Autor Tópico: Musica hoje tem pior qualidade. Nao eh nostalgia, eh ciencia!  (Lida 4037 vezes)

kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #30 Online: 14 de Junho de 2018, 10:12:13
Na verdade, dizer que algo eh melhor ou pior sempre fez sentido. A difernenca esta entre as pessoas que conhecem e as que nao conhecem o sentido.

Quanto menos instrucao a pessoa tem, menos percepcao da qualidade de obras mais ricas (por nao entender o conteudo de tais obras) e mais apego a obras mais pobres (por ser mais facil de dar sentido sem exigir muita instrucao, raciocinio ou mesmo atencao).

Atente tambem para o caso que nem toda obra que pareca simples e pobre de fato seja.

Você só confirma meu ponto de vista. Cravou que que o conceito de melhor ou pior está atrelado ao fator conhecimento do receptor. Da mesma forma a crítica que concordei cravando que o melhor em música estaria ligado a técnica, inovação, complexidade etc.

O leigo vai achar "melhor" o conteúdo que você definiu como "pobre", que por sua vez vai ser "pior" para os "entendidos". Digo que não faz sentido é essa correlação de termos. O melhor ou pior são coisas completamente subjetivas.

Discuta-se o mais complexo, mais poético, mais arranjado, mais rítmico, o que for. Mais cravar algo como melhor ou pior acho sim sem sentido. Usei o ditado de que gosto é que nem c* pra falar exatamente isso, é algo subjetivo.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #31 Online: 15 de Junho de 2018, 12:28:48
Você só confirma meu ponto de vista. Cravou que que o conceito de melhor ou pior está atrelado ao fator conhecimento do receptor. Da mesma forma a crítica que concordei cravando que o melhor em música estaria ligado a técnica, inovação, complexidade etc.

O leigo vai achar "melhor" o conteúdo que você definiu como "pobre", que por sua vez vai ser "pior" para os "entendidos". Digo que não faz sentido é essa correlação de termos. O melhor ou pior são coisas completamente subjetivas.

Discuta-se o mais complexo, mais poético, mais arranjado, mais rítmico, o que for. Mais cravar algo como melhor ou pior acho sim sem sentido. Usei o ditado de que gosto é que nem c* pra falar exatamente isso, é algo subjetivo.

Nao, eu nao disse que o melhor ou pior esta cravado ao conhecimento do receptor. Eu disse que o melhor e pior sempre   fez sentido, sendo que a diferenca eh que tem quem entenda o sentido e tem quem nao entenda.

Qualidade nao eh subjetivo. Qualidade eh conteudo. O fato de alguem achar que algo tem melhor qualidade nao quer dizer que tal algo de fato tenha.

Vou dar um exemplo com comida. Pessoas menos instruidas terao tendencias a preferir as comidas mais gordurosas salgadas e acucaradas. McDonald's por exemplo, ou comidas processadasem geral. Para muitos, comer bem eh ir em um rodizio de carne para comer um prato enorme de carne, batatas, quijo e talvez um feijao e arros bem oliosos e salgados, e quem sabe algum vegetal tambem "bem temperado". Mas nao importa o quento a pessoa acredite que esteja comendo bem, o corpo dela nao esta reagindo como se estivesse comendo bem, pressao alta, concentracao de gordura nas arterias e coracao, inflamacao das valvulas no coracao, celular musculares entupidas de gosdura que enibe a entrada de insulina e consequentemente de glicose causando diabetes.

Agora vamos voltar ao mundo da musica ou artes em geral. Igual com a comida, as pessoas menos instruidas tenderao a se apegarem ao que causa apelo sensoriais. Aquelas musicas falando de amor no pagod e sertanejo, aquelas musicas falando de requebrar e pegar na bundinha, aquelas musicas falando que "eu sou malandrao me respeita", eh que nem a gordura, sal e acucar no mundoda culinaria. Como eu ja disse inumeras vezes aqui no forum, eh o que Platao, Cicero, Goethe, Boas, Rembrandt quando mais velho e Michelangelo em sua epoca arrependida, entre muitos outros, chamavam de corrupcao dos sentidos.

A qualidade na arte esta naquilo que instrue, provoca ou questiona o espectador sobre o que se passa em sua epoca e ao seu redor, sobre o que eh ser conciente e o que eh ser levado pela onda. Ou simplesmente apresentar uma nova e unica perspectiva que agrega a uma maior compreencao de mundo.

Entenda agora que gostar de algo e algo ser bom nao tem correlacao. O bom nao esta no gostar mas sim na compreencao daquilo ser ou nao bom. Motivo pelo qual eu posso reconhecer que algo eh bom e mesmo assim nao gostar, da mesma forma que eu posso gostar de algo mesmo reconhecendo nao ser bom.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #32 Online: 15 de Junho de 2018, 13:05:09
[...]
Qualidade nao eh subjetivo. Qualidade eh conteudo. O fato de alguem achar que algo tem melhor qualidade nao quer dizer que tal algo de fato tenha.
[...]

 :clap:  :clap:
Gosto pessoal é subjetivo. Qualidade não.
Odeio MPB e gosto da Britney Spears  :D :D, mas reconheço que muitas músicas dela não tem a mesma qualidade (seja na harmonia, ritmo, melodia, etc) quando comparado a algum "dinossauro" da música brasileira.
Não gosto do tipo de trabalho do Sebastião Salgado, mas reconheço que é um grande fotógrafo.
E como citei no outro post, filmes com arrecadação bilionária não quer dizer que vão ganhar um Oscar...