Autor Tópico: Sensor maior tem menor ruído que sensor menor.  (Lida 12651 vezes)

nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #60 Online: 04 de Junho de 2018, 19:26:24
uia... sensor maior pega menos luz
Pixel menor tb pega mais luz
 :D

Tá.. Mas deixa eu entender uma coisa... A sensibilidade do sensor é sempre a mesma, conforme o ISO?
Tipo.. o ISO 100 da T3i é o mesmo da 5dMKIV?
Ou ISO 100 de uma câmera pode ser "mais claro" ou "mais escuro" que outra?
Por que, se pensarmos, isso tem muita influência da tecnologia do sensor, da própria interpretação (placa) do sinal eletrônico que o sensor gera, etc, etc...

Bah gente... Eu tô cada vez mais confuso...  :no: :doh:
Vou editar..  :aua:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #61 Online: 04 de Junho de 2018, 20:15:53
Olha meus posts atrás ! Pode acreditar na voz da experiência  :snack:

Os dois recebem a mesma luz se mantermos a abertura, o ISO, a velocidade e a mesma luz exterior. O que muda o ruído é a qualidade de construção do sensor (que reflete no preço) e a geração. O tamanho dos sensores derivados do 35mm (APS,-C, M4/3, CX, 1/2.3"...) muda a resposta do desfoque na mesma abertura, só isso. E o médio formato muda a proporção e, também, o desfoque. É isso.

Enquanto isso, no yutubi...
É +- assim:

FullFrame é a vida
FullFrame é o look
FullFrame é a tridimensionalidade expressa

Médio Formato é bobagem
Sensor pequeno é perda de tempo


Não faça bobagem, e não perda seu tempo, a vida é curta... Venha para onde está o sabor, venha para o mundo FuuuuuuullFrame. Nenhuma outra é tão Fuuuuull e te preenche tanto como uma FuuuuuuullFrame.

E veja a vida como você nunca viu  :ok:



Sent from my Hasselblad using Tapatal


 :ponder:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #62 Online: 04 de Junho de 2018, 20:25:45
Basta olhar a fotografia de estúdio...

Fotometro de mão não tem distancia focal e nem tamanho do sensor como parâmetro.

Você coloca gente com grande angular em medio formato, tele com FF e normal com aps-c, todo mundo vai fotografar com a mesma medição.
Se as lentes não tiverem t stops tão absurdos, vai sair tudo muito parecido na exposição.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #63 Online: 04 de Junho de 2018, 20:46:25
Existem diferenças sutis de calibragem. Mas exposição é padronizada pra qualquer equipamento.

Eu uso um fotometro Sekonic, principalmente pra misturar luz ambiente.com flash, em geral as câmeras batem com ele.

Por isso, as câmeras poderiam copiar a Olympus e oferecer um ajuste de calibragem no fotômetro interno, para que as câmeras respondam exatamente da mesma forma.

Minha Em1 tinha isso.

Sent from my SM-N910C using Tapatalk



tiagonn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
Resposta #64 Online: 04 de Junho de 2018, 22:24:03
Tem um vídeo legal do Tony Northup comparando a qualidade de imagem da xh1 e a73...

https://youtu.be/hJKYsli1Ihg

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #65 Online: 04 de Junho de 2018, 22:43:21
Tem um vídeo legal do Tony Northup comparando a qualidade de imagem da xh1 e a73...

https://youtu.be/hJKYsli1Ihg

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk
Mas infelizmente esse vídeo é todo errado.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #66 Online: 04 de Junho de 2018, 22:55:57

Isso é interessante !  :ok:

Agora poupe me dos detalhes (já que ele é chato pacas  :hysterical:)... quem vence ?



Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Recentemente ele fez um vídeo sobre a xh1 onde ele só fala da A7 Mark iii...

Isso responde sua pergunta?


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #67 Online: 05 de Junho de 2018, 07:57:18



Iso 100, 1/2s.

T3 em f/4 e 5D em f5.6.

Qual a sua conclusão?

Isso aí é vinheta na FF.
Pra ficar coerente teria que usar uma lente médio formato na FF.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #68 Online: 05 de Junho de 2018, 08:57:35
Isso aí é vinheta na FF.
Pra ficar coerente teria que usar uma lente médio formato na FF.

vinheta em f5.6? no meio do sensor?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #69 Online: 05 de Junho de 2018, 09:09:22
vinheta em f5.6? no meio do sensor?

Faltou o smile irônico.

Mas falando sério, fiquei na dúvida só com os modelos de câmera e como o processador trata a imagem, visto que mesmo a imagem em RAW é pós processada, pra fazer um teste mais preciso teria que comparar câmeras com o mesmo nível de qualidade do sensor, por exemplo a D500 com uma D750.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


tiagonn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
Resposta #70 Online: 05 de Junho de 2018, 10:16:49
Mas infelizmente esse vídeo é todo errado.

