Autor Tópico: Sensor maior tem menor ruído que sensor menor.  (Lida 8108 vezes)

fabianob

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Resposta #90 Online: 05 de Junho de 2018, 07:57:18



Iso 100, 1/2s.

T3 em f/4 e 5D em f5.6.

Qual a sua conclusão?

Isso aí é vinheta na FF.
Pra ficar coerente teria que usar uma lente médio formato na FF.
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vangelismm

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Resposta #91 Online: 05 de Junho de 2018, 08:57:35
Isso aí é vinheta na FF.
Pra ficar coerente teria que usar uma lente médio formato na FF.

vinheta em f5.6? no meio do sensor?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

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Resposta #92 Online: 05 de Junho de 2018, 09:09:22
vinheta em f5.6? no meio do sensor?

Faltou o smile irônico.

Mas falando sério, fiquei na dúvida só com os modelos de câmera e como o processador trata a imagem, visto que mesmo a imagem em RAW é pós processada, pra fazer um teste mais preciso teria que comparar câmeras com o mesmo nível de qualidade do sensor, por exemplo a D500 com uma D750.
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tiagonn

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Resposta #93 Online: 05 de Junho de 2018, 10:16:49
Mas infelizmente esse vídeo é todo errado.

Mas o teste cego que ele fez (ele explica isto do meio para o fim do vídeo) é válido, não? Por que você fala que o vídeo é todo errado?


felipemendes

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Resposta #94 Online: 05 de Junho de 2018, 12:03:26
Tá.. Mas deixa eu entender uma coisa... A sensibilidade do sensor é sempre a mesma, conforme o ISO?
Tipo.. o ISO 100 da T3i é o mesmo da 5dMKIV?
Ou ISO 100 de uma câmera pode ser "mais claro" ou "mais escuro" que outra?
Por que, se pensarmos, isso tem muita influência da tecnologia do sensor, da própria interpretação (placa) do sinal eletrônico que o sensor gera, etc, etc...

Bah gente... Eu tô cada vez mais confuso...  :no: :doh:
Vou editar..  :aua:

Idealmente ISO seria tudo igual (até porque ISO=International Standards Organization, embora eles tenham mudado de nome pra Intl. Org. for Standartization).

Na verdade, o que se aproxima mais de um padrão é o ISO 100. Daí pra cima (ou pra baixo), varia de fabricante pra fabricante. Deveria ser linear, mas coisas como sinal-ruído e pós-processamento dificultam a padronização.

Como o Cláudio comentou, o mais confiável é usar um fotômetro externo (não que eu o use). E essa da Olympus de re-calibrar é legal, eu não sabia.


felipemendes

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Resposta #95 Online: 05 de Junho de 2018, 12:15:03
O sensor crop recebe a mesma luz que o grande porque:

A parte da luz que cai para fora, não pertence a imagem do centro.

E nem na FullFrame esta parte de luz estaria no centro

portanto o centro é iluminado igual na FF e na crop :ok:

-------

Ter mais ou menos sensores e sendo eles maiores ou menores, não diminuí a sensibilidade do silício.

Um silicio de Xmm (que recebe 1 photon) produz voltagem igual a um silício de Ymm que recebe 20 photons (a energia que o cristal de silício libera é sempre na mesma voltagem. É uma característica do cristal). O circuito eletrônico é acionado igualmente (pela voltagem) o que varia é a amperagem mas o circuito é acionado da mesma maneira. É por isso que o silício revolucionou a eletrônica. Ele é preciso.



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Aê! Concordei 100% com o que o Ernesto disse!  :clap: :clap: :clap:

É verdade: dentro daquele círculo projetado, a densidade de luz é a mesma, independente do sensor usado. Se pegássemos um sensor FF e cobríssemos a periferia dele, de forma a deixar de fora a mesma área de um sensor APS-C, isso não mudaria em nada (ok, existem reflexos internos da câmera, mas isto não vale nesta discussão) a exposição, considerando mesma abertura, exposição e ISO.

Claro que a densidade de luz pode ser um pouco maior no centro por causa de vinheta, e isto ser capturado pelo APS-C como mais luz. Mas ainda assim, o centro da imagem, mantendo a mesma exposição, vai ser o mesmo, havendo divergência só nos valores de calibração já comentados.


Claudio Rombauer

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Resposta #96 Online: 05 de Junho de 2018, 12:15:17
Idealmente ISO seria tudo igual (até porque ISO=International Standards Organization, embora eles tenham mudado de nome pra Intl. Org. for Standartization).

Na verdade, o que se aproxima mais de um padrão é o ISO 100. Daí pra cima (ou pra baixo), varia de fabricante pra fabricante. Deveria ser linear, mas coisas como sinal-ruído e pós-processamento dificultam a padronização.

Como o Cláudio comentou, o mais confiável é usar um fotômetro externo (não que eu o use). E essa da Olympus de re-calibrar é legal, eu não sabia.

Pois é. Lembrando que mesmo o fotômetro Sekonic também permite calibração. É importante isso, pois são equipamentos sensíveis. Se a gente pode calibrar o nível "bolha" eletrônico, deveria poder calibrar a sensibilidade do fotômetro.

Mas como fotometria vem caindo em desuso, vai saber.

Esta questão de uma câmera vir calibrada um pouco mais sensível que a outra pode depender das tendências de cada uma de preservar sombras ou brilhos. Teve a época da "exposição à direita", ai de você se fizesse uma exposição correta naquela época, tinha que ser quase tudo estourado senão os FF ("feras de fórum") brigavam com a gente.


felipemendes

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Resposta #97 Online: 05 de Junho de 2018, 12:35:52
Esta questão de uma câmera vir calibrada um pouco mais sensível que a outra pode depender das tendências de cada uma de preservar sombras ou brilhos. Teve a época da "exposição à direita", ai de você se fizesse uma exposição correta naquela época, tinha que ser quase tudo estourado senão os FF ("feras de fórum") brigavam com a gente.

Isso porque vc usa Canon. Eu, como usava Nikon, me "mandavam" expor à esquerda.

Ainda bem que eu hoje uso Fuji, cuja exposição está sempre correta!  ;)  :assobi:


Claudio Rombauer

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Resposta #98 Online: 05 de Junho de 2018, 13:07:10
Isso porque vc usa Canon. Eu, como usava Nikon, me "mandavam" expor à esquerda.

Ainda bem que eu hoje uso Fuji, cuja exposição está sempre correta!  ;)  :assobi:

Não, eles mandavam TODO MUNDO expor à direita. Mesmo sem saber o que a gente usava.

Com a chegada das câmeras de DR tendendo ao infinito, a ordem é expor como quiser. Até aparecer a primeira câmera onde o arquivo raw vai preservar tudo e a exposição poderá ser escolhida tanto antes quanto depois.


fabianob

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Resposta #99 Online: 05 de Junho de 2018, 13:12:16
Não, eles mandavam TODO MUNDO expor à direita. Mesmo sem saber o que a gente usava.

Com a chegada das câmeras de DR tendendo ao infinito, a ordem é expor como quiser. Até aparecer a primeira câmera onde o arquivo raw vai preservar tudo e a exposição poderá ser escolhida tanto antes quanto depois.

cade aquele meme de satisfação...  8-)
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Ernesto

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Resposta #100 Online: 05 de Junho de 2018, 13:30:40
Aê! Concordei 100% com o que o Ernesto disse!  :clap: :clap: :clap:

É verdade: dentro daquele círculo projetado, a densidade de luz é a mesma, independente do sensor usado. Se pegássemos um sensor FF e cobríssemos a periferia dele, de forma a deixar de fora a mesma área de um sensor APS-C, isso não mudaria em nada (ok, existem reflexos internos da câmera, mas isto não vale nesta discussão) a exposição, considerando mesma abertura, exposição e ISO.

Claro que a densidade de luz pode ser um pouco maior no centro por causa de vinheta, e isto ser capturado pelo APS-C como mais luz. Mas ainda assim, o centro da imagem, mantendo a mesma exposição, vai ser o mesmo, havendo divergência só nos valores de calibração já comentados.


 :D :ok:



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Ernesto

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Resposta #101 Online: 05 de Junho de 2018, 13:36:09
Não, eles mandavam TODO MUNDO expor à direita. Mesmo sem saber o que a gente usava.

Com a chegada das câmeras de DR tendendo ao infinito, a ordem é expor como quiser. Até aparecer a primeira câmera onde o arquivo raw vai preservar tudo e a exposição poderá ser escolhida tanto antes quanto depois.


Vamos evitar confundir mais o pessoal que já está perdido na yutubice. :ok:


A calibragem (ajuste fino) do fotômetro de uma marca para outra (que aconteceu no digital), não significa que dentro da marca/geração de sensor, as "FullFramizadas" fotografem mais claro que as "cropadas"  :ok: (na mesma abertura, ISO, velocidade e mesma iluminação externa, fazendo a mesma foto)

'Expor a direita", aqui não significa 1 Stop à direita


Isso é igual (na era do filme) ajustar o fotômetro para um tipo de filme Fuji depois ajustar para outro tipo de filme Fuji ou Kodak.

ISO 100 continua sendo ISO 100.




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« Última modificação: 05 de Junho de 2018, 13:47:23 por Ernesto »
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cfcsosa

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Resposta #102 Online: 05 de Junho de 2018, 13:58:51
Minha opinião é que ocorre uma equivalencia entre formatos.

Vamos evitar confundir mais o pessoal que já está perdido na yutubice. :ok:


A calibragem (ajuste fino) do fotômetro de uma marca para outra (que aconteceu no digital), não significa que dentro da marca/geração de sensor, as "FullFramizadas" fotografem mais claro que as "cropadas"  :ok: (na mesma abertura, ISO, velocidade e mesma iluminação externa, fazendo a mesma foto)

'Expor a direita", aqui não significa 1 Stop à direita


Isso é igual (na era do filme) ajustar o fotômetro para um tipo de filme Fuji depois ajustar para outro tipo de filme Fuji ou Kodak.

ISO 100 continua sendo ISO 100.




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Claudio Rombauer

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Resposta #103 Online: 05 de Junho de 2018, 14:27:22

Vamos evitar confundir mais o pessoal que já está perdido na yutubice. :ok:


A calibragem (ajuste fino) do fotômetro de uma marca para outra (que aconteceu no digital), não significa que dentro da marca/geração de sensor, as "FullFramizadas" fotografem mais claro que as "cropadas"  :ok: (na mesma abertura, ISO, velocidade e mesma iluminação externa, fazendo a mesma foto)

'Expor a direita", aqui não significa 1 Stop à direita


Isso é igual (na era do filme) ajustar o fotômetro para um tipo de filme Fuji depois ajustar para outro tipo de filme Fuji ou Kodak.

ISO 100 continua sendo ISO 100.




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É bom não confundirmos "calibração de fotômetro", recurso que só vi na Olympus Em1, com compensação de exposição, presente em todas as câmeras.


Ernesto

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Resposta #104 Online: 05 de Junho de 2018, 15:07:58
É bom não confundirmos "calibração de fotômetro", recurso que só vi na Olympus Em1, com compensação de exposição, presente em todas as câmeras.


Boa, explicou melhor que eu  :ok:




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