Autor Tópico: Sensor maior tem menor ruído que sensor menor.  (Lida 4103 vezes)

Lindsay

• Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
Resposta #45 Online: 04 de Junho de 2018, 16:42:08
A luz não fica mais fraca ou mais forte dependendo da área, ora, se você tem um quadrado de 1x1 este receberá a mesma quantidade de luz de um quadrado 2x2, somente numa área menor.
Perdi o raciocínio dos últimos posts, mas é mais ou menos o que vc falou, porem lembrando que luz é energia, e a quantidade de energia de energia contida em um retângulo 2x2 é maior que a do 1x1, ou seja o tamanho importa.
Toda tractana eletrônica tem sua eficiência, existe um ponto onde a resposta é melhor, antes e depois desse ponto é pior...
Fotografando com a memória

Lindsay

• Colaborador(a)
Resposta #46 Online: 04 de Junho de 2018, 16:51:58
O buraco de abertura do diafragma em uma lente APS-C é menor que o mesmo buraco em uma lente MF. Ok, então entra mais luz, certo???

Mas não adianta nada usar uma lente MF no sensor APS-C porque apesar da área de luz projetada sobre o sensor ser bem maior, ela ultrapassa os limites do sensor e bate nas laterais da câmera, e aquilo que o sensor aproveita é só uma parte, a que esta sendo projetado sobre ele mesmo...

cfcsosa

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (3)
  • Referência
Resposta #47 Online: 04 de Junho de 2018, 16:52:12
Você tem mais energia dissipada em uma área maior.
Perdi o raciocínio dos últimos posts, mas é mais ou menos o que vc falou, porem lembrando que luz é energia, e a quantidade de energia de energia contida em um retângulo 2x2 é maior que a do 1x1, ou seja o tamanho importa.
Toda tractana eletrônica tem sua eficiência, existe um ponto onde a resposta é melhor, antes e depois desse ponto é pior...
-------------------
flickr.com/photos/cfcsosa
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978

cfcsosa

• Moderador(a) Global
  • Referência
Resposta #48 Online: 04 de Junho de 2018, 16:52:35
Perfeito.
O buraco de abertura do diafragma em uma lente APS-C é menor que o mesmo buraco em uma lente MF. Ok, então entra mais luz, certo???

Mas não adianta nada usar uma lente MF no sensor APS-C porque apesar da área de luz projetada sobre o sensor ser bem maior, ela ultrapassa os limites do sensor e bate nas laterais da câmera, e aquilo que o sensor aproveita é só uma parte, a que esta sendo projetado sobre ele mesmo...
-------------------
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978

Ernesto

• Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • Fotógrafo Profissional
Resposta #49 Online: 04 de Junho de 2018, 17:00:51
NÃO TEM COMO LER OS COMENTÁRIOS DO ERNESTO E NÃO LEMBRAR DESSA PROPAGANDA ANTIGA

Desculpe Ernesto, só prá descontrair :D

:hysterical:  :hysterical:  :hysterical:
 :ok:

Tá valendo !  :D

Sent from my Hasselblad using Tapatalk
O google não é tão confiável quanto eu mas, às vezes, linka os meus textos...

#Fotógrafo de Médio Formato Digital

Lindsay

• Colaborador(a)
Resposta #50 Online: 04 de Junho de 2018, 17:01:04
Agora pensando na "qualidade" da luz que chega na superfície do sensor, pensando em linhas de resolução "lpm", a "qualidade" da imagem que a lente maior entrega ao sensor com tamanho maior, é da mesma forma melhor, porque tem mais linhas de resolução. E ai dependendo do tamanho do pixel esse sistema pode ter um desempenho melhor para resolver a imagem.

vangelismm

• Trade Count: (7)
  • Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #51 Online: 04 de Junho de 2018, 17:13:05
O assunto é mais complexo do que luz por metro quadrado.

Captar água da chuva com um tanque quadrado de 20L é diferente de captar a mesma chuva com 100mil tubos de ensaio arrumados na mesma área.
Vão ter tubos de ensaios que vão ficar praticamente vazios, alguns vão transbordar e outros vão ficar pelo meio.

A mesma coisa acontece os fótons de luz, quanto maior for o tamanho do pixel e menor a quantidade de pixel, fica mais fácil que cada pixel receba a mesma quantidade de fótons, diminuído o shot noise.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs

nandoespinosa

• Membro Ativo
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #52 Online: 04 de Junho de 2018, 17:20:53
Exatamente por isso que afirmo que o 1.8 do aps-c não é o 1.8 do Full Frame.
Ainda não entendi.. Se o f depende de tudo isso, não dá pra afirmar que uma mesma abertura irá levar a mesma quantidade de luz a todos os tamanhos de sensores. Isso depende também do diâmetro da lente e da distância até o sensor. Não?

NÃO TEM COMO LER OS COMENTÁRIOS DO ERNESTO E NÃO LEMBRAR DESSA PROPAGANDA ANTIGA
Tenho a impressão de que isso não foi um elogio..  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Aliás, Ernesto, que bosta é uma pós-verdade? Isso nem existe.  :shock:
Ou e verdade ou não é...   :aua:
O meu conhecimento de física é quase o mesmo da minha cadela, então a discussão em si é pertinente pra mim.. Gostaria que tivéssemos mais explicação e menos picuinha.  :ok:

Agora pensando na "qualidade" da luz que chega na superfície do sensor, pensando em linhas de resolução "lpm", a "qualidade" da imagem que a lente maior entrega ao sensor com tamanho maior, é da mesma forma melhor...
Acho que esse é o maior ponto de conflito entre a imagem real e a imagem captada..
Me corrijam se eu estiver errado... Acredito que a lente não tem exatamente uma definição de imagem (qtds de pixel). Pode ter mais nitidez, menos aberrações e distorções, etc. Mas definição acho que não tem.
Então quem determina isso é o que capta a imagem, seja o filme ou o sensor digital. Tô falando bobagem?

cfcsosa

• Moderador(a) Global
  • Referência
Resposta #53 Online: 04 de Junho de 2018, 17:22:49
O assunto é mais complexo do que luz por metro quadrado.

Captar água da chuva com um tanque quadrado de 20L é diferente de captar a mesma chuva com 100mil tubos de ensaio arrumados na mesma área.
Vão ter tubos de ensaios que vão ficar praticamente vazios, alguns vão transbordar e outros vão ficar pelo meio.

A mesma coisa acontece os fótons de luz, quanto maior for o tamanho do pixel e menor a quantidade de pixel, fica mais fácil que cada pixel receba a mesma quantidade de fótons, diminuído o shot noise.
Sim, o assunto é bem mais complexo, por isso eu prefiro meu teste prático, mas quem quiser, pode fazer em casa:

Pega uma lente e duas câmeras, uma aps-c e uma ff de mesmo fabricante, ex: d7200 e d610.

Coloca a FF em 5.6 e a apsc em f4 e use os mesmos parâmetros de velocidade e ISO.

Poste as fotos aqui.

-------------------
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978

Lindsay

• Colaborador(a)
Resposta #54 Online: 04 de Junho de 2018, 17:28:55
Acho que esse é o maior ponto de conflito entre a imagem real e a imagem captada..
Me corrijam se eu estiver errado... Acredito que a lente não tem exatamente uma definição de imagem (qtds de pixel). Pode ter mais nitidez, menos aberrações e distorções, etc. Mas definição acho que não tem.
Então quem determina isso é o que capta a imagem, seja o filme ou o sensor digital. Tô falando bobagem?
Tem sim Nando, cada lente tem sua própria resolução, expressa em lpm (lines pairs per mm).
Isso faz com que algumas lentes de alguns fabricantes sejam melhores que outras.

https://www.cambridgeincolour.com/tutorials/lens-quality-mtf-resolution.htm
« Última modificação: 04 de Junho de 2018, 17:33:27 por Lindsay »

cfcsosa

• Moderador(a) Global
  • Referência
Resposta #55 Online: 04 de Junho de 2018, 17:33:18
Ainda não entendi.. Se o f depende de tudo isso, não dá pra afirmar que uma mesma abertura irá levar a mesma quantidade de luz a todos os tamanhos de sensores. Isso depende também do diâmetro da lente e da distância até o sensor. Não?
Tenho a impressão de que isso não foi um elogio..  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
O meu conhecimento de física é quase o mesmo da minha cadela, então a discussão em si é pertinente pra mim.. Gostaria que tivéssemos mais explicação e menos picuinha.  :ok:
O que estou dizendo é que para que haja uma compensação devido ao sensor menor receber "menos luz", é necessário dar mais luz a ele.

Não sou eu quem diz isso, veja as lentes para m4/3, a resposta está ali.

REPITO: APSC SOFRE PELO MERCADO QUE CRIOU LENTES PRA FF E PARA APS-C PARA BARATEAR EM ESCALA OS CUSTOS DE PRODUÇÃO, O QUE NÃO OCORRE PARA O M4/3.
-------------------
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978

cfcsosa

• Moderador(a) Global
  • Referência
Resposta #56 Online: 04 de Junho de 2018, 17:34:45
Tem isso e ainda tem o t-stop que garante quanto de luz uma lente vai permitir que chegue ao sensor.
Tem sim Nando, cada lente tem sua própria resolução, expressa em lpm (lines pairs per mm).
Isso faz com que algumas lentes de alguns fabricantes sejam melhores que outras.

-------------------
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978

nandoespinosa

• Membro Ativo
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #57 Online: 04 de Junho de 2018, 17:37:54
O que estou dizendo é que para que haja uma compensação devido ao sensor menor receber "menos luz", é necessário dar mais luz a ele.
Ah.. Entendi errado...  :ok:

Valeu, Lindsay!!!  :ok:
« Última modificação: 04 de Junho de 2018, 17:40:01 por nandoespinosa »

Lindsay

• Colaborador(a)

Ernesto

• Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • Fotógrafo Profissional
Resposta #59 Online: 04 de Junho de 2018, 17:42:53
...
...

Pós-verdade foi eleita a palavra do ano pelo dicionário OXFORD (da faculdade mais conceituada da Inglaterra)

FONTE: REVISTA VEJA

https://www.google.com.br/amp/s/veja.abril.com.br/mundo/pos-verdade-e-eleita-a-palavra-do-ano-pelo-dicionario-oxford/amp/

o fato real e óbvio tem menos valor que o "achismo"

Estude isto.
Foi inventada de propósito para mostrar o ridículo ao qual a população se expõe pela ingenuidade e confiança cega do que se lê na internet.

É cômoda, a falsa impressão de que se torna gênio rápido sem estudar ou fazer esforço, apenas digitando e repetindo o que achou no Google, sem questionar e sem pensar no absurdo que se fala.

Ela também existe para mostrar o ridículo da mania de inventar palavras novas, por falta de vocabulário próprio. Fenômeno típico da Internet atual.

Sent from my Hasselblad using Tapatalk
« Última modificação: 04 de Junho de 2018, 17:52:32 por Ernesto »
O google não é tão confiável quanto eu mas, às vezes, linka os meus textos...

#Fotógrafo de Médio Formato Digital