Autor Tópico: Sensor maior tem menor ruído que sensor menor.  (Lida 12670 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 04 de Junho de 2018, 17:28:55
Acho que esse é o maior ponto de conflito entre a imagem real e a imagem captada..
Me corrijam se eu estiver errado... Acredito que a lente não tem exatamente uma definição de imagem (qtds de pixel). Pode ter mais nitidez, menos aberrações e distorções, etc. Mas definição acho que não tem.
Então quem determina isso é o que capta a imagem, seja o filme ou o sensor digital. Tô falando bobagem?
Tem sim Nando, cada lente tem sua própria resolução, expressa em lpm (lines pairs per mm).
Isso faz com que algumas lentes de alguns fabricantes sejam melhores que outras.


https://www.cambridgeincolour.com/tutorials/lens-quality-mtf-resolution.htm
« Última modificação: 04 de Junho de 2018, 17:33:27 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 04 de Junho de 2018, 17:33:18
Ainda não entendi.. Se o f depende de tudo isso, não dá pra afirmar que uma mesma abertura irá levar a mesma quantidade de luz a todos os tamanhos de sensores. Isso depende também do diâmetro da lente e da distância até o sensor. Não?
Tenho a impressão de que isso não foi um elogio..  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Aliás, Ernesto, que bosta é uma pós-verdade? Isso nem existe.  :shock:
Ou e verdade ou não é...   :aua:
O meu conhecimento de física é quase o mesmo da minha cadela, então a discussão em si é pertinente pra mim.. Gostaria que tivéssemos mais explicação e menos picuinha.  :ok:
Acho que esse é o maior ponto de conflito entre a imagem real e a imagem captada..
Me corrijam se eu estiver errado... Acredito que a lente não tem exatamente uma definição de imagem (qtds de pixel). Pode ter mais nitidez, menos aberrações e distorções, etc. Mas definição acho que não tem.
Então quem determina isso é o que capta a imagem, seja o filme ou o sensor digital. Tô falando bobagem?
O que estou dizendo é que para que haja uma compensação devido ao sensor menor receber "menos luz", é necessário dar mais luz a ele.

Não sou eu quem diz isso, veja as lentes para m4/3, a resposta está ali.

REPITO: APSC SOFRE PELO MERCADO QUE CRIOU LENTES PRA FF E PARA APS-C PARA BARATEAR EM ESCALA OS CUSTOS DE PRODUÇÃO, O QUE NÃO OCORRE PARA O M4/3.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 04 de Junho de 2018, 17:34:45
Tem isso e ainda tem o t-stop que garante quanto de luz uma lente vai permitir que chegue ao sensor.
Tem sim Nando, cada lente tem sua própria resolução, expressa em lpm (lines pairs per mm).
Isso faz com que algumas lentes de alguns fabricantes sejam melhores que outras.


https://www.cambridgeincolour.com/tutorials/lens-quality-mtf-resolution.htm


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #48 Online: 04 de Junho de 2018, 17:37:54
O que estou dizendo é que para que haja uma compensação devido ao sensor menor receber "menos luz", é necessário dar mais luz a ele.
Ah.. Entendi errado...  :ok:

https://www.cambridgeincolour.com/tutorials/lens-quality-mtf-resolution.htm
Valeu, Lindsay!!!  :ok:
« Última modificação: 04 de Junho de 2018, 17:40:01 por nandoespinosa »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Conhecimento importa mais que equipamento.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 04 de Junho de 2018, 18:07:51
Resolvido.

Comparei minha 5D (fullframe) com a XT2 (APS).

A 5D faz mais barulho.

Portanto, sensor APS tem menos ruído.

Fim da discussão.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #52 Online: 04 de Junho de 2018, 18:14:17
Sim, o assunto é bem mais complexo, por isso eu prefiro meu teste prático, mas quem quiser, pode fazer em casa:

Pega uma lente e duas câmeras, uma aps-c e uma ff de mesmo fabricante, ex: d7200 e d610.

Coloca a FF em 5.6 e a apsc em f4 e use os mesmos parâmetros de velocidade e ISO.

Poste as fotos aqui.

Tenho uma T3 e uma 5D aqui, é para fazer usando a mesma lente?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 04 de Junho de 2018, 18:15:45
Sim, só queremos testar luminosidade
Tenho uma T3 e uma 5D aqui, é para fazer usando a mesma lente?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #54 Online: 04 de Junho de 2018, 18:41:19
Sim, só queremos testar luminosidade




Iso 100, 1/2s.

T3 em f/4 e 5D em f5.6.

Qual a sua conclusão?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 04 de Junho de 2018, 18:44:57
Só achei uma coisa ruim, embora "claramente" a f4 esteja mais clara:

A distância do assunto pode interferir na luminosidade.

O que acha ?



Iso 100, 1/2s.

T3 em f/4 e 5D em f5.6.

Qual a sua conclusão?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #56 Online: 04 de Junho de 2018, 18:48:55
Só achei uma coisa ruim, embora "claramente" a f4 esteja mais clara:

A distância do assunto pode interferir na luminosidade.

O que acha ?

Só se fosse num modo semi automático.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 04 de Junho de 2018, 19:08:34
Minha opinião é que rola uma compensação de exposição.
Só se fosse num modo semi automático.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 04 de Junho de 2018, 19:12:21
"I did some testing in my studio yesterday using the same exact settings that I use with my 50D (f8 @ 125, 100 ISO), and the exposure was a stop+ overexposed with my 5DMII."


If you used the same lens on both the 50D and the 5D II then angle might be different allowing for more or less light to hit the sensor.


Em um outro lugar, alguém com a mesma questão.
Só se fosse num modo semi automático.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino