
  • Referência
  • "Bela câmera, mas mostre as fotos..."
    • Old Good Light
Resposta #108 Online: 18 de Junho de 2018, 18:05:23
Sensores com MESMA TECNOLOGIA* de MESMA DENSIDADE tem a mesma relação sinal/ruido.

Sensores de mesma tecnologia e menor densidade tem pixeis maiores = maior relação sinal/ruido
Sensores de mesma tecnologia e maior densidade tem pixeis menores = menor relação sinal/ruido

Quem duvidar que meça por si mesmo. Se quiserem indico os programas para analise e todo o procedimento, e haja paciência e tempo para fazer. Fiz isso no tempo do meu antigo site e bateu exatamente como disse.

* Entenda por mesma tecnologia exatamente isso. Mesma base eletrônica e mesmo fabricante. Equivalentes de fabricantes diferentes não são a mesma coisa.
Ética não é negociável.

Viciado em Fotografia desde 1980
www.oldgoodlight.blogspot.com
www.flickr.com/groorj

AdrianoQuatro

• Conhecendo
  • *
Resposta #109 Online: 19 de Junho de 2018, 01:11:15
Perfeito  :ok:
5DmkII, T2i, 20D, EOS-M, EOS-1v
8-15 f4L FE, 10-22, 18-55 IS STM, 18-55 IS, 22 f2 STM, 24 f3.5L TS-E, 24-70 f2.8L, 28 f1.8, 40 f2.8 STM, 50 f1.8, 50 f1.4, 65 f2.8 MP-E, 70-200 f2.8L, 75-300, 85 f1.2L, 100 f2.8L IS, 135 f2L

Ernesto

• Colaborador(a)
  • Fotógrafo Profissional
Resposta #110 Online: 19 de Junho de 2018, 03:59:10
Sensores com MESMA TECNOLOGIA* de MESMA DENSIDADE tem a mesma relação sinal/ruido.

Sensores de mesma tecnologia e menor densidade tem pixeis maiores = maior relação sinal/ruido
Sensores de mesma tecnologia e maior densidade tem pixeis menores = menor relação sinal/ruido

Quem duvidar que meça por si mesmo. Se quiserem indico os programas para analise e todo o procedimento, e haja paciência e tempo para fazer. Fiz isso no tempo do meu antigo site e bateu exatamente como disse.

* Entenda por mesma tecnologia exatamente isso. Mesma base eletrônica e mesmo fabricante. Equivalentes de fabricantes diferentes não são a mesma coisa.

Pra quem quiser ler, a Canon acaba de confirmar o que você disse sobre tamanho de cada pixel do sensor

http://www.canon.com/technology/future/cmos.html

SITE OFICIAL DA CANON, nada de Facebostice e Yutubestas

Sent from my Hasselblad using Tapatalk
« Última modificação: 19 de Junho de 2018, 03:59:47 por Ernesto »
O google não é tão confiável quanto eu mas, às vezes, linka os meus textos...

#Fotógrafo de Médio Formato Digital