Mas o teste cego que ele fez (ele explica isto do meio para o fim do vídeo) é válido, não? Por que você fala que o vídeo é todo errado?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #71 Online: 05 de Junho de 2018, 12:03:26
Tá.. Mas deixa eu entender uma coisa... A sensibilidade do sensor é sempre a mesma, conforme o ISO?
Tipo.. o ISO 100 da T3i é o mesmo da 5dMKIV?
Ou ISO 100 de uma câmera pode ser "mais claro" ou "mais escuro" que outra?
Por que, se pensarmos, isso tem muita influência da tecnologia do sensor, da própria interpretação (placa) do sinal eletrônico que o sensor gera, etc, etc...

Bah gente... Eu tô cada vez mais confuso...  :no: :doh:
Vou editar..  :aua:

Idealmente ISO seria tudo igual (até porque ISO=International Standards Organization, embora eles tenham mudado de nome pra Intl. Org. for Standartization).

Na verdade, o que se aproxima mais de um padrão é o ISO 100. Daí pra cima (ou pra baixo), varia de fabricante pra fabricante. Deveria ser linear, mas coisas como sinal-ruído e pós-processamento dificultam a padronização.

Como o Cláudio comentou, o mais confiável é usar um fotômetro externo (não que eu o use). E essa da Olympus de re-calibrar é legal, eu não sabia.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #72 Online: 05 de Junho de 2018, 12:15:03
O sensor crop recebe a mesma luz que o grande porque:

A parte da luz que cai para fora, não pertence a imagem do centro.

E nem na FullFrame esta parte de luz estaria no centro

portanto o centro é iluminado igual na FF e na crop :ok:

-------

Ter mais ou menos sensores e sendo eles maiores ou menores, não diminuí a sensibilidade do silício.

Um silicio de Xmm (que recebe 1 photon) produz voltagem igual a um silício de Ymm que recebe 20 photons (a energia que o cristal de silício libera é sempre na mesma voltagem. É uma característica do cristal). O circuito eletrônico é acionado igualmente (pela voltagem) o que varia é a amperagem mas o circuito é acionado da mesma maneira. É por isso que o silício revolucionou a eletrônica. Ele é preciso.



Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Aê! Concordei 100% com o que o Ernesto disse!  :clap: :clap: :clap:

É verdade: dentro daquele círculo projetado, a densidade de luz é a mesma, independente do sensor usado. Se pegássemos um sensor FF e cobríssemos a periferia dele, de forma a deixar de fora a mesma área de um sensor APS-C, isso não mudaria em nada (ok, existem reflexos internos da câmera, mas isto não vale nesta discussão) a exposição, considerando mesma abertura, exposição e ISO.

Claro que a densidade de luz pode ser um pouco maior no centro por causa de vinheta, e isto ser capturado pelo APS-C como mais luz. Mas ainda assim, o centro da imagem, mantendo a mesma exposição, vai ser o mesmo, havendo divergência só nos valores de calibração já comentados.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #73 Online: 05 de Junho de 2018, 12:15:17
Idealmente ISO seria tudo igual (até porque ISO=International Standards Organization, embora eles tenham mudado de nome pra Intl. Org. for Standartization).

Na verdade, o que se aproxima mais de um padrão é o ISO 100. Daí pra cima (ou pra baixo), varia de fabricante pra fabricante. Deveria ser linear, mas coisas como sinal-ruído e pós-processamento dificultam a padronização.

Como o Cláudio comentou, o mais confiável é usar um fotômetro externo (não que eu o use). E essa da Olympus de re-calibrar é legal, eu não sabia.

Pois é. Lembrando que mesmo o fotômetro Sekonic também permite calibração. É importante isso, pois são equipamentos sensíveis. Se a gente pode calibrar o nível "bolha" eletrônico, deveria poder calibrar a sensibilidade do fotômetro.

Mas como fotometria vem caindo em desuso, vai saber.

Esta questão de uma câmera vir calibrada um pouco mais sensível que a outra pode depender das tendências de cada uma de preservar sombras ou brilhos. Teve a época da "exposição à direita", ai de você se fizesse uma exposição correta naquela época, tinha que ser quase tudo estourado senão os FF ("feras de fórum") brigavam com a gente.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #74 Online: 05 de Junho de 2018, 12:35:52
Esta questão de uma câmera vir calibrada um pouco mais sensível que a outra pode depender das tendências de cada uma de preservar sombras ou brilhos. Teve a época da "exposição à direita", ai de você se fizesse uma exposição correta naquela época, tinha que ser quase tudo estourado senão os FF ("feras de fórum") brigavam com a gente.

Isso porque vc usa Canon. Eu, como usava Nikon, me "mandavam" expor à esquerda.

Ainda bem que eu hoje uso Fuji, cuja exposição está sempre correta!  ;)  :assobi: